Quarta, 11 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, alguma notícia urgente.




ponto do dia



OS GUERREIROS DO POVO BRASILEIRO






Sempre gostei do PMDB, principalmente porque foi o sucedâneo do MDB, o partido de quem não gostava dos milicos e seus generais que mandaram no Brasil por mais de 20 anos. Quem era oposição aos milicos estava no MDB. E ponto. O mesmo não aconteceu com o PMDB, porque do MDB surgiram outros partidos, como o PDT, PSB, PT e outros menores. Eu era ligado ao PDT - trabalhava com pessoas inteligentes e muito legais -, mas me dava muito bem com o pessoal do PMDB. Muitos amigos.
Estávamos na década de 80 e quem nesta época, que não fosse da Arena, respeitava Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Pedro Simon, Paulo Brossard. Miguel Arraes? Mário Covas? A relação de grandes políticos era imensa e todos tiveram um papel específico no período pós-milicos. Não vem ao caso, mas eu sempre estive ao lado de Leonel Brizola, mesmo que, vez que outra, fizesse algumas loucuras.
O PMDB não prestava mesmo no Rio de Janeiro. Quem mandava lá era uma figura abjeta chamada Chagas Freitas, o mentor do "chaguismo", que sempre esteve alinhado com os milicos e a Arena. Na verdade era da confiança dos milicos, tanto que de seus "quadros" saíam os governadores e prefeitos do Rio a partir de 1964. Também existiam problemas em outros estados, em menor escala, como no Amazonas e em alguns estados do Nordeste.
Mas o PMDB era um grande partido.
Chegamos a um novo século e o PMDB se transformou, nacionalmente, no que sempre foi o PFL, hoje DEM - "há governo sou a favor". Aqui no RS o partido é o mesmo de quando foi criado, antes da histórica eleição de 1982. Assim como aconteceu com os demais - todos.O PDT sofre com aquela figura chamada Lupi, o Falso; o PT tem o Zé Dirceu e cia.; e por aí vai. Do outro lado, o PP, ex-PDS,o sucedâneo da Arena, tem que aguentar o malufismo.
Hoje, quem é o grande líder do PMDB?
Acreditem, Renan Calheiros. Está todo dia na TV ditando e vomitando regras, como presidente do Senado. É só olhar para a cara do sujeito para se concluir que não dá para comprar um carro zero dele. O imbecil viaja de jatinho do governo para fazer um implante na careca. Pode? Ordinário, da pior espécie.
Pois bem, ele é o chefão do PMDB, hoje.
Ontem, na convenção nacional do PMDB, quando decidiram em continuar como capacho do PT e de dona Dilma, chamou a atenção um "robusto" coro:
- Renan/Guereiro/do Povo Brasileiro!! Renan/Guerreiro/do Povo Brasileiro!!
Isso não parece um pesadelo?


