Bom Dia!! Quinta, 15 de maio de 2014

COMO ESTÁ A AUDIÊNCIA
DAS RÁDIOS DE JORNALISMO?




Os dados que apresento referem-se ao período de janeiro abril de 2014, com ênfase no último mês.  Do IBOPE.
São relevantes, porque em abril o país e o RS estão "a pleno".
Neste ano, os três primeiros meses não podem ser muito considerados (férias, carnaval, etc.)
--
Algumas considerações:

- São consideradas  apenas as rádios Gaúcha AM/FM, Guaíba AM/FM, Pampa AM/FM, Grenal AM/FM, Band News e Band AM.
- A Gaúcha tem mais audiência do que as demais, juntas. Isso não significa que seja a campeã de audiência. Há várias que deixam a Gaúcha completamente fora do páreo. É a líder no "segmento jornalismo".
- A Gaúcha é a líder, das 6 às 19 horas, mas de janeiro a abril teve uma queda de 14 por cento no número de ouvintes.
- Band News e Band também caíram no mesmo período. A primeira, 30 por cento e a outra 4 por cento.
- De janeiro a abril a Grenal teve um crescimento de 12 por cento e a Guaíba de 36 por cento.
- Das 6 às 19 horas, há variações de acordo com a programação. Mas a ordem, na média geral, não traz surpresa. Aliás, tem surpresas, sim: a Grenal ultrapassou a Band News e a Band AM. E a Pampa está na cola da Guaíba.
- Da audiência da Gaúcha, mais de 70 por cento está na FM; na Guaíba, AM e FM estão praticamente empatadas.
- A Band AM está com baixa audiência em quase toda programação, inclusive no Esporte (futebol).
- Surpreende mesmo a audiência da Grenal. Fica entre o segundo e terceiro lugar em vários e importantes horários. Nas manhãs não tem boa audiência. Mas, incrível, ganha da Band AM.
- Pampa tem uma boa audiência na manhã. Só acredito que o programa das manhãs não tem nada de jornalismo.
- O fenômeno Luiz Carlos Reche, em abril, não mostrou resultado na Band AM.
- Por outro lado, os programas de futebol da Guaíba tiveram aumento da audiência. Nando Gross?
( Sinceramente, não sei como analisar os dois últimos tópicos.)
- A partir das 14 horas, a audiência da Gaúcha cai. Em alguns horários, cai bastante - quase a metade da manhã.
- A partir das 20 horas a Grenal é vice-líder. Disparado.
- Repórter Esportivo, do Nando Gross, já é vice-líder.

18 comentários:

  1. Passo em falso do Rech? Por qual motivo ele se transferiu? Por que, segundo a tua informação, a Guaíba está em ascensão na audiência e isto desde quando ele ainda se encontrava na Guaíba.

    ResponderExcluir
  2. A Band AM não dá para ouvir, pois não migrou para o FM. Só com aqueles radinhos de pilha Everedy. Mesmo assim o grupo mantém duas radios concorrendo entre elas. Não entendo. A Pampa é só gente de estúdio conversando o dia todo. Muito fraquinha.A Grenal é segmentada e é uma opção pra quem gosta de futebol. A Guaíba melhorou muito e, se quer continuar assim, deve investir cada vez mais, principalmente divulgando que está no FM. Muita gente não sabe, e por não saber, ouve a Gaúcha, que é líder por ser mais conhecida. Tem tecnologia, mas um conteúdo muito frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fachel:
      O saudoso ranzina Claudio Cabral, nos seus raros momentos de
      descontração, dizia, entre risos, que “mulher” é bom, mas dá muito trabalho. Transpondo para rádio e audiência de rádio, ser primeiro no dial é bom, mas dá muito trabalho ( e custos!). No meu primeiro emprego, no Lanifício Kurashiki – Sapucaia do Sul – eu, curioso, questionava em relação ao símbolo da empresa, três pequenos círculos encerrados num triângulo imaginado. O que me diziam os chefes: no Japão, cultuamos ser o segundo, pois, aí, há mais vantagens; não entendi e fiquei esperando mais. Veio: o segundo tem uma ambição e um temor. Ambiciona ser o primeiro, e para isso se motiva, e teme o terceiro colocado. No caso da minha Guaíba, ser a segunda é uma excelente opção. Terá a Gaúcha na alça da sua mira, e seus custos não serão tão altos para alguém no primeiro posto do panteão.
      Um recado para o Nando: não há a menor necessidade de narradores “in loco”. Sai caro e é politicamente incorreto (emissão desnecessária de carbono). Dá-le Guaíba!

      Excluir
  3. Acho que não dá para colocar a band no pareo. Sem FM e com o péssimo sinal da AM.....

    ResponderExcluir
  4. A minha rádio não consta da pesquisa ... CBN na veia !!! Aqui no RS, salvo raríssimas exceções, só dá pra ouvir rádio e se informar JUSTAMENTE nos horários em que está trabalhando ... Nas horas de folga ( almoço, fim de tarde, noite e final de semana ) só programas-chuteira. Por isso que não abro mão de podcasts da CBN, BandNews e RFI: em pouquíssimo tempo, tenho muito mais informação de qualidade do que ouvindo, por exemplo, as emissoras gaúchas durante a semana toda !!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Prévidi:
    O amigo nem imagina a alegria com que eu, doido por rádio, recebo estas informações. Pra mim fica cristalizado que há rádio para todos os gosto, e a informação ( que não deve ter dono, e se tiver deve ser o ouvinte) fica mais ou menos democratizada ao longo do dial. Eu não tenho a menor dúvida que a gaúcha lidera amplamente neste segmento de noticias/esporte ( falo com meus amigos e com outras pessoas), porém também recebo, a todo momento, informações de que ouvi tal e tal noticia na Guaíba, por exemplo. No caso do reque, ele deve ter lá suas razões, mas houve uma suicídio em termos de visibilidade. Por mais que ele seja um competente repórter/comunicador - e, ele o é, muito ) a Band não tem parceria com FM permanente, e o sinal, pelo menos aqui em Taquari, é muito ruim. Voltando pra minha rádio de preferência, a Guaíba, o que já estava bom melhorou, e muito, com a vinda do Gross. Meu único óbice: o Juremir podia ser mais criterioso e partilhar os seus entrevistados, meio a meio, em termos ideológicos. Mesmo eu gostando dele e do seu programa, tá muito, mas muito "esquerdinha". Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não está esquerdinha: está doente! Larguei de mão, não ouço nem leio.

      Excluir
  6. Não entendo como a Gaúcha, aquela emissora que "gasta" tempo falando:1) a cada 20 segundos a hora e a temperatura;2) a cada 2 minutos, sobre o trânsito na capital; e 3) a cada meia hora, sobre o futebol; ainda pode ser líder de audiência ... só pode ser por acomodação e nostalgia ! Outra coisa: dá pra levar a sério uma emissora que começa a falar em futebol as 11h30min da manhã e só pára as 14h, retomando o futebol a partir das 17h30 até as 23h ? E dá pra levar a sério uma emissora que fala de futebol o sábado e domingo INTEIRO ???

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o Blog. Quanto as rádios, eu gosto muito da Band AM e aqui em Encantado (150KM distantes de Poa) o sinal chega muito bem, muito melhor que o da Guaíba por exemplo. Por essa região, as pessoas costumam ouvir mais as rádios locais, mas falando em rádios da capital só dá Gaúcha. Algumas poucas vezes noto alguém ouvindo ou falando da Band, mas o domínio é da Gaucha, total. As outras como Guaíba, acho que ninguém lembra que existe. Eu até gostava da antiga Guaíba, mas depois que o tal bispo a comprou, deixei de acompanhar essa emissora. Particularmente, evito dar audiência a veículos do grupo Record/Igreja Universal. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, então ligue o seu rádio na Guaíba, das 5;30 às 9:00 e mudarás de opinião rapidinho. O programa do Mendelski é ótimo. O melhor de todos, disparado!

      Excluir
  8. Prezado Prévidi, acompanho faz algum tempo teu blog.

    Parabéns pelo trabalho e pela coragem que tens de dar a tua opinião. Isso realmente poucos fazem.

    Quanto ao post sobre rádio, queria fazer algumas considerações. Ouço rádio apenas no horário nobre (início da manhã e final da tarde), por isso minhas considerações são sobre este período.

    O programa do 'Ma-AZedo' da Gaúcha definitivamente não dá, o rádio mal liga e já escorre sangue. Acordar ouvindo notícias de assassinatos, assalto, estupro e sequestro às 6:00 da manhã, ninguém merece....mas tem gente que gosta. Se quiser tragédia, vou ouvir o Zambiasi mateando com minha avó. Gosto muito da prestação de serviço mas, ao contrário da Band News (onde em 20 mim tudo pode mudar), a cada 20 ou 30 mim, tudo se repete. E o que dizer do teu amigo Cléo 'Little Wind'? O anti-meteorologista....se ele marca sol, eu pego guarda-chuva, se ele marca calor, eu levo um casaco.

