Bom Dia!! Quinta, 7 de novembro de 2013

O CASAL MAIS PODEROSO
DO RIO GRANDE DO SUL!!
(É da Tchurminha do Homer Simpson dos Pampas)



Eles não são bilionários. Nem milionários.
Não são famosos.
Não são políticos e muito menos influentes junto a Governos, por exemplo.
Não são artistas, não são estrelinhas da TV e muito menos sub-celebridades.
Também não são celebridades.
Mas, então, quem são?
Trata-se do casal formado por Cezar Freitas, diretor de jornalismo da RBS TV, e de Marta Gleich, diretora de redação da Zero Hora.
Nas estruturas do jornalismo gaudério, especialmente do grande Grupo RBS, são poderosos. Poderosíssimos.
Temidos pelos fracos, mesmo que estes estejam no poder.
Seja lá qual o poder.
--
Explico melhor este poder.
Eles são da Tchurminha do Homer Simpson, o mais do que temido diretor de Jornais do Grupo, Marcelo Rech. Este, sim, era um excelente repórter e deixou uma bela carreira para ser um executivo comedor de sucrilhos com Toddynho. Ascendeu rápido no grupo. Em poucos anos deixou a reportagem para um cargo executivo na ZH. E, há pouco, caiu nas graças do japa, o exterminador de cabeças, o National Kid às avessas.
Além de Cezar e Martha, faz parte do grupo Ciro Silveira Martins, atual diretor da Rádio Gaúcha. Aliás, o Plenipotenciário da Gaúcha já tinha ocupado o cargo - foi um fiasco -, foi diretor de um dos jornais em Santa Catarina e já dirigiu a TV Com. Ah, sim, foi diretor do Diário Gaúcho quando do lançamento.
--
Para terem uma ideia de como a Tchurminha gira pelo Grupo,. Cezar Freitas foi chefe de Redação e editor-geral de Esportes da RBS TV, gerente de Jornalismo da TVCom, gerente de Jornalismo da RBS TV e, em 2007, esteve à frente da direção de conteúdo do Canal Rural, gerenciou o Jornalismo da Rádio Gaúcha e hoje é o poderoso da RBS TV - o cara que tem a caneta, que demite e contrata, como bem entender. Afinal, tem saempre o aval do Homer.
A senhora Gleich foi repórter da Zero Hora. Entrou para a Tchurminha. Foi editora-chefe da ZH e depois  assumiu a direção de Jornais Online do Grupo RBS. Daí foi um passo para se tornar a diretora da redação da Zero Hora - aliás, a primeira mulher a ocupar o cargo.
--
Lembra que no Bom Dia!! de ontem escrevi que "Executivo da RBS é tudo igual. Não sei se tem alguma exceção. São inventados, depois de fazer uma "pós a distância". Ou de um cursinho de férias nos Estados Unidos".
Pois bem, dona Marta contou à coletiva.net que "Graças a uma bolsa de estudos, foi conhecer a redação de The Tampa Tribune, na Flórida, Estados Unidos...".
Cezar não descobri se fez alguma "pós a distância", mas foi professor na Famecos e, claro, quer que os alunos sorvam novamente todo o seu conhecimento jornalístico.
--
Entenderam o motivo de tanta gente despencar de cargos de chefia da RBS?
Gente, em sua ampla maioria, da mais alta competência.
E o mais curioso é que TODOS os demitidos pela Tchurminha vão para outras empresas, inclusive em outros Estados, e se dão muito bem.
Não preciso citar nomes, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário