Sexta, 20 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.





ponto do dia



NO JORNALISMO, ATÉ OS FIGURÕES
PODEM TER UM DIA DE FOQUINHA!!





Pegam - ou pegavam - no pé de estagiários e jornalistas recém formados. Acredito que hoje não tenha mais tantas brincadeiras, porque a maioria é politicamente correto, moderninhos e periga classificarem isso como bullying. Mas era muito engraçado.
No século passado tinha um negócio chamado teletipo, que recebia as notícias das agências de notícias. Quando um foquinha - jornalista novato - não tinha o que fazer, o chefe dava uma tripa do teletipo para o cara, principalmente nos finais de semana:
- Vai, penteia isso pra mim!
- O quê?
- Penteia logo, porra!!
 Aí chama o guri ou guria:
- Me esqueci. Usa esse pente.
E a redação ficava toda olhando, rindo baixo.
Até que alguém ficava com pena e ensinava a pentear. Claro, sem pente. "Pentear o telex" era assinalar as maiúsculas, colocar vírgulas e pontos, parágrafos, essas coisas.
Várias eram as pegadinhas.
Sem considerar que os iniciantes sempre davam mancadas. Normal para quem começa, especialmente porque ficam nervosos quando entrevistam alguém ou vão cobrir um evento. Aliás, o foca está sempre nervoso e na hora de escrever a matéria a tremedeira aumenta mais ainda. Se o cara tem a sorte de ter um chefe legal, em pouco tempo passa essa "síndrome" (felizmente, tive um grande chefe de reportagem, Renan Antunes de Oliveira).
Mas nenhum jornalista está vacinado para, alguma(s) vez(es) cair numa cilada. Como um foca.
Até os figurões do jornalismo entram em fria.
Muitas vezes o jornalista se acha um deus e cai em fria, como o Paulo Pagodinho Sant'Ana, que caiu num trote. Um humorista, de uma rádio de Porto Alegre, se passou por produtor do Zeca Pagodinha, convidando o bobalhão para gravar uma faixa do novo CD do sambista. Cheio de orgulho, o sujeito chegou a escrever em sua coluna sobre o "fato histórico". E até ensaiou a música em plena redação, para que seus colegas o invejassem.
Agora, um dos mais respeitados colunistas brasileiros - da Folha de S. Paulo e de O Globo -, Mario Sergio Conti, caiu numa fria: entrevistou o sósia do Felipão e publicou, todo orgulhoso,  nos dois jornais. Fiasco total, até porque foi gozado por toda imprensa.
Ontem, a Folha de S. Paulo publicou:
Diferentemente do que foi publicado no site da Folha, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, não falou com o colunista Mario Sergio Conti.
Quem falou ao jornalista foi um sósia do treinador, Vladimir Palomo.
Felipão não estava em um voo do Rio para São Paulo. Ele passou o dia em Fortaleza.
O texto também foi publicado pelo site do jornal "O Globo", do qual Conti é colunista.
Mario Sergio Conti pede desculpas a Scolari, a Palomo e aos leitores pela confusão.
Mas toda a história é muito estranha.
O jornalista Marco Antonio Schuster resume:
Essa história da entrevista com o sósia do Felipão está muito esquisita. Tá difícil de acreditar que um jornalista com a experiência do Mário Sérgio Conti cairia numa dessas. Não notar que Felipão estava sozinho no voo? Neymar também sozinho? Além disso, o texto é ruim. Tudo muito esquisito.
Olha, essa história nem o tempo vai esclarecer...


* * * * *


ponto da fotografia


Tempos de Copa estão fazendo muito bem para Porto Alegre.
Nm os caranguejos estão conseguindo se mexer. Devem estar apavorados.
Olha só o que o repórter fotográfico Ricardo Stricher encontrou no Centro de Porto Alegre.
Duvido que um blequi bloqui tenha coragem de pichar/virar um contêiner desses. Uma beleza!!




--
LEGAL!! - Copa. Casal no Beira-Rio lotado: Gu e Xuly.





* * * * *


ponto televisivo


SABICHÃO GREMISTÃO - Luiz Cunha escreve:
Para um dos que se consideram “sabichões” na crônica esportiva gaúcha, os jogos da Copa do Mundo 2014 ainda poderão ser realizados na Arena da OAS. Não digeriu até o momento que o estádio sede em Porto Alegre é o Gigante da Beira Rio. Não conseguiu entender como uma diretoria ineficiente, como a do Inter, segundo ele, atendeu dentro dos prazos aos objetivos a ela direcionados.
Não consegue esconder nos largos espaços que dispõe na Rede Bobos dos Sul (TVCOM, RBS, Rádio Gaucha) o seu desconforto com o sucesso da Copa no estádio dos “vermelhos”, como ele adora nos chamar.
Não consegue se colocar na posição de um homem de televisão e rádio isento no momento em que, frequentemente, sempre acompanhado da sua ironia, chama o Gigante de “Bergamotão” e o novo viaduto, ao sul do Gigante, de Mazembe.
Tais adjetivos partindo de gremistas, tão sofridos neste 3º milênio, seriam normais. Eles tem que comemorar alguma coisa, nem que seja a derrota dos outros.
Quanto ao “sabichão” lá vai o nome: Mauricio “Le Bleu” Saraiva. Figurinha lamentável que não sei a quem quer enganar. Aos colorados com certeza, não.
--
ENGANO - Publiquei o texto aí acima para qu vejam como é a coisa. O Mauricio Saraiva é e sempre foi torcedor do Internacional. Daqueles que ia ao estádio, de camiseta - claro, antes de tornar-se jornalista de futebol.
E não tentem me desmentir que conto histórias!!
--
BAIXOU O LEÃO LOBO - Gugu Liberato assinou contrato com a Record até 2015.
O primeiro programa do Gugu e estreia no início do ano que vem.
A atração será exibida às terças e quintas, na faixa das onze.
--
COMENTARISTAS DE REPLAY - A Globo colocou um monte de juízes, inclusive um ordinário chamado Márcio Resende de Freitas, para comentar as arbitragens durante a Copa.
Legal, mas precisam ver o replay para confirmar ou não um impedimento. Um negócio ridículo, que o árbitro, dentro do campo, não tem esse recursos.
Repito o que sempre escrevo: o ÚNICO que não precisa ver o replay é o Renato Marsiglia.


* * * * *


ponto jornalístico


EXAGERADOS - Dona Dilma teve uma "queda" de um ponto percentual na última pesquisa e já exageram. "DILMA CAI" é a manchete de quase todos os jornais.Pelamordedeus!!
--
GOSTEI DO ZH - Fazia um bom tempo que não conferia a Zero Hora ou o ZH. Hoje dei uma olhada com calma. Tá muito diferente do que tentaram fazer no início dessa nova fase. O "desenho" continua muito bom, mas a parte editorial deu uma melhorada geral. Por exemplo, a Rosane de Oliveira voltou a ter uma página - afinal, é a principal colunista.
E,o mais legal, voltaram as matérias, com informação. Pouquíssimas abobrinhas.
CADÊ O TULIO MILMAN???? E O INFORME ESPECIAL????

* * * * *


ponto radiofônico


PERGUNTINHA - Esse repórter Manuel Soares da Rádio Gaúcha é o mesmo excelente repórter Manuel Soares da RBS TV? Será?
--
NARRAÇÃO DE SÃO PAULO - Leitores estranham que o Daniel de Oliveira e Luiz Carlos Reche tenham ido a São Paulo para narrar um jogo de Porto Alegre,. Austrália e Holanda. Para a rede nacional formada pela Band.
Coisas da Fifa, meu amigo.
Saibam que cada lugar no estádio, para uma emissora, é de 5 mil dólares.
Tudo é pago, até aquelas entrevistas com técnicos os repórteres tem que pagar ingresso. Por exemplo, num jogo em Porto Alegre, a prioridade é dos jornalistas dos dois países. Se sobrarem ingressos, são vendidos para os jornalistas locais.
Fora isso, a estrutura da Band em São Paulo é de primeiríssimo mundo. Impressionante. Os profissionais têm muito mais recursos do que aqueles que estão no estádio, apenas com o auxílio de um monitor.
--
MAU HUMOR GAÚCHO - Por favor, vamos parar de reclamar do trânsito, nos dias de jogos em Porto Alegre? Tem só mais um, no domingo, e depois o último. Calma, rapazes!!
--
PARECIDO - Escutei hoje o "Notícias na Hora Certa" da Rádio Gaúcha. O apresentador me pareceu, num primeiro momento, o Cláudio Moretto, quando entrava no Gaúcha Repórter, apresentado pelo Lasier Martins. Sei lá, mas o apresentador deve ser um fã do Moretto...

