Quarta, 25 de junho de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







ponto do dia



PAI PUTANHEIRO,
MÃE ALCOÓLATRA






Li apenas ontem a entrevista de João Otávio Brizola ao jornal Zero Hora, no final de semana. Fiquei por um bom tempo, terminada a leitura, assombrado. Como é que esse cara, totalmente inexpressivo - se comparado com os seus dois irmãos, falecidos -, teve coragem de falar tudo o que disse do pai e da mãe. De uma forma ou outra eu sabia de quase tudo do que ele revela.
Menos a parte em que diz que Leonel Brizola "tinha um plano de explodir o entreposto da Deal (Departamento Estadual de Abastecimento de Leite), em Porto Alegre, tinha toda uma operação montada para isso e que foi abortada. E o Jango foi contra essa operação. Lembro da minha mãe dizendo que o irmão dela não participaria e que ela não queria que meu pai também participasse."
O título deste "ponto do dia"? Apenas um resumo "marrom" do que disse o senhor João Otávio, o que em nada diminui a minha admiração pelo Político Leonel Brizola.
Mas tem muitos detalhes interessantes.
Está, agora, mais do que claro que o doutor Brizola não dava bola para ninguém. Respeitava, do seu modo, dona Neusa e tentou educar os filhos, mesmo sendo completamente ausente. Se importava, sim, em ascender na vida política brasileira e melhorar a vida do povo.
Alguns bobalhões sempre encheram a boca para dizer que Brizola "é meu amigo, meu irmão". É o caso, por exemplo, de um ex-político chamado Sereno Chaise, que sempre se orgulhou de ser amigo dele, porque emprestava o seu sobretudo quando o "chefe" vinha ao Sul. Coitado.
Na verdade, Brizola desprezava todos que estavam a sua volta. Os usava, é claro, mas desprezava. Várias vezes assisti ele passar uma reprimenda humilhante em auxiliares próximos, assim como fazia com os filhos, como contou João Otávio. Talvez a pessoa mais próxima tenha sido, mesmo, dona Neusa.
Sobre a depressão e o alcoolismo da Senhora Goulart Brizola.
Lembro bem que no início dos anos 80 trabalhava na Zero Hora e fazia matérias sobre o PDT. Nos finais de semana sempre ligava para a casa do doutor Brizola, para saber das novidades do partido recém criado. Se estava em casa, sempre atendia. E eu sempre fazia uma matéria. Quando ele não estava, dona Neusa atendia e também conversávamos bastante. Até que num domingo quase não reconheci a sua voz, porque estava arrastada. E  falou muito mal do "Leonel". Eu não sabia o que dizer, apenas escutava e tentava me despedir. Esta situação aconteceu algumas vezes, mas jamais imaginei escrever a respeito e muito menos esperava ler uma entrevista de um filho falando disso.
Meu Deus, como essa mulher sobreviveu tantos anos ao lado desse marido? Um homem que, em última análise, não dava a menor pelota para a família. Depressão e alcoolismo foi o que restou para aquela triste vida. E, eventualmente, a internação em uma clínica. Resistiu muito a dona Neusa.
Mulherengo.
Eu era pré-adolescente e já ouvia histórias sobre as aventuras amorosas do doutor Brizola.
A primeira foi de um romance "secreto" com uma apresentadora de TV, já falecida. A história era mirabolante. Ela vinha a Porto Alegre disfarçada, com uma peruca morena, para encontrar-se com o governador.
Quando foi um dos líderes da campanha pelas Diretas Já, governador do Rio,  falavam muito de seu "namoro" com uma atriz, muito amiga de um poeta gaúcho.
Quem estava próximo ou mesmo o acompanhando a "meia distância", como eu, sabia que o doutor não podia ver uma mulher bonita. Um negócio impressionante.
No início de 1985, o então governador fluminense veio ao Sul para tentar fazer uma aliança do seu partido com o PMDB, para que os dois administrassem a Assembleia Legislativa, alijando o PDS. O encontro foi no Hotel Samuara, em Caxias do Sul. Num salão, os principais líderes do PMDB e do PDT estavam perfilados na hora marcada. Todos aguardavam o doutor.
Uma hora, duas horas, três horas e alguns ameaçavam ir embora. Eu estava no saguão com outros jornalistas. Barulho de salto na escadaria e aparece uma jovem mulher, de cabelos molhados, lindíssima e sai direto, sem olhar para ninguém e sem passar pela recepção. Não demorou muito e aparece um alegre Leonel, de cabelos molhados e uma impecável camisa azul clarinha.
A reunião? Não deu em nada. O PDS votou no candidato do PDT à presidente, deputado Valdomiro Lima, e não exigiu nada em troca.
No fundo, o que consegui perceber na entrevista é que João Otávio tinha Leonel Brizola como o maior ídolo. Assim como eu, como tu e milhares de pessoas por este Brasil. Aquele político que a gente queria ver como Presidente da República, mesmo que tenha feito e dito algumas coisas que nos desagradaram.
A sua obstinação pela Educação é um negócio fantástico, que até os seus adversários e/ou inimigos não contestam.
Meus amigos, eu não sabia que ele tinha usado terras da família Goulart para reforma agrária!! Uauuu!!
Não escrevo mais nada.
Quem não leu, vai!! Que já leu, vá de novo!!

