Quarta, 8 de outubro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para o advogado e pecuarista Ruy Gessinger - hoje deve estar em Xangri-Lá e eu, aqui em Porto Alegre, "morto de inveja"!!






ponto do dia




O FIM DE UMA "PROPOSTA DE ESQUERDA" - 2






Sou um otimista.
Acredito que só existe UMA maneira da "proposta de esquerda" não terminar, melancolicamente: dona Dilma ser reeleita, mesmo que vença a eleição agarrada no Bolsa-Família e nos Estados nordestinos. Sei que será uma bronca governar assim e as concessões ao Congresso Nacional serão ainda mais grotescas - de repente, consegue aumentar ainda mais o número de ministérios. Ah, claro, fora o apoio que terá dos governadores eleitos de dois estados de peso, Minas e Bahia, e eventualmente de um ou outro eleito no segundo turno.
-
Ontem tratei de fiascos petistas: para o Senado, os eleitos para Câmara federal no Rio e São Paulo e os governadores..
Olha, o fiasco na eleição para as Assembleias foi ainda maior. Confira os cinco mais votados em 10 estados:

OS 5 DEPUTADOS ESTADUAIS MAIS VOTADOS

Rio Grande do Sul

PCdoB  MANUELA D AVILA
PSDB  LUCAS REDECKER
PDT          MARLON SANTOSE
PP         SILVANA COVATTIE
PT     EDEGAR PRETTO

São Paulo

PSDB FERNANDO CAPEZ
PSDB CORONEL TELHADA
PSDB ORLANDO MORANDO
PV    TRIPOLI
PP     DELEGADO OLIM

Rio de Janeiro

PSOL MARCELO FREIXO
PSD         WAGNER MONTES
PP         FLÁVIO BOLSONARO
PSD         SAMUEL MALAFAIA
PMDB PAULO MELO

Minas Gerais

PT         PAULO GUEDES
PCdoB MARIO HENRIQUE CAIXA
PSB         LEANDRO GENARO
PP         GIL PEREIRA
PDT         DEPUTADO SARGENTO RODRIGUES

Paraná

PSC         RATINHO JUNIOR
PMDB ALEXANDRE CURI
PSB         TIAGO AMARAL
PMDB ARTAGAO JUNIOR
PSB         GILBERTO RIBEIRO

Santa Catarina

PSD         GELSON MERISIO
PSD         JOSÉ NEI ASCARI
PSD         ISMAEL DOS SANTOS
PSD         MILTON HOBUS
PMDB VALDIR COBALCHINI

Pernambuco

PP         PASTOR CLEITON COLLINS
PSB         PRESBITERO ADALTO SANTOS
PSB         RAQUEL LYRA
PMDB ANDRÉ FERREIRA
PSB         SIMONE SANTANA

Bahia

PDT         MARCELO NILO
PSC         PASTOR SARGENTO ISIDORIO
PSDB SOLDADO PRISCO
PSD         ROGERIO ANDRADE
DEM FABIO SOUTO

Brasília

PRB         JULIO CESAR
PMDB ROBÉRIO NEGREIROS
PV         PROFESSOR ISRAEL
PP         DR MICHEL
PTN         RODRIGO DELMASSO

