Terça, 3 de junho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, alguma notícia urgente.



ponto do dia



VISITEI O PRESÍDIO CENTRAL DE PORTO ALEGRE.
MAS NÃO QUERO FAZER DENÚNCIAS
E MUITO MENOS APARECER

PARTE 4 - final

As demais matérias estão em  Bom Dia!! Sexta, 16 de maio de 2014,  Bom Dia!! Segunda, 19 de maio de 2014 Bom Dia!! Quarta, 21 de maio de 2014

O MELHOR POSTO DE SAÚDE DO RS

Porto Alegre tem dezenas de postos de saúde.
O Rio Grande do Sul, então, são centenas.
É difícil de avaliar como ainda estão os novos UPAs - Unidades de Pronto Atendimento -, mas sei que os postos de saúde, em geral, estão em péssima situação. A exceções, é claro, como parte do Posto de Saúde Modelo, de Porto Alegre, que foi reformado.
No entanto, com absoluta certeza, afirmo que o Posto de Saúde do Presídio Central é exemplo. A começar pela limpeza. Salas organizadas, com todos os equipamentos necessários e os próprios presos ajudam na administração.



Não se pode esquecer de um detalhe. O PC abrigava, em 15 de maio...


Entrei lá e fiquei até surpreso com alguns detalhes. Vi uma sala com dois dentistas atendendo. E as cadeiras com os equipamentos necessários, segundo os profissionais. A farmácia tem todos os remédios que o SUS oferece - inclusive com suprimento alimentar para os doentes graves, como os que sofrem com a AIDS, que em abril eram 130 (aliás, o tratamento com o coquetel vem direto do Ministério da Saúde endereçado ao preso):



Em outras salas os médicos atendendo e vários presos aguardando. Só em abril desse ano foram feitos 916 atendimentos. O mais interessante é que os profissionais do Posto de Saúde tratam os presos como pacientes, como qualquer pessoa que procura os serviços. Ah, sim, só em abril foram vacinados 2.170 detentos. Atendimento ambulatorial em abril? 2.289.
O PC ainda tem leitos no Hospital Parque Belém, para tratamento de drogados que estão empenhados em deixar o vício.
--
Aí ficam os "magistrados" da vida dizendo que o Presídio Central não oferece as mínimas condições de "atendimento ambulatorial".
É sempre bom lembrar que lá existiu um hospital onde podiam ser feitas inclusive pequenas cirurgias. Foi transformado em mais celas, pelo Governo no início desse século. Tóing!!
--
Encerrei a visita conhecendo o Museu. Entre aspas, é claro:



* * * * *


ponto radiofônico


BONS COMENTÁRIOS - Dificilmente acompanho os jogos do Internacional. No domingo passado não foi diferente. Lá pelas tantas fui conferir como estava o resultado do jogo com o Fluminense. A rádio estava na Band AM e, no intervalo, o Luiz Carlos Reche fazia uma análise. Ouvi por uns minutos e fui para a Guaíba, onde o Vinicius Sinott fazia o mesmo. Depois de alguns minutos passei para a Gaúcha e o Guerrinha comentava o jogo. Infelizmente, em casa, não consigo escutar a Grenal.
Muito legal, os três parecem que combinaram os comentários. Os três na mesma linha.
Não tem como não acreditar.
MENDELSKI CORAJOSO - Hoje de manhã, no seu programa Bom Dia da Guaíba, um repórter anunciou o incêndio do Clube dos Namorados, na avenida Carlos Barbosa, em Porto Alegre. Aí o Rogério  localiza o local e identifica que é - ou era - um bailão.
- Ah, fui muito lá!!
Corte rápido para os comerciais.


* * * * *


ponto televisivo


MALDITAS PERCENTAGENS - Ontem escutei mais ou menos isso: "No final de semana foram 28 assassinatos no Estado, 40 por cento do número total dos assassinatos ocorridos no primeiro trimestre desse ano". Foi no RBS Notícias.
Sinceramente, não sei fazer essa conta para saber quantos foram os assassinatos no primeiro semestre. Pelo menos, sem maquininha.
MICÃO - Muito bom o "bufão" da Patrícia Poeta, ontem, no Jornal Nacional. Está no https://www.youtube.com/watch?v=PAhDZyHKuDU.


