Quinta, 5 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, alguma notícia urgente.





ponto do dia


FOI INCOMPETÊNCIA
OU NÃO TINHAM INTERESSE?




Caiu a ficha quando assisti uma longa matéria sobre as acomodações da Seleção do Equador num hotel de Viamão. Para quem não vive aqui no calcanhar do Brasil, saiba que Viamão é uma pequena cidade, ao lado de Porto Alegre, com pouquíssima vocação para o turismo.
Vejam bem, uma Seleção ficará hospedada no Rio Grande do Sul. Apenas uma. São 32.
Aí, o leitor de outros Estados e dos mais diversos países, poderá perguntar: E as cidades serranas, especialmente aquele "paraíso na terra" chamado Gramado? Por que Porto Alegre não hospedou nenhum selecionado? O que aconteceu?
Não sei e não consigo entender.
Acredito que se Porto Alegre tivesse uma Secretaria de Turismo atuante poderia ter ido a luta e oferecido alternativas para Seleções de todo mundo, principalmente as de países mais próximos - Uruguai, Chile, Colômbia e Argentina. Não? E a Secretaria de Estado do Turismo? O que fez e o que faz?
O Chile vai ficar em Belo Horizonte; Colômbia em São Paulo; Uruguai vai para Sete Lagoas (MG); e a Argentina também em Belo Horizonte.
Nós nos orgulhamos do nosso sangue italiano e/ou alemão, não?
A Itália vai para Mangaratiba (RJ) e a Alemanha para Porto Seguro, na Bahia.
Ora, bolas, o Estado de São Paulo vai abrigar 15 Seleções, incluindo aí a capital, que é um caos!! Os caras vão enfrentar, por exemplo, o trânsito da capital paulista, um inferno!! Perto daquilo lá, Porto Alegre é um paraíso!
É evidente que os torcedores querem ficar junto da sua Seleção. Ficam na mesma cidade, num hotel próximo. Não? Meu Deus, como não foram a Montevidéu para que o selecionado ficasse hospedado aqui no RS?
Vai ser difícil engolir uma explicação.


* * * * *


ponto da perguntinha


Quem foi Pinheiro Borda para ser homenageado no novo viaduto de Porto Alegre, que será inaugurado neste final de semana?
Não existe mais este negócio de dizer "não sei" - o Google terminou com isso.
José Pinheiro Borda era um português, Colorado, que comandou a Comissão de Obras do Estádio Beira-Rio.
Tudo bem, boa lembrança, tal e coisa, mas eu sempre soube que não existiu UM responsável pela construção do estádio. São várias as histórias de pessoas que chegavam do interior, com um caminhão de ferros, outro de cimento. Foi uma obra de todos os Colorados.
Eu não sabia!! O Beira-Rio se chama "Estádio José Pinheiro Borda".
--
Agora já está feito, mas não seria uma homenagem muito maior aos Colorados se fosse Viaduto Luís Carlos Machado, Escurinho?
Poucos deram tantas alegrias aos Colorados como o Grande Escurinho!!
Mas...


* * * * *


ponto g



ATENÇÃO L.C.PRATES - Nossa Seleção, o Uruguai, tem jogadores atuando em times de 10 países. Até no Japão e Turquia temos jogadores brilhando.
--
ESTARRECEDOR - Acreditem, 21 por cento dos porto-alegrenses é fumante.
--
O GUAXO - É o jornal do bravo Adriano Mazzarino. É o maior jornal do RS e, quem sabe, do Brasil: 80 páginas. Não acredita? Está a venda na Banca da República, esquina da Rua da República com avenida João Pessoa, Porto Alegre. Na mesma Banca onde estão a venda os 10 livros do Prévidi
--
BOM EXEMPLO - A Prefeitura de São Paulo vai terminar com 40 mil vagas para estacionamento. O motivo? Vão usar os espaços para construir ciclovias.
--
VERDADE - Do jornalista Gustavo Mota: Tudo vai ficar pra depois da Copa. Até as obras da COPA.
--

