Terça, 11 de novembro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial




Para o Kenny Braga, jornalista competente, um texto soberbo, que finalmente vejo fora daquele sarcófago chamado Sala de Redação, da decadente Rádio Gaúcha. O Sala prestou apenas quando era conduzido pelo Cândido Norberto - ninguém se metia com ele. E no tempo do professor Ruy ainda havia algum respeito.








ponto do dia




BOAS IDEIAS NÃO SERVEM PARA ALGUNS
GOVERNANTES. COMO GANHAR PROPINA?






Escutei hoje de manhã, em passant, que um juiz de Brasília ofereceu presos do semi-aberto para limpar a cidade, em função da greve dos garis. Como era previsível, o governador não topou. Certamente vai utilizar um expediente que possibilite a "entrada" de "recursos".
E Brasília está um caos, cercada de lixo por todos os lados.
-
Fiquei pensando: que baita ideia teve esse juiz!
Esses caras do semi-aberto, como geralmente não conseguem emprego, vivem pensando e fazendo porcaria. Basta conferir o noticiário policial. Todo dia tem um que volta para o fechado por cometer algum crime.
Imagine aqui em Porto Alegre
A cidade tem 616 praças e é evidente que não existem funcionários suficientes para a manutenção.
Por que a Prefeitura não treina turmas de presos do semi-aberto para esta tarefa?
Já imaginou que legal?
Ah, ia esquecendo de contar que a proposta do juiz de Brasília era que cada preso recebesse um salário mínimo sem vínculo empregatício. Claro que iria aparecer alguém de um desses ministérios públicos da vida, querendo aparecer, por uns minutinhos de fama, dizendo que é ilegal.
Mas não tinha que dar bola para estes aparecidos e colocar esses presos na labuta. NA MARRA!!
-
São muitos os setores que eles poderiam trabalhar. Seria uma mão na roda para TODAS as prefeituras.
Imaginou? Limpeza de ruas, para pintar faixas, conservação de placas de trânsito, sei lá, os serviços das prefeituras sempre são ineficientes por causa da falta de pessoal.
-
Não tenho certeza, mas no caso desse governador de Brasília a recusa na proposta dos presos do semi-aberto se deu por apenas um motivo: final de governo, o pessoal tem que tentar encher as burras. E não vai ser com benemerência que vão conseguir.
-
Sério, acredito que esta proposta de trabalho para presos do semi-aberto poderia ser avaliada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a FAMURS.



* * * * *



ponto midiático



SE LIVRARAM DE UM FIGURÃO - O jornalista Kenny Braga não ganhava nenhuma fortuna. Acreditem, menos do que qualquer comedor de sucrilhos com Nescauzinho, que se acha "executivo" do Grupo RBS. Imagino os brindes com nescauzinho, no happy hour de ontem - "menos um". O pleni da Rádio Gaúcha era o mais feliz. Mostrava um sorriso feliz, vitorioso.
-
Gostaria que agora o Kenny poderia se empenhar em ganhar dinheiro. Tem muitos amigos importantes que teriam satisfação em apostar em seus projetos.

--

QUER APOSTAR? - Tem gente que já dá como certa a ida de Tulio Milman, colorado, para o lugar do Kenny.
Nas internas da RBS falam também que Fernando Carvalho, ex-presidente vitorioso do Inter, pode participar do programa.

--

E O PAGODINHO - Agora é oficial: Paulo Pagodinho Sant'Ana terá uma participação anual no Sala de Redação.

--

PARA O LUGAR DO PAGODINHO? - As apostas começaram há pouco, mas fala-se num gremistão inquestionável: Carlos Bastos, atual secretário de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. Da 1 às 2 da tarde é bem o intervalo dele na Secretaria. Não atrapalharia nada.

--

PARA OS ENTENDIDOS - Ontem foi o dia dos sabichões, é só conferir os comentários nos posts. Deram palpite sobre tudo. Escreveram até que na RBS não tem ninguém com contrato de PJ.
Pois sabiam que o Paulo Pagodinho Sant'Ana fez há quatro meses um contrato de PJ com a RBS, fixado um prazo de três anos.
Ou seja, não conseguem mandar o PPS andar,

--

PLENI QUER A VAGA - O comedor de sucrilhos com nescauzinho da Rádio Gaúcha, o Cyro plenipotenciário Martins, está com o pé que é um leque para entar na vaga do Pgodinho. Gremistão doente, seria a única chance de aparecer "para o mundo", como disse a um de seus puxa-sacos.
Mas não tem a menor chance. Não tem vocação para a latinha. Basta perguntar para o pessoal do Esporte da emissora.
Aliás, por falar em jornalismo, a última vez que escreveu no ZH quase deu um baita rolo.
O pleni fez um artigo sobre o Tropa de Elite.
Só que o filme ainda não tinha sido lançado e o cara comprou uma cópia pirata. Tóing!!!

