Quinta, 4 de setembro de 2015


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








ponto do dia



EM PORTO ALEGRE, POSTOS DE SAÚDE
DO CASARTELLI NÃO SÃO UMA BOSTA!!



Recebo email do meu amigo Ricardo Azeredo, assessor de comunicação da Secretaria da Saúde de Porto Alegre. Ele responde ao ponto do dia, de Terça, 2 de setembro de 2014, com o título "EM PORTO ALEGRE, POSTOS DE SAÚDE DO CASARTELLI SÃO UMA... UMA BOSTA!!":

O Centro de Saúde Modelo tem historicamente uma demanda muito elevada. Atende a uma comunidade de quase 120 mil pessoas, naquela região da cidade.O processo de fichas é um sistema antiquado que está sendo gradualmente substituído pela estratégia do “Acolhimento”, prática de atendimento humanizado onde as equipes médicas conversam com os usuários do SUS na unidade, para diagnosticar exatamente suas demandas e dar o encaminhamento mais eficiente e mais rápido possível.O problema existe e está sendo enfrentado.
No entanto, não se pode resumir a qualidade do sistema de saúde pública em Porto Alegre por conta de uma situação que está em vias de solução.
E certamente, este sistema está muito longe de ser classificado com o adjetivo que usaste no título do teu artigo.
-
Eis algumas razões:
. Nos últimos dois meses, articulações da SMS (o que significa principalmente aporte de recursos para reformas) com os hospitais Parque Belém, Beneficência Portuguesa, São Lucas e Independência acrescentaram centenas de leitos SUS (internação, uti, observação, etc) na capital.
. O HPS, referência em emergência de traumas na região sul do país, passa pela maior reforma em 70 anos de história, e sem fechar as portas. São R$ 57 milhões, 80% bancados pela Prefeitura. Importante lembrar que quase metade dos atendimentos do HPS são de pacientes do interior do estado.
. O quadro das Unidades de Saúde da Família, que inclui as equipes que vão nas residências, está completo pela primeira vez, com 234 equipes em 119 unidades por toda cidade.
. A capital ganhou a moderna USF Saúde Cohab-Cavalhada e a UBS Tristeza. Até o final do ano outras 25 unidades de saúde terão sido completamente reformadas, incluindo a informatização dos agendamentos.
.Na tão criticada lista de agendamento para consultas, o tempo de espera, que em muitos casos levava dois ou mais anos, caiu para menos de um mês em 70% das especialidades médicas. Ainda há áreas críticas como a ortopedia, onde a demora é problema grave, mas a espera está diminuindo.
. O SAMU saiu da salinha apertada que tinha no HPS e ganhou um prédio sede. Está renovando e ampliando a frota, e criando mais uma base, no centro da capital.
. As mortalidades infantil, de gestantes, por doenças cardiovasculares e HIV vem caindo ano após ano.
. Em parceria com a União e o Estado, a Secretaria Municipal de Saúde cobre todos os custos operacionais do novo Hospital Restinga e Extremo Sul, construído pelo Grupo Moinhos de Vento através de um programa de isenção de impostos. É o primeiro hospital 100% SUS erguido na capital nos últimos 40 anos.
. Para completar a defasagem de pessoal, vários concursos para médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem já foram realizados e outros estão em andamento.
Ainda há muitos problemas a serem sanados. Mas a SMS não está parada, como atestam as realizações citadas. Isso não é retórica, são fatos. Assim com é fato o Ministério da Saúde apontar Porto Alegre como a 5ª melhor cidade brasileira em serviços de saúde pública.
Isso não é pouca coisa.



* * * * *



ponto midiático



TROFÉU PINÓQUIO - Não vou concordar com o Abel, técnico do Internacional, de que o colunista do Zero Hora, Wianey Carlet, está esclerosado. Vou apenas concluir que ele teve um acesso de esperteza ou de "malandragem porca" ao publicar isto em sua coluna de ontem:
ABEL
Lamento as agressões pessoais emitidas pelo treinador Abel Brasil em entrevista à ESPN. Não responderei nos termos propostos e, tampouco, me intimidarei. Seguirei realizando meu trabalho com a independência de sempre, ciente de que treinadores passam e clubes ficam.
-
Meu Deus, Abel referiu-se a ele numa entrevista coletiva, que a Rádio Gaúcha, onde o pinóquio WC também trabalha, transmitiu ao vivo!! E a primeira pergunta da coletiva foi feita por André Silva, repórter da emissora. Que feio!!
E falta classe até para trocar o nome do Abel - Braga.
-
Mas, afinal, os leitores do WC já sabem quem é melhor: Taison ou Messi?
--
AGORA - Foi um tradicional programa da Rádio Guaíba. Vai voltar.

