Quinta, 31 de julho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









ponto do dia



UMA CRISE ANUNCIADA.
ESTAMOS NA MESMA ROTA

O espaço hoje é do jornalista Gilnei Lima - www.gilneilima.com




A crise que afeta a Argentina não é nova, tampouco novidade.
As maquiagens nos dados econômicos vêm sendo aplicadas há muito.

Medidas arbitrárias, de intervenção em preços e nas atividades da iniciativa privada, desaceleram o crescimento. Pior. Formam os degraus do déficit primário. Da economia de base.
Ações e medidas tomadas com bases 'exclusivamente' com inclinações de domínio ideológico, afetam diretamente a instável economia de mercado real. Aquele que é percebido pelas pessoas, em suas mais básicas necessidades cotidianas, tais como ir ao supermercado e fazer compras em feiras.
Não estamos falando em macroeconomia, mas na dinâmica dos centavos, que somados à outros tantos centavos, formam a unidade de uma moeda. Quando um governo [qualquer governo] se apodera do valor da moeda de um país, determinando quanto ele valerá, e quanto meio circulante estará disponível, este país está em estado de coma, que poderá ser irreversível. O óbito do Estado é iminente.
Lamento estarmos, à passos largos, na mesma estrada, conduzidos pelas mentiras produzidas pelo calor dos desenfreados gastos públicos, investimentos fora do país, em fundo falsos e perdidos, financiando a utopia de outras nações, enquanto o poço seca e a 'Mantega' derrete sob o sol do Oriente perdido, em meio às suas milenares crises.



* * * * *


ponto da fotografia


Marcelo S. Santos: Agora não falta mais nada (via casseta)






* * * * *


ponto dos sumidos


Parece aqueles programas de rádio para encontrar parentes perdidos no mundo.
Só parece. É para que tenhamos notícias de pessoas que estão "sumidas" há tempo.
(Outro dia perguntei, no Facebook, se alguém tinha notícias de um jornalista, Ben-Hur Severo. Me disseram que faleceu. Não o via desde os anos 80.)
Certo? É só mandar o nome do seu "sumido" e alguma referência pelo jlprevidi@gmail.com

POR ONDE ANDA CÉSAR ROGÉRIO VALENTE?

Estava todos os dias nos noticiários da TV e rádio. Dava opinião sobre tudo.
Foi presidente da Federasul.

--

POR ONDE ANDA GERT SCHINKE?

Foi vereador em Porto Alegre. Ecologista. Sempre de bicicleta, quando ainda não era moda.



* * * * *


ponto midiático



VON MITSEN - Eu e o Denis Boaz estamos dando início num trabalho visando espetáculo teatral-musical. Por enquanto estamos selecionando as músicas - a música no clipe em anexo é do Grupo Língua de Trapo, interpretadas e tocadas por mim (Banjo, Harmônica e segunda voz) e pelo Denis (violão, baixo, pandeiro e primeira voz) - além de outras autorais.




--
ESTREIA - Neste final de semana, Geison Lisboa estreia na reportagem esportiva da Rádio Guaíba. Vem da Band.
Carlos Guimarães? Só na outra semana.
--
COLETIVA


--
RECEBO - A ZH de hoje inventou o editorial assinado e travestido de informação jornalística.