VERGONHA!! - Estamos a uma semana do início da Copa do Mundo e não arrumaram o Belvedere do Morro de Santa Teresa, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. O leitor Cristiano Martins afirma que colocaram uma lixeira e arrumaram o calçamento do mirante. Nada mais. Mandou a foto aí de cima.
Aí não dá, né?
ATRASADOS - Sindilojas Porto Alegre recomendando, em comercial de rádio, que os lojistas treinem seus funcionários para o atendimento aos turistas da Copa. A uma semana da própria.
--
AINDA NÃO - Parece mentira, mas não será mais no sábado a inauguração do Hospital da Restinga. Trapalhada, pra variar, da Secretaria Municipal da Saúde.
--
MENDIGOS - Eu sei, o politicamente correto é morador de rua. Mas, pelos dados oficiais, na última contagem, de 2011, são 1.347 pessoas que têm as ruas de Porto Alegre como casa. Pelos meus dados, esse deve ser, hoje, o número de moradores de rua apenas na Cidade Baixa.
Portanto, é bobagem a tentativa de esconder o sol com a peneira. Não vão conseguir tirá-los das ruas centrais até o início da Copa. Evidente que não existem abrigos para todos. Parece até gozação o Ministério Público "orienta" que os sem-teto deixem as ruas em Porto Alegre. De quem não sabe nada do que acontece na cidade.
Coisas de "magistrados".
--
Ontem publiquei mais um delicioso texto do advogado Leo Iolovitch, que escreve no www.olivronanuvem.com.br. O texto era "A INCOMPETÊNCIA COMO TÉCNICA DE VENDAS", sobre as peripécias de um garçom que também era barbeiro.
Aí o Leo recebeu de um amigo a seguinte análise:
Numa análise mais técnica, o Trindade nada mais fez - não intencionalmente - do que aquilo que Steve Jobs sempre dizia: você precisa desenvolver produtos que as pessoas ainda nem sabem que querem ou precisam! O garçom de sua história fazia exatamente isso: oferecia pastéis para as pessoas que não queriam o produto, até a hora em que se viram na frente de um e lhes estimulou o desejo! É uma lição de vendas contada de forma simples e cativante! Parabéns!
No http://www.olivronanuvem.com.br/site/incompetencia-tecnicas-de-venda.html


* * * * *


ponto das piadinhas


No casamento entre gays, o sexo é deixado para trás.





* * * * *


ponto final


Hoje, 19 horas, no bar Mr. Pickwick, no Shopping Nova Olaria, em Porto Alegre, o jornalista Auber Lopes de Almeida lança seu primeiro livro individual, “A Estética da Tristeza”.


12 comentários:

  1. Olá Prévidi, apenas para esclarecer, era uma velha cruzada do falecido Cláudio Cabral o fato do Estádio Beira-Rio não se chamar Pinheiro Borda. Segundo ele, nunca existiu uma ata do Conselho Deliberativo alterando o nome do estádio que, para todos os efeitos, se chama Beira-Rio. Paulo Silva.

    ResponderExcluir
  2. O motivo das Seleções de ponta não ficarem no RS é simples. Chama-se Aeroporto Salgado Filho e seus constantes fechamentos devido neblina.
    Paulo Zé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Paulo, para as seleções e respectivas delegações o Salgado Filho seria tão útil quanto a rodoviária.

      Excluir
  3. Ato 11517 /2013 - Lei Municipal Data 04/12/2013 Ano 2013
    Fonte DOPA 09/12/2013
    Proposição Executivo
    Origem Processo 001046612130 /2013
    Ementa Denomina Ocorrência_AnteriorPróxima_OcorrênciaViaduto Abdias do Nascimento o equipamento público localizado na Avenida Pinheiro Borda, na confluência com a Avenida Padre Cacique e a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
    Assuntos
    Viaduto Abdias do Nascimento
    Denomina nome de Viaduto

    Logradouro(s)
    Associado(s)
    Ocorrência_AnteriorPróxima_OcorrênciaViaduto Abdias do Nascimento Avenida Pinheiro Borda Avenida Padre Cacique Avenida Edvaldo Pereira Paiva

    ResponderExcluir
  4. Não é difícil... A verdade é que nos venderam uma ilusão. A grande maioria das seleções não está acostumada ao clima tropical, é neste clima que elas tem que se condicionar, onde vai ser a maior parte dos jogos.
    Exemplo a seleção da Itália ou Alemanha, fica no RS, no inverno, treinando e se preparando para jogar em Manaus, Salvador ou mesmo Rio de Janeiro. Os estrangeiros não são tão idiotas assim. Faltou foi falar a verdade, não vender uma ilusão.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o principal motivo é a facilidade de deslocamento, a maioria dos jogos são no sudeste e de lá se torna mais fácil pra se deslocar pras outras regiões. Acho que as seleções só tornariam algum estado do sul a sua base se houvesse alguma vantagem financeira.

