Segunda, 16 de setembro de 2013 - parte 5

BISBILHOTICE IMOTIVADA

Glauco Fonseca

Não há nada que justifique a espionagem dos americanos no Brasil. Futricar a vida de Dilma Rousseff ou as papeladas da Petrobrás é um acinte internacional, um absurdo, uma violência contra o país do futebol, sua grande líder e a maior estatal do país.

Espionar autoridades brasileiras só porque Lula chamava carinhosamente Mahmoud Ahmadinejad, o presidente iraniano que prometia varrer Israel do mapa, de “companheiro Ahmadinejad”? Desaforo! O simples fato do governo petista do Brasil considerar o irrequieto iraniano um companheiro dá direito ao governo americano de não confiar no governo brasileiro? Ora tenham paciência.

Futricar nas linhas e nos computadores de Dilma só porque o falecido sanguinário ditador líbio Kadafi era também chamado por Lula de “amigo, irmão e líder”? Ora que disparate! Os ditadores africanos, todos, são democratas e estadistas de primeira linha e mentem os que afirmam que são meros escroques desejosos de empréstimos a perder de vista do BNDES.

Quem os americanos pensam que são por invadir sistemas de um Brasil que apoiou, em Honduras, uma tentativa de golpe à constituição pelo chapeleiro louco Manoel Zelaya, cujo apoio logístico de Lula e de Hugo Chávez foi tão grande que a embaixada brasileira em Tegucigalpa virou cafofo do incauto “Mel” e Chávez chegou a traficar para dentro do país urnas eletrônicas de táxi, para que se realizasse um plebiscito tido como inconstitucional? Qual é o problema? Afinal, constituição existe é para ser mudada, não é mesmo?

Repudio veementemente a espionagem americana de seus irmãos brasileiros. Então, só porque apoiamos escancaradamente o regime cubano e as práticas repugnantes da ditadura que já dura mais de 50 anos? Só porque, segundo Lula, na Venezuela tem democracia “até demais”? Espionar a gente só porque nosso governo avaliza as virtuosas e transparentes práticas bolivarianas ou porque assinamos embaixo também das ações de governos como da Argentina, onde Cristina Kirschner conseguiu conquistar a maioria do congresso apenas por causa de sua beleza e carisma? Ou vão dizer que lá o governo dela ataca vorazmente a imprensa e a liberdade de expressão? O governo “de la viúda” acata as sempre as regras de comércio bilateral e governa um país rico e em ascensão social gritante. Espionar por quê?

Agora só falta dizerem que erramos a mão com o Paraguai, quando afastamos o país do Mercosul alegando golpe de estado contra o fertilíssimo presidente Lugo, vão querer dizer que fomos babacas porque o boliviano Evo Morales nos roubou uma refinaria na mão grande e com armas e nada fizemos e, daqui a pouco, só falta dizerem que somos aliados de governos ditatoriais de países ligados ao terrorismo ou ao tráfico de drogas. Típica petulância desses gringos.

Como se vê, por estas e por outras, o presidente Obama está se preocupando à toa. Se tem um país cujo governo é aliadíssimo dos americanos, este é o governo brasileiro. Somos amantes da democracia, da liberdade de imprensa, repudiamos a corrupção e o Mensalão foi uma coisa que nunca existiu.

10 comentários:

  1. Um erro não justifica outro e vice-versa!

    Lauro

    ResponderExcluir
  2. Bah, o nobre Glauco se esforça para ser um direitista polêmico e, em geral, erra a mão.
    Desta vez se superou muito. Mas opinião é opinião; resta ao autor conviver com a vergonha por escrever tamanha bizarrice.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que me conheces. Me titulas de "nobre", direitista, polêmico e que me supero. Sabes bem quem eu sou e sei muito bem quem tu és. E, sabendo quem tu és, assombro-me imaginando se consegues dormir uma noite inteira sem te acordar perdido em remorsos e em vergonha. Ser "esquerdista" é assim mesmo. As pessoas deste jeito se acostumam com delitos, com ilícitos, não tem vergonha e vagam com bandeirinha na mão, à procura de alguém que pague suas contas. Isto sim é que é bizarrice. Boa sorte e se não gostas do que escrevo, não perde teu tempo. Aqui as respostas serão duras e rasteiras, ou seja, à tua altura.

