Quinta, 18 de setembro de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









ponto do dia




DO TEMPO DO ÊPA


Glauco Fonseca é o convidado de hoje.






O saudosíssimo Adão Oliveira usava, de vez em quando, uma frase que eu defino como a síntese de envelhecer, não no aspecto físico, mas nos detalhes, nos usos e costumes. Lembrei da frase e do querido amigo dia desses, assistindo um filme com o Burt Reynolds em que ele e um outro sujeito fumavam desbragadamente dentro de um elevador. Em seguida, ouvi dentro de minha cabeça a divina Elizete Cardoso cantando “Eu bebo sim, estou vivendo…” e senti a mesma coisa: uma grande preocupação por vivermos num país em que beber e fumar são considerados pecados sociais, quase crimes, um dia inafiançáveis. Eis a frase do Adão, dita sempre em voz baixa e somente para os mais chegados: “Sou do tempo em que fumar era chique e dar o rabo era considerado errado”.
Os tempos mudaram.
Experimente fumar dentro de um supermercado, pra você ver. Uma turminha roubando chocolate será apenas advertida. Você, fumando, será admoestado com leis citadas com desenvoltura pelos seguranças. Se você beber, prepare-se para se tornar um proscrito. Quem bebe, hoje, é um “velhinho transviado”, daqueles do tempo do programa do Ivan Castro, alguém perdido no tempo, antissocial e repelido com naturalidade por seres humanos “politicamente corretos”.
Lembrei disto pelo mico que os petistas estão pagando por conta do CC da Ana Amélia em 1986. Naquele ano, éramos todos Fiscais do Sarney, porra!
Depois de 28 anos, veja só, Lula e Dilma são os únicos remanescentes e continuam fiscais do Sarney. Dilson Funaro, em fevereiro de 86, implantou o plano Cruzado, cacete! Plano Cruzado! Dá para acusar alguém por ter sido Fiscal do Sarney? Posso eu ser tachado de “adesista” ou “reacionário” por ter sido fiscal do idiota do Sarney?
Hoje assisti o Tulio Millman e a Cristina Ranzolin pressionando a Ana Amélia no Jornal do Almoço, sem dó nem piedade, a respeito de seu “desvio ético” por ter sido CC de seu marido, que era, na época, senador biônico. Foram pra cima da Ana com fome, com sede de sangue, mesmo sabendo que a RBS sabia de tudo e que, no caso, nenhum desvio ético seria maior do que da ... RBS, que paga o salário dos enérgicos entrevistadores. Ana Amélia, é claro, mostrou-se incomodada, mas manteve a compostura. Túlio e Cristina bem que mereciam ouvir umas boas, mas a candidata foi cuidadosa e generosa, como eu jamais seria. Nas grandes corporações, hoje em dia, casos como assédio sexual, por exemplo, são punidos com veemência. Antigamente, nem tanto. As coisas mudaram, não é mesmo?
Jamais, tenho certeza, verei Millman e Ranzolin fazendo perguntas de igual teor para Tarso Genro, mesmo sabendo que ele praticou nepotismo mais de uma vez e destruiu as finanças do estado pelas duas próximas gerações. Não sei bem se por enorme admiração ou por medo, mesmo. Mas deitaram e rolaram na colega de trocentos anos, Ana Amélia Lemos. E sabe por que o fizeram? Para passar uma ideia de “isenção”, de descompromisso com a candidata por ela ter sido a mais importante colunista de política que o RS e a RBS já tiveram. Ora bolas, desde 1966, passando por 1986 e chegando em 2014, desde quando alguém cobrou da RBS algo como isenção?
Ana Amélia tacou pau no carrinho. Desceu a lomba do Santa Tereza com a alma lavada. Túlio tinha, no mínimo, que ter feito a barba e usado uma calça mais respeitosa. E a petista Rosane Oliveira tinha de estar no lugar de Cristina. Mas aí teria virado debate...