--
EXCLUÍDO OU NÃO? - Recebo:

O título diz: GRÊMIO FORA DA COPA DO BRASIL
A linha de apoio: TIME CORRE RISCO DE SER EXCLUÍDO DA COPA DO BRASIL E DE PAGAR...
A matéria inicia com: Começou as 15h45 o julgamento do Grêmio pelo Supremo ...
Lá pelas tantas, aparece a defesa, acusação, etc.  Depois da metade da matéria – que obviamente foi complementada, em vez de ser editada – surge a horário da votação e o voto do relator...
Na última linha, completamente desacordando com o início do texo, está que os demais juízes votaram com o relator.  -- Não vou discutir o mérito do julgamento e da decisão.  O que me incomoda e muito, é que não existe mais a revisão em qualquer tempo das matérias colocadas em sites. Dificilmente os erros, mesmos os notórios e vergonhosos, são reparados, o que seria tão fácil. Assim, o Grupo Editorial Sinos pode contratar recém formados todos os semestres e os jornalistas (formados em 5 anos de faculdades privadas) tem um piso salarial abaixo dos pedreiros de NH. Nem vou falar que qualquer empresa de transporte coletivo de PoA tem média salarial acima do piso dos jornalistas.  Sejamos francos: os jornalistas – na maioria – não merecem mais ..... Será que na Capital é diferente?

(clica em cima que amplia)




* * * * *



ponto da eleição


FESTÃO - O CTG 35 estava lotadíssimo para o jantar do deputado estadual Alexandre Postal, do PMDB. Sei lá, 500 pessoas. Sartori, candidato ao Governo, e Pedro Simon, o senador. O ponto alto foi o animador da festa, Fernando Postal.
Bati um rápido papinho com o mito.




SOSSEGA, SOSSELLA - Leio ontem no Políbio Braga que o deputado estadual Gilmar Sossella, do PDT, presidente da Assembléia, contratou o advogado Décio Itiberê para defendê-lo, na denúncia sobre o nababesco jantar, em que funcionários do Legislativo teriam sido obrigados a pagar 2.500 reais.
Ele alega que é tudo intriga de adversários.
Ué, contratar advogado por uma intriga?
--
NADA DISSO - Depois da festa do Postal passei na Churrascaria Galpão Crioulo para ver como estava o jantar do deputado estadual Sossella. Aquele mesmo, de 2.500 reais por cabeça. Normalíssimo. Muita conversa, muita risada. Não tinha muita gente, mas a impressão que ficou é que quem estava lá não foi "coagido". Encontrei até um amigão, de muitos anos, que me disse que pagou os 2.500 reais "com satisfação".



* * * * *


ponto g


SOU COLORADO, MAS ESSA PUNIÇÃO
CONTRA O GRÊMIO NÃO PODE SUBSISTIR


Ruy Gessinger, desembargador - ruygessinger.blogspot.com.br


Em breves palavras.
Isso foi uma pena aplicada ao Grêmio, responsabilizado OBJETIVAMENTE por comportamentos de torcedores, que não agiram em nome e por conta do clube.
A pena é desmesurada, tendo em vista as prontas atitudes do Grêmio, por sua direção.
A pena aplicada contraria o princípio da legalidade de aplicação universal.
O órgão aplicador da pena atendeu à onda da mídia sensacionalista .
A continuar essa demagogia, em breve os clubes não poderão mais se apresentar em público, sob pena de um ou dois infiltrados, com gestos irresponsáveis, darem azo a prejuízos incalculáveis.
A Ciência Jurídica sofreu um revés hoje.
Se sou racista?
Claro que não!
Mas quero a primazia do Direito que levou milênios para ser construído.
Deu pra entender ou tenho que desenhar?



* * * * *


ponto da piadinha




* * * * *



ponto final


Quando o Santos vier de novo a Porto Alegre, a torcida do Grêmio ou do Inter deverá lançar um novo grito:

- BRANCO, BRANCO, BRANCO...


