Segunda, 30 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







PREVIDI@PREVIDI.COM.BR E
PREVIDI01@TERRA.COM.BR NÃO EXISTEM MAIS!!





ponto do dia



OLÍVIO, O BOM HOMEM. POLÍTICO MANIPULADO.
SERÁ QUE PODE EXISTIR UM BOM FANTOCHE?  - 1





Antes que petistas despirocados comecem a enviar comentários anônimos escrevo com a maior tranquilidade que ajudei bastante para que o líder sindical Olívio Dutra tivesse um início de carreira política promissora. No início dos anos 80, quando sindicalistas começaram a criar o PT, eu fazia parte de um grupo de 4 ou 5 jornalistas de Porto Alegre que faziam de tudo para que ele ocupasse espaços na mídia. Ah, sim, o projeto do PT tinha um bravo jornalista, incansável, Remi Baldasso, que infelizmente não viu o triunfo da legenda. Hoje o partido está entupido de jornalistas, todos ocupando bons cargos nos governos, mas naquela época só fingiam "simpatia".
Quem viveu no final dos anos 70 no RS e tinha um pouquinho de tutano admirava muito o sindicalista Olívio Dutra. Para quem não sabe, ele liderou, em 1979, a histórica greve geral do funcionalismo público. Foi preso e perdeu o mandato de presidente do Sindicato dos Bancários - desde 1961 era funcionário concursado do Banrisul.
Em 1980, junto com Lula e outros sindicalistas, começou a difícil tarefa de criar um partido. Dificílima empreitada, porque na oposição aos milicos, o PMDB de Ulysses Guimarães e o PDT de Leonel Brizola monopolizavam a vida política nacional. Na primeira eleição o fiasco foi inevitável: Olívio, candidato ao Governo, fez pouco mais de 50 mil votos. Foram eleições praticamente gerais - de vereador a governador, menos nas prefeituras das capitais e nas chamadas "áreas de segurança nacional" e o nanico PT elegeu apenas um vereador em todo Estado: Antônio Hohlfeldt, em Porto Alegre.
Antes da eleição, Olívio e seus raríssimos companheiros - Clovis Ilgenfritz era um deles - percorriam, aos trancos e barrancos, o Estado. Um dia, na Serra - acredito que foi em Bento Gonçalves - ele deu uma entrevista para um jornal alternativo - na época, centenas de mensários, em todo país, imitavam O Pasquim. Reza a lenda que eles, antes da entrevista, se encharcaram de um bom vinho. E o ingênuo Olívio falou muita bobagem. Intimidades de adolescente, por exemplo. E a repercussão foi um desastre.
Óbvio que OD foi o primeiro presidente estadual do PT - até porque não tinha outro nome conhecido. Mas a estrutura que se formava era muito estranha. Quem começava a mandar, de verdade, era um professor universitário, carrancudo, que comandava uma "tendência interna", bem organizada, constituída basicamente por estudantes. Sim, Raul Pont, hoje o popular comandante Raul, era o poderoso da gurizada. Tão organizados que tinham até um jornal (Em Tempo) - o PT não tinha nada.
Pont controlava tanto o PT que foi o candidato a prefeito de Porto Alegre em 1985. Na primeira eleição nas capitais desde que os milicos tomaram conta. Evidente que Olívio deveria ter sido o candidato, mas o inexpressivo professor mandava mesmo. Também foi um fiasco a sua candidatura a prefeito, assim como tinha sido a sua candidatura a senador, em 1982, onde a sua principal proposta era a extinção do Senado.
Olívio continuou trabalhando na agência da Assis Brasil do Banrisul, andando de ônibus e organizando o PT.
Na eleição de 86 o partido realmente começou a existir. Bancada na Assembleia e na Câmara. Olívio foi eleito deputado federal constituinte com  55 mil votos e dividiu um apartamento em Brasília com Lula.
Em 88 nova eleição para a Prefeitura de Porto Alegre.
Nenhum aventureiro tentou disputar com Olívio a condição de candidato.
Durante toda a campanha, as pesquisas apontavam que novamente haveria um novo fracasso. São várias as histórias de manipulação de pesquisas, inclusive pelo dono de um grande jornal da capital. Mas isso não vem ao caso, porque o PT venceu.
Durante a campanha, Olívio falou várias vezes que  interviria nas empresas de ônibus. Ninguém deu bola.
Para lembrar: na real, ele estava coberto de razão, porque a inflação estava descontrolada e, por isso, o preço das passagens subia sem aviso. E as empresas não tinham o menor respeito pelos usuários. Não cumpriam horários e os ônibus eram um horror.
O PT venceu as eleições, enfrentando os poderosos PDT e PMDB.
Com a posse de Olívio uma série de equívocos começaram a acontecer.

