Quarta, 10 de setembro de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








ponto do dia




SAÚDE: IMPROBIDADE EM CANOAS







A Procuradoria da República em Canoas ajuizou ação de improbidade contra o prefeito de Canoas, Jairo Jorge; seu secretário de saúde, Marcelo Bósio; a empresa GSH – Gestão em Tecnologia em Saúde Ltda e mais duas pessoas por conta da contratação da GSH sem a realização de licitação para que a referida empresa realizasse o serviço de agendamento das consultas eletivas do SUS nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, por meio de teleagendamento.

Se condenados, os réus poderão perder seus direitos políticos pelo prazo de oito anos, perder sua função pública, serem condenados ao pagamento de multa civil de até o dobro do valor do dano, serem proibidos de contratar com o poder público e serem obrigados a ressarcir a integralidade do dano, conforme a Lei de Improbidade Administrativa. O Ministério Público Federal pede ainda o bloqueio dos bens dos envolvidos na ação.

Os procuradores da República em Canoas Pedro Antônio Roso e Jorge Irajá Louro Sodré também questionam na ação sobre a necessidade de contratar uma empresa privada para realizar um serviço que o Governo Federal já disponibiliza, através dos softwares Sisreg e e-Sus – sistemas online do Ministério da Saúde para gerenciamento da rede do SUS gratuitamente. Eles apuraram que mais de R$ 16 milhões foram gastos sem licitação para um serviço que desde sua contratação, em 2012, é alvo de reclamações por parte de seus usuários.

Licitações – O MPF colocou em foco dentro da ação que a não realização de licitação para a contratação da GSH desencadeou uma cadeia de irregularidades. A mesma empresa acabou responsável pelos sistemas de gestão e regulação bem como do teleagendamento (call-center), quando o correto seriam duas licitações – uma para gestão e licitação e outra para o call-center. Os dois procuradores da República atentam para a “absoluta necessidade” de realização de uma licitação de um sistema operacional novo, de gestão e regulação de consultas nas UBSs, com teleagendamento, para verificar os melhores preços de mercado, o que foi feito pelos municípios de Cuiabá, Pelotas e Carlos Barbosa, por exemplo, com licitação para contratar o sistema AGHOS – o sistema utilizado pela GSH.

Com a contratação feita sem licitação, outras 4 empresas que operam o AGHOS – todas de propriedade de Rudinei Dias Moreira – sem contar mais doze empresas gaúchas informadas ao MPF pelo Sindicato de Empresas de Informática (Seprorgs) capazes de desenvolver um similar para o sistema contratado foram impedidas de oferecer ao município de Canoas um contrato melhor.

Reclamações – O serviço prestado pela GSH à Secretaria de Saúde de Canoas tem sido alvo frequente de críticas de seus usuários desde a sua implantação, em 2012. As críticas formalizadas desde então pela população se referem a extrema demora e dificuldade para obtenção de horário disponível para consulta, bem como a dificuldade para conseguir linha no próprio serviço de call center.

Existem relatos feitos tanto ao Ministério Público Federal quanto ao Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul constatando casos em que ocorreram mais de 40 ligações ao sistema de teleagendamento visando tentar marcar uma consulta. Em determinado caso, quando uma pessoa conseguiu ser atendida no call-center (após 55 tentativas no mesmo dia), passou-se a outra dificuldade, que é a marcação da consulta em si: “não basta ter a sorte de conseguir a ligação para o teleagendamento; é necessário mais. É necessário agora ter a sorte de existir vaga no dia referencial, escolhido ao talante da Prefeitura de Canoas, pois, mesmo após conseguir a ligação, o usuário ainda fica na dependência de existir alguma vaga ainda disponível para consulta para a data referencial. Caso não exista vaga para o dia referencial de marcação de consulta, o usuário necessita voltar a ligar no dia seguinte, e assim sucessivamente, até conseguir agendar a consulta.”

A Procuradoria da República em Canoas realizou, ao longo de dois anos, uma série de reuniões e audiências públicas para colher depoimentos dos usuários e ouvir da prefeitura canoense suas explicações. Mais recentemente, no último mês de julho, foi expedida recomendação em conjunto com o MP-RS que pedia ao Prefeito Municipal de Canoas e ao Secretário Municipal de Saúde de Canoas a disponibilização, ao usuário do SUS, da opção entre o agendamento da consulta médica presencial ou por teleagendamento, a ser realizado em período diurno, entre as 12 e 15 horas, cumprindo a legislação do SUS, conforme informado pelo Ministério de Saúde que exige a disponibilidade também de consulta médica presencial para viabilizar o acesso universal ao SUS.

A ação de improbidade recebeu o número 5014216-42.2014.404.7112 na 2ª Vara Federal de Canoas.

--

O teleagendamento em Porto Alegre funciona?
Hahahahaha!!!
Trato amanhã do assunto.



* * * * *



ponto da fotografia



Pena! Essa guria não faturaria nem na Playboy antiga.
Lembram da Fogueteira do Maracanã?







* * * * *



ponto midiático



IMPRESSIONANTE - Tenho notado nas faculdades de jornalismo muitos doutores e mestres como professores e diretores. Aí vou descobrir quem são as peças. A maioria sempre ocupou cargos irrelevantes, jamais foram, por exemplo, repórteres ou editores. Não que os demais sejam "menores", mas um professor ou diretor deveria passar pelas redações, as mais variadas funções.
Não sei, por exemplo, se o repórter do ZH Humberto Trezzi é mestre ou doutor. Ma não deveria estar lá, dando aula de Reportagem?
Doutor e mestre em jornalismo?
O sujeito aprende mesmo é na redação!!
Ou não?
--
BOA ESSA - No Correio do Povo online:

José Mujica é recebido por Tarso na chegada a Porto Alegre

Presidente do Uruguai cumpre agenda no Estado


--
OUTRA - Do CP online:

Economia

Morre o presidente do Santander, Emílio Botin




* * * * *



ponto da eleição



TOME NOTA! - O consultor e estrategista eleitoral Paulo Di Vicenzi - consultor@divicenzi.com - informa:

RECURSOS
Já tem candidatos apertando o cinto: começaram a despedir pessoal e reduzir estruturas de campanha, especialmente na produção dos programas de tv e rádio. Outros já concluíram que foi um erro apostar muitas fichas na internet e mídias sociais. "Muito dinheiro jogado fora", reconhecem. Se acham muito espertos mas foram iludidos pela esperteza ainda maior de quem oferece milagres na conquista de voto à distância. Será que um dia vão entender que internet é via de mão dupla, que não existe sem interatividade? E que isso não existe quando o contato é terceirizado pelos vendedores de ilusões digitais?
-
FINANCIAMENTO PÚBLICO
Quem defende e pede isso não sabe de nada. O financiamento das campanhas JÁ É PÚBLICO. Excetuando-se as doações particulares feitas por pessoas físicas - que são uma merreca -, o dinheiro das empresas que vai para as campanhas não é "ajuda" ou "investimento", como muita gente pensa. Esse dinheiro é simplesmente "devolução" de uma parte do dinheiro que chegou antes às empresas como pagamento de produtos e serviços adquiridos pelo setor público. Nenhuma empresa tira do seu capital recursos para doar às campanhas, os acionistas não aceitariam isso. Ou seja, é um dinheiro já reservado, que simplesmente faz o caminho de volta, só que por outras mãos. E quem só fala em caixa 2 é porque não conhece a força e as enormes vantagens do caixa 3, esse sim, dominado só por quem entende do riscado.




* * * * *


ponto g


SERÁ QUE FORAM OS EVANGÉLICOS BRASILEIROS? -Na FSP:

O primeiro paciente infectado pelo vírus ebola no Senegal, um estudante de 21 anos que chegou da vizinha Guiné no mês passado, recuperou-se da doença, disse um representante da área médica nesta quarta-feira (10).
"Fizemos um teste de sangue na sexta-feira (5) e um segundo 48 horas depois, e ambos deram negativo", disse Papa Amadou Diack, diretor de saúde do Senegal. "Essa é uma notícia muito boa para o paciente e para o país."
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na terça-feira (2) que havia dois outros casos suspeitos de ebola no Senegal, embora sem confirmação.
O maior surto da doença no mundo já provocou 2.296 mortes em 4.293 casos, principalmente na Guiné, em Serra Leoa e na Libéria.
Autoridade senegalesas têm monitorado 67 pessoas que entraram em contato com o estudante de Guiné. Ao todo, 33 pessoas foram colocadas sob quarentena na casa onde ele ficou com um tio após chegar a Dacar em agosto.
A OMS disse que a epidemia está se espalhando exponencialmente no país mais afetado, a Libéria, e espera milhares de novos casos nas próximas três semanas.
A fronteira entre o Senegal e a Guiné foi fechada no último dia 21.
--
REAL - Recebo:
Tá no quadro-verde na Sociedade Amigos do Cristal, escrito pelo Sampaio (cartunista):
Grita contra o NEGRO
Grita contra o FERNANDÃO
Grita contra o INTER
Só não grita CAMPEÃO
--
SEMPRE ESCREVI ISSO - A Friuei, Porto Alegre-Osório é, pelo segundo ano consecutivo, a melhor estrada federal do Brasil, conforme a edição de 2015 do Guia Quatro Rodas - Estradas.
Também é a melhor da região Sul.
Sempre escrevi isso, mesmo que na década de 70 tenha tido um acidente que quase me fui.



* * * * *



ponto da piadinha







* * * * *



ponto final



FRANK E EINSTEIN

Paulo Motta, jornalista

Tem dias em que não estamos na mesma sintonia do mundo, perceberam? Parece que as coisas não fluem redondinhas e dá a impressão de que estamos na penumbra de nossa casa, tropeçando nos móveis e chutando o urinol.
Releio o que escrevo e vejo o Frankenstein dançando jazz, desajeitado, sem harmonia, cinzento.
Nesse engessamento criativo meus miolos mergulham no mar da surrealidade e me vejo no boteco do Barbudo, na Marcílio Dias, tomando um goró com o Frank Zappa e o Einstein, bolando teses abstratas sobre a relatividade desse calor infernal e o tempo que levarei pra chegar até a parada de ônibus, borracho.
Não posso perder o ônibus, embora seja muito difícil perder um negócio daquele tamanho, mas tudo é possível quando o Frank começa a cantarolar Besame Mucho com o escabelado linguarudo Einstein batucando uma caixinha de rapé. Melhor parar por aqui, daqui a pouco vai chegar o Sampaulo com o Sofrenildo, aí ninguém me tirará daqui, só chamando a radiopatrulha e olhem lá!
Puxa, se foram os tempos em que tínhamos medo da radiopatrulha, parece que foi ontem, Deus do céu! Tempos do sabão em pó Rinso, do DKW, da goma-arábica e das máquinas de escrever Olivetti ou Remington, que saudades, tigrada.
Pronto, já passou, pouso na realidade e me sinto um beduíno no meio do calor do Saara, lá no fundo, envolto numa nuvem de areia aproxima-se Sir Lawrence da Arábia! Não, não, peraí, acho que é o Sandokan e seus piratas, começou tudo de novo, se eu almoçar periga parar o surto, tomara!
Até já, pessoal!

7 comentários:

  1. Sr Previdi.....A maior sacanagem é o cadastro que fizeram em Canoas...um cartão tipo cartão de crédito..com fotografia uma carteirinha etc etc etc GASTARAM MILJHOES.....que apos algum tempo desbota E NÃO É ACEITO PELO SUS NACIONAL....UMA VERGONHA...quem paga isso?????
    com a palavra o sr prefeito do PT.

    osmar jung

    ResponderExcluir
  2. Se uma estrada é a melhor do Brasil, logo ela deve ser a primeira da sua região, ou não?

    ResponderExcluir
  3. O pt sempre fazendo cagada

    ResponderExcluir
  4. Segundo o Jornal Timoneiro, já trocou o regime de casamento dele, de Comunhão Universal para parcial, teria objetivo de livrar bens das ações de improbidade administrativa
    Raposão

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Viamão a administração é do PSDB e também foram condenados por implantar esse sistema de saúde fajuto com carteirinha e tudo.

    ResponderExcluir
  6. Não é só nas faculdades de jornalismo. Todas faculdades estão repletas de mestres e doutores que nunca trabalharam na vida, só leram livros e artigos.
    Ah, a maioria é marxista, é só dares uma voltinha nas federais.

    ResponderExcluir
  7. Com todo respeito, o senhor está falando bobagem. Está equivocado. Se a prática desse mais ouvidos à teoria, muitas coisas, talvez, seriam diferentes no jornalismo atual, principalmente nas questões éticas. A prática pensa que tem total autonomia e que ela apenas está certa. Precisamos de mais e mais pessoas estudando e fazendo ciência no Brasil, principalmente, na área da comunicação. E integrar um mestrado é coisa para poucos. O senhor já ouviu falar em Intercom? Deve ter ouvido ou até participado, pois entendo que o senhor seja um homem inteligente. O jornalismo precisa ser estudado, discutido e analisado sempre. Enquanto isso, de fofoca, já há muitos blogs como o seu.

    ResponderExcluir