Quinta, 30 de outubro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para os juízes e desembargadores - a imensa maioria dos 816 magistrados - que começam a receber o bolsa-aluguel, também chamado de auxílio-moradia (hahaha!!!), de 4.377,73 reais. Estão felizes da vida!!

-

Mas o Bom Dia! especial, sem ironia, vai mesmo para os quatro juízes que abriram mão do bolsa-aluguel, por acreditarem ser um abuso.








ponto do dia




SARTORI!!!
PRIVATIZA A CEEE!!!







Não tem outra saída.
Cada vez que ameaça chuva, que deveria ser bem saudada pelos produtores rurais, é motivo de pânico.
Ontem e nesta madrugada foi novamente um inferno. Durante quase todo o dia não tivemos luz na Cidade Baixa, em Porto Alegre, Sem nenhuma explicação. Sabe o que eles fazem? No início, ficam ligando e desligando, como se estivessem brincando. Voltou no início da tarde e logo "se foi". Impressão é de que eles querem estragar os nossos aparelhos. Se não fosse o notebook e o 3G não fazia nada.
Imagino o que passam as pessoas da periferia e da área rural da cidade.
Esta noite, quando começou o vento, foi batata: cortaram a luz e acordei com um calorão danado. Voltou de manhã. Por sorte, o ar-condicionado não estragou. Aí alguém pode ponderar que foi muito vento. Hahahaha!!! Deus queira que não, mas se algum dia o vento passar de 100 quilômetros por hora ficamos sem luz para sempre.
E as árvores caídas por toda a cidade? Até mesmo na Rua da República caiu um jacarandá.
Tudo bem, a inoperante Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura não admite que se tire uma folha de uma árvore, mesmo que ela esteja podre. Os gênios esperam que ela caia. E estes "indivíduos arbóreos", como dizem os entendidos de gabinete, caem geralmente sobre os fios da CEEE. O que era para fazerem, como até poucos anos? Vez que outra passam com uma motosserra e cortam os galhos que podem prejudicar a rede.
-
Tem gente que é contra as privatizações. Tudo bem, mas hoje todos têm celular e adoram ficar fuçando no seu aparelho. Só imagine o que seria se ainda tivéssemos os "serviços" da CRT.
Está mais do que na hora do governador eleito José Ivo Sartori privatizar a CEEE. E pegar pesado com estas companhias que não estão oferecendo um bom serviço pelo interior.
Na real, José Ivo, de uma companhia privada se pode cobrar e até intervir, se for o caso. Numa companhia pública, sempre o corporativismo fala mais alto.
-
PRIVATIZA A CEEE, JOSÉ IVO!!



* * * * *



ponto midiático



SÉRIA A CRISE NA RBS - O mais tradicional evento da RBS em Santa Catarina, o Planeta Atlântida, foi cancelado. Espertinhos, falam em "evento único" com o RS, que acontece na praia de Atlântida.
Olha o que noticiou o G1/RS:
Com edição única em 2015, o Planeta Atlântida 2015 já tem data marcada: dias 30 e 31 de janeiro. Uma das atrações já confirmadas para o evento, que ocorre na Saba, em Atlântida (RS), é a banda californiana Sublime with Rome, formada pelos integrantes remanescentes do Sublime (Bug Gaugh, bateria, e Eric Wilson, no baixo), e Rome Ramirez nos vocais. Nas próximas semanas serão divulgados mais shows e novidades do festival, no Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina, o Grupo RBS está preparando uma série de eventos e shows para a programação de verão, que se inicia já em novembro. Nos dias 14 e 15, ocorre no Beto Carrero World, em Penha, mais uma edição do Dream Valley Festival, considerado o principal festival de música eletrônica do Brasil. Dia 31 de janeiro, a banda californiana Sublime with Rome fará apresentação em Florianópolis. Outros três shows internacionais serão confirmados nos próximos dias na capital catarinense. Não haverá Planeta Atlântida em SC em 2015.
--

PODER RS - Estreia neste domingo, às 10 horas, na TV Record, o programa Poder RS, apresentado e produzido pelo Felipe Vieira. O primeiro entrevistado é José Ivo Sartori.
--

NA CAIXINHA TRI-DE-ESQUERDA - O dono do site tri-de-esquerda Brasil 247, Leonardo Attuch, recebia mesadinha do tal doleiro Youssef, envolvido na roubalheira da Petrobras. Mesadinha uma ova. Consta das anotações do bandido: Leonardo Attuch 11-950206533 6×40.000.00 24/02/2014



