Segunda, 13 de outubro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para o Paulo Raymundo Gasparotto, um dos meus ídolos do jornalismo e uma extraordinária pessoa. Um dos mais respeitados profissionais do jornalismo no Rio Grande do Sul.
(A foto peguei emprestado do Jeff Bernardes, da Preview)








ponto do dia



A SERENIDADE DA TIA HELENA





Sempre tive por ela um carinho enorme.
Muitas vezes disse a ela, nos últimos anos, que era uma referência para mim. A última pessoa que sabia muitos fatos relacionados a minha infância, daquele período que a gente não se lembra.
Por morarmos em cidades distantes - São Paulo e Porto Alegre - conversávamos por telefone. A última vez que a vi foi em 2009. Um longo papo em seu agradável apartamento, no bairro Moema, São Paulo. Uma cabecinha de dar inveja em muita gente, e com mais de 80 anos!
Para situar: Tia Helena (Helena Lange Goulart) era casada com o Tio Juca (José Antônio Braz Goulart), irmão da minha mãe (Etna Gulart Previdi). Notaram que os irmãos tinha a grafia do sobrenome diferente? Pois é, era assim mesmo, o que gerava discussões intermináveis entre eles. Mas isso é outro assunto.
Tia Helena não gostava do apelido de família do marido e só o chamava de "Goulart", mas não se importava com todos que o tratavam de "Juca".
Sentiram o estilo?
A propósito de estilo, jamais a vi de chinelos. Ela já saía do quarto de vestido e sapato de saltinho. Sempre elegante. Nada de "ficar a vontade". Jamais a vi alterando o tom de voz. Nas nossas conversas telefônicas, ela nunca (e "nunca" é uma palavra difícil de falar ou escrever) demonstrou alguma mágoa ou queixa de algum filho, e muito menos de netos e bisnetos. Perguntava por todos da minha casa, nome por nome, e querendo saber detalhes de cada um.
-
Em1968, minha mãe decidiu que iríamos morar em São Paulo. Não me perguntem o motivo que ela tinha.
Tio Juca, Tia Helena e os filhos (Ana Maria, Stela, Cristina - falecida - e Guilherme), além da mãe da Tia, Vó Aída, moravam numa bela casa no Jardim Paulista. Por um tempo fiquei por lá, quando minha mãe providenciava a mudança. Fomos morar perto deles, no Itaim. Nos períodos que morei com eles, Tia Helena me tratava como um filho e não me dava mole. Tenho muita saudade de tudo daquele tempo, mas me dá água na boca lembrar dos pães com manteiga na frigideira que o Guilherme e eu comíamos todas as tardes, na volta do colégio.
Me impressionava a paciência que tinha comigo. Se sentava para falar dos estudos, do colégio (Eduardo Prado), das meninas, como se não tivesse o marido, quatro filhos, a mãe e toda a enorme casa para cuidar. E eu, como todo adolescente, certamente era uma chato, metido.
-
Lembro vagamente, mas a minha primeira viagem de trem foipara Belo Horizonte, onde a família Lange Goulart viveu por anos. Era férias e a minha mãe e eu fomos numa cabine. Na viagem noturna, dormi a niote toda. Lá, em BH, lembro de ter ido num baile de carnaval e não gostei. Me enfiaram uma fantasia ridícula.
Tio Juca tinha uma indústria de produtos químicos e minha mãe trazia para a nossa coisa um inceticida muito fedorento - que mais tarde foi proibido - chamado BHC. Alguém lembra?
-
Pois a Tia Helena partiu no último sábado.
Quando soube, fique na janela do quarto me lembrando dela e fiz as minhas orações. Como sou meio manteiga derretida, imagina.
Me faz muito bem escrever nestas situações - ainda mais que nem adiantava ir a São Paulo para me despedir. Foi sepultada em poucas horas, porque os bichinhos invisíveis que tomaram conta dela eram muito violentos. No Facebook escrevi:

Sabe aquela pessoa que é uma referência pra ti?
Aquela única - e última - pessoa que sabe muito da tua infância e da tua família?
Pois é, na madrugada deste sábado partiu a minha Tia Helena Lange Goulart, aos 88 anos. Estava desde junho lutando para viver, mas não conseguiu vencer a luta contra bichinhos invisíveis. Uma infecção que quatro antibióticos potentes não conseguiram atacar.
Não sei como vai ser, a partir do ano que vem, no dia do meu aniversário. Há muitos anos, tocava o telefone no dia 20 de maio, de manhã, e o pessoal em casa falava:
- Vai atender, é a Tia Helena!!
Ela vivia em São Paulo, onde também estão filhos, netos e bisnetos.
Logo vou lá, dar um beijo em todos.



