Terça, 29 de julho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








ponto do dia


CRIANÇAS BRASILEIRAS






Hoje o espaço é do jornalista João Carlos Machado Filho - machadofilho.com

Quem lê as declarações dos representantes do governo federal, quem assiste a propaganda governamental na TV, não consegue imaginar que crianças morram por consumir comida retirada de um lixão.
Lula, que não mede as mentiras que conta, fala em transformação da classe D em C, do fim da miserabilidade, em sexta economia mundial. Dilma não deixa por menos e só fala em Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, isenta carros de impostos, promete energia mais barata, mas que aumenta muito mais que a inflação.
A mentira pregada pelos dois nos coloca num país das maravilhas. Não existe mais miséria no Brasil. O SUS é tão bom que o Lula tem inveja de quem adoece e é tratado lá. Mas ele se trata no Sírio Libanês. Dilma autoriza despesas milionárias para encher as despensas do Palácio da Alvorada, comendo do bom e do melhor.
Enquanto isso, dona Rosineide, mãe de uma das crianças mortas, diz que buscou a comida no lixão, pois não tinha nada em casa. Quantas Rosineides existem neste Brasil maravilhoso? Quantas crianças morrem de fome ou de intoxicação por comida estragada, todos os dias?
E o pior de tudo é que os que deveriam ser responsabilizados por este crime contra os brasileiros, terão a cara de pau de pedir votos para os que, ingenuamente, acreditam em suas promessas mentirosas de campanha.
Nenhuma propaganda, nenhum discurso vai trazer de volta a Raiana, de um ano e 6 meses, nem a Letícia Maria, de 7 anos. Elas morreram comendo comida estragada jogada num lixão. A mãe delas não queria que morressem de fome!



* * * * *


ponto da fotografia


Inauguração do comitê central Vieira da Cunha / Lasier Martins.
Fotos do Caco Belmonte.
No início da noite desta segunda, dia 28, a militância pedetista fez uma bonita festa na inauguração do comitê central da coligação “O Rio Grande Merece Mais”. A partir de hoje, o local de planejamento e integração de campanha será na Avenida Farrapos, 703.









* * * * *


ponto dos sumidos


Parece aqueles programas de rádio para encontrar parentes perdidos no mundo.
Só parece. É para que tenhamos notícias de pessoas que estão "sumidas" há tempo.
(Outro dia perguntei, no Facebook, se alguém tinha notícias de um jornalista, Ben-Hur Severo. Me disseram que faleceu. Não o via desde os anos 80.)
Certo? É só mandar o nome do seu "sumido" e alguma referência pelo jlprevidi@gmail.com


MAIS UM "CASO RESOLVIDO" - MILTON ZUANAZZI

Escrevi ontem:
 Foi vereador de Porto Alegre, presidente da CRT e esteve em cargos do Turismo (?) no Governo federal. É de Bom Jesus.
Sumiu.
-
Não sumiu, não.
Mora em Florianópolis.
É diretor-presidente da SBTur, uma agência de hotéis e turismo.
Está no https://www.facebook.com/milton.zuanazzi?fref=ts



* * * * *


ponto midiático


NA BOA - Recebo:
O Ernani Campelo estava com um a folga de quatro dias previamente acertada e foi pego de surpresa pela sua possível saída da emissora quando comunicado verbalmente pelo coordenador de esportes Cristiano Silva. Nando Gross não falou com o Campelo, que ao dirigir-se ao departamento pessoal ficou surpreso ao saber que não está demitido. O diretor da emissora, sr. Luciano, disse ao Campelo, que ele não será demitido e deve passar para o departamento de jornalismo.
--
SUGESTÃO - Da Maria Lucia Sampaio: Agora são dois blogs de cartuns. Vão lá e divirtam-se!
http://sampaio-cartunistagaucho.blogspot.com.br/
http://sampaulocartunista.blogspot.com.br/