* * * * *


ponto g


ENCHEU O SACO - Essa lengalenga das assembleias da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos - ACEG. Por que não chamam logo a Polícia para terminar com a encrenca?
FIM DE UMA PRAGA - Pior do que praga, porque todo mundo já teve, tem ou vai ter: herpes-zóster. Ontem escutei um comercial, da Previne (rua Coronel Bordini), oferecendo uma vacina. Não sei detalhes, mas é um grande alento. Ah, e só para quem tem mais de 50 anos.
PRA HISTÓRIA - Pelo menos da América Latina. O rei Juan Carlos da Espanha deixa o trono e sempre vamos nos lembrar dele por aquela pérola que jogou na cara do Chapolim Chávez: "¿Por qué no te callas?".
O venezuelano fazia, durante a XVII Conferência Ibero-Americana, em Santiago do Chile, no final de 2007, um discurso dando um pau no ex-primeiro-ministro espanhol José María Aznar.
Hahahahaha!!!!
O LIVRO DO AUBER - O jornalista Auber Lopes de Almeida lança, na próxima quinta, dia 5, a partir das 19 horas, no bar Mr. Pickwick, no Shopping Nova Olaria, em Porto Alegre, seu primeiro livro individual, “A Estética da Tristeza”. O livro traz dez crônicas e 65 poesias, em sua maioria, sonetos decassílabos, um gênero literário praticamente abandonado pelos principais autores brasileiros.
Em “A Estética da Tristeza”, ele faz um balanço dos três anos em que sofreu com os efeitos do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Nesse período, Auber estava obcecado pela morte e pela ideia do suicídio, se martirizando constantemente por conta dos erros cometidos no passado, além de não conseguir enxergar com boas perspectivas o próprio futuro. Submetido a um tratamento rigoroso, que incluiu terapia e medicamentos, o jornalista conseguiu curar-se.
O título do livro remete à possibilidade vislumbrada por Auber de transformar sofrimento em arte, tristeza em poesia, dor em prazer. O projeto gráfico é da Editora Gazeta, de Santa Cruz do Sul.
EM GENEBRA - O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre (STICC), Gelson Santana, participa da 103ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT, que acontece em Genebra, até 12 de junho.
Lá estão sendo debatidas as oportunidades e os desafios que enfrentarão empregadores, sindicatos, governos e organizações internacionais durante a busca por mais e melhores empregos no mundo.
Lideranças das centrais sindicais brasileiras da Nova Central Sindical, Força Sindical, CUT e UGT estão presentes.
TÁXIS COM A OI - A Oi, patrocinadora oficial da Copa do Mundo, fechou parceria com cooperativas de táxis de Porto Alegre para que os motoristas possam vender aos passageiros chips de celular pré-pago da Oi e kits criados especialmente para os turistas estrangeiros que virão ao Brasil para o mundial de futebol.
Em Porto Alegre, serão as Cooperativas Sintaxi Rodoviária e Cootaero com 986 carros no total.
Os táxis vão circular pela cidade com adesivos informando sobre a venda dos produtos da Oi.
ELEIÇÃO SENATORIAL - Acredito que a disputa no RS será a mais sensacional. Concorrem ao cargo Lasier Martins, Olívio Dutra, Beto Albuquerque e um peso pesado do PMDB (Germano Rigotto? Pedro Simon? José Fogaça?) Uau!!


* * * * *


ponto final


NA TORCIDA - O querido jornalista político JK, Jayme Keneucke, aos 76 anos, está numa clínica.  Recupera-se de problemas na coluna, mas o processo é lento. Não se sabe quando volta à ativa na TV Pampa.


2 comentários:

  1. Força para o JK. Grande colega, trabalhando sempre ate adoecer. Previdi, tens notícias do Terleira?

    ResponderExcluir
  2. Dá uma ligada para a imprensa da Assembleia e fala com o Vicente Romano ou o Celso Bender.

    ResponderExcluir