* * * * *


ponto da eleição



PREFEITOS COM TF - Mobilizar a campanha nos municípios gaúchos para a reeleição de Dilma Rousseff e de Tarso Genro e a eleição de Olívio Dutra para o Senado Federal foi o tema da reunião da Coordenação dos Prefeitos e Vice-prefeitos do PT/RS, realizada ontem, em Porto Alegre.
O encontro ocorreu à noite, na sede municipal do partido e contou com cerca de 20 prefeitos e vices de todo o Rio Grande do Sul. A coordenação foi do prefeito Nelson Grasselli, de Pontão, com a presença do presidente estadual do PT, Ary Vanazzi, e do secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco. Os prefeitos estão em Porto Alegre para participar do 34º Congresso da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul).
--
VIEIRA - Candidato ao Piratini pelo PDT, Vieira da Cunha participou ontrm do 34º Congresso dos Municípios da FAMURS, em Porto Alegre, onde respondeu a perguntas enviadas por representantes de diversas regiões do Estado.
Primeiramente, Vieira foi questionado sobre os problemas enfrentados pelo Estado na área da saúde. Para o candidato, as estruturas atuais estão condenadas ao congestionamento e à falta de leitos, e o resultado é o mau serviço prestado à população. Os problemas mais graves só serão solucionados com investimento das três esferas: municípios, Estado e União.
“O Estado tem que colocar pelo menos 12% de sua receita na área, e temos que buscar os aportes da União para atender a população gaúcha”, defendeu Vieira.
Sobre segurança, o candidato lembrou que, quando o PDT deixou o governo do Estado, havia quase 30 mil brigadianos em atividade no Rio Grande do Sul. Desde então, passaram-se 20 anos, os problemas se avolumaram, e temos seis mil policiais a menos. Para ter uma ideia da grave situação da criminalidade no Estado, Porto Alegre tem um índice de 42 homicídios por cem mil habitantes, o dobro da taxa do Rio de Janeiro, que é de 21, de acordo com o Mapa da Violência.
Ao falar sobre educação, o candidato lembrou que é do partido de Leonel Brizola, o homem que construiu mais de seis mil CIEPs. Vieira reforçou que terá compromisso com a qualidade do ensino público a partir da valorização do magistério e do ensino de turno integral. De acordo com cálculos da Secretaria da Fazenda, até dezembro de 2013, o governo Tarso acumulava um passivo de mais de R$ 6,7 bilhões por não cumprir a Lei do Piso.
Vieira também participou de caminhadas e encontro com apoiadores em Gravataí e em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
--
AA NA FEDERASUL - Um Estado eficiente e transparente, com menos burocracia e voltado à melhoria dos serviços prestados aos cidadãos foi o compromisso assumido pela candidata ao governo do Rio Grande do Sul pela coligação Esperança que Une o Rio Grande (PP-PSDB-PRB-SD) Ana Amélia, durante a reunião-almoço Tá na Mesa, promovida pela Federasul ontem, em Porto Alegre.
Ana Amélia disse que a missão de concorrer ao governo é a mais honrosa e desafiante da sua vida. Salientou que pretende desenvolver uma administração que estabeleça com os gaúchos um ambiente de respeito com a palavra empenhada e de diálogo com a sociedade. Destacou que uma das medidas importantes para o crescimento do Estado é a redução da burocracia. "Não podemos conviver mais com uma burocracia tão pesada, onde um empreendedor tenha que esperar três anos para conseguir uma licença e, por conta disso, decida ir para outros estados para ampliar seus negócios e gerar emprego e renda. A burocracia impacta negativamente sobre a vida do cidadão", observou.
A candidata também assumiu o compromisso de não repartir o Estado em feudos, e de colocá-lo a serviço da sociedade e não de um partido político. Ressaltou ainda que a coligação Esperança que Une o Rio Grande foi formada por convergências e não por conveniências. "Se repartirmos o Estado em feudos, estaremos frustrando a expectativa da sociedade gaúcha, que quer algo diferente. A ocupação dos cargos será pela qualificação, não pelo interesse dos partidos", acrescentou.



* * * * *


ponto g


NOVO PRÉDIO - O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), apresentou nesta manhã o projeto arquitetônico e a situação administrativa do processo que resultará na construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho. De acordo com Garcia, o prédio deverá abrigar, em futuro próximo, a parte administrativa e financeira da Câmara. O encontro ocorrerá no Salão Nobre Dilamar Machado. Estão convidados a acompanhar a apresentação integrantes do Instituto dos Arquitetos do Brasil-seccional RS, Mesa Diretora, líderes de bancadas e diretores da Casa.
O trabalho resulta das atividades da comissão permanente de obras da Câmara Municipal, que em 2014 é presidida pelo diretor-geral Albano Assis. O projeto contou com a consultoria do arquiteto Claudio Araújo, autor do projeto arquitetônico do Palácio Aloísio Filho, sede do Parlamento Municipal de Porto Alegre. A previsão é de que as obras para construção do novo prédio tenham início ainda neste ano e sua conclusão ao final da atual legislatura.
--
MAIS UM - De O Dia:
A polícia paulista confirmou que o humorista Fausto Fanti Jasmin, de 35 anos, um dos integrantes da dupla Hermes e Renato, cometeu suicídio. A confirmação foi feita através de ocorrência registrada como "suicídio consumado" às 16h56 desta quarta-feira no 23º Distrito Policial, em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo.
Trajetória
Criado por cinco amigos de Petrópolis, no Rio de Janeiro, o programa "Hermes & Renato" foi exibido pela MTV Brasil entre os anos de 1999 e 2009 e, posteriormente, teve uma segunda temporada em 2013. Além de Fanti, também fazem parte da concepção da atração Marco Antônio Alves (o Hermes), Adriano Pereira (Joselito), Bruno Sutter (vocalista do Massacration) e Felipe Torres, além de Gil Brother.
O humorístico deixou a MTV em 2010 e, antes de retornar à emissora que o popularizou, passou a ser exibido durante o programa "Legendários", da Record, dessa vez com nome de "Banana Mecânica". Com o fim da emissora musical, migrou para o canal FX Brasil, neste ano.
Além de Hermes e Renato, também se destacaram na atração personagens como Joselito, Boça, Padre Quemedo, além das esquetes Tela Class, Documento Trololó e Jornal Jornal.



* * * * *


ponto da piadinha






* * * * *


ponto final


Dia ruim.
Estômago.
Que venha logo a sexta e o finaldesemana!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário