Segunda, 7 de abril de 2014 - parte 2

QUEM SABE UMA LEI QUE MULTE
QUEM FAZ COCÔ E XIXI NAS RUAS, 
PARQUES E PRAÇAS?





Começou hoje, em Porto Alegre, a valer a lei que multa quem joga lixo no chão.
Quem assiste o pessoal do departamento de limpeza falando conclui que o porto-alegrense vive numa cidade perfeita e que só suja as ruas e praças porque é relaxado, mesmo.
Pode-se concluir que existem milhares e milhares de lixeiras e inclusive daquele "depósito" de guimbas.
--
Infelizmente são quadras e quadras sem uma lixeira. E quando se encontra uma está quebrada.
Para as guimbas? Coloca no bolso!
Ah, sim, lixeiras mesmo só nos bairros mais conhecidos, centrais.
E  nestes bairros é que vão começar a multar.
Começa pelo Centro. Usando a minha bola de cristal, acredito que vai prosseguir pela Cidade Baixa, Menino Deus, Bomfim e Moinhos de Vento. Ou alguém está pensando que vão fiscalizar nas chamadas vilas populares? Nem mesmo em Petrópolis e Partenon.
--
O mais engraçado é quando os dirigentes do departamento de limpeza falam do chamado "lixo seletivo".
Falam como se fosse um serviço britânico e que não existissem milhares de catadores de lixo.
Um exemplo só.
Hoje, de manhã, dia de passar o caminhão do seletivo, as pessoas com medo de multa fizeram tudo certinho. Quando o caminhão passou não tinha mais uma sacola de lixo nas calçadas!! Os catadores levaram tudo. Ah, e uma Kombi parou no edifício em frente onde moro, e levou tudo. Camionete cheia!
--
Ontem estive na Redenção, no final da tarde. O cheiro de xixi e cocô é insuportável em vários trechos. E não é cocô de cachorro, não. É de gente!
Tem condomínios que são obrigados a lavar as calçadas diariamente em razão do que fazem os chamados moradores e rua e o pessoal da noite, especialmente tomadores de cerveja.
--
E aí está: se o negócio e multar para educar, por que não fazer uma lei que multe os que fazem xixi e cocô nas ruas, praças e parques?

8 comentários:

  1. E por falar nisso Prévidi, será que até a copa ninguém vai dar um jeito de botar mictórios decentes no nosso maior e mais famoso parque? Será que os infelizes turistas que nos visitarem terão que fazer as necessidades naquelas imundícies que tem lá? Toda vez que tenho que passar pelo martírio de entrar em um deles, principalmente aquele primeiro pra quem entra na Redenção pelo lado da UFRGS, fico a pensar em qual será a difuculdade de se instalar banheiros de padrão de shopping lá no parque.

    ResponderExcluir
  2. Cláudio, na Redenção tem pelo menos dois banheiros, um em cada lado do Monumento do Expedicionário.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo! Agora o largo da Epatur ficará livre dos cacos de vidro das garrafas quebradas desde o último carnaval que lá houve. Os containers de lixo serão uma assepsia ímpar pois os catadores que esparramam lixo serão multados. A cidade Baixa aguarda ansiosa a chegada da nova lei a este bairro para acabar com a latrina a céu aberto que lá se instalou. A propósito: esta lei valerá as 24 horas do dia???????

    ResponderExcluir
  4. Como um prefeito que está a ponto de ser expulso do próprio prédio e mal pode andar na rua se acha com moral para impor QUALQUER regra?

    ResponderExcluir
  5. Bah Prévidi! Infelizmente nossa cidade é suja (e com toda a certeza, o mesmo vale para outras cidades brasileiras) e não é por falta de lixeira. É cultural mesmo! Pois se fosse por falta de lixeira, então, na teoria, as regiões da cidade que concentram grande número de lixeiras tinham que ser limpas, o que evidentemente é mentira.
    Duas recentes 'experiências' minhas sobre o tema:
    Sexta passada, por exemplo, andando pela Rua da Praia (trecho entre Borges e General Câmara), onde o que não faltam são lixeiras, o que mais se via em torno das ditas lixeiras, isto é, no chão, era lixo...ali na Uruguai, defronte a Lojas Americanas, vi um sujeito, na faixa de uns 30 anos, que depois de fumar, deixando cair o braço paralelo ao corpo, tentando ser o mais discreto possível simplesmente largou o toco de cigarro, junto ao tênis - tinha uma lixeira a poucos metros do 'cidadão' - vai ver que era muito pesado andar com o toquinho de cigarro por alguns metros...devia estar com câimbras, pobre coitado!
    Domingo, na Redença, enquanto fazia meu sagrado cooper matinal, eu e um amigo tínhamos que desviar de papeis, latas e até uma garrafa de aguardente no chão todos jogados a menos de 50cm duma das lixeiras. Ainda comentei com elei: 'Putz! E ainda há gente que diz que é por falta de lixeira que a cidade é suja!', como resposta a um comentário que fizera pouco antes, lembrando aquele clichê-ficcional criado por algum marqueteiro de que 'gaúcho é um povo politizado, consciente'.

    ResponderExcluir
  6. Essa pretensa lei dispensa de multas aos mendigos e por isto é inconstitucional vez que nossa Carta Política diz expressamente que TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI. Logo essa lei é tão fria quanto bunda de pingüim. Há muitos anos diplomados na Câmara Municipal e na Prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jorge, se os responsáveis por sujar as ruas em nossa cidade fossem só os mendigos - entendi que não foi isso que quis dar a entender, - teríamos uma cidade bem mais limpa!

      Cláudio
      Porto Alegre/RS

      Excluir
  7. Agora, na falta do que fazer, a moda é falar mal do lixo, do restolho deixado pelo povo numa cidade sem lixeiras... Pura jogada de marquetim, evidente manobra diversionista, principalmente na Cidade Baixa, transformada na cloaca ecológica de Porto Alegre por um prefeito autoritário que somente se louva no que elle manda aos aspones e secretários delinquentes fazerem para agradá-lo... Os prefeitos interventores da ditadura militar respeitaram muito mais a população que esse falso democrata ridículo que não conseguiu deixar a grossura brava na rudeza digna da colônia para tornar-se cosmopolita como o povo que lhe ofereceu um voto de confiança e hoje, em massa, está arrependido... Não vai mais eleger-se para nada... principalmente para síndico do magnífico prédio - caríssimo - que habita na Praça da Matriz, cujos moradores querem vê-lo pelas costas o mais breve possível... Tarso e Olívio tinham razão quando o constrangeram a retirar-se do PT por autoritário e projetista pessoal... E nós do PDT é que tivemos de ficar com ELLE... Jango já foi resepultado com honras... Brizola, se exumado, vai ser encontrado revirado na tumba...

    ResponderExcluir