Sexta, 18 de outubro de 2013

SABIÁS

Pela enésima vez escrevo que não tenho absolutamente nada contra os animais.
Gosto muito de pássaros. Já tive até uma criação de canarinhos - aqueles que só sobrevivem em cativeiro, os belgas. Só não suporto alguns insetos. De um, que me nego a escrever o nome, tenho pavor.
--
Moro numa rua linda, que tem muitos jacarandás. Em frente a Redenção.
Já amanheço com a cantoria de uma infinidade de pássaros. Até caturritas. As vezes se vê até pica-pau.
Desde agosto que os sabiás estão numa cantoria danada. É o acasalamento. E quem canta é a fêmea, a procura de um namorado.
--
Então, qual o problema com os sabiás?
Simples, apenas um: ELES NÃO DORMEM!!
Sim, senhores e senhoras, os sabiás passam o dia, a noite e a MADRUGADA cantando.
Todo dia tem gente que para nas calçadas para admirar o canto dos sabiás. Legal.
O problema é quando acordo no meio da madrugada e está aquela cantoria escrota, bem na minha janela. Não consigo mais dormir. E aí começo a analisar o "canto". É uma desafinação terrível!! Com o péssimo humor que estou, por não conseguir mais dormir, não tem como gostar.
Aí, evidente, que não suporto nem durante o dia.
Não gosto e ponto.
--
É um problema. Um baita problema.
Nesta semana mesmo, não estava com sono. Quem disse que conseguia me concentrar para "buscar" o sono? Os sabiás estavam a mil. Parece que eles sabem que não consigo dormir. Desmaiei depois das 6 da manhã. E as oito estava em pé. Imagine que dia maravilhoso...
--
Essa é a minha irritação com os sabiás.
A cantoria de madrugada.
Só isso.
-----

INCLUSÃO NA REDENÇÃO

A Redenção dará espaço, no próximo domingo, para a quarta edição da passeata do Movimento SuperAção, que reúne pessoas com deficiência e simpatizantes da causa. Com início às 12h, a caminhada tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da inclusão social. A concentração para a partida da caminhada começa às 11h.
Promovida com o apoio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), da prefeitura de Porto Alegre e da Assembleia Legislativa, além de outros parceiros, a caminhada sairá de frente do Espelho d'Água do parque. Após a caminhada, haverá apresentações artísticas - boa parte realizada por pessoas com deficiência. Entre as atrações, estão a Associação Legato, Dudu e Banda e Monica Tomasi
--
Dados do IBGE de 2010 estimam que 2,5 milhões de gaúchos apresentam algum tipo de deficiência. "O objetivo da passeata é sensibilizar e conscientizar a sociedade para as questões que envolvem as pessoas com deficiência", explica o assessor especial da SJDH para o assunto, Adilso Corlassoli. Já a coordenadora do Movimento SuperAção, Liza Cenci, destaca que a “passeata na sua 4ª edição mostra o quanto ficar parada sem fazer nada não combina com pessoas com deficiência tão engajadas”.
O Movimento SuperAção foi criado em 2002, em São Paulo, por jovens com deficiência preocupados em serem reconhecidos enquanto cidadãos. Para atingir o propósito, o movimento promove ações e projetos culturais que chamam a atenção para a causa. Já foram realizadas passeatas, além de São Paulo e Porto Alegre, no Rio de Janeiro e Buenos Aires. Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas no http://www.movimentosuperacao.org.br/
-----

DESFILE DE MODA

Escreve o jornalista Fernando Albrecht:
 O que vem alegrando a direção estadual do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) foi a quantidade de edis que migraram e migram para a nova sigla. Esse fluxo migratório deve prosseguir até o dia 23, data-limite para filiações sem perda de mandato.
O PROS pode ter seus motivos para ficar otimista, mas a história recente mostra que estas migrações são feitas ao sabor de interesses pontuais, que eventualmente resultam em decepções. Foi o caso do PSD de Gilberto Kassab, outro que se enquadrou na categoria “tão alegres que fomos e tão tristes que voltamos”. A proliferação de pequenos partidos inaugurou a era das siglas prêt-à-porter, prontos para vestir.   
Eu gostaria sinceramente de saber quantos dos integrantes do PROS sabem que ele foi pensado pelo Palácio do Planalto, com ministros destacados para impulsioná-lo, portanto será linha auxiliar do PT. Mais ainda, imagino que parte nem saiba disso, e se souberem não estão nem aí – nem prós, nem contras (desculpem a piada pronta).
-----

CONVENÇÕES

Neste sábado, das 9 às 17 horas, o PMDB gaúcho realiza as suas Convenções Municipais. Serão eleitos os novos membros dos diretórios, executivas, delegados à Convenção Estadual, conselho fiscal e comissão de ética.
O presidente do partido, deputado Edson Brum, percorrerá alguns municípios durante o sábado, entre os quais, Caxias do Sul, que tem ato político marcado para as 11 horas, com a presença de Germano Rigotto e José Ivo Sartori. 
-----

SABEDORIA

-----

FIM DE SEMANA PROMETE



3 comentários:

  1. Vale como sugestão do "Risada": quem sabe um concerto de sabiás, tendo o acompanhamento do Yamandú Costa, ao violão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabiás sãom umas pragas, aqui no fundo de casa tem um eucalipto, e essas porcarias sentam ali e ficam o dia enchendo o saco, qdo tenho q gravar ai fica pior, tenho q esperar eles pararem de encomodar... ABAIXO OS SABIÁSSSS...

    ResponderExcluir
  3. Estes dias ouvi um ornitólogo falando sobre sabiás, sim, esta praga assola o Brasil inteiro, que quem canta não é a fêmea, mas o papai sabiá ensinando os bebês sabiás a assobiar e, acrescentou ele, que o papai sabiá sempre se posta a uma distência de, aproximadamente, cinco metros do ninho. Para mim, isto não faz a menor diferença por que o inferno é o mesmo. Um abraço.

    Eduardo Stein.

    ResponderExcluir