-
Confere o site tri-se-esquerda: brasil247.com

--

UM VEREADOR DA PÁ VIRADA! 

http://www.fatonovo.com.br/vereador-do-vale-real-e-montenegrino-sao-presos-com-ecstasy-no-centro-do-cai-not-4153.php

Vereador do Vale Real e montenegrino são presos com ecstasy no centro do Caí


Um trecho da matéria:

De acordo com o comandante do policiamento no Caí, capitão Oscar Bessi Filho, foram encontrados 326 comprimidos de ecstasy (droga sintética) e cerca de R$ 1,5 mil em dinheiro. Ele citou que ao ser abordado, o vereador tentou fugir duas vezes. Primeiro ele fugiu correndo, mas em seguida foi detido pelos policiais militares.

Os PMs tiveram dificuldades em imobilizar o vereador, que é deficiente físico. Em razão de um acidente com explosivos sofrido anos atrás, ele não possui as mãos. Por isso os brigadianos o colocaram dentro da viatura sem as algemas. Entretanto, segundo os PMs, enquanto era feita uma revista no carro onde estavam os acusados, o vereador abriu a porta da viatura e tentou fugir novamente. Foi capturado novamente e para evitar uma nova fuga os policiais acabaram o algemando pelas pernas, sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia.


--

NOVA ANATOMIA HUMANA - No Correio do Povo online:


PM é baleado durante abordagem em Porto Alegre

Soldado de 29 anos foi atingido por um tiro no bairro Agronomia
--

ESCOLIHNA ZH - No site da Rádio Gaúcha. Início do primeiro parágrafo:

Setecentos e 54 juízes e desembargadores...




* * * * *



ponto midiático especial



Ontem, o Rogério Mendelski publicou este texto em sua coluna no rogeriomendelski.com.br:

“Quem parte descansa. Sofre quem fica”.
Janer Cristaldo, numa crônica em agosto de 2003

JANER E SUA BAIXINHA

O santanense Janer Cristaldo, jornalista, escritor, tradutor, advogado, filósofo, era, rigorosamente, um cidadão do mundo. E como tal, jamais deixou de escrever sobre o seu pago, pois seguia a verdade dita por Tolstoi – “canta a tua aldeia e serás universal”.
Ele tinha orgulho de ter nascido em Santana do Livramento e se criado em Dom  Pedrito, no meio do campo onde até mesmo a aldeia mais próxima era longe. Mas como Janer tinha prazer em falar de seus pais, da sua professora, dos fantasmas que habitavam aquela paisagem que se misturava com o cair da tarde e sumia na noite só iluminada na fase da lua cheia!

Suas crônicas tendo como tema o amor pela sua baixinha, são obras primas sobre o maior sentimento que seres humanos cultivam entre si. Seus amigos e leitores invejavam as declarações de Janer para ela que se foi cedo e deixou um black hole que foi consumindo, aos poucos, o nosso querido companheiro de tantas jornadas. Ei-lo descrevendo os últimos momentos da adorada baixinha.

“Sedada, já no torpor da morte, chamaste tuas últimas energias, te ergueste no leito. Levantando o dedinho, didática qual professora falando a seus pupilos, sussurraste com o que te restava de voz: "E se fizéssemos assim: eu assino um documento: eu, TKM, em pleno uso de minhas faculdades mentais, declaro que quero ter meus restos cremados no cemitério da Vila Alpina". Reuni minhas forças e consegui balbuciar: não te preocupa, Baixinha adorada, isto há muito está combinado, verme algum sentirá o gosto de tuas carnes. Tuas cinzas, vou jogá-las de alguma ponte em Paris, uma daquelas pontes que tanto amaste, para que saias navegando mares afora.”

Janer não cumpriu o prometido e justificou a sua falta. “Passada a mensagem, te reclinaste em paz. Mas descumpri o trato. Não as joguei em Paris. Ficarias muito longe de mim, navegarias talvez por mares gelados e hostis, encalharias em geleiras e te perderias em fiordes, longe de meu calor. Com carinho, te plantei entre os rododendros e todas as manhãs passo entre ti e murmuro: adorada. É bom te cumprimentar. Mas como dói.”.

Nosso amigo faleceu nesta segunda-feira e foi cremado no mesmo lugar da sua baixinha: no cemitério da Vila Alpina, em São Paulo. Janer era ateu e para ele a morte era a partida para o nada. “O grande nada, onde nada existe e ninguém sente falta de ninguém”.  Nada disso, meu amigo. Sua baixinha dizia-lhe sempre; “Onde estiver, vou sentir a tua falta”. E, agora, estão de mãos dadas e nós sentindo a tua falta.