Pará

DEM MARCIO MIRANDA
PSDB CILENE COUTO
PSD  JÚNIOR FERRARI
PSDB LUTH REBELO
PSD         CORONEL NEIL



* * * * *


ponto da fotografia



PREFEITOS COM TARSO FERNANDO




Matéria da assessoria de imprensa do PT:
A candidatura do governador Tarso Genro à reeleição já tem o apoio de 281 prefeitos e vice-prefeitos de diversos partidos e regiões do rio Grande do Sul. O candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) se reuniu com grande parte desses apoiadores na noite desta terça-feira (07) em Porto Alegre.
Mandatários de partidos que não compõem a coligação, como PP, PDT e PSB, fizeram questão de ressaltar o tratamento republicano que receberam de Tarso nos últimos três anos e meio como justificativa para a adesão à sua candidatura.
Foi o caso do chefe do Executivo municipal de Lagoão, Algilson Andrade (PP), que lembrou as demandas de sua cidade que foram atendidas pelo Governo do Estado. "O povo de Lagoão está com o senhor, e eu também", anunciou, logo depois de ressaltar a satisfação que tinha por “trabalhar junto” com Tarso neste período.
O prefeito de Carazinho, Renato Suss (PDT), agradeceu ao governador pelo fim dos pedágios "que nos aprisionavam nos quatro pontos cardeais de nossa cidade". Ele citou ainda ações como a liberação do Distrito Industrial e a geração de empregos nos últimos anos.
Já o mandatário de Rosário do Sul, Luiz Henrique Antonelo (PSB), afiançou aos presentes que os avanços da atual gestão são incomparáveis com governos anteriores, sobretudo pela valorização dos servidores públicos. "Nós temos que ir para a rua e fazer a comparação que a mídia se negou a fazer. Tenho certeza que, nas ruas, vamos reverter o resultado do primeiro turno", acredita Antonelo.



* * * * *


ponto da eleição



DEBATES - Acredito que os candidatos ao Governo deveriam entrar num acordo.
Primeiro: Fixar um número X de debates nas emissoras de rádio e TV.
Segundo: Debate de verdade, sem dar chance para que apresentador brilhe mais do que os candidatos (um bom exemplo para não ser seguido é o W. Bonner, com a arrogância típica da Globo).
Terceiro: É lá e cá, três minutos para cada um e nada de regras.
-
Mas a impressão que tenho é que as assessorias e os próprios candidatos se borram de medo dos chefes e chefetes das emissoras.
--
A FÚRIA DOS DERROTADOS - Não adianta ficar brabinho. O que os petistas têm que fazer é trabalhar pela dona Dilma e por Tarso Fernando, para que a fiasqueira não seja ainda maior. A raiva é tão avassaladora que ontem, um jornalista que considero sensato, taxou alguns eleitos de "ESCROQUES". Provavelmente, além de irado, o dito não tinha a menor ideia do que significa "escroque".
Agora, repito, o negócio é buscar votos para os candidatos. E não ficar destilando ódio no Facebook e Twitter. Porque vai ser muito difícil mudar o voto - ou a simples disposição - com mais ódio.
-
A propósito, em 25 do mês passado publiquei esse texto. Que sirva de alento:

ATÉ PARECE QUE NINGUÉM SABE:
ELEIÇÃO SE GANHA  OU SE PERDE

Final de novembro de 1982. Saí do prédio da Assembleia gaúcha decepcionado, triste com o resultado final da eleição parta o Governo do Estado. Jair Soares era o governador eleito, com pouco mais de 10 mil votos do segundo, Pedro Simon. Alceu Collares chegou em terceiro, e consolidou a sua liderança na região metropolitana de Porto Alegre.
- Esse Estado vai ficar uma merda - não parava de pensar nisso.
Aí veio a posse, Jair Soares nomeou os seus secretários e foi tudo rolando naturalmente.
Não teve desgraça alguma. Simon e Collares foram oposição.
Nada de campanha "Fora Jair". Na Assembleia o governador enfrentou uma bronca danada, porque eram muitos os deputados competentes.
-
De lá para cá enfrentei várias eleições. E sei como é bom vencer.
Mas também perdi e sei como é ruim.
Agora, no mês que vem vamos ter um novo presidente e um novo governador.
Tô na torcida.
Só um exemplo: Não gostaria que a Marina vencesse. Não tem jeito e nem cara de presidente. Claro, fora aqueles malucos desses partidos que ninguém sabe de onde saíram. Se vencer, fazer o quê?
Aqui no Estado? Será que as pessoas não se dão conta que o RS não tem mais jeito? Ainda bem que existem bravos gaúchos querendo encarar a encrenca. Uma dívida impagável e para piorar estamos aqui no calcanhar do país! Se não fosse o agronegócio...
No governo de Dona Yeda, o PT e alguns aliados promoveram, durante quatro anos, a mais cruel campanha contra um governador eleito. O que o RS ganhou? Nada. Ah, mas em compensação, "elegemos o governador seguinte!".
Bah!!
--
PERGUNTINHA - A Bovespa também é anti-petista? E o dólar caindo, também não gosta da dona Dilma?
--
DÁ PARA ENTENDER? - O prefeito de Porto Alegre, José Alberto Fortunati, vota em Sartori e dona Dilma.
Tóing!!
--
APOIO - Alceu Collares, ex-governador do PDT, apoia Tarso Fernando, candidato a reeleição pelo PT.
Já a executiva estadual do PDT decidiu apoiar Sartori.
Tóing!!
--
APOIO 2 - O PP e os demais partidos da coligação que apoiaram Ana Amélia Lemos estão com Sartori.
--
QUEIXAS - Tenho lido no Facebook algumas críticas de petistas históricos aos responsáveis pelo marketing das campanhas, especialmente aos que trabalharam para o derrotado Olívio Dutra.
--
CÁLCULO - Escreve o Rick Jardim:
Eu devo ser muito burro ou péssimo em matemática. Se o Bolsa Família está diminuindo a miséria do brasileiro, como é que a cada ano aumenta mais o número de beneficiários, se o o crescimento proporcional da população não chega a tanto. E ainda que fosse, poderíamos pensar que só nascem miseráveis no Brasil? E AINDA ASSIM, se novamente fosse este o caso, não estaria na hora de um bom programa de planejamento familiar? Ou isto é conveniente?




E OS BANDIDOS? - Glauco Fonseca escreve:
Para que haja uma eleição realmente justa - repito, REALMENTE JUSTA - é fundamental que saibamos o que declararam o doleiro Alberto Yousseff e o ex-Diretor Nacional de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa.
Já ficaram devendo aos eleitores brasileiros os nomes de parlamentares e muitos deles acabaram se elegendo e, caso sejam diplomados, já terão novamente o benefício do foro privilegiado. Portanto temos que reivindicar as "listas" e as denúncias dos dois personagens que lançaram mão da delação premiada. Estas informações NOS SÃO DEVIDAS e não seria nenhum privilégio sabê-las. Solicito seu compartilhamento.
--

PENA - O caranguejo não se elegeu senador...




--
ASSIM FICA COMPLICADO - Recebo:
Aécio não precisa fazer muito para vencer. O próprio PT se enterra.




* * * * *



ponto midiático



CHOQUE DE GESTÃO É AQUELE TROÇO QUE, 
NAS REDAÇÕES, TEM O APELIDO DE PASSARALHO
Mario Marona, jornalista




O BRUXO DO AÉCIO - Quando o meu segundo filho estava para nascer, uma das opções de nome era "Gustavo". Assim como aconteceu com o Guilherme fui procurar os "similares" que conhecia. No caso do Gui tenho um primo, que mora em São Paulo, que gosto muito. Quando ao Gu, conhecia dois: o Gustavo Mota e o Gustavo Krieger. Absolutamente nada contra os dois - ao contrário, só a favor.
O Mota falo seguido, porque mora em Porto Alegre.
O Krieger raramente, porque vive em Brasília.
Conheço os dois desde os anos 80.
-
Ontem ouvi um comentário do Fábio Marçal, na Rádio Guaíba, dizendo que o Gugu é um dos caras da comunicação do Aécio. Fui conferir com o próprio. Sim, senhor, ele é o Coordenador de Comunicação da campanha de Aécio Neves.
Me dizem que tem uma empresa de Gerenciamento de Crises e só tem grandes clientes (megaempresários e políticos).
-
Gustavo Krieger, que é de Porto Alegre e começou na Política do ZH, publicou ontem este texto:
A julgar por tudo o que li e ouvi nas últimas semanas, conseguimos o impossível. A campanha de Aécio foi condenada ao esquecimento durante a reta final. Li que ele renunciaria, que viraria nanico... Nessa virada, mérito do candidato que nunca desanimou. E de uma equipe de comunicação e marketing que acreditou em sua estratégia e na leitura de cenário. Insistiu em suas convicções e foi recompensada. Orgulho de participar desse projeto, junto com Paulo Vasconcelos, Rui Rodrigues, Guillermo Raffo, PC Bernardes, Otavio Cabral, Flavia de Leon, Laerte Rimoli, Adriana Vasconcelos, Fabiano Lana, André Lacerda, Luiz Neto, Heloísa Neves e tantos outros.
Foi uma pequena façanha. Outros desafios nos esperam. Mas, para quem já fez o que todos achavam impossível uma vez, nada assusta.
-
Legal, né?
--
PIADINHA DA SEMANA
Do presidente jovem e tímido do Grupo RBS, tirando uma de Didi Mocó:
"Não subestimamos os desafios, mas estamos muito otimistas em relação ao que vem pela frente. Nos últimos anos, investimentos R$ 110 milhões na mídia impressa porque acreditamos no nosso negócio. Não gostamos de atitude reativa, procuramos estar a frente no que se refere a inovação, muito perto do nosso consumidor e do mercado publicitário."
@dudamelzer #maximidia #zhnocabore2014
--
PERGUNTINHA - GRINGO, o novo livro do Airton Ortiz, é em homenagem ao Sartori? (Calma, Ortiz, é brincadeira)
--
O PRODUTOR DE CONTEÚDO DO ANO! - Claro, do Zero Hora:

No lugar de Grohe Destaque do editor 08/10/2014 | 06h03

Com chance a Tiago Machowski no gol, Grêmio encara o Sport na Arena

Com titular na Seleção, garoto de 21 anos recebe oportunidade de Felipão
--

ESCOLA ZH - Do Correio do Povo.
Recebo: Nem em casa se tem sossego...

Corpo de idosa é encontrado em casa no bairro Petrópolis




* * * * *


ponto g



BOLA DE CRISTAL - O Internacional de Porto Alegre não ganha hoje.
--
EU VOU!!




--

NÃO PRECISA COMENTÁRIOS






* * * * *



ponto da piadinha



FUTURISTA?


Dois de janeiro de 2015.
Um velhinho se aproxima do Palácio da Alvorada e, depois de atravessar a Praça dos Três Poderes, falou para um Dragão da Independência que montava guarda:
- Por favor, como eu faço para entrar e me entrevistar com a Presidenta Dilma.
O soldado olhou para o homem e disse:
- Senhor, Dona Dilma não é mais presidenta e não mora aqui.
E o velhote se foi.
No dia seguinte, o mesmo velho se aproximou do Palácio da Alvorada e falou com o mesmo soldado:
Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com a Presidenta Dilma.
O soldado novamente disse:
- Senhor, como lhe falei ontem, a Dona Dilma não é mais presidenta e não mora mais aqui.
O homem agradeceu e novamente se foi.
.No dia 4 de janeiro ele voltou e se aproximou do Palácio da Alvorada. Falou com o mesmo guarda:
- Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com a Presidenta Dilma.
O soldado, de saco cheio do velhote, falou sem paciência::
- É o terceiro dia seguido que o senhor vem aqui e pede para falar com a Dona Dilma. Eu já lhe disse que ela não é mais presidenta, nem mora aqui!!
.E completou:
- O senhor não entendeu?
O velhinho olhou para o soldado, com um tímido sorriso e disse:
- Sim, eu compreendi perfeitamente, MAS EU ADORO OUVIR ISSO!!!
O soldado, em posição de sentido, prestou uma vigorosa continência e animou-se:
- ATÉ AMANHÃ, SENHOR!!!



* * * * *


ponto final



O ALUGUEL DOS "MAGISTRADOS"






Texto do Departamento de Comunicação - Imprensa AJURIS:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) votou e aprovou a regulamentação do auxílio-moradia para o Judiciário nesta terça-feira (7/10). O presidente da AJURIS,  Eugênio Couto Terra, acompanhou a sessão em que, por maioria, o Conselho regulamentou a percepção do benefício, considerando-o com caráter indenizatório e sendo retroativo a 15 de setembro.

Conforme o voto do relator, conselheiro Saulo Bahia, aprovado pela maioria dos conselheiros, o benefício não será concedido para quem tem residência oficial à disposição, mesmo que não esteja ocupando; não vale para inativos; não será pago duas vezes a cônjuges que residem juntos; tem que ser requerido pelos juízes ao Tribunal; não haverá escalonamento; não pode exceder ao limite máximo do teto dos ministros do STF; e deve obedecer ao mínimo pago aos integrantes do Ministério Público, em razão da simetria entre as carreiras.

O presidente Eugênio Terra, que esteve em Brasília na semana passada, está na Capital Federal desde ontem, realizando intenso trabalho com a AMB e as demais associações nacionais (AJUFE e ANAMATRA). “Constatamos que, neste momento, os conselheiros não querem assumir a possibilidade de garantir o benefício do auxílio-moradia aos aposentados e, por via reflexa, às pensionistas.”

