Bom Dia!! Terça, 22 de abril de 2014

VINHOS E ESPUMANTES DE UM
 EXCELENTE PRODUTOR RURAL


Valter José Potter tem 65 anos, cinco filhas e cinco netos, é o proprietário da Estância Guatambu, que produz novilhos hereford e braford, sementes de arroz, além de soja e sorgo. No final dos anos 1980 recebeu o título do governo federal de “melhor produtor rural” do país. Desde 2003, produz vinhos finos, tendo implantado uma indústria de pequeno porte dentro da Estância, um investimento de R$13 milhões, sendo apenas R$2,8 milhões financiados pelo Badesul. A filha Gabriela, formada em agronomia e com mestrado em ciência e tecnologia de alimentos, foi quem convenceu o pai a entrar no mundo dos vinhos. Ela fez especialização na França.
Os estadunidenses da Califórnia descobriram a aptidão dos campos do Pampa gaúcho para produção de uvas na mesma década de 1980. Na verdade todas as terras situadas nos paralelos 31 e 32 do Hemisfério Sul são regiões produtoras de vinho – na Argentina, na África do Sul e na Austrália. Potter tem outra comparação: em terra que dá bom arroz dá bom vinho. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz do país, uma cultura irrigada. E a Região Sul, que inclui Santa Catarina, também é a maior produtora de vinhos do Brasil – que por sua vez, é o 16º produtor mundial de vinhos.
--
Pegar no pesado

Potter, hoje em dia, se considera um administrador, pois, da mesma forma que coordena a produção de carne, o plantio de pastagens, depois da colheita do arroz, ou a produção de silagem para alimentar o gado no inverno, também está dentro da vinícola. Conheço Valter José há quase 30 anos. E conheço a agropecuária brasileira há mais de 30 anos. É muito difícil encontrar proprietários que peguem no batente diretamente. Por exemplo, nos áureos períodos de combate à febre aftosa, lá estava ele no curral mostrando onde é que a agulha tinha que entrar, para não deixar marca no gado e não prejudicar os cortes do traseiro – a vacina tem que ser aplicada no pescoço do boi.
Entretanto o mais importante sempre foi a eficiência na produtividade, ou seja, se a produção é de carne, quantos quilos por hectare o gado rende. Quem são os melhores reprodutores, e ele foi um dos incentivadores do Grupo Gensys, especializado em melhoramento genético, que foi criado em Porto Alegre e atende propriedades pelo Brasil afora. Ele sempre teve a parceria de Gedeão Pereira, dono da Estância Santa Maria, num sistema de produção, que é definido como “sistema um ano”. Na verdade a intenção é terminar novilhos com 14, 15 meses e colocar em reprodução as novilhas na mesma idade. Gedeão aplica o sistema em Bagé, hoje em dia é dirigente da Farsul, e provavelmente seja o próximo presidente.
--
Pampa significa terra plana

A Guatambu Estância do Vinho, localizada a 441 km de Porto Alegre, produz 180 mil garrafas de vinhos finos e espumantes por ano. É o primeiro projeto de enoturismo na campanha, como é conhecida a fronteira do Brasil com Uruguai e Argentina, uma área que ocupa 176 mil km2, com 11 espécies de mamíferos raros e considerados em extinção, assim como 22 espécies de aves. Entre os mamíferos ratos d’água, cervídeos e lobos. Pampa, na linguagem indígena, significa terra plana. É uma região plana, que compreende 63% do estado, com vegetação de gramíneas, herbáceas e algumas árvores. Uma delas é a Guatambu, que dá o nome à estância.
A inauguração oficial, com o prédio em estilo colonial espanhol – 3 mil metros quadrados, com salão de eventos e auditório, além da indústria- ocorreu no dia 6 de junho de 2013. Em oito meses 4.500 pessoas visitaram a Estância do Vinho, como eles definem a Guatambu atualmente. O mais importante: é um projeto sustentável, com aproveitamento de energia solar (fotovoltaica), com captação de água da chuva, com estação de tratamento no padrão da Organização Mundial da Saúde, e com plantio de árvores nativas no entorno, sem contar a reserva da propriedade.
--
Rota das vinícolas da campanha

As videiras, importadas da França e da Itália, foram implantadas a 30 km da sede. São 22 hectares das variedades chardonnay, cabernet sauvignon, tannat, gewurztraminer, tempranilla, merlot, entre outras. A região recebe 2.300 horas de luminosidade, durante o período vegetativo da videira, verões são secos e o solo derivado de rochas granulíticas e uma amplitude térmica de 14ºC, garantindo a maturação fenólica das uvas e a qualidade dos vinhos. Dois enólogos uruguaios – Alejandro Cardozo e Javier Gonzalez – supervisionam a produção dos varietais. Todos os títulos dos vinhos – são cinco espumantes e cinco tintos- remetem ao pampa. O vinho tinto reserva Rastros do Pampa, feito com a uva Tannat, recebeu a medalha de ouro no 6º concurso “Emozioni Del Mondo”, na Itália, e foi selecionado entre os 16 vinhos mais representativos da safra 2012 na XX Avaliação Nacional dos Vinhos.
No dia 2 de abril foi lançada em Bagé a Rota das Vinícolas da Campanha. O evento ocorreu na Pousada Maya, propriedade de Zuleika Torrealba, a filha única do armador Wilfred Penha Borges, fundador do Grupo Libra, dono de terminais portuários e do aeroporto de Cabo Frio(RJ), que mantém na região criações de Jersey, Aberdeen Angus, cavalos Puro Sangue Inglês e Crioulos, além de ovelhas e cabras. Ela comprou duas casas coloniais do século XIX, reformou e construiu a pousada acrescentando três apartamentos novos. Junto o restaurante Porão, que tem uma carta de vinhos, baseada na produção de 10 vinícolas da região, que envolve Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas. Os vinhos da campanha já representam 15% da produção gaúcha. (Najar Tubino)

2 comentários:

  1. Previdi. se quiseres algumas pérolas de erros jornalísticos começa a frequentar o site do jornal A Platéia de S.Livramento, vais encontrar cada uma.Outra boa são as publicidades da FM do grupo, dói nos ouvidos, palavras com "Boenos Aires", "opIção", "satEsfação", as duas últimas em propaganda da Ouro e Prata (será que a empresa esta sabendo destas aberrações). E viva o interior !

    ResponderExcluir
  2. Onde fica a Guantambu Estância do Vinho? A matéria informa sómente que situa-se a 441 km de Porto alegre. Os vinhos lá produzidos são comercializados em Porto Alegre? Caso afirmativo onde?
    Abraços

    ResponderExcluir