Sexta,18 de julho de 2014 - parte 2


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







PREVIDI@PREVIDI.COM.BR E
PREVIDI01@TERRA.COM.BR NÃO EXISTEM MAIS!!




ponto do dia - especial


Não tenho mais saúde para receber notícias tristes.
Hoje de manhã  me dizem que o meu amigo e colega Emanuel Mattos morreu. 63 anos.
Por uns minutos morri junto com ele.
Acredito que nem ele sabia o quanto gostava dele.
Um jornalista com texto primoroso. Humor refinado. Sempre bem informado.
Conversamos muito por telefone. Trocamos muitos emails.
Chega!!
Quero me lembrar do Emanuel sempre assim:





* * * * *


ponto do dia


O CTG PIAZITO BUNDEADOR




Tenho vários amigos que escrevem muito bem. São craques. E sempre que tenho oportunidade cobro o livro que estão devendo. Cito apenas uns, que lembro agora: Fernando Albrecht, Léo Iolovitch, Paulo Motta, João Carlos Machado Filho, Marco Poli, Rick Jardim, Paulo Pruss
Claro, não esqueço de um que tem histórias maravilhosas e que só precisa reuni-las: o Vanderlei Malta da Cunha, também jornalista.
Gostei muito do último texto que li do Vanderlei - o título aí em cima - porque lembrei de uma figura lamentável e/ou triste, que é o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris. Um ditadorzinho, que se acha o dono da verdade gaudéria

"Ai bota aqui o teu pezinho..."
Chega!!
Aí está o texto do jornalista Vanderlei Malta da Cunha:

Nestes tempos pós-modernos, com acesas discussões envolvendo casamentos coletivos de seres homoafetivos nos sagrados ambientes de Centros de Tradições Gaúchas, popularmente chamados de CTGs, cabe uma leve reflexão sobre a sempre renovada resistência fundamentalista entre machos ‘tchelibãs’ e sociedade em geral.
Ostentando o brasão, o bordão, a divisa (chamem como quiserem...) de que ‘no CTG homem é homem e mulher é mulher’, nossos baguais e tauras fogem de frescura como Paixão Côrtes de Drag Queens...
Muito divulgado em algumas cidades do Sul e também em Campinas, o mítico CTG Piazito Bundeador foi uma ficção tão bem urdida que chegou a ser considerado verdadeiro, com fogo de chão, espeto-corrido, Patrão e até Grupo de Danças.
Nunca se soube exatamente quando surgiu tal folgazã entidade alternativa e tampouco quem foram os seus bem-humorados ‘fundadores’. Assim como ‘O Analista de Bagé’, a obra-prima de Luis Fernando Verissimo, que contrapunha joelhaços à finesse das sutis terapias regressivas, o Piazito nasceu como uma gozação ao contrário: delicadeza de arco-íris e algodoada sensibilidade jogadas num ambiente de pura rusticidade e, vamos lá, grossura indômita.
Muitos sessentões da cidade, entre os quais me incluo, ouviram falar do Piazito desde quando ainda eram banguelas. Relatos em voz baixa de suas estranhas invernadas noturnas e de seus peões e prendas mais faceiros que pinto no lixo. De seu chimarrão caramelado e inebriante. De seus concursos de trovas adornados com violinos húngaros e cantorias com agudos de sereias nativistas. Do esplendor de seus desfiles com indumentária farroupilha soft e das danças de facões e esporas reluzentes de purpurina. As boleadeiras, então, espargiam miríades de estrelinhas pelos ares...
O ‘Oi bota aqui, oi bota ali o teu pezinho’ sendo coreografado com requintes de Bolshoi...
Bons tempos aqueles em que o insólito CTGLS nos excitava para flagrar num descuido o seu endereço secreto.
Tão lendário quanto ‘O Cabaré das Normalistas’, o Piazito Bundeador é quase uma PORTOLENDA, quase porque já ultrapassou os limites locais e ganhou fama em diversas outras paragens do país, sempre invocado quando algum engraçadinho deseja caçoar da histórica ‘macheza’ gaúcha...
Mas, mirando com compreensão e sem preconceitos essa realidade das núpcias GLS que imitam a ficção, entendamos de uma vez por todas que os sonhadores casais prestes a se tornarem Romeu & Romeu ou Julieta & Julieta realmente não querem abafar ninguém, apenas mostrar que dançam chula também!
Que a querência amada adormeça em paz e expulse em definitivo seus demônios, pois ainda não será desta feita que os famigerados ‘tchelibãs’ conseguirão detonar com guascas-bomba suicidas a sede provincial do Piazito Bundeador!
Ainda vamos rir muito com tudo isso...
7 x 1 pra você, Piazito!