CONTINUA AMANHÃ.


* * * * *


ponto filosófico


É MELHOR MORRER DE VODKA DO QUE DE TÉDIO.
MAIACOVSKY


* * * * *

ponto da fotografia


Sabe quem é?

Foto histórica do repórter Alfonso Abraham.





* * * * *


ponto jornalístico


ELEIÇÃO NO SUL21 - Entrou no ar, na quinta passada,  a página do  jornal eletrônico Sul21 dedicada à cobertura das eleições deste ano, que pode ser acessada no endereço www.sul21.com.br/jornal/eleicoes. Neste espaço, a equipe de repórteres do Sul21 publicará notícias sobre as eleições nacionais e estadual, reportagens e entrevistas.
Os fatos serão analisados por articulistas e analistas de todas as tendências, convidados a colaborar. Um espaço será dedicado a acompanhar o que circula nas redes sociais sobre as eleições e os candidatos. A jornalista Maria Wagner ficará de olho na mídia, analisando, semanalmente, como as notícias foram apresentadas.
O Sul21 está aberto a colaborações, que respeitem a legislação eleitoral. Elas podem ser enviadas para eleições@sul21.com.br.
--
QUAL A HORA DO REGABOFE? - No Zero Hora online de sábado:

Com rio sete metros acima do nível, ceia atinge zona turística de São Borja

--
OUTRA DO ZH - Invencionices modernosas.

Polícia
Suspeito de tráfico é preso em flagrante em Sapiranga
Operação de rotina em um bar da cidade apreendeu 86 pedras de crack
28/06/2014 | 04h15
Por volta da 0h30min desta sexta-feira, uma operação de rotina da Brigada Militar de Sapiranga em um bar da cidade terminou com a prisão de suspeito de tráfico. O caso ocorreu no bairro Maral Ribeiro.
Segundo a Delegacia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, o jovem, de 18 anos, portava três papelotes de cocaína, 12 gramas de maconha e 86 pedras de crack. Ele foi preso em flagrante e será encaminhado para Penitenciária de Monte Negro.
--
LUIZ RENI MARQUES AVISA - Aí está a última edição da Revista MUNDO, especializada em comércio exterior e logística internacional, pelo https://www.facebook.com/MundoComexRevista
Faça como 20 mil profissionais de atividades voltadas para exportação e importação, que já
acompanham todo mês a publicação pioneira do segmento no Brasil.
Acesse, também, o blog do Luiz Reni, diretor de redação da Revista MUNDO, atualizado a todo momento e com mais de seis mil seguidores, pelo http://luizrenicom.blogspot.com.br/
--
SERÁ QUE NINGUÉM SABE O NÚMERO CERTO???:- No ZH online, hoje:

Estradas

Rio Grande do Sul tem pelo menos 20 estradas com pontos bloqueados



* * * * *


ponto g

NO TÚMULO - Grande verdade dita pelo governador Tarso Fernando, na convenção que homologou a chapa majoritária do PT que concorre em outubro. No Correio do Povo online:
- (...)  alfinetou o PDT. “Daqui saiu a inspiração da resistência da Legalidade, as grandes lutas pela reforma agrária, acolhidas e aprofundadas pelo grande líder Leonel Brizola, que agora deve se revirar no túmulo pelos acordos feitos pelo seu partido.”
É verdade, o que fez Lupi, o falso, em Brasília é algo imperdoável!! Um ministério em troca de ficar com as calças abaixadas por mais de 10 anos!!
--
A NOVA EMBRAFILME: MAMAR A VONTADE - Cineastas adoram uma graninha dos governos. Não vivem sem uma teta. Pois brm, Agora, dona Dilma lança amanhã o Programa Brasil de Todas as Telas.
É uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Ministério da Cultura. O programa tem como meta "auxiliar a expansão do mercado interno, universalizar o acesso da população às obras audiovisuais e colocar o Brasil entre os cinco maiores centros produtores de conteúdo do mundo".
Sentiram?
--
TÁ FEIA A COISA - Desde criança, o Papa Francisco tem um pulmão. Aos 77 anos, tem uma vida agitadíssima. Tinha. Os médicos cortaram várias atividades. Ele apresenta dificuldades respiratórias e  excesso de peso. Podem ser sintomas de insuficiência cardíaca crônica.
--
.ME DEU UMA PENA DANADA!! - Na Folha de S.Paulo:

Defesa de Genoino pedirá antecipação da saída da prisão


Ele ficou abatido pela solidão com a saída de Delúbio e Dirceu para trabalhar, diz advogado
--
AINDA EXISTE? - Até o final do ano, Google tira do ar o finado Orkut.
--
NIVER LEAL - Ontem, dia 29 de junho, o ex-vereador e ex-deputado estadual Pedro Américo Leal completou 90 anos. Uauuu!!! Comemorou em um almoço que reuniu filhos, netos, genros, noras, bisnetos, namorados, noivos, esposas e maridos dos netos. Um festão!!
Sempre gostei dele, especialmente pelo bom humor. O cara tem tiradas geniais.
Há alguns anos promovi um debate sobre a chamada revolução de 64. Alguns deram desculpas para não comparecer, mas o Pedro Américo Leal foi o primeiro a chegar no plenário da Câmara.
Aí embaixo, ele e a filha Mônica, vereadora de Porto Alegre.




* * * * *


ponto da copa


UM BANHO NOS "ENTENDIDOS EM FUTEBOL" - O nome dela é Adriana Paranhos. Jornalista. Fez um comentário em um post no Facebook sobre o fracasso do Neymar. A lucidez dela é impressionante. Dá de relho nos tais "cronistas esportivos sabichões". Desfrute:
Craque pede pra sair quando não está bem. Neymar desperdiçou 4 bons ataques pq não passou a bola.quem sstava marcado era o OSCAR. Neymar levou um tostão do Aranguiz e sumiu. O zagueiro do chile levou um ponta pe e mancou e jogou muito ate o fim do jogo. No inicio do segundo tempo e na prorrogação Neymar perdeu a bola em 6 passes errados. Teve a chance de gol em dois lances e atuou como um comum. Oscar foi escalado para marcar e atrair marcação assim como Ramires q entrou depois. Fizeram isso. Escalação tática errada. E antes q se diga aqui algo sobre isso: a melhor definição de Hulk é aquela do incompetente com iniciativa. Seleção jogando para um suposto craque. Vai mal.
--
MORDEU A LÍNGUA - Todo o mundo sabe que os bandidos da Fifa são "filhos da puta", mas o nosso presidente Mujica não podia ter dito isso num programa da TV uruguaia. Coisas como "a Fifa é um monte de velhos filhos da puta" ou "podiam ter punido, mas não punições fascistas" são frases que não se dizem nem em mesa de pé sujo. Imagina um presidente!!
--
SÃO OU NÃO SÃO? - Bah, que vontade de escrever o que o nosso presidente Mujica disse. As pessoas não sabem o motivo da volta antecipada do Suárez a Montevidéu.
O bando da Fifa, simplesmente, impediu que o jogador assista a eventos públicos (os jogos faltantes da Copa), impediu de frequentar o ambiente privado da concentração da sua equipe e de reunir-se com seus colegas de profissão.
Será que os defensores da "punição" concordam com isso? Como disse o nosso presidente Mujica, não foi uma punção fascista?
--
QUER CONHECER MAIS A FIFA? - Então veja este vídeo. É em inglês, mas tem legenda:
http://mais.uol.com.br/view/zwuxgmhe6kop/john-oliver-detona-a-fifa-legendado-0402CD9B3066DC815326?types=V%2CP%2CT%2CF%2CS%2CB
É sensacional!!
Tem um trecho de uma entrevista do capo que é de guardar, quando lhe perguntam o que deve ser feito para o futebol feminino ser mais popular.
Vai!!


* * * * *


ponto da piadinha


Quem fez primeiro?





* * * * *


ponto final 

Sobre a entrevista de João Otávio, filho de Leonel Brizola, recebo um texto do Marcelo Martins:

Como talvez você lembre, moro em SP há alguns anos, e, graças ao seu blog de rara utilidade nestes tempos de tanta informação pasteurizada, pude ler a entrevista do filho do "nosso querido Brizola". Talvez você não lembre, mas você e eu babamos juntos em algumas daquelas "palestras" de horas que ele fazia aos seus partidários... infelizmente, muitas vezes mais horas de espera do que da palestra! Também nunca esqueço daquelas pessoas bem simples que ficavam no auditório da Assembléia, por exemplo,  quando o Brizola vinha a Porto Alegre, as quais chegavam bem cedo para apenas poderem ver o ouvir o "tio Briza" (nunca gostei muito deste apelido), esperando tantas e tantas horas e depois, tudo sempre valendo muito a pena, como comprovavam a euforia e alegria explícita de rostos, por vezes tão velhos e cansados, ao poderem avistar o "depositário das nossas esperanças", o governador Brizola, o Dr. Brizola.....
Olhe, Prévidi, fui eu quem apresentou o comício do Brizola a presidente nas eleições de 1989 em Novo Hamburgo... eu gurizão, 24 anos na época, já era sempre bem tratado por ele graças ao carinho do Dr. Matheus e da dona Suely que me recomendavam a ele... quando eu fui passar o microfone a ele, lembro que eu estava muito emocionado....e, depois de uma curta introdução, lembro que olhando para ele falei assim, depois de vários outros adjetivos e "levantando a bola" para ele finalmente falar (e apresentar ele não era fácil,  pois todos queriam é ouvi-lo), eu pude dizer algo que me veio muito espontaneamente: "...o futuro presidente do Brasil, o depositário de nossas esperanças, LEONEL DE MOURA BRIZOLA".
Prévidi, eu JAMAIS vou me esquecer dele recebendo o microfone de minhas mãos e olhando firme nos olhos, agradecendo, acedendo com a cabeça e com aquele olhar e expressão de quem quer mostrar agradecimento e admiração pelo que eu tinha dito. Prévidi, eu acho que ele sempre soube muito bem disto e foi muito fiel a estes, que como você e como eu, depositávamos nele as nossas melhores esperanças.
Irmão, obrigado por ter me indicado ler, em seu blog, a entrevista do filho dele....o Brizola nos marcou e vai ser sempre o exemplo em muitas coisas...nós, que sempre conhecemos os seus defeitos e mesmo agora descobrimos alguns outros defeitos seus que até eram previsíveis, jamais vamos deixar de ter nele, no governador Brizola, um grande referencial de um tipo de homem brasileiro, de político e de patriota, que talvez já não tenha por aí e de quem os românticos esperançosos sempre vão sentir falta.


8 comentários:

  1. Pitacos:

    1 - Chute: Quem aparece na foto é a Teresinha Morango.

