Bom Dia!! Sexta, 22 de novembro de 2013

OS PIORES
MOTORISTAS DO MUNDO
(te espero lá, na segunda!!)

Estou na semana de pré-lançamento do meu décimo livro.
Muito nervoso.
Aí está mais um dos textos do 10 ANOS ÀS GANHAS - UMA DÉCADA DO PREVIDI.COM.BR.
Lembro que será lançado na SEGUNDA, DIA 25, NO TAPA'S BAR (Rua da República, 30 - quase na avenida João Pessoa), A PARTIR DAS 19 HORAS. Estou aguardando todos.
Se não comprar o livro, tudo bem. Vai lá para tomar uma cerveja ou um refri.
Certo?
--
Eu não tenho dúvidas.
Esta raça está em Porto Alegre.
Concentraram-se todos na “capital dos gaúchos”. Todos.
Mudam-se para cá. Combinam entre eles, como numa maçonaria.
Vocês, paulistas, cariocas e os que vivem em outras grandes cidades devem se orgulhar de viver num lugar onde o trânsito é caótico, mas, ao mesmo tempo, flui. Por incrível que pareça, aqui em Porto Alegre o trânsito não é caótico e não flui!! Já imaginou que maravilha, que paraíso?
--
Vou dar um exemplo e contar como é o “espírito” do motorista que é padrão nas ruas de Porto Alegre.
Quando o sinal está verde, ele reduz a velocidade para ver se fecha. Não importa a fila de carros atrás. Ele vai diminuindo até que aparece o amarelo e ele dá uma freada repentina. Que se dane quem está no rabo dele (ui!!).
Bom, aí o motorista de Porto Alegre coloca o câmbio em ponto morto. E fica ali, cantarolando, olhando pro lado, distraído. Aí o sinal abre e o sujeito não se dá conta. Alguém buzina, ele olha pelo retrovisor e faz um sinal com a mão.
Pois bem, coloca o pé na embreagem, confere que está mesmo em ponto morto, dando aquela chacoalhada no câmbio e coloca em primeira. Vai arrancando bem devagar, não sem antes olhar para os dois lados, e os
caras atrás ficam desesperados, e as buzinas comem soltas. O sinal, claro, está quase amarelo de novo.
Uma grande parte dos motoristas de Porto Alegre não passa de 30 quilômetros por hora. Quando estão com pressa chegam a 40 – e a mulher ao lado fica desesperada: “Paizinho, tu tá correndo muito!!”. Vão nessa velocidade, em qualquer avenida, com o cotovelo na porta, pra refrescar o sovaco. De preferência sempre andam pela pista da esquerda. Como se só eles estivessem na rua.
--
Na friuei a velocidade na pista da esquerda é de 110 quilômetros por hora. Mas o motorista porto-alegrense, ousado, vai a 60 – claro, pela pista da esquerda.
O caso da avenida Ipiranga é emblemático.
Poderia fluir muito bem. Não sei se dou azar, mas sempre, na minha frente, tem três carros, um em cada pista, a 40 por hora. Um horror! Por isso só trafego pela Ipiranga por necessidade; prefiro a Bento Gonçalves, mesmo sendo mais estreita.
Outra coisa: o motorista da “capital dos gaúchos” A-D-O-R-A conferir uma obra. O carro chega a apagar o motor, de tão devagar, para o imbecil ver a “profundidade do buraco”. E depois comenta com a mulher: “Que baita obra!!”.
E acidente?
Tem uns que chegam a parar para ver se tem conhecido. E quando o infeliz está esticado no chão, tapado com um pano? Bom aí, ele só não para como vai fazer uma prece pela alma do desgraçado.
Na friuei eles conseguem promover engarrafamentos de quilômetros em função de uma batidinha de dois carros. E a mulher ao lado, chupando chimarrão: “Viu, Valmir, não pode correr!! Cruzcredo!!”.
Olha, se eu tivesse que dirigir sempre – toc, toc, toc – teria um Dia de Fúria a cada 24 horas. (11/10/2011, revisado)



3 comentários:

  1. como diz o fetter, na atlantida.
    o transito de porto alegre eh um campeonato de seres humanos imbecis.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa que temos aqui na "friuei", em horários de pico: os "inteligentes" que andam toda a estrada numa faixa (de preferência, tirando fotos da arena...) e, na entrada da cidade, ali no viaduto da Rodoviária, decidem trocar de faixa!!!! (caminhões, principalmente)!!! É muita falta de noção e educação!!!

    Lauro

    ResponderExcluir