Bom Dia!! Sexta, 28 de março de 2014

ESTOU MUITO TRISTE

Sexta-feira, vou te contar. Comecei a manhã recebendo porrada.
Não tem humor que resista.
Aí, lá pelas tantas, um torpedo:
"Milton Ferretti Jung e Celso Costa demitidos da Rádio Guaíba".
Despenquei.
Os dois eram a identidade da Guaíba.
O Marcello Campos diz que o Celso estava lá desde 1958!
E o Milton? A VOZ DA GUAÍBA!
--
Meu Deus!
E eu achei que os meus problemas da manhã fossem imensos!!




20 comentários:

  1. Acabou. Francamente, o que resta é tentar garantir a preservação do arquivo de áudios da Guaíba. É um patrimônio inestimável. Não é aceitável que seja perdido como foram os acervos da TV Piratini, da Bloch Editores (rifado a preço de banana e em local incerto) e da TV Manchete (espalhado em lotes mal conservados). Se a Record passar a rádio adiante, que ao menos tenha a dignidade de doar o arquivo para uma instituição responsável. Sugiro do Delfos da Biblioteca Central da PUCRS, que já lida com grandes acervos, dentre eles o da antiga Livraria e Editora Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendo hoje o BALANÇO GERAL reportagem sobre os 20 anos da morte de José Antônio Daudt fiquei perplexo por que não usaram imagens de arquivo da TV GUAÍBA que transmitiu AO VIVO e na INTEGRA todo o julgamento que resultou na absolvição de antônio Dexheimer. Descobri que nada tinham, não por culpa da RECORD e sim do Renato Bastos Ribeiro que se recusou a aceitar a fitas betamax quando comprou a CALDAS JUNIORS. Realmente tá na hora de preservar nossa memória histórica dos meios de comunicação.

      Excluir
    2. Há um equivoco aí. A Caldas Júnior foi para as mãos dos Ribeiro em 1986. O julgamento foi em 1990, no auge da campanha eleitoral. A Guaíba conseguiu liberação dos partidos para exibir o julgamento enquanto as demais emissoras transmitiam a propaganda para o governo do Estado. Nem todo o arquivo da primeira fase da Guaíba se perdeu. Pelo menos até 2007... Lembro de ter assistido um documentário da casa sobre o Mario Quintana reexibido na semana da morte do poeta em 1994. Quando João Paulo II morreu, o vt da Guaíba com a missa do Papa diante da Catedral Metropolitana também foi reapresentado. E quando a Guaíba apresentou o Gauchão com exclusividade, a primeira transmissão foi aberta com gols do Grêmio e do Internacional narrados por Milton Jung no canal 2 no início dos anos 80.

      Excluir
    3. Onde estaria esse acervo hoje? Mofando em um depósito no Morro Santa Tereza? Edíficio Hudson? Record de São Paulo?

      Excluir
  2. não têm o email ou outro contato dos diretores para atolarmos eles???
    Pelo menos saberiam o que os ouvintes pensam !

    ResponderExcluir
  3. QUE ABSURDO!

    Já pode fechar a rádio...

    ResponderExcluir
  4. Nãooooooo! O Delfos não! Eles são ótimos em guardar e péssimos e compartilhar. Aliás, acho que não existe no RS atual uma instituição adequada pra receber esse material.

    Se a Rádio for vendida, me chamem que eu topo recomeçar de onde parei...
    Abraço
    Marcello Campos

    ResponderExcluir
  5. O Milton pode ter saído da Guaíba, mas o gol, gol, gol, este sim, fica sempre gravado

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o anonimo ai de cima que os arquivo sejam doados a alguma biblioteca ou ao Hipolito da Costa. O que o grupo Record fez com a Guaiba é um caso de policia. E o Fabiano Freitas era o salvador da Patria

    ResponderExcluir
  7. Só resta fazer o que o camara ai de cima disse doar os arquivos a biblioteca ou a museu Hipolito da Costa no centro. O que o Grupo Record faz com a Guiba é um caso de policia. Olha que falavam que o Fabiano Freitas era o salvador da Patria.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal da Record veio prá cá achando que estava indo pro nordeste.

    ResponderExcluir
  9. O Celso Costa, um dos fundadores da Guaíba, já estava aposentado. Como pode ser demitido? Não seria o caso de um acordo?
    Antônio Goulart

    ResponderExcluir
  10. Prévidi.
    Sei que decorreu longo tempo sem que eu participasse do teu blog, mas eu não deixei de ler o que publicavas e tampouco esqueci nossas "brigas" por causa do canto dos sabiás... Lembras? Nunca vejo um sem lembrar de ti.
    Hoje o tema é outro, é Milton Ferretti Jung. Como fica a rádio? Sem ele e sem muitos outros de valor incalculável... que estão "sendo saídos ".
    Ainda hoje encontramos um fã que afirmou ao Milton que só ouviu futebol na Guaíba enquanto ele foi narrador.
    Só vou dizer isto:
    MILTON JUNG ERA A RÁDIO GUAÍBA !
    ou
    A RÁDIO GUAÍBA ERA O MILTON JUNG ?

    ResponderExcluir
  11. Acordo em é uma palavra que não existe no vocabulário dos bispos da Record.

    ResponderExcluir
  12. Definitivamente, a Guaíba despirocou. É uma cagada atrás da outra.

    ResponderExcluir
  13. Na vida tudo passa. Por mais que eu goste do Milton, e gosto muito, sei que este meu gosto é atavismo de uma época maravilhosa do rádio gaúcho, principalmente da Guaíba; mas, por favor, só Deus, Alá , é eterno...Nós, seres humanos normais, temos prazo de validade. Há algumas autarquias públicas, um exemplo é o sine, em que o quadro de funcionários está completo, metade com funcionários com 70/80 anos os quais, perfeitamente normal, não vão trabalhar por artrite, reumatismo, fazendo com que a mesma ( autarquia ) não funcione. Para que não houvesse constrangimento, deveria haver uma legislação que limitasse a idade para efeito de trabalho. O que, no mais da vezes, ocorre nas autarquias celetistas e nas empresas, é que a multa de 50% sobre o FGTS ( 40 + 10 ) é tão pesada que... No caso do Milton e do Celso, saiu, hoje, no CP uma matéria muito bonita de agradecimento do grupo aos dois longevos funcionários. Por último, o Milton ainda está tão bem - voz limpa, cristalina, que poderiam perfeitamente montar um estúdio em sua casa e , de lá, ele transmitir os dois noticiários ( das 9 e das 13 h ) e , ingualmente, narrar alguns jogos, preferencialmente do Grêmio do ele ainda mantém uma legião de admiradores. Repito, é triste, agente não gosta, não quer, mas faz parte da via! Abraços e felicidades aos dois "monstros" do eterno rádio gaucho>
    João Paulo / Taquari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo João Paulo,imagino que não posso ser confundido com funcionários públicos longevos e já incapazes de dar conta do riscado Não seria necessário que os pastores montassem uma rádio em minha casa. Não fui eu que decidi apresentar apenas o Correspondente Renner das 13h00, de segunda a sexta. Tenho saúde de sobra e,como disseste,"voz limpa e cristalina",graças a Deus.








      Excluir
  14. Sou ouvinte de Guaiba desde sempre e que é ouvinte sabe que eles sempre tiveram uma briga de foice com a Gaucha pra ver quem era a mais ouvida e agora a Gaucha não está fazendo o minimo esforço para ficar em 1º lugar e nem precisa mesmo, a própria Guaiba está entregando a rapadura, os bispos estão fazendo todo o possivel para que a rádio desapareça ou como dizia o Rech, se torne apenas um traço... E se o Sr.Previdi se lembra, há alguns meses, eu mesma enviei um email comentando sobre esta situação de simplesmente demitirem os profissionais de uma hora para outra, no Setor de Esportes então...salvo um ou dois repórteres que foram contratados, o resto são apenas alguns poucos que escaparam da vassoura, como comentaristas que a muito tempo, a rádio só tem um que pode ser chamado assim, o resto assobia e chupa cana ao mesmo tempo,
    comentaristas de arbitragem, etc.
    Deve ter sido por isto que o pavão do Rech saiu ou foi saido, afinal ele gostava de encher a boca e o peito pra dizer que a Guaiba era a líder no jornalismo, no esporte, etc e etc...

    ResponderExcluir
  15. A Voz do Rio Grande silenciando no rádio riograndense é uma lástima. Mas por outro lado, lendo mais e ouvindo cada vez menos rádio, percebo que a era do rádio gaúcho, esta da credibilidade da Guaíba que tanto apreendemos a admirar, esta chegando ao fim. É só ler as críticas aqui no próprio blog do Prévidi sobre a Gaúcha (que nunca ouvi).
    Fica a lembrança, fica a saudade. Mas assim é tudo na vida.
    Ao Milton gol, gol, gol, saúde e forças!

    ResponderExcluir
  16. Aliás, onde foram parar aqueles arquivos que tínhamos no site da Guaíba a alguns anos atrás?
    Triste fim de uma era.

    ResponderExcluir