      Excluir
    2. O rapaz de esquerda se esquece da história recente, pelo menos da que envolve os cumpanhêro dele. Era bom ele ler menos gibi e mais jornal antes de criticar a pequena aula de história que o Glauco deu, e deu de barato até.

      Excluir
  3. Realmente, herrar é umano! Mas no caso do Brasil lulo-petralha, o acúmulo de erros por incompetência política nos torna sujeitos aos erros prevalecidos alheios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garivaldino, do jeito que você fala, tenho a impressão de estar na União Soviética ou na China, só tem 1 partido! Não existe direita nem centro nos governos, prefeituras, Senado, Congresso, etc...? Eles tem tanto Poder para decidir, cobrar e influenciar quanto o "lulo-petralhismo", pois foram eleitos pra isso e estão lá pra isso! Se a coisa continua amarrada, porque ninguém toma uma atitude para mudar?

      Lauro

      Excluir
  4. Ok, ok! Que o governo federal vá em peso aos EUA se ajoelharem perante o governo norte-americano e prometer que,doravante, nunca mais escolherão o lado errado de acordo com o maniqueísmo que pretende dizer quem é o bom e quem é o mau na geopolítica internacional.

    ResponderExcluir
  5. O pior do que uma opinião desinformada - e que não vale nada - é um anônimo que não sabe a diferença entre uma boa parceria e uma má companhia. Espero que pelo menos na tua família tu saibas com quem andam teus filhos, se os amigos dele são estudiosos ou traficantes. Se nem isto sabes, como é que vais fazer diferença entre os Estados Unidos e a Bolívia em termos democráticos, econômicos e ideológicos? E dizer que há maniqueísmo (fiquei surpreso de achar uma palavra erudita entre tanta bobagem) é também besteira, pois qualquer asno sabe a diferença entre a intensidade de direitos humanos em Cuba e nos EUA. E não precisa tampouco ir aos EUA e se ajoelhar. Não precisa nem abandonar os tais "amigos". Basta não demonstrar tamanha estupidez diante de espionagem que, no país do Mensalão e do PT, infelizmente é necessária.

    ResponderExcluir
  6. Faltou citar um fato importante neste momento: a condecoração que Lula deu ao Assad da Siria.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Glauco,
    No Brasil de hoje criticar-se uma posição que não seja "determinada opinião", virou uma heresia perseguida nos moldes das práticas inquisitórias do fundamentalismo religioso.
    O "petismo" brasileiro e o "esquerdismo" latino-americano em geral, são de uma submissão tão cega ao modelo socialista vazio, que a própria matriz soviética já transformou da farsa bolchevique para o capitalismo mais concentrador de renda do planeta, demonstrando lá o espírito jacente na cultura de um povo "socializado" sem qualquer componente de solidariedade, mas apenas rancor e revanchismo. É este tipo de "cabeça-feita" que não permite nem sequer o relato do óbvio ululante de seu lúcido texto: reclamar da espionagem norte-americana no Brasil, seria o mesmo que os mensaleiros exigirem o sigilo de suas ações criminosas. O Estado e os "estados", devem e podem se informar sobre ações que lhes põem em risco. O Brasil, em seu governo, é adversário do modelo de vida norte-americano. Ao contrário de um povo tolerante e inclusivo nos aspectos raciais e religiosos, temos um governo com "lado" claro anti-americano. Mais que isto, tentam agora, com esta reclamação infantil e quixotesca, mobilizar o "povo" contra os EUA, dentro da lógica chavista, por exemplo. E MUITA gente está embarcando. Que pena. Até Brejnev visitou os EUA quando foi convidado. Mas acho que a CIA, na época, não espionova a URSS....

    ResponderExcluir