* * * * *


ponto da fotografia



QUE TAL?
EU NÃO CONHECIA.





* * * * *


ponto midiático


O PIONEIRO? É A PIOR SITUAÇÃO!! - A bruxa subiu a Serra gaúcha. No caso, incorporada na senhora Marta Gleich, a poderosa dos jornais da RBS, abaixo do todo poderoso Marcelo Homer Simpson Rech.
RECEBI:
A copa das demissões da RBS também acontece no jornal O Pioneiro, em Caxias do Sul. A ordem inicial da direção de Porto Alegre era de corte de 30% do pessoal. Ontem as quatro primeiras demissões foram anunciadas. Caíram o editor da revista Almanaque (de final de semana), que junto com o Sete Dias (caderno de variedades diário) será extinta, dando lugar a um segundo caderno com noticiário+entretenimento; um editor e colunista de esportes com cerca de 25 anos de casa e duas repórteres.
E tem mais.
Depois de um conflito seriíssimo entre o diretor da RBS Caxias, Norton Fabrizzio Sandri, e o editor-chefe do Pioneiro, Roberto Nielsen, notório puxa-saco da diretora de Redação de ZH Marta Gleich e do diretor de Jornais Marcelo Rech, que aprendeu que se progride na RBS dançando conforme a música e bajulando as pessoas certas.
Eis que ontem foi anunciada a “promoção” do Norton a diretor de comercialização dos jornais de SC. Acontece que o Roberto queria a saída do Norton de olho em assumir o lugar dele. Há quem diga que foi um plano traçado – derrubar o chefe para tomar o lugar - com a concordância da dupla poderosa.
O Roberto Nielsen é da tchurminha do Homer Simpson, mas ele que não ache que pode tudo, porque o Ricardinho também é e dançou do DC.
Além disso, o esquema de sucursal que falado no blog ontem, sobre o DC, vai se repetir no Pioneiro. A foice está cortando cabeças porque o conteúdo nacional e estadual será mandando pronto de ZH, textos editados, páginas diagramadas e tudo. Produção, só local.
A RBS gosta tanto de falar da "economia pujante da Serra" e da importância política da região, não é? Mas vejam como as trata, que estrutura oferece para lidar com esses temas.
A editoria de Economia tem uma editora, que também é colunista, e duas repórteres, sendo que uma se divide com outras áreas. A de Política tem um colunista, que também é o chefe da Rádio Gaúcha Serra, um editor e duas repórteres. E ambas editorias podem encolher com a leva de demissões – sobrando para as repórteres chão-de-fábrica, é claro, por um simples motivo: editor não bate cartão, então pode trabalhar muito, mas MUITO MAIS que seis horas diárias sem que a RBS tenha que lhes pagar horas-extras.
Conveniente, não? Esse foi o modelo de "gestão" sugerido pelo Nielsen (futuro diretor da RBS Caxias?) aos seus donos, digo, chefes, de Porto Alegre. Que Marta e Marcelo adoraram!
--
"MUDANÇAS" - Começam as trocas de função na RBSTV e TVCOM. A Alexandra Freitas assumiu a coordenação de reportagem e produção da RBS TV no lugar da Ellen Appel. A Ellen passou a ser a chefe de redação no lugar do Gerson Cruz. Já o Gerson assume o lugar do José Pedro Villalobos.
