Segunda, 9 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, alguma notícia urgente.





ponto do dia



MILAGRE SOCIAL!!
OS CRAQUEIROS SUMIRAM!!




É inacreditável.
Desde a semana passada, vários bairros de Porto Alegre receberam a presença de brigadianos. Muitos brigadianos. Na Cidade Baixa, onde vivo, chega a impressionar. São dezenas e dezenas de policiais militares com todo o equipamento necessário. Chega a ser bonito de ver. As pessoas param para conversar com eles, brincam, pedem que fiquem durante todo o ano e não apenas no período da Copa.
Ontem tive uma experiência fascinante.
Fui levar a nossa cadela, a Gabriela, para dar uma banda e fazer o xixi e cocô. Saí pela Rua da República e entrei na rua Sofia Veloso. Para quem não sabe, a Sofia Veloso é o paraíso dos craqueiros. Logo que escurece, eles tomam conta. Chegam a se sentar um ao lado do outra. E a Gabriela até conhece uns, faz até festa para os coitados.
Pois ontem, andei por toda a Sofia Veloso. Acreditem, não tinha nenhum craqueiro!! Nenhum!!
Conversei com alguns moradores e eles estão felizes com o sossego. Nada de bagunça, gritarias. Tranquilidade total, como sempre foi esta pequena rua.
Está tudo tão tranquilo que entrei novamente na República e fui até a Lima e Silva.
Mais uma vez fiquei abobado.
Pouco antes da esquina, sempre tinha um bando de "guardadores de carros", que, segundo dizem, são os encarregados de distribuir o crack. Nada deles. O negócio era tão descarado que tinham até colchões na calçada.
Antes de dormir, uma e pouco, fui conferir o movimento. Nada, nenhum traficante rondando o Bar Van Gogh. Um sossego só na Rua da República e na Cidade Baixa!!
Hoje de manhã, 7 e meia, os brigadianos já estavam caminhando pela Rua da República.
--
Pena que dizem que isto vai se restringir ao período da Copa.
Muitos desses brigadianos são do interior e em julho voltam para suas cidades.
Pena mesmo.
Acredito que merecíamos este policiamento constante.
Um dia, quem sabe, vamos ter.
--
Mas estou encasquetado com um negócio: O que fizeram com os craqueiros?


* * * * *


ponto radiofônico


DESISTI - Com a porrada que foi a notícia da morte do Fernandão, resolvi fazer uma coisa que não faço mais há meses: ligar o rádio aos sábados. Estava na Gaúcha e deixei, mesmo sabendo que tinha tudo para me irritar ainda mais. Até o meio-dia várias joias foram ditas na poderosa da Ipiranga. Não deu.
Acreditem:
- Bandeira a meio PALMO:
- Fernandão com hábitos GRÃ-FINOS:
- Fazer a FUNÇÃO  do velório.
Destaque: "Os ouvintes estão gostando da cobertura.", se elogiavam.
--
DÚVIDA - O advogado e dirigente gremista Nestor Hein não participa mais, nas segundas, do Bom Dia, do Rogério Mendelski, da Rádio Guaíba?
--
PODE? - Ouvi hoje numa rádio: "Dois acidentes em andamento nas ruas de Porto Alegre".


* * * * *


ponto televisivo


NOVO APELIDO - O puxa-saquismo do Galvão Bueno não tem limites. No último amistoso da Seleção, ele babou tanto no Neymar (como fazia antes com o Kaká), que ganhou um novo apelido no Twitter: Neymarzete. Informação da Folha de S. Paulo.
--
TELEDOMINGO - Gostei da edição de ontem. Nenhuma "notícia" sobre mortes no trânsito e nem assaltos. Não mostram mais velórios.


* * * * *


ponto g


AINDA DÁ TEMPO - Lembra que inventaram de dar o nome de Eliseu Santos ao Pronto Socorro Municipal? Tantos os protestos que a Câmara de Vereadores desistiu da tal homenagem e revogou a medida.
Agora, os nossos vereadores poderiam tomar a mesma iniciativa e revogar a homenagem ao Abdias do Nascimento, um grande homem que nada tem a ver com Porto Alegre, no viaduto da Pinheiro Borda..
Tinha sugerido o nome de Luis Carlos Machado - Escurinho.
Agora, está caindo de maduro: Viaduto Fernando Lúcio da Costa - Fernandão.
--
BOBAGEM? - Começamos pela primeira grande frustração do Brasil em Copas do Mundo: foi em 1950, quando perdemos em casa para o Uruguai.
Dezesseis anos depois, a segunda.
Em 1966, como bicampeões mundiais, caímos na primeira fase, perdendo para Hungria e Portugal.
Dezesseis anos depois, a terceira.
Em 1982, como tricampeões e com um time de fazer inveja a qualquer argentino, fomos bisonhamente eliminados pela Itália, embora jogássemos pelo empate.
Dezesseis anos depois, a quarta grande decepção.
Em 1998, já tetracampeões, perdemos a final para a França, de goleada. Até hoje não se sabe direito o que aconteceu com Ronaldo Gordo. Dançamos no Moulin Rouge do futebol!
Dezesseis anos depois, retorna a Copa do Mundo ao Brasil.
--
CONTINUA TUDO NA MESMA - Nem que se pare de criticar, para que tenham tranquilidade, adianta. Olha essa do nosso ZH online:

--
UMA VERDADE - Porto Alegre não tem restaurante "A" em classificação da Anvisa. De 74 estabelecimentos avaliados, 24 não atingiram a pontuação mínima para serem categorizados. Foram avaliadas churrascarias e galeterias.
Aí o Raul Marques conclui: Em Porto Alegre só se come bem no Gruta Azul e na Tia Carmen.
--
BANRISUL PERDE TODAS - No Top of Mind da revista Amanhã, o Banrisul perde a primeira posição no tópico "bancos públicos". Banco do Brasil ocupa, agora, o primeiro lugar.
--
ELEIÇÕES - Até o final do mês todos os partidos definem seus candidatos ao Governo e ao Senado.
O PSB, dia 14; PDT, 21; PP e PSDB, 27; PT, 28; e PMDB 29.
--
MODERNISMOS - Não consigo me segurar!! No CP online:

Derrubada de árvores do Clínicas volta a ser adiada

Remoção de mais de 280 vegetais só deve começar na próxima semana




* * * * *


ponto da piadinha





* * * * *


ponto final


Porto Alegre está hoje insuportavelmente gelada e úmida.
Argh!!

6 comentários:

  1. A burrice e falta de um mínimo de leitura leva muitos a dizerem bobagens em meios de comunicação. Ontem assistia a excelente programação da TV Cultura de São Paulo. Estava no ar um documentário sobre o Peru e a civilização Inca. O repórter ao descrever uma salina, apanhou uma pequena porção de sal e lascou: isto aqui é “clareto” de potássio. Quase morremos de rir, a frau e eu.
    O ensino em nosso país cai dia após dia. É uma vergonha. Hoje quem fez um segundo grau outrora, seja o científico ou o clássico sabe mais do que boa parte dos que saem de faculdades apenas com um canudo na mão. Triste, mas verdade inquestionável. Ninguém quer mais saber e sim apenas o canudo.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião o Sr. Nestor Hein não traz nada de proveito nas segundas feiras,a não ser grenalizar qualquer assunto e sempre puxando pro lado do Gremio.

    ResponderExcluir
  3. Caro Prévidi, os craqueiros que abandonaram a Cidade Baixa hoje se concentram nos arredores da Praça Garibaldi. Há um albergue da Prefeitura ao lado do Tesourinha, que agora virou dormitório e estacionamento de carrinhos de catadores. Além disso, há duas instituições que oferecem refeições a moradores de rua (uma na Getúlio com a Ipiranga e a outra na Azenha com a Ipiranga). Nas últimas duas semanas aumentou a quantidade de tentativas de arrombamento nas casas e comércios daqui do entorno. Fico feliz que a região a que te referes esteja mais tranquila na noite, mas me preocupo com a minha, que nos últimos cinco anos não vinha convivendo com a chinelagem.

    ResponderExcluir
  4. Depois que ouvi a sra. Ana Maria Braga dizer "ovinos são animais que põem ovos" e "mindingo", nada mais me surpreende. E o tal "podem vim" ela repete à exaustão. Mandei uma msg. à emissora e ela falou certo por alguns programas, depois, voltou à carga. Dizer "podem vim" é o mesmo que dizer "podem cheguei", "podem aproximei", pois "vim" é o passado do verbo vir (eu vim, tu vieste, ele veio). No caso, deve estar SEMPRE no infinitivo: podem vir, podem entrar, podem chegar, etc. Arre, égua"
    Laís

    ResponderExcluir
  5. Prezado Prévidi
    Há mais de uma semana havia muitos brigadianos aqui na Bela Vista, inclusive na frente da Embratel e na Praça da Encol. Desapareceram.
    Na caminhada matinal de ontem perguntei a um único soldado que encontrei na praça o que houve.
    A resposta foi rápida com uma ponta de ironia. " Retornaram a suas bases no interior pois não há dinheiro para o rancho nem para as diárias".
    Típico das gestões petistas. Incompetência e falta de planejamento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. No final de semana vi em ZH o MP “recomendando” aos mendigos que abandonem as ruas. Na dita catedral metropolitana onde seria a casa do Criador os padrecos colocaram grades de ferro de modo a impedir o acesso aos mendigos que ali se abrigavam nas madrugadas frias e chuvosas. É hipocrisia demais para o meu gosto. E essa gente está imune ao pagamento de impostos assim como os entes federados entre si o que é o mesmo que dizer que aquele prédio suntuoso não paga um único centavo de IPTU, por exemplo.

    ResponderExcluir