--

ÁREA CULTURAL - Escreve o Julio Ribeiro:
Fosse eu da BAND ou da GUAIBA contrataria o KENNY BRAGA pra fazer um programa sobre cultura. E não me venham com mimimi, o cara é um dos jornalistas mais cultos do RS, com vasto conhecimento da história e da literatura do RS. Nunca foi bem aproveitado pela rádio Gaúcha, que desde o fim do programa do prof. Ruy Ostermann, não tem um programa cultural. Fica a dica.

--

MONOPÓLIO - O jornalista Paulo Motta muito revoltado:
Foi demitido da Rádia Migucha o Kenny Rogers - corneteiro maragato - e suspenso o Carlos Sant'Anna, guitarrista e flautista, conhecido pelos seus cento e oitenta longevos anos, um imortal.
Perde a Estância de São Pedro ao se ver privada da erudição e conhecimento transmitidas por esses dois ícones da cultura são-pedrense, diariamente.
A comoção popular é notável quando nos deparamos, nas ruas, nos bares, nas biroscas mais fétidas com os semblantes tristonhos da plebe ignara, lamentável!
Solidarizo-me com todos e, tenham certeza, perdemos muito com essa atitude arbitrária dos poderosos donos dos meios de comunicação que, mais uma vez submetem o proletariado aos seus interesses capitalistas imperialistas espúrios e duvidosos!
Viva Groucho Marx! Fora Costa e Silva! Viva a ditamole!




* * * * *



ponto da reflexão



Querem apostar que qualquer dia o Carpinejar vai correr pelado em Porto Alegre? Antes, pintando a bunda de vermelho, claro.

--

O "craque" D'Alessandro é o Paulo Pagodinho Sant'Ana de chuteiras.
Ninguém suporta mais, mas falta peito para demitir.




* * * * *



ponto na real



O mensalão nunca terminou.

Fábio Marçal, jornalista

--

Empréstimos no Banco do Brasil, agora, só com A VAL

Depois do episódio do empréstimo concedido sem garantias pelo presidente do BB para a Val Marchiori.




* * * * *



ponto g



ALÔ POMPEO DE MATTOS! - Como presidente do PDT gaúcho, o senhor não vai contestar ou explicar as doações esdrúxulas de duas candidatas - uma a deputada a estadual e a outra a deputada federal? Para lembrar: as matérias/denúncias foram do jornalista Políbio Braga.

--

AÇORIANOS - A Coordenação do Livro e Literatura/SMC divulgou, na tarde de ontem, os autores e obras finalistas do 21º Prêmio Açorianos de Literatura. O concurso mobilizou centenas de concorrentes, cujos trabalhos foram avaliados em dez categorias, cada uma com três jurados:
Capa, Projeto Gráfico, Infantil, Infanto-juvenil, Crônica, Conto, Poesia, Narrativa Longa, Ensaio e Especial. Dentre as obras finalistas, uma receberá o troféu de “Livro do Ano”, com prêmio de R$ 10 mil.
-
Também já são conhecidos os finalistas do 5º Prêmio Açorianos de Criação Literária, destinado a textos inéditos e que nesta edição tem como foco o gênero Narrativa Longa (Romance, Novela ou Ficção). O escolhido pelo júri, dentre 51 inscritos, também será contemplado com R$ 10 mil e a publicação em livro pela Editora da Cidade/SMC.
Os vencedores de ambos os prêmios serão anunciados no evento Noite do Livro, em 24 de novembro (segunda-feira), às 20 horas, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo 307, quase esquina com Ipiranga).
-
Autores e obras finalistas, além de mais  informações no coordenacaodolivro.blogspot.com, bem como na página da CLL no Facebook e no site da Prefeitura de Porto Alegre / Secretaria Municipal da Cultura.



* * * * *



ponto da piadinha




BRIGA DE ARANHAS







* * * * *



ponto final



O PERDÃO A KENNY BRAGA


 Helinho Wolfrid


Estamos iniciando uma campanha de mobilização pelo perdão ao jornalista Kenny Braga que foi demitido sumariamente da RBS por impropérios pronunciados no ar durante acalorada discussão com o Jornalista Francisco Paulo San'Ana no programa de esportes Sala de Redação.
Sabemos que o futebol é um esporte visceral e que desperta incontidas paixões a ponto de fazer enlouquecer os mais aguerridos aficcionados. Eles perdem a razão, mas se recuperam. O resultado do GreNal 403 de 4 X 1 em favor do Grêmio foi o estopim de uma bomba relógio que já estava ativada nos corações colorados e talvez por esta razão fez explodir o destempero verbal do cronista.
Quem nunca foi a um jogo de futebol e não chamou o árbitro de FDP... O Kenny é um homem pobre que vive do seu salário. Precisa dele para viver. Não tem carro e vem de ônibus para o seu trabalho, que é a coisa mais importante nesta quadra de sua vida.
O Sant'Ana é rico e não depende mais do trabalho para viver. Convocamos a todos os gaúchos que amam o futebol, independente de paixão clubística que subscrevam o presente manifesto dirigido a Eduardo Melzer Sirotsky, que pretende atingir a meta de 1 MILHÃO de assinaturas, que reconsidere a decisão de demitir Kenny, e substitua sua pena por algo mais suportável.
Não podemos assistir passivamente a lapidação de um homem que apenas amou demais a seu clube.
Porto Alegre, 11 de novembro de 2014.