00
MEREÇO UMA PORRADA, MESMO! - Publiquei ontem no Facebook:
Eduardo Escobar, especialista em Viamão, e demais amigos, me respondam se há lógica nisso, que está na coletiva:
"O publicitário Vinicius Santos assumiu a coordenadoria de Comunicação da prefeitura de Viamão. Substitui a jornalista Anna Fonseca, que passou a atuar na equipe de Comunicação da campanha da senadoria Ana Amélia Lemos."
Publicitário na comunicação da prefeitura e a ex-coordenadora da prefeitura do PT com a Ana Amélia?????
-
Bem, aí o Cristiano Martins nos informou que a Prefeitura de Viamão é comandada pelo PSDB. E o prefeito é o Valdir Bonatto. O PT comandava até 2012.
Putz!
Aí o Eduardo Escobar esclarece, como pedi:
O Vinícius Santos que assume no lugar da competente Anna Fonseca, vem de uma das mais tradicionais famílias de jornalistas de Viamão, diria até do RS. É descendente direto dos fundadores do centenário Correio Rural, de Alcebíades e Milcíades dos Santos. Apesar de publicitário, conhece como poucos os "índios da aldeia" e junto com o pai, Milton Santos, o Miltão, vinha tocando a redação do CR. Tem capacidade, e vamos torcer por ele, aqui na nossa humilde terrinha, encostada no Morro Santana.
Putz em dobro!
A jornalista Anna Fonseca foi elegantíssima. Até brincou quando escrevi que hoje iria me dar um pau!
-
Aí um pobre coitado se mete no assunto, escrevendo que a Anna me deu uma "lição" e que eu julgo todo mundo.
Olha, já sou fã da Anna Fonseca e quanto a esses infelizes que pensam assim, como o "pobre coitado", digo: chupem um carpim sujo!!
-
Se eu fosse um bobalhão tinha deletado o post. Mas, não, está lá para quem quiser conferir a minha bobagem!!
Hahahahaha!!!!
--
FALTOU PROGRAMAÇÃO? - Ontem, terminada a Voz do Brasil, a poderosa Rádio Gaúcha continuou em cadeia com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Ué, será que faltou programa? Isso que o Internacional estava jogando em São Paulo.
--
CONFIRMADO - Carlos Guimarães, plantão esportivo na Rádio Gaúcha, vai mesmo para a Rádio Guaíba. Será um dos comentaristas, junto com Nando Gross e Vinicius Sinott.
--
MAIS UM - Ernani Campelo, excelente repórter da Rádio Guaíba, foi dispensado.
--
BAIXOU O LEÃO LOBO - No jornalista Gustavo Mota:
Bah,tudo bem, beijo homoafetivo masculino e feminino ,pra ajudar a derrubar preconceitos, nas novelas. Mas transformar José Mayer, o simbolo hetero deste país, em gay é uma provocação. E uma cravada, por trás, na homorada brasileira.
--
ENGRAÇADINHO - Me contam que ontem o apresentador do Balanço Geral, Alexandre Mota, deu uma gozada no vovô aqui. Tinha um cara cantando música sertaneja e ele achou parecido comigo. Tudo bem, Gordinho. Minha vingança será maligna!! Aguarde!! Hahahahaha!!!!!