* * * * *



ponto da eleição



EXCLUSIVO!!
BOMBA!! BOMBA!! BOMBA!! - Nos próximos dias, denúncia bombástica nos programa de TV e rádio do PT:
SARTORI TEM DOIS FILHOS!!
--

AGENDAS - Candidatos a governador do RS (informações das assessorias).

TARSO GENRO:
Porto Alegre
8h - Café da manhã com parlamentares aliados
Local: Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo, 77)

9h às 14h - Entrevistas diversas e almoço na RBS
Local: Edifício da Zero Hora (Av. Ipiranga, 1075)

15h30 - Caminhada no comércio de Porto Alegre
Local: Saída da esquina entre Rua dos Andradas e General Câmara

16h15 - Entrevista para veículo de comunicação
Local: a confirmar

18h50 - Entrevista ao vivo no RBS Notícias
Local: Rua rádio e TV Gaúcha, 189

19h30 - Plenária de Mobilização do PTB
Local: Igreja Pompeia (Rua Barros Cassal, 220)

-
JOSÉ IVO SARTORI:
Porto Alegre
10 horas – Declaração de apoio à candidatura de Sartori pelo presidente estadual do PP, Celso Bernardi. Local: Praça da Matriz, 134 – Centro Histórico.

10h30 – Reunião com vereadores de Porto Alegre. Local: Comitê Pluripartidário – Avenida Padre Cacique, 668.

11 horas – Declaração de apoio à candidatura de Sartori pelo presidente estadual do DEM, Onix Lorenzoni. Local: Avenida Polônia, 356 – bairro São Geraldo.

12 horas – Reunião das Executivas Estaduais do PSD, PSL, PHS e PSDC. Local: Restaurante Vitrine Gaúcha – DC Navegantes.

12h30 – Declaração de apoio à candidatura de Sartori pelo presidente estadual do PSDB, Adilson Troca. Local: Rua dos Andradas, 943, 25º andar.

18h30 – Entrevistas para emissoras de rádio do interior do Estado.
--

QUE MORAL TEM ESSA COISA? - Leio, em alguns lugares, a lembrança de que o diretório nacional do PDT recomendou aos filiados que votem nos candidatos do PT no primeiro e segundo turnos. Quer dizer, votar em dona Dilma. Diretório do PDT é sinônimo de lupi, o falso, e seus asseclas que querem continuar mamando na gorda teta do Ministério do Trabalho e em outras boquinhas.
Apenas isso.
--

COLLARES NÃO PRECISAVA LEVAR UMA LIÇÃO - Ainda mais, um homem de 87, que desempenhou as suas funções públicas com honradez - deputado federal, prefeito de Porto Alegre e governador do RS.
Leia esse relato da jornalista Vavá D' Arriaga
Vale a pena saber
Ex-governador Alceu Collares defendeu ferrenhamente o apoio do PDT aos candidatos do PT.
Mas vale a pena saber a atitude de João Luiz Vargas, ex-deputado) ao pedir a palavra:
 - Collares, o teu cabelo branco e a minha barba branca são devidos ao PT. Ficaste assim pela quantidade de desaforos que os petistas disseram para ti no teu governo.Agora, tu queres ficar do lado deles pelo salário que te pagam em Itaipu? Pois eu não me vendo.
Foi o que levou o diretório a liberar o voto dos afiliados. Isso prova como o bolso comanda a mente, mas por outro lado também prova como a dignidade ainda pode ser decisiva...
--

DEBATES - PT continua usando as técnicas de eleição em centro acadêmico: diz que Sartori não quer debates.
Aí leio que dona Dilma e Aécio farão apenas cinco debates.
Tarso Fernando e Zé Sartori farão sete. Em 10 dias.
--

GOLPE? - Escreve a diretora da revista VOTO, Karim Miskulin (via FB):
Tarso Genro imita Aécio gravando vídeo no telefone e pedindo para militantes espalharem a mensagem. Onde está a originalidade dos marqueteiros governistas??
Pior, o texto diz que o que está acontecendo no processo eleitoral (Sartori e Aécio liderando pesquisas) é golpe???? Mas o que é isto governador? Menos!!! Bem menos!!!
--

INIMIGO NA TRINCHEIRA - Não passa disso o pedido da CEEE para que a energia elétrica aumente em 35 por cento as contas no RS. Meu Deus, a menos de duas semanas da eleição em que o governador aposta na releição!!
É, governador, deveria ter incorporado o espírito do Britto e privatizado o que sobrou da companhia. Não?
--