6 comentários:

  1. Sabes que te considero um bom amigo e por isto venho dizer que o que disse o tal comentarista da RB$ sobre Abel Braga não deveria ter espaço no teu blog que é um dos melhores do estado. Esse comentarista aos que vivem no meio futebolístico é um zero a esquerda, fazendo concorrência ao Camelinho que deu certo. Não os leio faz um bom tempo.

    ResponderExcluir
  2. Não é malandragem porca do Wianey, esta semana o Abel participou de um programa de entrevistas na ESPN e novamente deu uma cutucadinha nono comentarista da RBS.

    ResponderExcluir
  3. Previdi,

    Com respeito ao comentário do WC na Zero Hora de ontem, estou anexando o texto do email que enviei para ele. Por óbvio, não recebi resposta.

    luiz cunha

    03/09/2014

    Para: wianey.carlet@zerohora.com.br
    Cc: pedro.ernesto@rdgaucha.com.br

    Caro jornalista,

    Ouço, leio e assisto com frequência o que é apresentado pela crônica esportiva "especializada" do RS. Existem, como em qualquer profissão, bons profissionais, bem ou mal intencionados, e maus profissionais, bem ou mal intencionados. Todos apresentam as suas razões para proceder de uma forma ou de outra. Para nós, ouvintes, leitores e espectadores, que temos reduzido espaço para darmos a nossa opinião, causa espanto o que se passa na cabeça de alguns "formadores de opinião". Consideram que o direito de espinafrar, continuamente, um técnico de futebol, um dirigente de clube e um jogador de futebol não pressupõe o direito do espinafrado de reagir da mesma forma. Se consideram acima do bem e do mal e "independentes no que escrevem" sempre que trucidam alguém com quem antipatizam, seja ele competente ou não.

    O seu comentário a respeito do premiado Abel me parece mais um de mau gosto que o jornalista criou em sua vida profissional. O que interessa menos, para nós torcedores, é o que determinados comentaristas dizem. Na tentativa de ajuda-lo, complementaria o final do seu comentário da seguinte forma: ...ciente que comentaristas se aposentam, sem deixar saudade, treinadores, como a Abel, passam deixando um rastro de títulos, títulos, títulos e títulos (talvez este seja o porquê da agressão diária que o Abelão sofre deste comentarista) e clubes ficam (alguns cheios de títulos, outros, também, de títulos a pagar).

    Gostaria de ver testada a sua real "independência de sempre" se o Abel treinasse o imortal Gremio F.B. Portoalegrense.

    Saudações

    Luiz Cunha

    ResponderExcluir
  4. Para quem não sabe, parece que o sr.Luiz Cunha é um deles, o sr.Wianey Carlet é colorado e critica o Abel como muitos outros comentaristas o fazem (o coloradíssimo Fabiano Baldasso é o maior crítico dele).O que acontece é que o sr.Abel e a maioria dos treinadores de futebol, são pessoas que tem o maior espaço na mídia de maneira gratuita (as entrevistas com eles duram horas) e eles se julgam os donos da verdade, sabem sobre tudo, falam sobre futebol, política, sociologia e o escambau, criticam a imprensa, não admitem criticas e são mal educados.Aliás o sr.Abel Braga não consegue dizer PROBLEMA, ele diz POBLEMA e, ao invés de pouco utilizar esta palavra em razão disto, é uma das que mais usa.Dói nos ouvidos.Não sou fã do sr.Wianey, muito antes pelo contrário, mas também não acho que o Abel tenha razão neste episódio e penso que está exagerando.
    Att.
    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  5. Vocês não se dão conta que o problema não é usar a palavra negro, mas a forma como foi dita, de forma pejorativa e depreciativa, juntamente com adjetivos que nem vou citar, como se ser negro fosse um defeito. Está faltando as pessoas se colocarem no lugar do outro, para tentar entender o quanto deve doer ser chamado de macaco e outras coisas piores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a impressão de que essa senhora, Regina Lima, é gorda sim e isto não é defeito, pois com 1,80 de altura já pesei 120 Kg. Hoje me sinto bem melhor com apenas 82 Kg.
      Sara conheci quando retornávamos da casa de nossa filha em Estrela para o litoral. A ouvia na rádio Gaúcha. Voz macia e delicada. Formada em ciências jurídicas sempre se mostrou equilibrada. Quando a vi na TV pareceu-me um pouco acima do peso, mas inteligente e competente. Já dona Regina, em minha modesta opinião, não chega aos pés da Sara.

      Excluir