    ResponderExcluir
  6. Prévidi, longe de defender os responsáveis de plantão pelo setor de turismo no nosso estado, mas entendo que o fato de não vir nenhuma seleção de peso para o RS se deve a dois motivos, sendo que um deles é esse referido, i.e, a atuação dos responsáveis pelo turismo na nossa esfera pública estadual. Mas, só que a culpa deles fica limitado ao fato de a infraestrutura do RS ser pífia na comparação com outros centros que verdadeiramente são mais receptivos (e mais calejados no trato ao turista) como RJ, SP e as principais cidades do NE, que o nosso provinciano estado metido a cosmopolita - por exemplo, me mijei de rir quando li dias desses um colunista da ZH (não lembro, senão citaria tranquilamente), 'meio' que dando um ultimatum ao dizer que tava na hora de Porto Alegre assumir que era uma cidade de nível 'internacional'.
    O segundo motivo - e que talvez seja a primordial, é que a Copa, mais do que um evento esportivo, é um evento turístico, e por isso, por óbvio que o RS nunca terá como competir contra esses centros que listei antes no turismo - por favor, não vamos superestimar a nossa Serra, sabendo que o que a gringaiada realmente quer do nosso país é o binômio praia e sol (e não chuva e frio e a arquitetura 'europeia' da nossa Serra, pois seria atentar contra a inteligência alheia achar que a gringaiada iria atravessar oceanos para ver cidades que ele vê no seu próprio país). Não é à-toa (nem coincidência) que a tabela de jogos da Copa favoreça de RJ-SP pra cima no mapa, ao invés de RJ-SP pra baixo. Claro que isso não seria determinante pra que o RS fosse alijado da festa 'principal' da Copa se caso tivéssemos uma infraestrutura que compensasse nossas deficiências em termos turísticos.
    E, ademais, nesse business que é a Copa, me parece que o RS também ficou pra trás noutro ponto em relação a atrair 'gente grande' pra cá: não quiseram pagar (ou o que o RS pagou só deu pra trazer o Equador) o 'cachê' que hoje em dia, leio, é comum, pra se atrair as delegações, como muitas vezes a CBF ganhou, por exemplo, quando o Brasil escolhia sua sede em outras Copas (em outros países). E o que teve de gente que se postou contra quando soube que tinha de pagar as delegações...e hoje tão aí criticando...kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. SE PARA FAZER OS CORREDORES DE ÔNIBUS, BRTs, ETC JÁ É UMA DESGRAÇA PRO COITADO DO JOSÉ FORTUNATI, TODO MUNDO BATENDO NELE, IMAGINA ARRUMAR O BELVEDERE, VÃO DIZER QUE ELE ESTARÁ FAVORECENDO OS TURISTAS. NÃO SABES COMO SÃO OS CARANGUEJOS GAÚCHOS, UMA VEZ QUE É CARIOCA PRÉVIDI? ORA, ORA!!!! COITADO DO FORTUNATI.

    ResponderExcluir
  8. Viaduto Abdias do Nascimento, não é viaduto da Pinheiro Borda

    ResponderExcluir
  9. Vamos por partes:
    - O RS fica no cú do mundo, longe de tudo e sem grana pesada nenhuma seleção de porte se atreveria enfrentar o doloroso inverno, aeroporto fechado e falta de atrativos turísticos. Que teríamos a oferecer? Uma corrida de cancha reta na Rua da Praia? Prova de laço no Largo dos Açorianos ? Ou uma roda de chimarrão na Esquina Democrática? Um churrasco no Gasômetro? Ainda não caiu a ficha que não temos atrações turísticas em Porto Alegre. Tá bem ,tem Gramado, com preços da Suíça e sem neve natural. O gaúcho não é caranguejo, mas acha que é lagosta.
    - o Viaduto Pinheiro Borda bem que poderia se chamar Viaduto Mazembe. kkk
    - a bandeira do Uruguay já está pronta, não dá para botar azeitona em pastel de corruptos petistas

    ResponderExcluir
  10. Olha Prévidi, concordo só em parte com as críticas da galera sobre a incompetência turística porto-alegrense para ser sede de Copa do Mundo, mesmo trazendo o link abaixo com essa matéria do CP sobre os restaurantes de Porto Alegre pra Copa:

    http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=527359

    Mas, sabe por que só concordo em parte com as críticas ao turismo de POA? Porque pelo visto, esqueceram de citar as duas verdadeiras atrações turísticas da nossa cidade (não, não me refiro ao pôr-do-sol do lago guaíba e nem ao pedalinho da Redença), mas sim a TIA CARMEN e o GRUTA AZUL!!!!

    Obs: E se essa estória de dar ao fim ao turismo sexual pegar pra valer, a Tia e as sobrinhas vão ter que viver do Bolsa Família??? E o dono do Gruta teria que fechar a casa e vender o ponto pra IURD abrir mais um de seus templos da fé???

    ResponderExcluir
  11. Meus caros penso que há um obstáculo para a aceitação de nosso estado no restante do país que é conhecido pela sigla RB$$$ a qual impôs a esse povo burro que nossa cultura é a castelhana de fronteira. Somos um estado em que a ignorância e a idiotice do tal gauchismo é quem manda. Nosso estado é dentre todos os da federação o que tem um mosaico de culturas das várias etnias que aqui vieram habitar. Onde impera a criação extensiva de gado (sul) é uma área tão ou mais pobre que o norte e nordeste. Eu nasci na minha Porto Alegre e sou tão somente BRASILEIRO, pois tive o privilégio de estudar e sou daqueles que pensam por si próprios, algo raro deste que essa maldita rede de TV se fez senhora deste estado. Esse estado não gosta do Brasil e o Brasil também não aceita essa arrogância bombachuda. Teremos por longos meses o favelão farroupilha para mostrar aos estrangeiros que aqui aportarem que não somos brasileiros e sim “gaúchos”.

    ResponderExcluir