8 comentários:

  1. O PERDÃO A KENNY BRAGA
    Caro, Helinho Wolfrid, fala serio, são por esses tipos de atos, e palavreado que tem as brigas nos estágios, mortes e muito mais.....
    A rádio gaúcha está muito ruim, mas nessa situação ela acertou!
    ninguém mais aguenta essas briguinhas.
    chega! aposto de você não vai ter 50 que subscrevam o seu manifesto!
    abraços
    Marcos Miranda.

    ResponderExcluir
  2. Coisa patética a tentativa da RBS de capitalizar em cima desta briga geriátrica do Lar dos Velhinhos da Redação conforme se vê no site da empresa. (http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/quem-e-fc-pedro-ernesto-fala-sobre-o-novo-integrante-do-sala-122171.html)
    Daí lendo a coluna do Juremir, taí: Fernando Carvalho vai substituir o KB.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, Prévidi! O Pedro Ernesto disse que o substituto do Kenny tem como iniciais FC. O povo aposta em Fernando Carvalho.... Aí tu falou no Fabrício Carpinejar correr pelado. Putz, FC também. Aí vai ser dose.

    ResponderExcluir
  4. Os contratos PJ foram eliminados pelo Pedro Parente seguindo orientação da Receita Federal. O contrato PJ é considerado sonegação de impostos se tiver duração de mais de 3 meses e o que caracteriza vínculo empregatício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, todos que são aposentados por idade, são PJ. Ou seja prestadores de serviço pessoa jurídica. Como eles não cumprem horário de 8 horas, podem operar como PJ. Se entrarem na justiça até podem contestar, alguns ganham, outros não.

      Excluir
    2. Não é verdade. Se houvesse contrato PJ após a aposentadoria estaria caracterizado a continuidade do vínculo empregatício, o que inviabilizaria o recebimento da aposentadoria pelo plano de previdência privada da RBS. Está vedação é lei federal e para todos os planos de previdência privada fechados como é o caso da RBS e tantos outros.
      Os comunicadores, também chamados "artistas" não seguem a aposentadoria compulsória aos 60 anos, pelo simples fato de que poderiam ir trabalhar na concorrência.
      Os principais comunicadores tem contrato de retenção, em média de 3 anos, que alguns confundem com PJ. Nada haver.
      O contrato de retenção é um acordo firmado entre o empregador e o empregado no qual acordam a permanência por um período de tempo, por exemplo 3 anos, ao final deste período o funcionário recebe um número x de salários a mais como prêmio de ter permanecido na empresa e resistido a tentação de ir para a concorrência. Este período o contrato pode ser renovado por vários períodos dependendo do interesse das partes.
      Quando a empresa não tem interresse de renovar o contrato de retenção o comunidador ou executivo já sabe que um pé na bunda é iminente.

      Excluir
  5. Cá entre nós, hein! Mas, nos dias de hoje o cara tem que ter um pendor meio psicanalítico pra explicar como é que duas pessoas adultas podem brigar a ponto de pôr em risco a amizade por questões como política - como se viu no fenômeno registrado em redes sociais, quando da última eleição - ou futebol. No caso da política, até se pode pensar que o defensor exaltado de uma outra facção política, considere um carguinho de CC; mas, futebol? Tem que ser muito psicanalista pra 'digerir' a tese de que o sujeito se sente um pouco 'dono' da vitória do time que escolheu torcer, a ponto de significar na vitória deste, como se também estivesse revestido das qualidades que levaram o time a triunfar na partida, a ponto de tripudiar sobre o amigo/conhecido do lado que torce pro outro clube que, teoricamente, encarna os defeitos que levaram o time à derrota...no fundo, acho que isso é uma confissão implícita de que se é medíocre e, por isso, precisa se apoiar nas façanhas alheias para poder cacarejar mais alto no meio onde vive.

    ResponderExcluir
  6. Fernando Carvalho sempre será lembrado pelos colorados como o Presidente que encaminhou o Clube às suas maiores conquistas, não precisava agora que está afastado do Clube se rebaixar para ser participante de um programa de rádio de bobagens e ainda por cima tendo uma babaca como o Cacalo como opositor. Caiu no meu conceito.

    ResponderExcluir