Bom Dia!! Quarta, 16 de outubro de 2013

O METRÔ DE PORTO ALEGRE ESTÁ
IGUAL A NOVA PONTE DO GUAÍBA

Este é o real metrô de Porto Alegre

Poderia ser muito legal, mas... sempre tem um maldito mas.
Quem lê ou ouve alguma coisa sobre o metrô de Porto Alegre fica todo animadinho.
Leia:
Três dias após a presidente Dilma Rousseff anunciar a construção de uma linha de metrô em Porto Alegre, ligando a Zona Norte ao centro da cidade, o governador Tarso Genro e o prefeito da Capital, José Fortunati, assinaram nesta terça-feira (15) uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) à construção do metrô. A nova PMI estabelece 90 dias para empresas interessadas no projeto apresentarem estudos sobre o desenvolvimento da obra, a infraestrutura e a operação do serviço.
(...)
O documento assinado define as diretrizes mínimas de traçado e infraestrutura do serviço, que poderão ser qualificadas e ampliadas conforme as propostas de viabilidade técnica e financeira apresentadas. "Os dados técnicos nos dão confiança e credibilidade para avançar com transparência e dentro do interesse público da obra", afirmou o prefeito José Fortunati.
O investimento global é de R$ 4,8 bilhões para a obra, viabilizada pelo PAC Mobilidade Urbana. Do valor total, R$ 3,5 bilhões serão de recursos públicos e R$ 1,3 bilhão do parceiro privado. O metrô unirá o terminal Triângulo, na Avenida Assis Brasil, à Rua da Praia, no centro da Capital, num traçado de 10,3 quilômetros. O início das obras deverá ocorrer no final de 2014.
A composição entre as três esferas de governo solucionou o impasse financeiro. A União entrará com a maior parte, R$ 1,77 bilhão do Orçamento Geral da União, a fundo perdido. O Estado participará com R$ 1,08 bilhão, que serão financiados pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A prefeitura de Porto Alegre tomará R$ 690 milhões na Caixa ou no BNDES e terá de buscar outros R$ 195 milhões para bancar as desapropriações. Além disso, pagará anualmente R$ 20 milhões, a título de contraprestação.
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Viram que barbada?
Bah, em 20 anos começa a sair do papel!!
Que nem a nova ponte do Guaíba.
Vou sempre lembrar a história da segunda ponte.
No início desse século a Concepa já era a concessionária da friuei e inclusive da chamada "ponte móvel".
Aí resolveram fazer uma proposta ao Governo federal: Nós, Concepa, construímos a nova ponte e ganhamos a concessão por 25 anos.
O que os burocratas devem ter pensado?
- Ah, muito bom, mas nós vamos ganhar o quê?
Claro, aí não tinha comissão!!
Isso no nosso país é inconcebível.
Pra resumir, já poderíamos estar trafegando pela nova ponte.
Mas, não, ficamos babando pelo desenho de uma ponte!!
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Hahahaha!!!
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Agora ficamos aí todos orgulhosos com o desenho e que não será mais móvel. Bah!!
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Infelizmente não vou viver para assistir as duas "obras".
Mas, neste tempo, muita gente vai ganhar muito dinheiro.

Um comentário:

  1. Esse negócio da ponte tem um outro senão que é o pedágio de Gravataí. A Concepa faria a ponte em troca da prorrogação do atual contrato tal como está. Isso implica em manter a ponte de Cachoeirinha como único acesso não pedagiado para moradores de Gravataí/Cachoeirinha, o que satura o trânsito na região. Se leva de 40 minutos a 1 hora para percorrer 4 km. A Concepa se nega a fazer o novo acesso. A Concepa se nega a isentar moradores da região. A questão não é tão simples .

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