* * * * *


ponto midiático - especial


PÚLPITOS ELETRÔNICOS - Na Folha de S. Paulo de ontem:
Avanço da Universal tira força de rivais na televisão
De Ricardo Mendonça, São Paulo

A inauguração de um enorme templo em São Paulo no fim do mês, com a possível presença da presidente Dilma Rousseff e outras autoridades, não é a única marca da atual ofensiva da Igreja Universal do Reino de Deus sobre seus concorrentes.
Duas operações comerciais recentes tratadas com muito mais discrição pela igreja provocam reviravolta na geopolítica das neopentecostais.
Há poucos dias, a Universal alugou 22 horas diárias da grade da TV CNT, rede paranaense controlada pela família Martinez (do ex-deputado José Carlos Martinez, presidente do PTB morto em 2003).
Com isso, tirou da emissora o concorrente Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, e o programa "Vitória em Cristo", veiculado há 32 anos na CNT por Silas Malafaia, de um ramo da Assembleia de Deus.
O arrendamento da CNT foi a segunda manobra do tipo patrocinada pela igreja de Edir Macedo. No fim de 2013, em negociação com a família Saad, da Bandeirantes, a Universal já havia alugado toda a grade disponível do Canal 21 (UHF), que desde 2008 era 100% ocupada pela Mundial.
No meio evangélico, essas operações chamaram a atenção menos pela ampliação da capacidade de exposição da Universal e mais pelo encolhimento dos concorrentes.
A Universal já aluga fatias diárias da Bandeirantes, da Rede TV! e da Record, esta última de sua propriedade. Com 100% da CNT e do Canal 21, a igreja praticamente monopolizou os quinhões disponíveis para pregação religiosa em rede nacional.
O expurgo de Valdemiro e Malafaia de seus principais púlpitos eletrônicos tem ainda um reflexo político.
Em 2010, quando o tema do aborto ganhou destaque na eleição presidencial, eles foram os dois neopentecostais que apareceram na propaganda do então candidato José Serra (PSDB), principal rival de Dilma.
Neste ano, com o candidato Pastor Everaldo (PSC) concentrando apoios evangélicos, a Universal poderá ficar como a única neopentecostal relevante a apoiar a petista.
Para o sociólogo Ricardo Bitun, o estrangulamento promovido pela Universal é o capítulo recente mais importante da disputa entre igrejas. "A concorrência entre elas é fortíssima, com consultores auxiliando cada uma dessas operações e milhões de reais envolvidos", diz.
As partes não comentam, mas no mercado circula a informação de que a Mundial teria perdido o Canal 21 após acumular R$ 21 milhões em dívidas com a família Saad.
Valdemiro estaria agora prestes a fazer o arrendamento integral da canal 32 UHF (antiga MTV), que em dezembro foi vendido pela Editora Abril para o Grupo Spring –o dono do grupo não foi encontrado para comentar. Nesta quarta (16), cultos da igreja já eram exibidos no canal.
O troca-troca de emissoras nem sempre é tratado de forma diplomática no meio.
Alguns anos atrás, quando R. R. Soares (Igreja Internacional da Graça) desalojou Valdemiro de um horário na Band, o líder da Mundial o acusou de falsidade e chegou a chamá-lo de racista. Disse que Soares só se referia a ele como "o bispo preto".
Em 2012, foi a vez de Valdemiro ser mostrado como vilão. Ao perder um horário para a Mundial, Malafaia o acusou de ser dissimulado e desleal.
A Universal evita esse tipo de embate. Por escrito, afirmou que "os meios de comunicação podem e devem ser utilizados como canais evangelísticos, com o intuito de levar uma palavra de vida e fé". Agora, o único que oferece um pouco de concorrência à Universal em rede nacional é Soares, na Rede TV! e na Band.


* * * * *


ponto da eleição


EXIBIDO - Estou envolvido com política desde os anos 70. Tempos do MDB. Em 1980 comecei a trabalhar na editoria de Política do Zero Hora. Depois de entrar, não tem como sair. Aliás, saí, mas sempre acompanho. Conheço muita gente da área e tenho bons amigos. Muitos.
Por exemplo, conheço bem os quatro candidatos ao Governo do RS. Os principais.
Tarso Fernando? Hoje, rapidamente, procurei uma foto com o  candidato a reeleição pelo PT. Não encontrei. Tenho, mas não encontrei. Já demos algumas risadas juntos, sob a intermediação da queridíssima Vera Spolidoro, que foi secretária de Comunicação.
José Ivo Sartori, candidato do PMDB? O conheço desde os tempos que foi deputado estadual. O mais legal é que fomos vizinhos na Rua da República, Cidade Baixa. Edifícios vizinhos. Vez que outra o encontrava muito esportivo: jeans, tênis e pólo. Mas não tenho foto com ele. Uma pena.
O Vieira da Cunha, candidato do PDT? O conheço desde o tempo em que trabalhava no gabinete do deputado estadual Romildo Bolzan. Fui até no seu casamento do meu amigo com a Luciane. Desde então acompanho a sua carreira política.
Aí estamos:


Ana Amélia Lemos? Bah, é uma querida figura raríssima! A candidata do PP ao Governo é jornalista, antes de política. Acredito que por isso esteja se dando bem no Senado.
Aí estamos:




* * * * *


ponto g



ALEMÃES -  Ontem, apenas reproduzi uma matéria "indignada" do site Carta Maior, sobre a comemoração dos jogadores alemães, depois de conquistarem a Copa do Mundo.
Mas acredito que todos já saibam que eles comemoram sempre assim, inclusive nos campeonatos locais. Nada a ver com macacos. É que, para eles, o perdedor sempre fica triste, cabisbaixo e esta é uma maneira de demonstrar isso.
Simples.
--
NA REAL - O jornalista Edgar Haczkiewicz Powarczuk escreve: Na real, meu amigo, se você precisar de um policial, ele não vai aparecer. Se for uma urgência médica, vais ir para a fila. Não adianta plano de saúde ou pistolão. Vivemos no trapézio sem rede lá embaixo. Os alemães adoraram nosso jeito feliz. Mas voltaram correndo pra casa.
--
NÃO ENTENDO - Os governantes em todo o mundo, sempre, conferem os estragos de uma catástrofe. E eles sempre, obviamente, fazem aquela cara de preocupado, dão declarações chorosas, prometem mundos e fundos. Aqui no Brasil não é diferente. Hoje, dona Dilma vem ao Estado para conferir os estragos da enchente. Agora, grana que é bom...
--
PADRÃO FIFA? NÃO, PADRÃO BRASIL - Escreve o jornalista e músico Jimi Joe:
Nunca é tarde pra um cachorro velho aprender um truque novo, diz o ditado.
Depois de visitar pela primeira vez o "remodelado" Auditório Araújo Vianna ontem à noite pra ver Moraes Moreira, celebrando 40 anos de "acabou chorare", saí de lá com a lição: nos próximos shows, lembrar de levar almofadinha como fazia nos tempos em que sentava nas arquibancadas de concreto do Beira-Rio!
Porque ficar cerca de 2 horas sentado em assento e espaldar de madeira é dose, especialmente pagando R$ 120 pelo ingresso...
--
SPA DO VINHO - Os apaixonados por vinho e alta gastronomia têm encontro marcado com a Confraria Spa do Vinho entre os dias 18 e 20 de julho. Rodeados pelas belezas do lugar, os visitantes terão a oportunidade de se aprofundar sobre o mundo do vinho em palestras com enólogos e experts do tema, além de degustações e jantares harmonizados. Entre os destaques da programação, um encontro com Alberto Picoli, da Juvenal Cortiças, grupo português que está entre os cinco fabricantes mundiais de rolhas, além do enólogo Miguel Almeida, da Miolo Wine Group.
Os visitantes também poderão desfrutar de almoço e jantar elaborados com requinte e tipicamente brasileiros, além de aproveitarem as inúmeras atrações de relaxamento e descanso nas dependências do Spa do Vinho. Assim como na edição de maio, o evento será aberto a não confrades, que terão a oportunidade de participar de toda a programação.
Com 25 membros, a confraria é dedicada à produção de vinhos em sistema de condomínio que, além de elaborar um merlot de comprovada qualidade, se reúnem mensalmente para participar de eventos técnicos e festivos no mais belo lugar do Vale dos Vinhedos, onde podem desfrutar de um luxury-hotel e spa vinoterápico.
O pacote especial com hospedagem completa dá direito a toda programação da Távola de Julho e os interessados podem fazer suas reservas através do e-mail reservas@spadovinho.com.br ou pelo (54) 2102-7200.
--
FIM DOS TEMPOS - Tatuagens em 3D.


* * * * *


ponto da piadinha


São tantos os patrocinadores exibidos ao fundo a cada entrevista dos jogadores do Brasil, que o Hino Nacional vai acabar sendo cantado assim:



* * * * *


ponto final


Dia triste.

2 comentários:

  1. Nao intindi,Ernani campelo dispensado da guaiba,ele ta apresentando o plantao esportivo.

    ResponderExcluir
  2. Estive fora do ar desde o início da tarde de ontem por conta de problemas de energia. A CEEE veio aqui e nada resolveu.

    Tens toda a razão quanto ao chefão desses centros de venda da cultura castelhana aos mal informados de nosso estado. Não sei se é do teu conhecimento, mas o senhor Manoelzinho (prefiro o emprego do idioma pátrio já que sou apenas um brasileiro nascido em Porto Alegre) é coroné ou como diria o Lampião, mais um macaco.
    Eles receberam no favelão farroupilha seus irmãos argentinos que ali no meio do barro sentiram-se a vontade. Essa tal cultura “gaucha” foi adotada pela RB$ que por certo muito fatura em cima da mesma. Os farroupilhas deram com os burros n’água e saíram pela tangente (óbvio) que esses mais machos do que os demais ignoram que perderam essa dita revolução e para sorte deles o imperador que era Maçom mandou Duque de Caxias, igualmente Maçom para ajeitar as coisas de forma que não saíssem desmoralizados, pois os líderes dessa tentativa de criação da república rio-grandense eram todos Maçons. Acredito que esse assunto irá ainda render muito e vou postar isto no meu blog, desde que haja a tua concordância. Um abraço do “anarfabeto aqui das praia”, mas que desde pequeno soube dar ouvidos aos que liam e, por conseguinte eram bem mais sábios que os idiotas de hoje, todos vítimas da vergonhosa queda do nível de educação em nosso país.

    ResponderExcluir