* * * *


ponto g


ELITE BRANCA - Do Gilberto Carvalho, da Secretaria- Geral da Presidência da República:
Não fui pro jogo, mas tive no Itaquerão, ao lado, numa escola acompanhando as movimentações, fui e voltei de metrô. Não tinha só elite no metrô. Tinha muito moleque gritando palavrão dentro do metrô que não tinha nada a ver com elite branca.
(...)
A coisa desceu. Isso que foi gotejando, de água mole em pedra dura, esse cacete diário de que inventamos a corrupção, de que nós aparelhamos o Estado brasileiro, de que somos um bando de aventureiros que veio aqui para se locupletar, essa história pegou. Na elite, na classe média, e vai gotejando, vai descendo. Porque não demos o combate, não conseguimos fazer o contraponto.
Na Folha de S.Paulo. Foi num encontro com blogueiros tri-de-esquerda, em São Paulo.
--
SUGESTÃO - Vale a pena ler o David Coimbra, hoje na Zero Hora. Pequeno trecho: A Tal da elite branca. Pequeno trechinho: A falta de educação não tem cor nem classe social. Aconteceu em Itaquera, acontece em todo lugar. A falta de educação grassa no Brasil, basta ler o que brasileiros escrevem em comentários de blog e redes sociais a respeito das pessoas com quem não concordam.
--
PARECIDÍSSIMA - A vereadora de Porto Alegre Any Ortiz, na propaganda na TV do PPS, está ainda mais parecida com a Sandy Junior. Impressionante! Concorre a deputada estadual.


* * * * *


ponto da copa


URUGUAY!! - O Luiz Carlos Prates, todo de azul, torceu, assim como eu, desesperadamente, pela Celeste. E vencemos aqueles metidos, branquelas do fog!! Dois gols estupendos de nosso ídolo Suárez!!
--
CADEIRANTES? - No Correio do Estado:
De um lado, a escassez de ingressos comuns oferecidos pela FIFA. Do outro lado, o grande número de ingressos especiais sobravam nas bilheterias. Os ingressos especiais contemplam deficientes, cadeirantes, obesos, pessoas com mobilidade reduzida, estudantes e idosos. Além do grande número desses ingressos, os mesmos também eram vendidos a preços menores do que os ingressos comuns.
Esta situação acabou gerando uma série de acontecimentos duvidosos dentro do estádio, tais como torcedores com aparência de trinta anos portando ingressos para idosos, carteiras de estudante falsas e até mesmo cadeirantes que se levantavam durante comemorações nas partidas.
A 32º DP Itaquera reuniu cerca de vinte e duas imagens de circuitos internos e dez imagens fornecidas por torcedores que presenciaram as cenas inusitadas e vem investigando o caso desde então.
--
CIVILIZADOS - Fui, na noite de quarta, buscar cigarro numa tabacaria da rua Lima e Silva. Demorei um monte para chegar lá, porque havia a fan fest alternativa da Cidade Baixa, com grande concentração na esquina da República com a Lima e Silva. Todos bebendo, rindo e nada de baixaria. Não vi aqueles seres de preto. Na volta da tabacaria, no meio da rua, um empurra-empurra. Vaias e uns caras foram logo separando os brigões. Vi dois bagaceiros: um com boné do UFC e o outro com camisa do Grêmio.
--
CANA -  Mais de 100 picaretas foram presos vendendo ingressos para jogos da Copa, em todo país.
--
SISFORÇÔ - O pragmático Paulo Motta escreve:
Sou avesso à televisão mas escuto algumas coisas, aqui na minha base, onde há um televisor que divulga a mídia espúria e que ligo pra ter barulho ao meu redor, tipo saber que o mundo vive, sacaram como é? Pois é.
Numa dessas escutei um locutor esportivo dizer que o Brasil teve um empate com gosto de vitória, com o México, e que um jogador da Seleção 'sisforçô' muito.
Olha, não entendo nada de futebol, não sei bem o que é um zagueiro - imagino que seja o cara que corre em zigue-zague, talvez -, mas sei o que é um goleiro - goal keeper como diria Tio Demêncio, meu tio em pó, cremado - que é o cara xingado quando a bola entra naquele retângulo em que ele fica de braços abertos, atucanado. E é só.
Imaginar que eu possa entender o que é empate com gosto de vitória é exigir muito da minha escassa cultura futebolística, sério! Acreditar que um jogador de futebol que ganha em um ano mais do que ganharei na minha vida inteira 'sisforçô', então, nem se fala!
Mas eu 'misforcei' pra entender, creiam! 'Misforçando' até agora, pra ser bem sincero.
--
BELEZA!! - 22.400 estrangeiros entraram no RS nos primeiros 15 dias de junho.