Nesse período avaliou-se, inclusive, a possibilidade de viabilizar uma decisão judicial que, desde logo, reconhecesse o benefício para todos. Após inúmeros contatos, que se estenderam pelo fim de semana, concluiu-se que não havia como obter medida cautelar ou liminar para tanto. Em razão disso, optou-se por trabalhar junto aos integrantes do CNJ.

Terra relata que, embora houvesse a simpatia do ministro Ricardo Lewandowski para que a regulamentação fosse omissa em relação aos inativos, a votação desta tarde demonstrou que há forte dissenso entre os membros do CNJ.  “Diante do voto do relator Saulo Bahia e da aprovação por maioria, vamos pensar maneiras de alcançar o auxílio-moradia aos inativos e pensionistas. A via judicial pode ser o caminho", concluiu o presidente da AJURIS.


11 comentários:

  1. 1 - A maioria dos eleitos por ti listados são da base aliada do PT.
    2 - Quanto aos crescimentos na América Latina todos estes países tem taxa de desemprego MUITO superiores ao Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São da base alugada? Então tá.
      A taxa de desemprego no Brasil é menor porque a metodologia é diferente: no Brasil, DESDE 2011, se verifica quem busca emprego e não quem está desempregado (o que é uma baita diferença). Acrescenta aí o Bolsa-Família, dentre outros auxílios, e está pronto um índice bem ao gosto do governante...
      Só não esquece que indices de crescimento significam, inclusive, produção e geração de impostos, ou seja, é de onde sai o ervanário para pagar os benefícios. E sem crescimento...

      Excluir
    2. Taxa de desemprego não está diretamente ligada a crescimento econômico. Pleno emprego com baixa produtividade não faz nenhum país crescer.

      Excluir
    3. Crescimento econômico com desemprego é o sonho do Mercado, para o trabalhador é uma desgraça. Toda base é alugada, em qualquer país do mundo, ou o amigo é inocente

      Excluir
    4. Acho que amigo é desinformado, pois base alugada é na Venezuela, Bolívia, Argentina e Brasil, portanto não é qualquer país do mundo e sim nos países fim do mundo.
      No países parlamentaristas,como Japão, Austrália, Canada e maioria dos euroeus, não existe base alugada. Nos Estados Unidos a base do Obama é o partido Democrata. Já vi que conhecimento não é o forte da esquerda.

      Excluir
  2. Oi Prévidi. Sobre a piada 'futurista', eu conheço uma versão dela envolvendo personagem do Automobilismo. Questão apenas de trocar o local (Palácio da Alvorada por Equipe Renault) e pessoa (Dilma por Fernando Alonso). A piada, em resumo, envolve um fã de corridas que vai à sede da equipe Renault perguntar se ele pode falar com o espanhol. O segurança diz que o piloto não mais integra o quadro de funcionários. O encerramento da piada, claro, é o segurança voltar a negar e o fã dizer: "Mas eu vim aqui apenas para ter certeza de que aquele chato do Alonso não mais pilota para a Renault! Obrigado 'seo' guarda!"
    Atenciosamente,

    Paulo Lava

    ResponderExcluir
  3. Mas essa do Inter não precisa nem bola de cristal.... ele não joga hoje, joga amanhã, quinta.
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Prévidi
    Poucos jornalistas são sensatos. A grande maioria é da esquerda burra que serve aos interesses escusos do PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jornalista tem burro e inteligente a favor do PT e contra o PT. Mas tem muito jornalista que não tá nem aí, só quer um emprego, salário e visibilidade. Antigamente a grande maioria aqui no Sul ou era comunista ou era do PDT do Getúlio. De direita mesmo tinha o Perdigueiro da Folha da Tarde.

      Excluir
  5. O Sr. Alceu Collares vai apoiar Tarso e Dilma, porque teme perder a "boquinha" que tem no Conselho da Itaipu, ou alguém dúvida?

    ResponderExcluir
  6. Previdi, não sei se notastes, mas hoje foram realocados alguns seres vegetais da Av. Praia de Belas para a construção da nova obra viária daquela região e não houve nenhuma manifestação, será pelo motivo que ali não é local de "pique-nique" da maconheirada rebelde, digo gurizada??

    ResponderExcluir