Bom Dia!! Sexta, 20 de dezembro de 2013

O MELHOR REPÓRTER
E O LIVRO DO SÉCULO

O Prêmio Press existe desde o início deste século. Em apenas uma categoria, "repórter de jornal/revista do ano" eu voto sempre no mesmo cara: Humberto Trezzi. Sempre. Simplesmente porque o considero o melhor repórter de jornal em atividade no RS. Além disso, não tem nada de "estrela" como outros rapazinhos. Não é daqueles caras cheios de conceitos definitivos, não dita regras. Muito legal também é que quando faz as suas viagens, para alguma cobertura, dá boletins perfeitos na Rádio Gaúcha.
Não sei o que mais o Trezzi está fazendo na Zero Hora. Porque na RBS, o cara para ganhar mais é "promovido" a editor e/ou colunista. Com esta bobagem já se perderam grandes repórteres em rádios (Daniel Scola), TVs (Tulio Milman)  e jornais (vários). Pelo menos, não sei se o HT está fazendo títulos e legendas para a editoria de polícia, mas continua SEMPRE repórter.
--
Ah, sim, ele ganhou vários Press e inúmeros prêmios que são distribuídos todo ano. Na última edição do Prêmio ARI, por exemplo, venceu com a participação em duas matérias. É mole? Quer dizer, não estou errado.
--
Faltava o seu primeiro livro.
Agora, não falta mais.
Leia o que escreveu o editor do primeiro livro do Humberto Trezzi, Willian Novaes:
Se você é jornalista, se você gosta da profissão de jornalista, se você sonha em ser jornalista ou simplesmente se você gosta de boas histórias de aventuras, tragédias, guerras, conflitos e catástrofes não pode deixar passar o livro Em Terreno Minado, do repórter Humberto Trezzi.
O cara entrou, nos últimos 30 anos, no meio das maiores confusões do mundo. Seja no Rio de Janeiro, no México, na Colômbia, em Angola ou na Líbia, entre outros locais.
É uma obra de fôlego, memórias, medos e aqui você entende um pouco dessa profissão maravilhosa, perigosa, e, infelizmente, em extinção.
“Humberto Trezzi é um repórter com espírito aventureiro e um admirável instinto para contar uma boa história. Esse resumo de suas experiências em algumas das mais perigosas linhas de frente do mundo é fascinantemente bem narrado”, disse na 4ª capa, o premiadíssimo jornalista americano Jon Lee Anderson, da revista The New Yorker e autor da biografia Che Guevara – Uma biografia e A Queda de Bagdá.
--
Em Terreno Minado, me contam, já pode ser encontrado em algumas livrarias. Mas não tive confirmação. O lançamento oficial será agora em janeiro, em dia que todo mundo vai saber. (Legal mesmo é que depois de fazer o lançamento formal numa livraria com filas de três horas, fizesse uma em um boteco, coisa mais informal, para se tomar uma cerveja junto com ele)
É bom reservar um exemplar.



Um comentário:

  1. Todos os elogios ao Humberto Trezzi são justos e merecidos. Estava mais do que na hora de sair um livro com as reportagens dele.

    ResponderExcluir