* * * * *


ponto da eleição


DEBATE - A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) promoveu ontem o terceiro debate entre os candidatos a governador. Mediado pelo comunicador Pedro Farias, da Rádio Osório, o programa foi dividido em três blocos. No primeiro, os candidatos responderam perguntas enviadas por ouvintes do interior do Estado. No segundo, os candidatos fizeram perguntas entre si. O terceiro bloco foi destinado para as considerações finais. Mais uma vez, a exemplo dos debates promovidos pela Rádio Guaíba e pela Rádio Gaúcha/TV COM, o embate principal ficou entre o candidato do PDT, Vieira da Cunha, e os candidatos Ana Amélia Lemos e Tarso Genro.
A pergunta sorteada para Vieira no primeiro bloco foi sobre Educação, e teve como tema central o pagamento do piso nacional dos professores. Na resposta, Vieira garantiu que a Educação será prioridade no governo do PDT, com a implantação de escolas de tempo Integral e a reorganização das finanças, para poder pagar o piso dos professores.
“Vamos fazer todos os esforços para cumprir a lei do piso nacional do magistério, que tem como segunda assinatura, logo abaixo do então presidente Lula, o nome do atual governador, que entrou com recurso na Justiça (o que foi negado e já gera um passivo trabalhista bilionário) para não pagar os valores. Para isso, vamos reorganizar as finanças do Estado e cobrar a renegociação da dívida com a União, que todo mês leva 30% da nossa receita.
-
Já no segundo bloco, Ana Amélia perguntou para Vieira sobre o que ele fará em relação à condição das estradas gaúchas.
“Eu penso que a situação é tão caótica que nós temos que tomar um conjunto de medidas. Primeiro é reestruturar o Daer. Em segundo lugar, garantir a melhoria das estradas no trecho em que os contratos com as empresas privadas não foram renovados. Isso implica em estruturar a EGR e também em implantar Parcerias Público Privadas (PPPs), mas não nos moldes dos pedágios implantados no Governo Brito, pois aquilo era exploração aos usuários. Precisamos de um sistema de parceria, que beneficie o usuário e tenha modicidade tarifária”, afirmou Vieira.
Na réplica, ele complementou a resposta, lembrando ainda a necessidade de investir em outros modais, como a hidrovia e a ferrovia. Na sequência, Vieira optou por perguntar a Tarso, e quis saber por que o atual governador não entrou na Justiça para que o Rio Grande do Sul receba a complementação financeira do governo federal para honrar o compromisso com os professores.
“O que o senhor deveria ter feito era concentrar os esforços para mudar o artigo quarto da lei, permitindo que a União complemente o valor que falta para o Estado pagar o piso. Foi o que eu fiz como deputado federal, com um projeto de lei que está tramitando na Câmara Federal”, afirmou Vieira.
O último bloco foi destinado para as considerações finais. Vieira utilizou o espaço para dizer que não se deve confundir fúria com indignação.
“O que eu sinto é indignação, assim como 70% da população gaúcha, que expressa o sentimento de mudança”, encerrou Vieira, lembrando o candidato a vice, Flávio Gomes (PSC) e o candidato ao Senado, Lasier Martins (PDT), como parceiros de jornada. A coligação O Rio Grande Merece Mais tem ainda o DEM, o PV e o PEN como aliados.
--
TF EM SÃO LEO - A sede do PT em São Leopoldo ficou pequena para receber a plenária da Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS), programada para a noite desta segunda-feira (28). O grande número de pessoas que compareceram ao ato político para apoiar o governador Tarso Genro em sua caminhada pela reeleição foi tão grande que a plenária teve que ser feita ao ar livre, na Praça Tiradentes, onde havia espaço suficiente para todos.
Falando para as centenas de militantes reunidos no local, Tarso explicou que os programas do Governo do Estado estão integrados à sociedade gaúcha. "Não tem por onde eles (adversários) nos pegarem, porque não há área em que nosso governo não tenha atuação forte", afirmou o governador, ressaltando que seu governo atuou em todas as áreas e tem ações reconhecidas em todas as regiões do Estado.
"Em três anos e meio de governo nós revertemos um ciclo de atraso no Rio Grande", complementou.
--
AA NA GRANPAL - O Diálogo com Candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul, promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), na tarde desta segunda-feira (28), contou com a presença da candidata da coligação Esperança que Une o Rio Grande, Ana Amélia. A progressista falou sobre temas como mobilidade urbana, segurança pública, regularização fundiária urbana e estímulos ao desenvolvimento do Estado.
Ana Amélia começou sua fala destacando a necessidade do governo em formar equipes técnicas que criem soluções mais imediatas e eficientes para resolver os gargalos na área da mobilidade urbana, como transporte público e frequentes congestionamentos, agilizando a execução de novos projetos.
A candidata também abordou a importância de garantir mais segurança ao cidadão com ações de prevenção, policiamento ostensivo e integração das polícias para identificar as regiões de maior vulnerabilidade. Lembrou que, atualmente, o governo destina somente 5% do orçamento ao setor no Estado. Ana Amélia destacou que é importante investir no monitoramento por meio de câmeras de vídeo, estabelecendo convênios em parcerias com as administrações municipais.
Outro ponto ressaltado pela candidata foi a excessiva burocracia enfrentada pelos empreendedores no Rio Grande do Sul. Citou o caso de uma fábrica que, para expandir seus negócios, planejou abrir uma nova unidade no Estado onde seriam gerados 800 novos empregos. Porém, cansado de esperar por uma licença ambiental, após três anos, o empreendedor comprou uma área no Paraná e em 30 dias obteve a licença, desistindo do novo negócio em solo gaúcho.
"Precisamos de esforço coletivo dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento para não afastar novos investimentos. Precisamos de uma legislação com toda a segurança para preservar o meio ambiente, mas que não comprometa o desenvolvimento, ajustada à realidade, para não expulsar empreendimentos por conta dessa situação", disse Ana Amélia.
Ana Amélia também assumiu o compromisso com investimentos em saneamento, ressaltando que esse é um problema histórico do Estado e que é um setor que merece atenção, pois impacta na saúde das pessoas.
Aos prefeitos, Ana Amélia ainda lembrou que, no Senado, é presidente da Subcomissão de Assuntos Municipais e autora da PEC 39/2013, aprovada recentemente na Comissão de Assuntos Econômico (CAE) que aumenta de 23,5% para 24,5% o repasse de recursos da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita para mais de 70% dos municípios do País.
O candidato a vice-governador, Cassiá Carpes e a candidata ao Senado Simone Leite acompanharam Ana Amélia no encontro promovido pela Granpal e comandado pelo presidente da entidade e prefeito de Santo Antonio da Patrulha Paulo Bier.