LEMBRANÇAS (1)

Nasci no Upamaruty, distrito rural de Livramento, na fronteira seca entre Brasil e Uruguai. Coincidia que o Uruguai começava justo no horizonte, onde ficava a Linha Divisória. Nesta linha, de quilômetro em quilômetro há um marco de concreto. De seis em seis, há um marco maior.


LEMBRANÇAS (2)

Em frente a nosso rancho, ficava o Marco Grande dos Moreiras, sobrenome paterno. Meu pai me erguia até o topo do marco, me fazia virar para o nascente e dizia: “Fala para os homens do Uruguai, meu filho”. Depois, me virava para o poente: “Fala agora com os homens do Brasil”. Nasci entre dois países, sempre olhando para um e outro. Daí a querer ir mais adiante foi só um passo.

LEMBRANÇAS (3)

Fui revisitar minha infância. Mas já era um intruso naquele mundo de tempo infinitamente lento, preguiçoso. À medida que me aproximava do Cerro da Tala, onde estava a Toca da Onça, um nó foi me estrangulando a garganta. Lá adiante, no Uruguai, frente ao Marco dos Moreiras, o rancho de Don Floro Rocha. No lado do Brasil, minha tapera e a casa do Tio Ângelo.

LEMBRANÇAS (4)

Infeliz do ser humano que morre igual como nasceu. Não evoluiu. A vida, as viagens, as cidades me transformaram. Virei cidadão do mundo e não consigo mais viver no deserto. Seria um tour de force dizer hoje que sou gaúcho. Mas à minha infância, continuo fiel.



* * * **



ponto g



PROJETO DO ROMÁRIO - O senador eleito pelo Rio explica:
Apresentei na Câmara dos Deputados um projeto de Lei que inclui o estudo da Constituição Federal nos ensinos fundamental e médio. Pela proposta, a disciplina deve formar um cidadão consciente de seus direitos individuais e deveres sociais.
O objetivo deste projeto é expandir a noção cívica dos nossos estudantes, ensinando-lhes sobre seus direitos constitucionais, como cidadão e futuro eleitor e, em contrapartida, aprenderem sobre seus deveres.
É importante também que nossos jovens tenham uma base educacional sólida para compreender a importância de ser um cidadão consciente e as consequências geradas à gestão pública ao escolher um candidato despreparado ou ficha suja.
Para saber mais acesse: http://bit.ly/1bAMEjb
--

REDUÇÃO DE AÇÕES JUDICIAIS - Quatro instituições públicas apresentaram ao presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, nesta quarta-feira (29/10), uma proposta de racionalizar a cobrança de dívidas ativas municipais. Composto por Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Ministério Público de Contas, o grupo sugeriu que as prefeituras gaúchas não recorram à Justiça para realizar a cobrança de pequenos valores. O objtetivo é reduzir o número de processos de execuções fiscais em tramitação e ampliar a eficiência do Poder Judiciário gaúcho.

Pioneiro na racionalização desses processos, o judiciário paulista elaborou uma cartilha com sugestões aos municípios para aperfeiçoar a cobrança de dívidas ativas, oriundas do não pagamento de tributos locais como Imposto Sobre Serviço (ISS) e Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O manual serviu de inspiração para a corregedoria-geral do TJ gaúcho, que verificou esse problema no Rio Grande do Sul. Atualmente, cerca de 70% dos mais de 700 mil processos de execuções fiscais no RS referem-se a ações ajuizadas por prefeituras, informou o juíz corregedor do TJ/RS, Ricardo Pippi Schimidt. "O custo mínimo para a tramitação de um processo é R$ 600. A prefeitura também pode incluir a despesa dela nessa conta para avaliar se vale ou não a pena acionar a Justiça", explicou.

O presidente da Famurs disse que vai analisar a proposta com a diretoria da entidade e com os demais prefeitos gaúchos, no intuito de trazer contribuições à iniciativa. O dirigente justificou que a judicialização da cobrança é utilizada pelos gestores municipais, sobretudo, em final de ano. O dirigente também alegou a situação de crise dos municípios e a necessidade de encontrar novas fontes de recursos para fechar as contas.

