Bom Dia!! Segunda, 19 de maio de 2014

VISITEI O PRESÍDIO CENTRAL
DE PORTO ALEGRE. MAS NÃO
QUERO FAZER DENÚNCIAS
E MUITO MENOS APARECER




PARTE 2

(a primeira parte está em Bom Dia!! Sexta, 16 de maio de 2014)

É tudo muito previsível quando os gênios teóricos falam ou escrevem sobre o Presídio Central de Porto Alegre. O papinho é sempre o mesmo. O pior do Brasil, superlotação, etc. e tal.
O ponto alto dessa masturbação intelectualóide foi o "documento" da OEA.
Olha esse trecho, um primor:
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) notificou o governo brasileiro para adotar medidas cautelares que garantam a integridade dos detentos do Presídio Central, em Porto Alegre (RS). A comissão pede, entre outros pontos, a redução do número de presos no local, a garantia de higiene e tratamento médico aos apenados, além da recuperação do controle da segurança em todas as áreas do Presídio, atualmente entregue a facções criminosas.
--
Duvido que algum bundinha entendido em "sistema prisional" conheça o Presídio. Nem mesmo esses apresentadores de rádio e TV, que ditam regras, todos os dias.
Falam muita bobagem.
--
Os entendidos adoram falar em superlotação, insalubridade, arquitetura inadequada, ressocialização, assistência médica e maus-tratos.
Tudo bem, mas deveriam fazer uma pesquisa séria para saber qual o problema mais sério do Presídio Central de Porto Alegre.
Olha, arrisco: o maior drama da imensa maioria dos presos é a MOROSIDADE DA JUSTIÇA. Muitos presos aguardam anos por um julgamento!!
Um negócio absurdo!!
Será que advogados e "magistrados" não poderiam se unir e dar uma força nesse sentido?
As entidades, como OAB e Ajuris, poderiam realizar um mutirão para amenizar a vida dessa gente.
--
Esse é o maior problema do PCPA. Sem dúvida.
--
Falam o que não entendem.
(...) além da recuperação do controle da segurança em todas as áreas do Presídio, atualmente entregue a facções criminosas.
O papel das tais facções criminosas, acreditem, é fundamental para que exista alguma "tranquilidade" no PC. Claro,o trabalho da Brigada Militar é importantíssimo, mas os líderes das facções ajudam no controle dos presos.
O pior do Brasil, tudo bem. Mas já escutaram alguma "ordem", de líderes do Presídio, para queimarem ônibus em Porto Alegre, como se vê em todo o Brasil? E decapitados, como naquele presídio-modelo do Maranhão? Fogo nas celas, com agentes reféns?
--
Ressocialização é uma palavra que esses "entendidos em sistema prisional" adoram!!
Não necessitaria explica, mas socializar é estar adaptada à vida em grupo, com percepção de direitos, limites, obrigações. Viver em sociedade.
E pergunto: quantos, dos 4.559 detentos, viveram em sociedade, sabedores dos seus diretos, limites e obrigações? Façam uma pesquisa, "entendidos"!!
RESSOCIALIZAÇÃO DE QUEM NÃO TEM IDEIA DO QUE É VIVER EM SOCIEDADE?!
A imensa maioria dos presos passaram a vida em condições desumanas, sem nada. Família? Escola? Dignidade?
Ora, meu Deus, esses infelizes tem que, primeiro, aprender que são humanos. Mas, veja bem, só chegam a este patamar aqueles que assim desejam.
No PCPA existem aqueles que estão empenhados em deixar as drogas. Vários trabalham no próprio Presídio, em diversos setores. Muitos estudam - até cursos de especialização são oferecidos (Pronatec)
Mas, sabe como é, tem aquele bandido que "o crime está no sangue". Aí não tem jeito.
--
No próximo post, conheça o MELHOR POSTO DE SAÚDE DO ESTADO.
--

(Volto na quarta)

3 comentários:

  1. Ainda acho que a ressocialização é o melhor caminho. Mas a ressocialização através da reencarnação.

    ResponderExcluir
  2. Li faz poucos dias, na edição digital do Diário de Canoas que está em conclusão o segundo pavilhão do novo presídio naquela cidade. Referido presídio irá receber ainda este ano TODOS os que estão depositados no Presídio Centra. Nesse final de semana assisti no Canal 40, Globo News, uma matéria que fala sobre perícias criminais em todo o país na qual citaram o PC como o mais violento do país onde ocorrem dez mortes por ano. Será que desconhecem a situação do Presídio de Pedrinhas, MA, onde são mortos 100 preso por ano?

    ResponderExcluir
  3. Pô cara. Com essa sua visão do central acho que vou me mudar pra lá com minha familia! É muito mais seguro!

    ResponderExcluir