Bom Dia!! Quinta, 21 de novembro de 2013

EU JAMAIS TENHO PRESSA

Aí está um dos textos do 10 ANOS ÀS GANHAS - UMA DÉCADA DO PREVIDI.COM.BR.
Lembro que será lançado na SEGUNDA, DIA 25, NO TAPA'S BAR (Rua da República, 30 - quase na avenida João Pessoa), A PARTIR DAS 19 HORAS. Estou aguardando todos.
Se não comprar o livro, tudo bem. Vai lá para tomar uma cerveja ou um refri.
Certo?
--
Tenho a impressão de que isso é hereditário.
Meu pai era tranquilão, sempre na dele. Criança, olhava pra ele, mais de um metro e oitenta, e parecia que andava em câmera lenta. Até quando corria numa pelada na praia. Em compensação trabalhava pra burro, daque-les que levava serviço para casa no final de semana. Minha mãe, ao contrário, era pura agitação. Sempre a milhão. Eram completamente opostos – e talvez por isso tenham se dado sempre bem.
Herdei esta aparente calma do meu pai.
Não me lembro de caminhar rápido, mesmo na adolescência. Até há pouco caminhava muito, por toda a cidade, mas sempre no mesmo passo. Me chamavam até de dromedário. Jamais tentei furar fila em supermercados, bancos, cinemas, nada disso. Quando tenho um compromisso com hora marcada, sempre – sempre mesmo – chego adiantado. Se eventualmente me atraso, me sinto mal. Afinal, é um desrespeito.
A desculpa dessas pessoas que estão sempre apressadinhas é “a agitação do mundo moderno”.
Escuto há décadas essa bobagem. Este mesmo tipo é aquele que diz assim: “A mulher moderna, neste mundo agitado, está sempre apressada”. Isso chega a me doer no ouvido. Mulher moderna? Mundo agitado? Apres-sada?
Por favor!
Experimente fazer, pelo menos por uma semana, as coisas com calma.
Tem que sair de casa às 8 da manhã?
Acorda 20 minutos antes da hora rotineira, dá uma olhada na janela, escuta rádio, come uma fruta; dá uma conferida nos e-mails, por aí.
Está num bairro e tem hora com alguém no Centro? Sai 40 minutos, uma hora antes e vai a pé, conferindo os prédios pelo caminho, olhando para as pessoas – se for o caso, dá uma olhada para trás para conferir a retaguarda –, compra um picolé, é isso. Certamente, a gente chega antes no local e sem estar suado.
“Não tenho tempo para nada!!!” é uma frase muito comum.
Bobagem.
De manhã, na hora em que estiver na janela ou na sacada, que é o meu caso, faz o roteiro do dia. Se é meio esquecido, coloca os compromissos num bloquinho. Simples. E não foge daquilo. Claro, às vezes aparece uma chance e, aí sim, faz de tudo para não perder. Na real, tudo se ajeita.
Olha, tem gente que é apressadinho até mesmo quando vai ao cinema ou a um estádio de futebol.
Pra quê?
Calma que o mundo é nosso!!
Não gosto de dar palpites na vida das pessoas, mas falo de cadeira.
Todo santo dia bato o escanteio e vou na área cabecear.
Evidente que tem dias que deixo de fazer alguma coisa. No stress.
Conserto no dia seguinte.
É isso.
Calma, muita calma! (22/5/2012, revisado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário