Vinhos e Afins - 17/9/2013

ASTROS E VINHOS DA CAMPOS DE CIMA

O lançamento de O Tempo e o Vento, adaptação para o cinema da maior obra do escritor Erico Verissimo, será brindado com espumantes da boutique Campos de Cima, que integra o grupo de vinícolas da Campanha Gaúcha apoiadoras do filme. Em Porto Alegre, os cinéfilos serão recebidos com um Welcome Drink, em sessões que ocorrem nesta quarta-feira (18), no GNC Praia de Belas. Os premiados espumantes Campos de Cima Brut e Extra Brut farão parte da seleção de rótulos da região da Campanha que serão servidos para comemorar a mais nova superprodução do cinema nacional, que também contou com eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
“O novo título está sendo prestigiado por artistas, intelectuais e formadores de opinião em coquetéis elegantes e alegres, que merecem mais um símbolo gaúcho para completar a comemoração: o vinho”, destaca o diretor de marketing da Campos de Cima, Pedro Candelária.
--
Com um cenário construído na Fronteira Oeste do Estado, onde estão as terras da Campanha Gaúcha, o filme atrai o olhar do espectador para o passado de uma região que enfrentou disputas territoriais entre Portugal e Espanha, guerras, e atrasos em seu desenvolvimento, e que, hoje, observa uma “nova onda” de crescimento com a vitivinicultura. “A Campos de Cima faz parte da nova história dessa área do Estado, que encontrou no cultivo da uva mais do que uma nova forma de sustentação, ganhou uma nova identidade ao descobrir o poder dessa terra para gerar bons vinhos”, aponta Candelária.
--
Grandes espumantes, tintos poderosos e safras de uvas singulares como a Viogner, pouco desenvolvida até mesmo em seu berço, a Europa, fazem parte do rol da Campos de Cima, uma boutique que elabora edições limitadas e inesquecíveis de seus vinhos. “Agora, esses sabores  também fazem parte de ‘O Tempo e o Vento’”, completa o executivo.

-----

MIOLO SESMARIAS NO TOP 6

A última edição da revista inglesa Decanter (setembro/2013) traz uma matéria especial assinada pelo jornalista e crítico Steven Spurrier, um das personalidades mais reconhecidas no universo dos vinhos. O editor passou pela América do Sul em 2013 para visitar dezenas de vinícolas e experimentar os mais variados rótulos do Brasil, Chile e Argentina. Spurrier esteve na Serra Gaúcha, na Campanha/RS, na Serra do Sudeste, no Planalto Catarinense e no Vale do São Francisco/BA. Um dos destaques da matéria é a lista com os seis melhores vinhos nacionais avaliados pelo especialista. Entre eles, está o tinto Miolo Sesmarias 2008, avaliado com 91 pontos.
O Sesmarias 2008 resulta de um corte de seis variedades de uvas tintas de vinhedos com produtividade muito baixa. É elaborado a partir do processo de fermentação integral utilizado nos grandes chateaus na França, no qual as uvas selecionadas são colocadas inteiras nas barricas novas de carvalho francês durante uma semana a um pico de temperatura de 28 graus. O Sesmarias não passa por colagem nem filtração. Envelhece 12 meses em barricas novas de carvalho francês e mais um ano na garrafa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário