Sexta, 14 de março de 2014 - parte 2

SÓ EU NÃO SABIA




Muito triste. Muito.
No final da manhã recebo telefonema do amigo Renato Marsiglia.
- Tu não sabias? O Loureiro Neto morreu no mês passado. Tinha a minha idade.
Fiquei sem falar, abobado.
Para quem não leu o Bom Dia!! de hoje, digo que contei uma das tantas histórias que tenho com ele, para mim, meu primo emprestado, o Manoel. Para seus fãs da Rádio Globo do Rio de Janeiro, Loureiro Neto.
Nos criamos juntos, adolescentes, ali em Copacabana. Ele morava com os pais e a irmã, Manoela, num apartamento na esquina da Copacabana com a Bolivar, edifício Roxy. E eu sempre ficava, nas férias, em um apartamento de uns amigos (Mais tarde, quando casei, fui justamente morar no mesmo prédio onde a minha mãe também tinha um apartamento.
Tenho muitas histórias legais com ele. Se der, conto na segunda.
--
Manoel morreu no dia 25 de fevereiro, por problemas no coração.
Uma pena, 61 anos.
Brincava com ele, porque sempre que um apresentava o outro dizia "este é o meu primo...".
- Sou o único gringo que tem um primo português.
Jamais discutimos, nem futebol, porque ele era vascaíno e eu botafoguense. Só ficou irritado comigo quando fui trabalhar no Governo Brizola, em 1983 - ele não suportava o governador.
--
A Rádio Globo emitiu no dia seguinte a sua morte, uma beleza de nota:

Morreu no Rio de Janeiro, aos 61 anos, o nosso companheiro Loureiro Neto. Depois de uma dura batalha, há meses, contra uma doença cardíaca, ele não resistiu e teve morte cerebral decretada no início da manhã no Hospital Pró-Cardíaco.
Loureiro nasceu em Portugal, mas adotou e foi adotado por Copacabana. Conhecia os bares, os garçons, os jornaleiros, os porteiros e peladeiros. Loureiro era da praia e do futebol. Vascaíno apaixonado, foi referência e criou escola de como fazer uma cobertura esportiva.
Ele era da praia, da bola e do samba. Mangueirense, foi presidente de ala na Verde e Rosa e um defensor das tradições e do bom carnaval. Loureiro foi o mais carioca dos portugueses. Na Rádio Globo apresentou o "Enquanto a bola não rola", "Papo de Botequim", e em 2002, passou a apresentar o "Manhã da Globo", substituindo Haroldo de Andrade no horário matinal.
Em 2011 passou a apresentar o "Botequim da Globo". Manoel Fernandes Loureiro, nosso grande companheiro, Loureiro Neto, que deixa um vazio em nossos corações. Mais uma voz que nos deixa, mas que guardaremos para sempre..




Nenhum comentário:

Postar um comentário