Sexta, 1º de agosto de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







ponto do dia







Auber Lopes de Almeida é jornalista. Formado pela ESPM Porto Alegre, com ênfase em marketing.
Também é escritor. Já lançou o livro "A estética da tristeza" - quem quiser é só entrar na página dele no Facebook.
É de Cachoeira do Sul (como tem jornalista dessa terra!!).
Pela primeira vez publico um soneto neste espaço. Como ele define, é um soneto "anticomunista".


HIPOCRISIA 

Se descobre um câncer, o comunista
Corre para o hospital mais caro
Da cidade mais burguesa, é claro
Age como qualquer capitalista

Paga as despesas com cheque cruzado
Ou aciona o plano de saúde
Nessas horas, ter dinheiro é virtude
E ainda exige um quarto privado

Mesmo um comunista recusa o SUS
E vale até agarrar-se a Jesus
Se for para a químio fazer efeito

Se o tratamento obtiver resultado
Esquecerá que traiu seu passado

E nunca mais falará a respeito



* * * * *



ponto da fotografia



34º Congresso de Municípios do RS.

Fotos da  Agência Preview - fotógrafos Jefferson Bernardes e Vinícius Ribeiro.











* * * * * 



ponto dos sumidos



Parece aqueles programas de rádio para encontrar parentes perdidos no mundo.
Só parece. É para que tenhamos notícias de pessoas que estão "sumidas" há tempo.
(Outro dia perguntei, no Facebook, se alguém tinha notícias de um jornalista, Ben-Hur Severo. Me disseram que faleceu. Não o via desde os anos 80.)
Certo? É só mandar o nome do seu "sumido" e alguma referência pelo jlprevidi@gmail.com



POR ONDE ANDA CÉSAR ROGÉRIO VALENTE?

Estava todos os dias nos noticiários da TV e rádio. Dava opinião sobre tudo.
Foi presidente da Federasul.
-
Esse tá sumido, mesmo. Parece que mora no interior de São Paulo.
Meus "cães farejadores" estão atrás do cara

--

POR ONDE ANDA GERT SCHINKE?


Foi vereador em Porto Alegre. Ecologista. Sempre de bicicleta, quando ainda não era moda.
-
GERT SCHINKE historiador e ecologista, foi vereador pelo PT e pelo PV em Porto Alegre. Atualmente vivendo em Florianópolis, SC, coordena o Centro de Direitos Humanos da Grande Florianópolis e o Movimento de Saneamento Alternativo (Mosal) e preside o Instituto para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima (Inmmar), além de ser coordenador geral da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses.
Dia 12 de junho 2014 esteve em Porto alegre para evento de lançamento do. livro Ecoplamento   (Editora Insular) na Palavraria.
Em 2010 foi candidato a Deputado Federal http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/eleicoes-2010/77,Candidato-Deputado.html?act=candidato-deputado&id=112715&cargo=9&ano=2010
http://palavraria.wordpress.com/tag/gert-schinke/

--
POR ONDE ANDA UMA APRESENTADORA?

Recebo de um leitor de Brasília, Garivaldino Ferraz:
Nos anos 80, havia uma apresentadora do Jornal da TVE que era simplesmente linda. Parecia a Catherine Deneuve.
Andei lembrando dela há alguns dias. Busquei na página da TVE, nas imagens do Google e nada. Sequer consegui recordar o nome da bela.
Parece que se chamava Vera, mas não tenho certeza. Tu que és colega de profissão deve saber de quem trato. Ela era muito bonita.
Tá lançado o desafio!
-
Mandei este email para um especialista no setor "apresentadoras".
O retorno:
Nos anos 80, as apresentadoras mais famosas eram a Lena Kurtz, Vera Armando e Rejane Noshang. Mais tarde apareceu aquele jornalista que trabalhava na AL, a Maria Helena, mas que não acho parecida com a Catherine! 



* * * * *



ponto midiático


EU NÃO DISSE? - Quando a repórter Luci Jorge foi dispensada da Band TV, escrevi que a moça conseguiria algo melhor.
Aí está a Luci Jorge chegando na RBS TV! Com o Emanuel Da Ros e Glaucius Oliveira.





* * * * *



ponto da eleição


NOVO CAMINHO - O Novo Caminho para o Rio Grande: a maior aliança política deste pleito:
 PMDB, PSD, PSB, PPS, PHS, PTdoB, PSL e PSDC
 A situação financeira do Estado e a necessidade urgente de controlar o déficit orçamentário, estimado em cerca de R$ 8 bilhões e um dos maiores entraves ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Esta é a principal proposição a unir os oito partidos da coligação “Um Novo Caminho para o Rio Grande”, que sustenta a candidatura de José Ivo Sartori (PMDB) e José Cairoli (PSD) ao Governo do Estado e de Beto Albuquerque (PSB) ao Senado da República.
A maior aliança eleitoral e política do pleito deste ano no Rio Grande do Sul também apresenta um conjunto de 194 candidatos a deputado estadual e de 92 candidatos a deputado federal pelos 8 partidos. “É muito importante não apenas ganhar a eleição majoritária, mas desde o início buscar base e apoio político para governar com maioria”, ensina o coordenador-geral da campanha, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, que comanda também a estratégia na eleição proporcional, onde existe um casamento perfeito entre a majoritária e proporcional. “Temos o maior exército de candidatos a levar o nome de Sartori para todos os recantos do Estado”, completa ele.
“Um Novo Caminho para o Rio Grande” ainda apresenta uma plataforma de governo colaborativa, que pode ser conhecida e acessada através do projeto Conexões RS, no site www.conexõesrs2014.com.br ou pelo e-mail conexõesrs@conexõesrs2014.com.br . Ali, o eleitor, simpatizante ou não da candidatura, pode fazer sua contribuição e dizer o que gostaria de ver modificado na estrutura do Estado e na sua vida no Rio Grande do Sul. “Foi com plataformas digitais modernas que Sartori fez um governo inovador em Caxias do Sul, marcado pelo amplo apoio popular, o que lhe garantiu , por exemplo, uma fácil reeleição”, ressalta Mello, lembrando que Sartori deixou seu segundo governo na prefeitura com mais de 70% de aprovação popular.
José Ivo Sartori tem marcado essa campanha por apresentar-se com uma postura propositiva e apresentando propostas para o Rio Grande. Sartori tem 36 anos de carreira pública ininterrupta, sem qualquer acusação que possa manchar o seu currículo. Ele tem criticado o fato de o Estado ser penalizado pela centralização excessiva de recursos na União: “O Estado é penalizado nas suas finanças e remete quase tudo o que arrecada para o governo federal. Se não houver uma repactuação, os municípios continuarão tendo dificuldades”, diagnosticou.
-
O peemedebista enfatiza a necessidade de propostas sérias e com responsabilidade para o Estado. Diz também que é preciso que se pratique a boa política, sem ataques ou desqualificação de ações partidárias. “A maioria das pessoas coloca sempre a culpa nos outros. Precisamos trabalhar para o bem do Estado. O governo não é patrimônio de um partido ou organização política. Pertence a todos. Vamos caminhar rumo ao futuro, com passos seguros e firmes e, se possível, com a unidade de todos”, conclui.
Candidato a vice-governador, José Paulo Dornelles Cairoli preside também o diretório regional de sua sigla e está licenciado da Confederação Nacional das Associações Comerciais. Entre 1992 e 1995, presidiu o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a convite do então governador Alceu Collares. “Nossa coligação vai estar à disposição do Rio Grande. É uma reunião de partidos e homens para servir o Estado, e não para servir-se do Estado”, ensina Cairoli, nesta sua primeira experiência político-partidária e eleitoral. “Governar é fazer a estrutura trabalhar, especialmente, para quem mais precisa.”
Candidato ao Senado pela aliança, Beto Albuquerque prega um novo caminho também na recomposição da dívida do Estado. “Somos o estado mais endividado do Brasil, devemos 210% de nossa arrecadação anual, e somos o último em capacidade de investir com dinheiro próprio”. E alerta: “O governo federal não pode ficar segurando o Rio Grande do Sul garroteado”. Para ele, o papel do senador é praticamente o de um governador, que deve zelar pelas necessidades do Estado. E defende que o RS tenha mais atitude na Câmara Alta.
 --
CARREATA DA AA - Candidata da coligação Esperança que Une o Rio Grande, Ana Amélia (PP), participou nesta sexta de carreata em Arroio Grande e de evento político, em Rio Grande. A progressista também esteve reunida com um grupo de policiais militares que apresentou demandas da categoria à candidata.
Na tarde desta quinta, Arroio Grande praticamente parou para a carreata com Ana Amélia, com a candidata ao Senado, Simone Leite (PP) e candidatos a deputado estadual, Fetter Jr (PP) e Marcus Vinícius (PP) e o candidato a reeleição federal, Afonso Hamm (PP). Pelas ruas da cidade, a candidata ao governo gaúcho conversou com muitos militantes que também acompanharam a movimentação tanto a pé quanto de bicicletas.
Na chegada a Rio Grande, já à noite, Ana Amélia recebeu de um grupo de policiais militares das regiões Sul, Serra e Noroeste, coordenados pelo major Leonardo Nunes, um documento com os principais problemas enfrentados pelos brigadianos e algumas propostas de soluções. O grupo demonstrou apoio à candidatura da progressista. A instituição bicentenária busca avanços e manutenção dos direitos e garantias já instituídas em lei, "através de um governante que dialogue com a categoria", afirmou Nunes. Ana Amélia assumiu compromisso de manutenção de todos os ajustes já acordados com o atual governo e afirmou que encaminhará o documento recebido a sua equipe de governo para análise das sugestões.
Após o encontro, a candidata participou de um evento promovido pelo candidato a deputado federal Cláudio Diaz (PP), no clube Ferroviário, lotado com lideranças da Zona Sul do Estado.
--
AGENDA TF - DIA 1/8 - SEXTA-FEIRA