* * * * *


ponto da piadinha






* * * * *


ponto final


Nem parece Brasil.
Para os amigos que insistem em não aderir ao Facebook, viu Ruy Gessinger?
Vídeo do Sargento Gesiel Pereira.
Apresentação da Banda do 3º Batalhão de Polícia do Exército, no Shopping Praia de Belas, Porto Alegre.




5 comentários:

  1. Não, Previdi. Um é EMMANUEL Soares, um cara que veio da CBN SC pra Gaúcha e o outro é o Manoel Soares da TV. Não são a mesma pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Emmanuel soares e reporter da rd gaucha,ele e gaucho de Cachoeira do sul estava na rd cbn de sc,Manoel soares e reporter da tv gaucha.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava lá. Foi uma das coisas mais espetaculares (e bem planejadas) que já assisti. Em se tratando do 3º BPE, não me surpreendeu a disciplina e coordenação. Uma "banda marcial" tocando Bee Gees? Pois é, mas a melhor parte do resumo, para mim, veio do público: aplaudiu em euforia e encantamento. E o melhor: não houve o menor vestígio de ranço por serem militares (fardados), mesmo sendo assassinos, torturadores, sanguinários...

    ResponderExcluir
  4. Previdi, estes contêineres grafitados forma uma iniciativa bem legal feita pela Secretaria da Juventude (acho que, por óbvio, em parceira com o DMLU). Eles grafitaram lá em frente ao mercado público. Eram uns 20 que seriam espalhados pelo Centro e Cidade Baixa (eu vi dois em frente ao Záffari). Pelo que me disseram, se não denotarem estes, teremos mais espalhados pela cidade nos próximos meses. Baita iniciativa. abs. Francisco Nunes

    ResponderExcluir
  5. Disseram que quem vaiou Dilma na abertura da Copa foi a elite branca, que teve condições de pagar ingressos caros.
    Em 2006, Lula, sem consultar o Congresso Nacional, resolveu perdoar as dívidas de quatro países africanos: Moçambique, Nigéria, Cabo Verde e Gabão.
    Em 2013 Dilma perdoou dívidas dos seguintes países da África: República do Congo, Costa do Marfim, Tanzânia, Gabão, Senegal, República da Guiné, Mauritânia, Zâmbia, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, Sudão e Guiné Bissau.
    Dois deles estão participando da Copa do Mundo (Nigéria e Costa do Marfim), com torcedores nos estádios. Eles fazem parte da “elite negra dos dois países”?
    O Brasil emprestou dinheiro para Gana, que também está na Copa, com torcedores. Também da “elite negra de lá”?

    ResponderExcluir