* * * * *


ponto g


ESTRADAS - Renato Kern escreve:
Tenho circulado todos os domingos pelo interior do Estado e a única que me parece em mau estado é a RS-118, que está sendo duplicada. Alí existem problemas de desapropriação e reintegração de posse. Nas outras, na maioria, até os buracos das última chuvaradas já estavam tapados.
A RS-020, entre Gravataí e Taquara, está ótima, a RS-040 que leva a Osório também. No interior de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Lomba Grande também estão muito boas as estradas. Nota 10 para as de Lomba Grande. A 386 está ótima, as RS 124, 240 e 124 também. Entre o Vale do Caí e Ivoti também estão muito boas.
Não me lembro de ter pago pedágio em nenhuma destas. Mas é lógico pensar que se estão cuidando das sem pedágio, as pagas devem também estar sendo cuidadas.
Gosto de colocar minha Tracker 4x4 nas estradas de chão batido, mas nestas também as prefeituras estão passando as máquinas, como se diz no interior.
--
ESTRADAS 2 - Recebo estas fotos da RS-471. No último final de semana. Sem sinalização. Nada.







* * * * *


ponto da piadinha





* * * * *


ponto final




3 comentários:

  1. Boa a ideia da agenda ou onde andam os os estimados candidatos... Fazia horas que não via Alceu Collares em ação...
    Estácio

    ResponderExcluir
  2. 386 ótima? Não deve ser a mesma estrada que eu ando.
    Mauro Urban

    ResponderExcluir
  3. ...vai ver o petista anda na mesma estrada, em um mesmo trajeto. Esconder o sol com a peneira não dá, amigo. Da Fronteira ao Litoral, de Norte ao Sul, a reclamação é uma só: má conservação das estradas!

    ResponderExcluir