A PONTE DA CONVERSA FIADA - A menos de duas semanas para a eleição desenterram a "nova ponte do Guaíba". Como aconselha a dona Neusa Sartori, "não falar mentira". Leio que as obras da nova ponte começam nesta semana. Hahahahaha!!!! O pior é que os nossos jornais, rádios e TVs adoram uma pegadinha. É claro que vão fazer uma cascata no local, certamente para que dona Dilma grave um programa de TV.
MAS NÃO PASSA DE CONVERSA FIADA!!
Para terem uma ideia, existem na área mil famílias. Não conseguiram nem resolver para onde serão levadas essas pessoas. Não existe nenhuma garantia que essas 4 mil, 5 mil pessoas vão sair de suas casas, assim no mole. Nada!!
Claro, nesta semana, a construtora Queiroz Galvão, que venceu a licitação, vai fazer uma onda para as gravações. Dizem as Velhinhas de Taubaté da imprensa local que farão a retirada de vegetação e o começo das obras de fundação dos novos pilares da ponte.
-
A picaretagem é tão grande que esta nova ponte do Guaíba poderia estar pronta há muito tempo. A Concepa - concessionária da friuei - propôs construir a ponte e em contrapartida controlaria o pedágio pro 20 anos. Evidente que não toparam - PÔ, AÍ NINGUÉM IRIA GANHAR PROPINA!!
--

VETO - Dona Dilma não permitiu que jornalistas fizessem perguntas no debate da próxima quinta, no SBT.



* * * * *


ponto da perguntinha



Será que vale um número expressivo de votos
os apoios de candidatos e partidos derrotados nas urnas?
(duvido)



* * * * *


ponto da fotografia / vídeo



Não tem pra mais ninguém.
Tenho pena de quem não assisti ao horário eleitoral, porque perdeu o "Personagem da Eleição".
Dona Elsa!
Quem?
Sim, senhor, dona Elsa Sartori, a mãe do candidato a governador do PMDB.
Na TV ela dá conselhos ao filho: “não brigar, não falar mentira e não criticar os outros”.




Tá bem, dou uma colher de chá e aí está o vídeo:






* * * * *


ponto midiático



PRÊMIO PRESS - Longe de me meter no voto das pessoas no democrático Prêmio Press, mas para a escolha do "Jornalista do Ano" deve ser levada em conta alguns critérios. O indicado tem que realmente ter se destacado no ano. E também ter história no jornalismo gaúcho.
Tudo bem, é só um palpite. Porque cada um vota em quem quer.
Eu votei num jornalista que se destacou neste ano e tem história.
--

O DESRESPEITO DA TV PAMPA - Aos sábados, assisto ao Super Senha, da Rede TV! e retransmitido pela TV Pampa. É o único programa que não me torra o saco. Nas últimas semanas, o apresentador Marcelo Carvalho sugere: "Continue aqui e assista ao XFC"".
Aí, os gênios da TV Pampa não retransmitem as lutas de MMA e começam a reprisar a xaropada do "teste de fidelidade", com o João Cleber.
Quem será o gênio que manda fazer isso?
Já me contaram também que não transmitiam os jogos da série B do Campeonato Brasileiro.
E nas tarde de sábado de domingo só ficam repetindo pegadinhas sem a menor graça.
-
Fazem de tudo para que os telespectadores deixem a Pampa com traço!!
--

O PROGRAMA MAIS CHATO DA TV BRASILEIRA - Há duas semanas que tento assistir, mas o tal do Geraldo Luis é um porre - ou melhor, é uma ressaca. É um chatíssimo de galocha e o seu programa, Domingo Show, reflete o espírito do apresentador. A bustrica é a TV Record.
--

CASA NOVA - Assisti no sábado a estreia do Rogério Forcolen na Rede TV!. Foi no noticiário Rede TV News. Sábado sim, sábado não ele apresenta. Começou bem. O problema é que a atração (redação e edição) é fraquinha. O cenário é muito bonito.
Forcolen vai apresentar um programa diário, às 18 horas, na emissora do Rio.
Boa sorte!!
-
Deve ter sido um martírio para o RF ser comandado por um sujeito como esse Douglas Tavolaro, que não sabe nada, mas é o queridinho do Edir Macedo porque escreveu sua biografia.
--

O "PRODUTOR DE CONTEÚDO" - No sábado, o Zero Hora estava, mais uma vez, o melhor site humorístico do Brasil.
Confiram, "jornalismo de qualidade"!!