* * * * *



ponto midiático 



PENSEI QUE FOSSE PARA A ARENA

Fim da novela

Nilmar assina por três anos com o Inter e retorna ao Beira-Rio

Reunião na manhã desta terça em hotel da Capital sacramentou a negociação

--
A POETA - Recebo:
Foi  anunciada a saída da Patrícia Poeta da bancada do JN para um novo desafio em outros projetos da Globo. Diz a direção da emissora: "Patrícia Poeta, atualmente âncora do "Jornal Nacional" ao lado de William Bonner, deixará a atração para se dedicar a um novo programa de entretenimento da emissora". Ora, ser âncora do JN é o ápice da carreira de todas as jornalistas brasileiras.
No caso de Fátima Bernardes até acho que ela queria mudar depois de 15 anos ali no posto, mas a sua saída deu brigas internas entre o mulherio da Globo pelo posto. Ganhou Patrícia Poeta por ser competente, mas, sobretudo, por ser casada com um diretor da emissora.
Agora, de repente, apenas por três anos, ela sai para um novo programa de entretenimento? Mas onde encaixá-la? Em mais um programa de auditório? Agora, a coincidência. A mudança foi anunciada depois que a coluna Radar, de Veja, publicou que ela estava adquirindo uma cobertura no Leblon por 23 milhões de reais. Patrícia desmentiu, mas a notícia circulou rapidamente e isso pode tê-la prejudicado na alta direção da Globo.
A Globo tem uma verdadeira obsessão pela imagem dos jornalistas que estão no vídeo. Eles sequer podem gravar comerciais. Uma cobertura de 23 milhões é negócio para milionários e mesmo que Patrícia tenha poupado junto com o marido, a imagem que ficou é a de uma jornalista rica e poderosa. O que podem pensar os telespectadores quando Patrícia ler alguma notícia sobre sem-tetos ou de pessoas que moram nas ruas de nossas cidades?
A Globo não pode correr tal risco, já que tem sobre si a "culpa nacional" de ser poderosa e rica.
O que achas?



* * * * *



ponto da eleição



E NADA DA MATÉRIA - Continuo aguardando, ansiosamente, a "matéria" do sul21 sobre a FG da dona Dilma na Assembleia, no tempo em que seu marido, Carlos Araújo, era deputado estadual.

--
IMPRESSIONANTE - Recebi de um amigo:




--

FURIOSO! - O jornalista Gustavo Mota envia:
Greve dos carteiros comprova, que em pleno século XXI, enviar spots eleitorais, por carta, para todas as emissoras de rádio, definida pelo TRE, a pedido das empresas, foi um erro, que agora, pode interferir negativamente e seriamente na disputa. O plano B, seria liberar envio por internet e comunicar para todas as emissoras. Ou libera. por meio, de nota nos jornais. Pra acelerar o processo



* * * * *



ponto g



PREFEITURAS FORA DO CONSELHO - Os municípios gaúchos aguardam há quase um ano a retomada de um assento no Conselho Estadual de Cultura (CEC). A reivindicação foi entregue ao governador Tarso Genro na 3ª Marcha Gaúcha, realizada no dia 31 de outubro do ano passado. Como resposta, Tarso disse que encaminharia o pedido ao secretário de Cultura. Mas o CEC já teve a renovação dos seus integrantes, eleição da nova diretoria e os municípios ficaram de fora.
O presidente da Famurs, Seger Menegaz, informa que desde o início deste governo, a Federação não tem sido convidada para integrar o CEC, que é a instância máxima de definição das políticas públicas e da distribuição de recursos à cultura no RS. Desde que foi criada a Secretaria Estadual de Cultura, quando se formou o Conselho, no governo de Pedro Simon, a Famurs, via Codic (Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura do RS), sempre foi convidada a fazer parte do órgão. Em governos anteriores, inclusive, os municípios tinham duas vagas. “Queremos um assento permanente no Conselho para não depender da boa vontade dos governos”, afirma Menegaz.
 -
Isso só é possível com a reestruturação do CEC, defendida pela Famurs, adequando o conselho estadual ao Sistema Nacional de Cultura para um Conselho de Políticas Culturais. Isso permitiria que todos os segmentos da cultura, enquanto artistas, pudessem participar do órgão, como acontece em outros estados. Hoje, o CEC é formado apenas por entidades, com CNPJ, restringindo a participação popular dos artistas. O CEC é formado por 24 membros: oito deles indicados pelo governo estadual. Os municípios gaúchos estão sem representação no Conselho de Cultura do Rio Grande do Sul desde janeiro de 2011.



* * * * *


ponto da piadinha






* * * * *



ponto final



É HOJE!!





O oitavo encontro da Confraria do Cachorro Quente, junto com Planária - Paulo Motta - Presidente.
A partir das 19 horas, no Posta del Diablo, na rua Lima e Silva, 587, ao lado do Nikus. Na frente do Zaffari.
Não dá para perder, vamos fazer o maior evento da Confraria do Cachorro Quente!!

TODOS SÃO CONVIDADOS!!!
NÃO HÁ CONVITES INDIVIDUAIS!!


2 comentários:

  1. Já tinha visto essa ET apelando à emoção. Não sei se disse a verdade ou não, pois não sei o que comem os ETs. Interessante é a marcação que essa ET recebe de seu papagaio de pirata. Concordas ou não comigo?

    ResponderExcluir
  2. "Para passar uma ideia de “isenção”, de descompromisso com a candidata por ela ter sido a mais importante colunista de política que o RS e a RBS já tiveram."
    não entendo, se buscam isenção a partir de agora é errado pq nunca tiveram.. se continuam tendenciosos é pq sempre foi assim..

    por favor, que gente chata.. como dizia uma professora minha na graduação na UFRGS:
    "sabe aqueles piolhos de banca de TCC que nunca estão contentes com nada, mal amados(as) e de mal com a vida? sempre reclamando de tudo e nada esta bom, sempre metendo o pau no trabalho de vcs? então na vida vcs vão lidar com gente assim todos os dias.."

    ResponderExcluir