* * * * *


ponto g


ÓBVIA - Dona Dilma fez ontem um pronunciamento aos brasileiros. Num ritmo mais do que otimista. Um trabalho, com todo o repeito, de uma equipe competente de relações públicas. Mas me chamou a atenção uma grande bobagem:
- O Brasil que recebe esta Copa é muito diferente daquele país que, em 1950, recebeu sua primeira Copa.
Hoje, somos a 7ª economia do planeta e lideres, no mundo, em diversos setores da produção industrial e do agronegócio.
Coisa mais boba, não? O Brasil há 64 anos era, obviamente, muito diferente do Brasil de hoje. Até o Burundi mudou nessas décadas.
--
FATO - Dona Dilma, com pavor de vaias, não vai falar na abertura da Copa. Por que vaias, se tudo está tão bem no nosso Bananão?
--
BURUNDI - Por falar nesse querido país africano, fiquei de boca aberta ao assistir ao Profissão Repórter, da Globo. Era uma matéria sobre uma copa de futebol de seleções de vários países, integradas por guris e gurias de rua. Aí o repórter entrevista um guri do Burundi. Para quem não sabe, este país é um dos mais pobres do mundo, devastado por décadas de uma guerra entre duas etnias. E o guri de rua do Burundi respondeu a duas perguntas em inglês!!
Uauuu!!!
--
TAVA DEMORANDO - Na Zero Hora, nova matéria pegando no pé da minha amiga Lídia. Como se fosse apenas ela que recebeu uma FG depois de um "acerto interno". A imensa maioria das FGs na Assembleia Legislativa são "conquistadas" depois de algum acerto. E depois que a FG é incorporada, o funcionário não trabalha mais, mesmo que falte alguns anos para se aposentar. Sempre foi assim, é e continuará assim. Basta que um repórter do ZH se digne a ficar um tempo dentro da AL, descobrindo como funciona a coisa. É um horror!! Sempre foi e sempre será!!
--
VERDADE - Do jornalista Políbio Braga: Assembleia do RS protege seus deputados denunciados, não apura abusos e só pune bagrinhos.
--
PATÉTICO - O presidente da Câmara dos deputados, Henrique não sei de quê, fez ontem um pronunciamento, contestando matéria do Fantástico que mostrou como bandidos se elegem. Só faltou dizer que o Congresso é "o baluarte da democracia". Argh!!
--
TEMPO - Segundo a MetSul, que tem meteorologistas sérios, garante que na quinta e sexta vamos ter temperaturas próximas de 30 graus.
--
AÇORIANOS - Uma das realizações mais aguardadas do mercado editorial porto-alegrense, o Prêmio Açorianos de Literatura já está com inscrições abertas para a sua 21ª edição. Até o dia 25 de julho, escritores, artistas gráficos, produtores culturais e editores podem concorrer com obras em primeira edição desde janeiro de 2013, assinadas por autores nascidos ou residentes em Porto Alegre, bem como publicadas por editoras sediadas na Capital gaúcha, desde que não tenham participado do concurso anterior.
As categorias são Conto, Crônica, Ensaio de Literatura e Humanidades, Especial, Infantil, Infanto-Juvenil, Poesia, Narrativa Longa (ficção, romance ou novela), Capa e Projeto Gráfico. Os vencedores de cada categoria recebem o tradicional troféu e concorrem a LIVRO DO ANO, com prêmio de R$ 10 mil.
O Prêmio Açorianos de Literatura é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, por meio da Coordenação do Livro e Literatura (CLL).
-
Edital e Ficha de Inscrição
www.portoalegre.rs.gov.br/smc (link “Editais”)
coordenacaodolivro.blogspot.com
Informações e inscrições:
Centro Municipal de Cultura Coordenação do Livro e Literatura / SMC Av. Erico Verissimo 307 (próximo à Ipiranga) (51) 3289-8072 e 3289-8071


* * * * *


ponto final


Apesar de devidamente vacinado, estou com uma gripe danada.
Pudera, até ontem tínhamos 100 por cento de umidade, 5 graus. Hoje já se pode sair com um moletom. Amanhã, de camiseta. Sexta, também.
Porto Alegre é Assim!, é o título de um livro do Prévidi.


4 comentários:

  1. Que moral tem ZH para falar sobre parasitas empregados na Assembleia Legislativa se uma de suas prestigiadas funcionárias, hoje com a saúde recuperada continua na AL e da qual embolsa uma miserável aposentadoria de cerca de 20 mil reais?

    ResponderExcluir
  2. Estás sendo maldoso com esse excelente Senador. Esse cidadão venceu na vida, pois nascido no sertão das Alagoas certamente durante uma terrível seca foi salvo por sua competente mãe que aproveitava a água com a qual enxaguava as fraldinhas e com a mesma preparava suas mamadeiras.
    Semana passada o vi na TV Senado e te informo que o reflorestamento feito por ele está dando bons resultados. Falo sério, pois me conhecendo não costumo brincar com assuntos de tal cunho.

    ResponderExcluir
  3. Apenas para constar: servidores que ingressaram no serviço público após 1994 não incorporam mais FG. Portanto, isso não é mais assim e nem será.

    ResponderExcluir
  4. Previdi
    Esqueceu do Renangate, quando este vagabundo corrupto renunciou ao mandato para escapar da cassação?
    No PT só tem ladão e quem os apoia também são. No PMDB não tema anjo. Tem uma quadrilha chefiada pelo Temer, Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho e o conhecido Eliseu Quadrilha, digo Padilha.

    ResponderExcluir