Tarso Genro
Bento Gonçalves/Farroupilha
11h30: Seminário Estadual de Cooperativismo da OCERGS
Local: Dall´Onder Grande Hotel (Rua Herny Hugo Dreher, 197) - Bento Gonçalves
14h: Entrevista coletiva à imprensa local
Local: Dall´Onder Grande Hotel (Rua Herny Hugo Dreher, 197) - Bento Gonçalves
14h30: Entrevista exclusiva para emissora local
Local: Avenida Osvaldo Aranha 808/02 - Bento Gonçalves
15h30: Inauguração do Comitê Central da UPPRS
Local: Rua Julio de Castilhos, 208, sala B - Bento Gonçalves
17h30: Visita à Fenakiwi
Local: Parque Cinquentenário Farroupilha - Farroupilha
-
Abgail Pereira
Porto Alegre/Farroupilha
14h - Representa Tarso Genro em debate do Sindicato dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado (Sindispge) e Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual (Afocefe Sindicato)
Local: Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101) - Porto Alegre
18h30 - Participa de plenária de campanha
Local: Rua Rui Barbosa, 30 - Farroupilha-RS


* * * * *


ponto g



ECONOMIA NA FAMURS - Recém empossado presidente da Famurs, Seger Menegaz (foto) quer economizar R$ 1 milhão na sua gestão que vai até julho de 2015. O recurso servirá de poupança para enfrentar o passivo trabalhista da Famurs, que beira os R$ 6 milhões.
Do ex-presidente Valdir Andres, Menegaz recebeu R$ 580 mil em caixa, aproximadamente o valor de uma arrecadação mensal. O prefeito de Santo Ângelo herdou a Famurs com dívidas relativas a dois meses de receitas, ou seja, cerca de R$ 1 milhão.
“O presidente Andres recuperou as finanças da Federação e agora nós vamos deixar uma economia considerável para as próximas gestões”, afirma Menegaz.
--
LUZ NA REDENÇÃO - No próximo dia 11 começa a obra que vai renovar e ampliar a iluminação no Parque Farroupilha e entorno. Pra quem não sabe, boa parte dos equipamentos que lá estão tem 30 anos de serviços prestados à Redenção. Ao final haverá 598 pontos de luz, onde hoje existem 359. Fios e cabos serão enterrados e chumbados, para empedir o trabalho dos ladrões e dificultar o deleite dos vândalos. 



* * * **


ponto da piadinha







* * * * *



ponto final


LASANHA HOT DOG??

Taí. Invenção do jornalista Tiago Dias. Está no http://nacozinha.com.br/?p=1183






5 comentários:

  1. Hipocrisia por hipocrisia, não sei qual é o pior: a deste comunista que quer usar do melhor do que o dinheiro pode lhe oferecer ou do capitalista que canta as maravilhas do seu sistema, mas não se constrange em pedir ajuda estatal quando seu adorado sistema está indo pras cucuias como foram em 1929 e agora em 2008...

    ResponderExcluir
  2. Teu amigo "matou" a charada. A moça se chamava "Lena" e não Vera. Era a Lena Kurtz mesmo! Valeu
    Garivaldino Ferraz - Brasília/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lena Kurtz é muito simpática e querida, mas a Vera Armando é que poderia ser a nossa Catherine Deneuve dos pampas. Loira, linda e eternamente gostosa. Abraços. Enio Seibert.

      Excluir
    2. Concordo que a Vera Armando é linda, mas ela ainda está "na ativa". Já a Lena Kurtz, eu não tenho ideia do que anda fazendo.

      Excluir
  3. Confirmando por outra fonte, a notícia que foi incluído em comentário desta manhã:

    http://www.radioalianca.com.br/arquivos_internos/?abrir=noticias&acao=conteudo&cat=2&id=35427

    ResponderExcluir