Entre outras medidas sugeridas pela cartilha para a cobrança de dívidas estão a via administrativa, o protesto e o cadastro de inadimplentes. Também estiveram presentes na reunião o auditor do TCE, Victor Hoffmeister; o promotor do MP Cesar Faccioli; a coordenadora jurídica da Famurs, Ana Paula Ziulkoski; e a assessora técnica da Área de Receitas Municipais da Federação, Cinara Ritter.

--

SAIU DO ARMÁRIO - O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, confirmou hoje que é gay. Vai pro Guiness: é o primeiro líder empresarial entre as 500 maiores empresas dos Estados Unidos a abrir todas as portas do armário.


* * * * *



ponto da piadinha



O sujeito muito rico, na faixa dos 60 anos, está sempre acompanhado de belas mulheres. Ao que lhe perguntaram:
- Acredita realmente que essas mulheres gostam mesmo do senhor?
- Olha, meu rapaz, eu gosto muito de camarão. Quando peço esse prato, eu não pergunto se o camarão gosta de mim. Eu simplesmente como e pago.



* * * * *



ponto final







GILDÍSSIMA

No próximo sábado, dia 1º, às 19h30min, no Cine Santander Cultural em Porto Alegre, estreia GILDÍSSIMA, documentário sobre Gilda Marinho.
O Núcleo de Especiais Estação Filmes resgatou a história desta mulher exuberante, alegre, profissional, independente, que rompeu tabus e sempre esteve “a frente de seu tempo”. O curta GILDÍSSIMA tem 20 minutos e  direção de Alexandre Derlan.
O filme, baseado na pesquisa histórica de Benito Bisso Schmidt, tem em seu elenco as atrizes Deborah Finocchiaro, Graça Garcia e Sinara Robin, que encarnam a protagonista em diferentes momentos de sua trajetória.
Confiram o trailer
http://vimeo.com/102928382


6 comentários:

  1. Grande Prévidi,

    Acho que sai a "saída" do estorvo CEEE, ou via privatização ( mais difícil, pelo trauma que pode criar nas mentes mais à esquerda) ou via federalização ( entrega à Eletrobrás, abatendo, numa operação triangular, parte da dívida do nosso estado).
    Também deverá ocorrer ( vamos deixar bem claro: o estado não tem outra alternativa, ou o nosso Sartori toma a decisão ou ficará 4 anos - certamente, aí neste caso, não será reeleito, fazendo o burocrático papel de "chefe de pessoal do estado") a entrega do Banrisul ( estorno responsável pelo acréscimo de 5% - dos 13% - nas parcelas mensais de pagamento compulsório da dívida do nosso estado) ao Banco do Brasil.
    Com estas duas ( difíceis, pois o PT e os "movimentos sociais" vão infernizá-lo) decisões, imagino que nossa dívida será abatida em torno de 50% ( ficará em 25 bilhões de reais, administráveis!). Além desse movimento - que julgo fundamental - há o processo em andamento da renegociação, no Congresso, do percentual ( baixar de 13 para 8%) e do índice fator de correção ( IGP puro, sem acréscimos).
    Dá-le "gringão": se tiveres coragem para cometer tais decisões, adeus PT - aqui e lá!!!

    ResponderExcluir
  2. Soube há pouco que o consumo de toddynho na RBS vai despencar. Eduardo Smith, o VP de Jornais e Rádios ?encerra? seu ciclo na RBS em 31/12/2014.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o fim do Planeta Atlântida, que a RBS jura que todo mundo espera ansiosamente todos os anos, veja os comentários do pessoal no blog do Cacu Menezes, o mais influente daqui de SC.

    http://wp.clicrbs.com.br/cacaumenezes/2014/10/29/fim-do-planeta-atlantida/?topo=52,2,18,,200,67#comments

    ResponderExcluir
  4. O presidente-executivo da Apple, Tim Cook saiu do "iCupboard"...

    ResponderExcluir
  5. Onde assinto para vender a CEEE, Banrisul, TVE.

    ResponderExcluir
  6. A questão da energia. Pensava algo parecido, mas diferente. Duas semanas num hotel em Alegrete. Quase todas as madrugadas, lavado de suor, esperava ansioso a energia elétrica voltar. Nos fins de tarde parecia que havia encontro de hora marcada entre nós. Quando ela voltava, cheguei a pensar na necessidade de correr e comprar umas vitaminas para a tomada. Quem sabe se sairia uma energia mais robusta e estável dali. "...E quando o tempo se armou de fato lá pro lado do Uruguai..." foram 16 horas de sensação interminável. Pensava com meus botões. Bem que a CEEE poderia atender aqui. Coisas da vida. Jorge

    ResponderExcluir