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/06/joao-otavio-brizola-meu-pai-sempre-preferiu-ficar-no-ostracismo-a-fazer-composicoes-4532249.html



* * * * *


ponto da enquete


Dois destaques para a enquete de ontem, que foi:
Você acha que os barrabravas da Argentina deveriam ser chamados para "dar um jeito" nos blequi bloquis e no tal bloco de lutas?

ANGELO ALFONSIN - Tal encontro é a união do útil ao orgasmo, barrabravas x blequi bocós com o Galvanta Bueno e o Santana na transmissão, mais o “magistrado” na prolixidade dos tratados.
Pacientes de patologias da alma assistiriam o “evento”, se conseguissem suportar até o fim seriam dados como desenganados.
O CARA DOS PITACOS - Barrabravas x Blequibolquis: sei não...ambos se vendendo como 'vítimas do sistema' (ou algo parecido), se se encontrassem, o mais provável é que unissem forças...

NOVA ENQUETE EM BREVE!!


* * * * *


ponto da perguntinha


Coisa de quê essa mordida do Suárez no ombro do jogador italiano?
(Foi a terceira vez que o dentuço fez isso!!)
Nos envergonhou!!


* * * * *


ponto televisivo


ARGH!! - Não suporto mais ver os gols do Brasil contra Camarões!!
--
INTIMIDADE - Do Augusto Leitão:
Curioso o tratamento entre o Gavião e Patrícia, na apresentação do JN. Enquanto e linda morena refere-se ao colega como Galvão Bueno, o mesmo retribui com um íntimo Patrícia, tão somente... Venho observando esse detalhe desde o início da Copa.
--
BACANA - Está melhorando o programa do Rafa Bastos, Agora é Tarde, na Band. Pena que ele acha muito engraçado falar palavrão. Confira, lá pela meia noite.


* * * * *


ponto radiofônico


PROPAGANDA ENGANOSA - Me contam que tem um comercial da EGR rodando nas rádios. Chama um fictício repórter rodoviário para "informar" sobre o movimento nas estradas e o cara diz que o grande movimento na ERS 040 é por conta das obras da EGR. As obras são fictícias. A propaganda é enganosa. Não tem obra alguma e nem se vê qualquer máquina em toda a extensão. Há, sim, buracos, desníveis e partes rasqueadas há mais de 30 dias, que já deferiam ter sido tapadas. O trecho mais complicado é o de Águas Claras e todos afirmam que não há qualquer obra, nem mesmo de conservação. E ainda paga-se R$ 5,20 de pedágio, em cada sentido.
--
"ENTENDIDOS" - Do designer Rick Jardim:
Passei a tarde ouvindo e lendo comentaristas e ex-jogadores afirmando que Grécia, só por milagre, se classificaria.
Pois se classificou...não por milagre...mas por futebol!!
Cada dia fica mais fácil ser comentarista esportivo.
--
JURO QUE OUVI - Uma repórter em uma rádio: "O caminhão foi retirado da via, porque estava em situação de pane mecânica".
Hahahahahaha!!!! Por que não "caminhão estragado"?


* * * * *


ponto g


TRISTE FIM DE CARREIRA - Melancólico, Comandante Raul - para quem não sabe, este é o codinome do impoluto deputado estadual Raul Pont, cuja principal característica sempre foi ser contra todos, especialmente os chamados  poderosos. Sempre foi contra o tal "assistencialismo" e hoje é obrigado a defender o bolsa-família.
Ele não concorre mais. Sei lá, mas acredito que vai curtir a sua aposentadoria em algum paraíso "socialista" - Cuba, Coreia do Norte, Vietnan, China ou, quem sabe, Albânia.
Li isto no blog do Políbio Braga. Agora, o comandante Raul defende as "renúncias fiscais" para grandes e poderosos grupos empresariais:
Deputado Raul Pont:
Por que V. Exa. não vota contra?
Deputado Frederico Antunes:
Eu vou votar a favor, mas V. Exa. não tem coragem de subir a esta tribuna para defender o que o senhor sempre criticou de maneira furiosa, que são as renúncias fiscais. Eu sempre fui a favor de incentivar empresas que querem e podem crescer, gerando emprego e renda. Pior é V. Exa. defender regime de urgência, que não permite discussão. Mais: em fim de governo e quando todo mundo presta atenção noutra direção. Isto tudo tem endereço muito certo.
Este foi o tom do debate travado nesta terça à tarde na Assembléia.
O turrão Raul Pont, neotrotskista intransigente, crítico histórico de renúncias fiscais para empresas poderosas, agora vota a favor de todas as propostas feitas pelo governo do PT, mas não assume o discurso da tribuna.
Em plena Copa do Mundo, com as atenções da opinião pública voltadas para os jogos, o governador Tarso Genro protocolou na Assembléia em regime de urgência um Pacote de Bondade carimbado para alguns dos grupos empresariais mais poderosos do mundo, do Brasil e do RS.
São renúncias fiscais explícitas, tudo o que o PT, mas principalmente sua bancada de deputados, sempre combateu e fustigou com violência os governos anteriores que se atreveram a fazer propostas semelhantes.
O governo mudou as leis que defendem diferimentos e renúncias fiscais para beneficiar estas empresas:
Foton Aumark, fábrica chinesa de caminhões em implantação; Braskem; Águas Triunfo;  Paramount; Polo
Mas não só elas.
A lista acima foi elencada no projeto pelo próprio Tarso.
--
ESVAZIANDO - Começaram com o processo de "esvaziamento" do Presídio Central de Porto Alegre. Alguns já foram para uma cana em Montenegro. Por enquanto, pouquíssima coisa diante daquele mundo. Mas é um começo. Até o próximo mês os presídios de Charqueadas, Canoas e Venâncio Aires vão receber mais apenados.
--
BANDIDO NUMA BOA - José Roberto Arruda, ex-governador de Brasília, foi preso porque recebeu propina. Filmaram o bandido recebendo a grana. Foi de camburão para o presídio. Aí, a nossa - nossa, não, deles - justiça liberou o cara. Em resumo, poderá concorrer em outubro e, certamente, será eleito novamente governador.
--
VINHOS E AFINS - O espumante Garibaldi Moscatel está entre os 100 melhores vinhos do mundo. A lista elaborada pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores classifica os rótulos baseada em resultados de respeitados concursos internacionais, como os famosos Concours Mundial de Bruxelles e o International Wine Challenge. Esse é o segundo ano consecutivo que o espumante fica entre os 100 melhores. Com mais esta indicação internacional, o espumante conquista espaço de destaque entre os principais vinhos do mundo. "Agregamos mais uma distinção internacional ao rol já conquistado pelo espumante Garibaldi Moscatel, nosso rótulo multipremiado no Brasil e no mundo", aponta o enólogo da cooperativa, Gabriel Carissimi.
Um dos grandes clássicos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, o Moscatel, recentemente, conquistou a medalha de Prata no Concurso Les Citadelles Du Vin, realizado em Bourdeaux, na França, e já contabiliza a marca de 60 premiações em concursos internacionais. Elaborado pelo processo Asti através de uma perfeita combinação de uvas Moscato Branco e Moscato Giallo, o tradicional rótulo tornou-se, nos últimos anos, um dos produtos brasileiros mais premiados do Brasil na categoria espumante. "Por três edições, conquistou o prêmio máximo no Effervecents du Monde, realizado na França", observa Carissimi. Um dos seus diferenciais está na versatilidade de harmonização dos pratos. "É um rótulo que cai bem com canapés finos, até massas, frutas em caldas e sorvetes", enumera o enólogo.
--
DONA YEDA - “Além de mostrar a própria versão sobre o que aconteceu na minha vida pública, apresento os mais diversos aspectos da vida privada, mostrando onde eu estava e como vivi cada momento por que passei”. Esse é o tom da autobiografia escrita pela primeira mulher eleita governadora do RS, a economista e política Yeda Crusius.
“Resolvi escrever estas páginas porque precisava deste momento de introspecção; precisava iniciar um novo ciclo. Eu já vivi três ciclos diferentes da democracia e acredito que tenho algo a acrescentar.”
Coragem e Determinação – Um Infinito Ainda por Fazerserá lançado na amanhã, dia 26, a partir das 18 horas, na Saraiva do Moinhos Shopping.
O QUÊ: lançamento e sessão de autógrafos do livro Coragem e Determinação – Um Infinito Ainda por Fazer, de Yeda Crusius.
QUANDO: quinta-feira, 26 de junho, a partir das 18 horas.
ONDE: Saraiva do Moinhos Shopping.



* * * * *


ponto da copa



Frase do dia, do Felipe Gelbcke Gubert: 
"Se for eliminada, a seleção brasileira
voltará mais cedo pra Europa."



EDISON VARA ASSALTADO - Fui assaltado na avenida Ipiranga com rua Santana em Porto Alegre, a uma quadra do palácio da polícia, quando saía do estádio Beira-0Rio após fazer o treino da Argentina. Levaram todo o equipamento fotográfica.
Se algum dos meus colegas de profissão souber de alguém vendendo equipamento da CANON sem procedência por favor avisem a polícia.
Uma câmera Canon 1DX N* 2117201800865, lente Canon 400mm 2.8 n* 28264, lente Canon 85mm 1.2, lente 24x70mm 2.8, lente cânon 200mm 2.8. Mac Book pro apple modelo 2014. e + leitor de cartão, 4G da vivo, case preto de equipamentos, mochila cinza com o note.

MINISTRO RIDÍCULO - O post é da revista Meio e Mensagem:
Ministro do Esporte "promove" ação de marketing de emboscada na Copa.
Aldo Rebelo assistiu ao jogo com agasalho do Banco do Brasil. Itaú é o patrocinador do evento da Fifa http://bit.ly/1pKxr6M
Foto: Latinstock - Marius Becker - Corbis
Tinha que ter sido posto pra fora do estádio!!

--
ARGENTINOS - Tomaram, mesmo, conta de Porto Alegre. Muito bacana.
(Da página do Paulo Pruss e do Centro Histórico de Porto Alegre, no Facebook):





--
FÉRIAS NA COPA - O jornalista Paulo César Teixeira conta:
Na esquina da Borges, aqui perto de casa, tem uma lanchonete de comida farta e barata, que atravessa a madrugada. Antes da cruzada moralista da prefeitura contra a boemia da Cidade Baixa, o "pé-sujo" amanhecia com um público diverso e típico da noite – taxistas, policiais, prostitutas e boêmios avulsos. Não é que, um dia antes do início da Copa, o proprietário fixou um cartaz na porta: "Fechado durante um mês para férias coletivas". Situada em área próxima de grande parte dos hotéis do centro da cidade e em pleno caminho do estádio Beira-Rio, imagino o quanto poderia faturar durante o Mundial. Mas o dono preferiu não arriscar. "Não quero me incomodar", justificou a um vizinho.
--
GAÚCHO DA COPA - Olha o que encontrei no Facebook. Ele mesmo.  Em São Paulo, no primeiro jogo do Brasil.
Detalhe para a "parceria" do sujeito:


--
OI LEGAL - Nos dez primeiros dias da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, a Oi registrou tráfego de 32 terabytes de dados nas redes de mídia e informática fornecidas pela companhia para a FIFA e utilizadas pelos cerca de 20 mil profissionais de mídia credenciados de 113 países para cobrir o evento no País. O volume de informações equivale a 9 milhões de fotos em alta resolução ou 35 milhões de fotos em resolução normal. Essa marca já supera o total de dados trafegados nas redes da Copa do Mundo FIFA de 2010 durante toda a competição, fazendo desta a Copa mais conectada da História com recorde de tráfego de dados e confirmando a participação estratégica e essencial da Oi.



* * * * *


ponto da piadinha








* * * * *


ponto final


Estou nas nuvens.
Vivo há uma semana numa cidade e num bairro de primeiríssimo mundo.
Trato do assunto amanhã.

4 comentários:

  1. Pitacos:

    1 - Brizola fazer sucesso entre as mulheres: esse fato (ok, quem sou eu pra julgar 'beleza' de homem...) somado ao fato de que no futebol, a nobre profissão de 'maria-chuteira' estar em alta nos dias de hoje, apenas comprova o fascínio que poder e dinheiro exercem na mulherada...o cara pode ter 1.50 m de altura, halitose, chulé, pinto de 10 cm em ereção, pesar 220 kg, sofrer de flatulência crônica...tudo isso são apenas detalhes que dão mais charme pro cara que tem poder e grana...

    2 - Se a FIFA 'inventar' de não punir o Conde Drácula, se desmoraliza mais do que já tá (por conta dos escândalos das propinas pra Copa de 2022 no Catar)...pra azar dos uruguaios (e de quem torce por eles), né Prévidi? Incrível que essa é a 3ª mordida que o cara dá, sendo que nas duas anteriores já fora punido pelas federações holandesa e inglesa, respectivamente, pois jogava no Ajax e no Liverpool! Até o New York Times lembrou que em outubro passado o jogador deu uma entrevista pra eles se dizendo arrependido das mordidas, pois de modo algum desejaria deixar má impressão para a 'posteridade', por isso mudaria radicalmente seu comportamento em campo.

    3 - Trio da Globo: não faço parte da maioria que desanca o Galvão Bueno, porque bem ou mal, o cara deve ter alguma qualidade profissional para ser o narrador titular da principal emissora do país durante mais de 30 anos...
    Agora, bola fora é o Ronaldo como comentarista...não sou do ramo jornalístico, mas como leitor/telespectador, lendo, vendo e ouvindo há anos, imagino que o caso dele seria facilmente resolvido por um fonoaudiólogo, porque ele fala 'pra dentro'...a voz é quase inaudível (eu pelo menos tenho dificuldade de entender o que ele diz, ouvindo-o de primeira)...o Casagrande já tá a alguns anos na imprensa, não tem esse problema, mas só que não me agrada como comentarista...questão de gosto, só. Não tô vendo o Falcão na FOX Sports, mas se ele se mantém como nos tempos da Globo, então tá bom. Globo e Bandeirantes se encheram de ex-jogadores pra comentar a Copa e ainda acho que de toda boleirada, só se salva o Júnior na Globo e o Neto na Band. Aliás, uma pena que a 'sisudez' da Globo não permita, mas o Neto - se pudesse atuar na Globo do mesmo jeitão que atua na Band - se tornaria o maior comentarista esportivo do país.

    ResponderExcluir
  2. O da esquerda é ou era ligado em travecos e o da direita é ou era ligado na “farinha”. Qual é o negócio do que está entre os dois?

    ResponderExcluir
  3. Moro em Águas Claras e a EGR está sim fazendo vários reparos na RS-040! O problema é a quantidade imensa de caminhões caçamba transportanto areia (espalhando por toda a estrada) que vão continuar danificando o asfalto. Alexandre Appel

    ResponderExcluir
  4. Nao concordo com a comparacao pelo menos is tres patetas nos divertiam essas nabas são chatos pracarai não da nem pra saida

    ResponderExcluir