Quinta, 12 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, alguma notícia urgente.




ponto do dia



CHEGA DE COPA!!





O título é um exagero, é claro. Vamos ter bons jogos de futebol. Mas nas últimas semanas tenho evitado TV e rádio.Parece véspera de Gre-Nal. Devem estar dizendo até o que os jogadores almoçaram hoje para enfrentar os gringos.
O pior é uma alegria forçada que querem transmitir. Curioso, quero ver o que vai acontecer um pouco antes do jogo. Em Copas passadas se via um movimento frenético nas ruas. Agora, perto do meio-dia, nada, um dia comum.
Tão comum que o protesto dos blequi bloqui em São Paulo reuniu 20 guris. E,  mais engraçado, um dos heróis foi preso. Hahahaha!!!
No Centro do Rio foi um sucesso: 100 protestantes!
Até um evento ao ar livre, a Fan Fest, periga não acontecer em Porto Alegre. Os bombeiros estão complicando, porque falra o tal do alvará.
Leiam o que o extraordinário Paulo Motta escreveu:
PATRIOTISMO
Ontem à noite, a Tia invadiu minha casa pra dar um puxão orelhas. Olha, menino, estamos em plena Copa, vamos receber convidados importantes, portanto, comporte-se. Mandei limpar a piscina tirando os ratos, a cozinha ficou limpinha e os banheiros estão funcionando, não vomitem nos vasos sanitários senão vão todos pro sanatório, ah, vão! Comporte-se, menino, comporte-se!
Lembrei de uns tios que já faleceram - não o Demêncio, não - que usaram o futebol pra se autopromoverem, na Copa de 1970, com muito êxito, não sei se alguém aí recorda disso.
Ah, mas ainda acho, nesse meu gauderiar andejo, que patriotismo não tem nada a ver com jogo de futebol, embora alguns achem que sim. Patriotismo é outra coisa.
Vocês não devem lembrar, mas lembrar-los-ei quando o Roberto Jefferson, gordo ainda, era da tropa de choque do Presidente Collor - que estava às vésperas do impeachment, em 1992 - e perguntou ao motorista Eriberto se ele estava fazendo as denúncias contra o Collor apenas por patriotismo, ao que Eriberto responde: "E o senhor acha pouco?".
Pois é, Tia, vou me comportar e torcer pelo Brasil, sim. Vou sair da sala depois de recepcionar educadamente as visitas, quando chegarem, e receberei meus amigos bagaceiros pela porta dos fundos, não se preocupe.
Mas acho que em Bulhufas a Copa será mais divertida e não precisa ninguém te dar modos, seu mal-ensinado!


* * * *


ponto g



O ÓBVIO - Leiam esta frase do jornalista Lasier Martins: "Quantos índios no Brasil deixaram de ser índios e hoje são profissionais respeitados?”. Não conversei com ele e muito menos tenho procuração para defendê-lo. Mas quando ele diz que índios "deixaram de ser índios" refere-se a uma situação, na minha opinião. Índios que optaram em estudar e trabalhar. Deixaram de tomar cachaça e pararam de fingir que plantavam mandioca. Só na espera da mesadinha da Funai ou alguma ong. Tenho certeza de que se decidirem estudar e trabalhar os governos ajudam. Tenho certeza disso. E, sim, é verdade, existem índios brasileiros que são profissionais repeitados. Até em outros países
Por que eles não se espelham nos índios norte-americano?
--
VERDADE - Do CA, no Facebook: UMA DAS COISAS QUE SEMPRE INVEJEI nas cidades turísticas é a profusão de sotaques e o trânsito de estrangeiros. Rio e Salvador, as grandes cidades turísticas que conheço, me encantam por isso: a possibilidade de sentar em um bar e ver como os italianos, franceses, norte-americanos BABAM pelo Brasil. Porto Alegre agora tem essa chance, perdida desde o fim do Forum Social Mundial, e vai ser tri ver os estrangeiros enlouquecidos com a beleza e simpatia do nosso povo e a qualidade da nossa comida, pra dizer o mínimo. Só por isso já terá valido a pena. Mas só pode curtir isso quem tem ORGULHO de ser brasileiro, como eu. Vira-latas JAMAIS saberão o que é esse sentimento, uma vez que preferem lavar os banheiros do 'primeiro' mundo. Coitados.
--
PROTESTO - Caminhada dos municipários no centro de Porto Alegre. Queria ver eles fazerem protesto na hora do jogo do Brasil. Hahaha!!!
--
PESQUISA - Correio do Povo sai na frente e publica neste final de semana a primeira pesquisa para o Governo do RS.
--
BOBALHÃO - Será que algum tem um outro adjetivo para definir a sumidade chamada Joaquim Barbosa?
Fico imaginando esse cara de presidente. As pessoas, para dirigirem a palavra a ele, terão que se ajoelhar. No mínimo.
Não sei se lembram, mas no ano passado ele deu um baita xixi num desses presidentes de uma entidade de "magistrados". porque o cara o "ofendeu": falou sem a permissão do rei do STF.
--
TÁ CERTO - Fábio Bernardi será reeleito presidente da ARP - Associação Riograndense de Propaganda.
--
VAI TER COPA - "Protesto" dos blequi bloque em Porto Alegre, pouco depois do meio-dia, não deu certo. Só estavam na frente da Prefeitura os guris que vieram numa van do pai de um deles.
--
PARECIDOS - Duda Garbi, no Jornal do Almoço da RBS TV, faz o mesmo quadro que Antonio Sacomory no Balanço Geral da TV Record. Só que o Sacomory tem mais produção.



* * * * *


ponto das piadinhas





* * * * *


ponto final


Torça, reze, prometa mundos e fundos!
Não, nada a ver com a Seleção.
Torça, reze e prometa mundos e fundos para não usufruir da gripe que estou encarando desde ontem. Um horror! E isso que estou vacinado. O problema é que existem dezenas e dezenas de vírus.


5 comentários:

  1. Meu caro e jovem editor desse excelente blog. Eu já rodando faz mais de 70 anos até ano passado tomei tal vacina que aos idosos é gratuita. Este ano decidi abrir mão de tal privilégio e estou com um leve resfriado. Nossa espécie se acha a mais apta e capaz do universo, muito esperta mesmo, mas volta e meia a natureza dá uns tombos nesses bobalhões que assim pensam.

    ResponderExcluir
  2. O Lasier está certíssimo. Índios têm que virar executivos de grandes empresas. Se continuarem índios seguirão representando tudo aquilo que não presta.
    Antonio Guedes

    ResponderExcluir
  3. Pros mais velhinhos, tipo aqueles que hoje tão na faixa dos 40 anos pra mais, tenho certeza que devem estar achando todo esse clima em torno da Copa uma tremenda ironia, pois os que acompanham futebol desde os anos 80, 90, certamente sonharam em ver a Copa realizada no Brasil aliada a sensação de que seria a maior barbada ganhá-la. Pois bem, a Copa taí, mas nem de longe há o mesmo clima que envolvia uma Copa quando esta era realizada em outros países, pois a geração que dá as cartas (identifico num critério bem particular e subjetivo como a geração dos 18 aos 30 anos) hoje em dia, talvez devido a globalização, não tem mais o mesmo envolvimento com o futebol que àqueles da mesma faixa etária de décadas passadas...a despeito de encherem os estádios de futebol de hoje, as ditas 'arenas', inclusive gurias, algo impensável 20, 30 anos atrás. Se bem que, aparentemente, esse pessoal dos 18 aos 30 anos de hoje vão ao estádio menos pra torcer, mas mais pra aparecer pras câmeras de TV (movida pela 'espontaneidade' para carregar o indefectível cartaz que vemos durante as transmissões dos jogos, 'Ó eu aqui: filma eu!') ou pra se drogarem pra depois ir se meter em pancadaria e tiros entre eles ou contra brigadianos...
    Ah! Outra razão, ao meu ver, que acaba broxando o brasileiro para maiores comemorações em torno da Copa é justamente um ou dos efeitos da globalização: uma exposição midiática excessiva mostrando os 'podres' (desigualdade social, corrupção, péssima saúde, educação, etc.) do nosso Brasil. Só pode ser isso, pois se os nossos 'podres' fossem o real inibidor do clima de Copa, então quer dizer que tais problemas só começaram a existir pós-2007?! (por favor, aqui nenhuma inferência, por menor que seja, a questão política partidária e/ou ideológica...)
    A verdade é que se tivesse menos exposição midiática o brasileiro estaria menor constrangido em se soltar mais, mas tomado por um pseudo-sentimento de consciência (e vergonha) diante dos estrangeiros, parece que preferiu se encolher no clima de oba-oba tão comum entre nós em época de Copa...
    E quanto a Fan Fest:
    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/09/fan-fest-no-rs-e-vizinha-de-area-poluida-e-ficara-pronta-na-vespera-da-copa.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anônimo das 13:47 só pode ser petista empedernido, pois menos exposição mediática é exatamente o que PT quer com o controle da mídia. Ou seja um povo totalmente desinformado da lamentável situação da súdade, segurança pública, educação, corrupção desenfreada, destruição da Petrobrás, Inflação alta, baixo crescimento econômico, juros altos, impostos extorcivos e todas as demais barbaridades que se acumulam nos últimos 11 anos de governo do PT.

      Excluir
  4. Sacomory é nota 10 em humor... esse outro ai q voce mencionou sem graça.

    ResponderExcluir