    Gostava muito do jornal Gente da Band no tempo do saudoso Bira Valdez, mas o sr. Sabe Tudo, Ozires Marins, subiu no salto. Hoje no programa ele disse que 'quem for inteligente vai vestir verde-amarelo, torcer para a seleção, colocar fitinha no carro', e por aí vai, que nojento!. Me dei conta que sou burro mesmo, não tem jeito. Gostava dele, Ozires, na Gaúcha, mas depois que foi pra Band, cagou, se acha o rei da cocada...Os programas do Reche na Band não decolam pois ele carrega junto uma penca de anunciantes, tem muito comercial e ele não dá agilidade. O que mudou, e para melhor, foi o manhã bandeirantes com o Baldasso. Esse sim é ágil, versátil e bem humorado. Tá certo que as vezes sofre da síndrome do sr. Ozires. Aliás, tenho percebido ultimamente que para fazer sucesso em rádio, o sujeito dever polêmico, mesmo que fale um monte de besteiras, mas que seja coerente nas 'merdas' que fala.

    O Mendelski quando se junta com o Juremir 'Bichado' da Silva é de chorar ou de rir, ou os dois juntos. Porque eles não vão passar umas férias em Cuba? Quem sabe gostem e fiquem por lá....Saudades do Bom dia do Jurandir Soares dos velhos tempos....Nas férias do Mendelski, cheguei a ouvir o bom dia com Jurandir, mas ele lia todo o Correio do Povo, o Metro e o Jornal do Comércio...foi mto arrastado.

    Para finalizar, o nosso rádio gaúcho está um verdadeiro desastre, na minha humilde e 'burra' opinião, sempre mais do mesmo. Quando morei em SP, gostava da CBN com Heródoto Barbeiro e do Pulo do Gato da Band com Zé Paulo de Andrade...esses sim, grandes programas e grandes personalidades. Um abraço. Denilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com praticamente tudo que tu disseste. Gosto muito da TUPI do RJ também, além da CBN e BAND SP. Por falar em Band, por que será que a bandeirantes 640 não transmite mais o Pulo do Gato nas madrugadas em rede com SP? Pra mim muito melhor que retransmitir a Band news Tv.

      Excluir
  9. - O fenômeno Luiz Carlos Reche, em abril, não mostrou resultado na Band AM.
    - Por outro lado, os programas de futebol da Guaíba tiveram aumento da audiência. Nando Gross?

    Mudanças muito recentes que ainda não refletem nas pesquisas do Ibope.

    ResponderExcluir
  10. Tá difícil mesmo ouvir as emissoras de rádio do RS: metade das inserções comerciais, em qualquer horário, tudo chapa-branca. É governo estadual, federal e sindicatos se revezando no "patrocínio" dos programas. CEF, Correios, Banco do Brasil, sindicatos filiados à CUT, PTrobras, ministério disso e daquilo ... Em troca do que ??? De silêncio cúmplice ou de críticas mais brandas ???

    ResponderExcluir
  11. Vale pra ti também: Acho que tu nunca escutou o Mendelski, na Guaíba, das 5:30 às 9:00, de seguda a sexta-feira. Escuta e depois me diga se é chapa-branca.

    ResponderExcluir
  12. Nao da pra chamar a Pampa de radio jornalismo. Nao existe reportagem, informaçäo, apenas leitura da internet e comentarios sem parar. A melhor é a CBN mas a RBS não comete o mesmo erro da Bandeirantes em ter duas emissoras competindo entre si.

    ResponderExcluir
  13. Prévidi,
    As tuas constatações são a mais pura verdade. Há que se acrescentar que o Reche não está a vontade na Band, parece meio travado, e como foi comentado acima, é só comercial. Acho que a Band levou ele por causa disso. Tem que dosar um pouco. E mais, o sinal AM é horrível, mesmo em Porto Alegre. Por que não acabar com a Band News (eu sei que é uma rede nacional) e migrar a Band para o FM. Com certeza cresceria audiência.
    Outro ponto, o Nando chegou na Guaíba com carta branca e "revolucionou", melhorou muito a qualidade. O Reche não fez nada! A equipe de repórteres é fraca, e os debatedores do Apito Final também. Não dá pra aguentar Haroldo Santos, Zé Aldo e Cristiane Mattos. Saudades do mestre Cabral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumiste bem, sem comparar os profissionais, Reche chegou engessado e o Nando a vontade.
      Dae o bom resultado da Guaíba que muito sofria do vicio do mesmo de sempre.

      Excluir