(clica em cima que amplia)



--

A ETERNA SOBERBA - Na página Política do Zero Hora de sábado:




Naada sobre ter publicado, na sexta, a mesma foto que o colunista Fernando Albrecht, do Jornal do Comércio, publicou na quinta.
Não tem jeito.
-
Olha, hoje soube que a Rosane de Oliveira passou a semana em Passo Fundo, onde o seu pai está em recuperação em um hospital. Ela, certamente não viu o JC, mas e todo o pessoal da Editoria de Política? Não poderiam ter dado um toque?

--
FURO DO ZERO HORA!! - Mulher morreu duas vezes!!


--

G1 IMITA ZH!! - Recebo:
Olha só essa: foram dezoito facadas e o delegado trabalha com 90% da hipótese de homicídio. Os 10% restantes poderiam ser divididos meio a meio, entre suicídio e morte acidental. O que achas?

Padre morto era extorquido e trocou mensagens com suspeito, diz polícia

Capelão da igreja do Stiep foi morto e crime chocou comunidade católica.
Dois suspeitos foram presos em Igrapiúna; vítima chegou a pedir socorro.


No texto:
(...)
O primeiro golpe desferido atingiu as costas da vítima, que depois foi arrastada para um local mais escondido, onde foi atingida por mais 17 golpes. "Eu trabalho, atualmente, com 90% da hipótese da questão de homicídio, até pela forma, pela violência, pelo instrumento utilizado no crime e pelo local", disse.
-
Será que o "redator/repórter" precisa reproduzir uma bobagem dita por um delegado?
--

PRÓXIMO AO FIM? - O Bairrista míngua. A RBS conseguiu terminar com mais um projeto, que foi legal, como aconteceu com o Kzuka e muitos outros.
--

INCRÍVEL!! - Li um texto muito bom e simples do Marcos Piangers, no ZH dominical, "Alegria, felicidade e amor". E o cara escreveu no espaço do LFV!!
--

É DOSE - Debate entre Simplesmente Maria do Rosário e Onyx Pocatelha (acho que andou fazendo um implante, porque está mais "cabeludo") numa segunda, de manhã, é de desanimar. O "embate" foi no Agora, da Rádio Guaíba. By Felipe Vieira.
--

VIRAM? - Taí a prova, na notinha acima, de que critico os meus amigos!! Hahahahaha!!!!



* * * * *



ponto g




NÃO INTINDI - Leio na coluna do Políbio Braga uma informação muito estranha:
O jornalista Flávio Tavares está voltando ao RS.
Pô, pelo que sei, o cara mora numa mansão em Búzios e tem uma gordíssima aposentadoria do RS.
Além disso, é o último brasileiro que continua faturando muito com as histórias de ter sido exilado. É digno do Guiness, continua sendo o EXILADO, depois de 30 anos!!
Fazer o quê aqui, no calcanhar do Brasil?
--

EU VOU!! - Lançamento nacional do documentário "Nômade - Vida e obra de Airton Ortiz", no próximo dia 20, segunda, às 19h30min, no Centro Cultural CEEE - Erico Verissimo. Direção de Luzimar Stricher.

(clica em cima que amplia)





* * * * *


ponto da piadinha



MAS NÃO É PIADINHA!
É uma brincadeirinha, Tarso Fernando!
Uma grande carreata em Alegrete:




-
O detalhe do jipe:






* * * * *



ponto final


Projeto de morar em Montevidéu será adiado?


4 comentários:

  1. Tá louco, quanto rancor contra a ZH.
    Deve ser duro dormir e acordar com inveja dos outros.
    E pensar que eles ganharam um Esso (isso no ano passado) e tu segues emplacando um Press atrás do outro (vais ganhar de novo, já que cada um vota quantas vezes quiser).
    Bom, o comentário é só para constar. Sei que democraticamente não será publicado.
    Abraço e mais amor nesse coraçãozinho amargo...
    :)

    ResponderExcluir
  2. Velha tática de dizer que o comentário não vai ser publicado, só para ser publicado, senão o dono do blog fica com fama de ditador...e ainda por cima posta como anônimo...mostra a cara pelo menos...

    ResponderExcluir
  3. Sorte desse covarde que o Prévidi deixa de lado a Constituição e dá voz a esses que se comportam como vermes. No meu blog cagão não tem vez.

    ResponderExcluir
  4. Comentários:
    1. Collares, uma das maiores decepções da vida política. Foi atacado, demonizado, humilhado pelo PT e depois caiu nos braços do PT, é muito sem vergonha na cara.
    2. Flávio Tavares, assim como outros tantos, ganha um belo dinheiro por ter sido um ... sequestrador !
    Pois é, segue o barco ...

    ResponderExcluir