    2 - Sobre a Copa, olha só isso:
    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/29/jornal-alemao-afirma-que-jogo-do-grupo-do-brasil-pode-ter-sido-comprado.htm

    ResponderExcluir
  2. Previdi, ela era uma grande figura da cidade Teresinha Morango.
    Eduardo Martinez

    ResponderExcluir
  3. Legal que a FIFA não era corrupta nem escrota antes da Copa 2014... Aliás, deixará de ser - e seus "velhos" tornar-se-ão "vestais" - se trocar Rússia e Qatar por Los Angeles ou Houston...

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns ao grande Pedro Américo Leal, que eu acompanhei nos tempos do Portovisão, com a Tânia Carvalho, o Clóvis, o Fogaça, o Renato Pereira e o José Antonio Daudt. Bons tempos aqueles em que eu tinha 14 anos e andava na rua de madrugada com meus amigos do bairro, sem medo de ser assaltado e menos ainda de ser feliz.
    Era uma época estranha, meio inocente, meio nefasta. Ainda bem que hoje vivemos numa democracia. Violenta, a bem da verdade, cheia de ladrões e corruptos, cheia de drogas e assassinatos, mas numa democracia. Naquela época, eu era horrivelmente livre para jogar bola, correr pela rua, brincar de pegar ou de polícia e ladrão com dezenas de amigos todas as horas do dia. Tempos difíceis aqueles...Agora é que é bom....

    ResponderExcluir
  5. ponto da copa:

    Prévidi por favor se tu não viu isto, gostaria que ve-se com teus próprios olhos... http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/30/pesquisao-uol-copa-para-imprensa-estrangeira-brasil-sedia-melhor-mundial.htm

    # O Mujica poderia ter chegado com mais "elegância" na hora de se pronunciar.

    ponto final:

    A respeito de "Leonel de Moura Brizola" quero te contar uma história: Meu avô "Luis Carlos de Moura" realizou uma grande família ao todo são 8 irmãos sendo 4 de uma mulher e 4 de outro casamento (no caso com minha avó chamada Marina Moura de Moura). Meu avô admirava muito este homem, e na hora em que precisou de uma ajuda de Brizola, o mesmo o concedeu.
    E conseguiu bolsas para o seu filho chamado "Antônio Carlos Correia de Moura" mais conhecido como Tony da Gatorra e mais um irmão no Patronato Agrícola, ou seja, no período no Patronato Agrícola obteve-se disciplina e educação religiosa. Tony que depois disso mais tarde cria um instrumento chamado gatorra e atualmente é reconhecido por isso. Voltando ao Brizola percebe-se como ele sempre deu valor a educação, uma pena que hoje não se de tanto enfase como o Brizola evidenciou.

    Um abraço, Fabio Henrique

    ResponderExcluir
  6. Carlos Alexandre1 de julho de 2014 21:32

    Teresinha Morango! Eita que eu tô ficando velho!

    Primeiramente, meus parabéns pelo blog. Está mais afiado e interessante do que nunca! Confesso que levei medo quando escreveste aquele post, achei que ias te entregar pros home… Que nada!

    Sobre o Olívio: admiro muito ele. É um cara essencialmente bom, um soldado do partido. Só que até mesmo soldados se rebelam. Mas, ao Olívio, a falta de uma certa qualidade tolhe pensamentos de rebelião.

    Sobre o Teledomingo: gosto. Pra mim, podiam suprimir aquele lixo musical modelo enlatado. Só não curto quando começam com aquelas baboseiras espíritas. Esses dias, a entrevista de um "físico" revoltou estômagos no nosso meio universitário. Mas é só a minha opinião, respeito os que acreditam.

    Por fim, a entrevista do filho do Tio Briza: concordo inteiramente com a Rosane de Oliveira. E acho enriquecedor que, assumindo evidentes custos para a imagem da família, ele conte o que contou. É um cara de coragem.

    Um abraço desse teu leitor fiel!

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde
    Na Foto é a Elke Maravilha.
    Abs Edson

    ResponderExcluir