Quarta, 7 de janeiro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







ponto do paraíso




INSUPORTÁVEL!! - Nesta manhã em Oeisis International o mar está limpo e calmo; o sol inclemente; uma brisa constante desfaz penteados.
Argh!!

--

VAMOS EXTINGUIR O DAER? - Recebo do Ari Krasner:
Estou escrevendo para manifestar a minha indignação  com o fato que publicasse sobre os ônibus de Oásis.
Fui surpreendido ao tentar comprar passagem,para meu filho que foi passar o ano novo conosco , com um cartaz no local habitual há mais de 20 anos informando que para comprar passagem teria que ir a um Mercado no Jardim Atlântico  e também saber que quem chega a nossa querida praia tem que descer do ônibus no meio da estrada e mesmo depois de comprar a passagem de volta( lá no Mercado Lessa no Jardim Atlântico)  tem que esperar o ônibus na parada.
No mínimo devem explicações ao povo de Oeisis International.

--

HAHAHAHA!!! ISSO, TEM QUE DAR DINHEIRO PROS CATARINAS!! - No ZH:

Santa Catarina

Começa cobrança de pedágio para entrar em Bombinhas


--

A CASCATA DA AUDIÊNCIA DAS RÁDIOS GAÚCHAS





Num final de ano fui conversar com um diretor de marketing de um grupo empresarial.
Queria tirar a febre do cara:
- E aí, quais as ações para o próximo ano?
Ele se arrumou na cadeira e lascou:
- Ainda não defini o tipo de agenda que vou distribuir e estou em dúvida se distribuo canetas.
Cheio de grau.
-
Essa pequena história aconteceu no início deste século, mas é muito atual.
A maioria desses "diretores de marketing" não sabem nada do assunto. São chutadores. Leram um artigo, uma orelha de um livro de um bambambã americano e, pronto, está feito o serviço.
-
Nas rádios gaúchas a cascata é imensa. Todas têm a maior audiência - no "jornalismo", no futebol, na música nativa ou sertaneja, "religiosas", por aí.
O mais curioso é que os "diretores de marketing" e os mídias de agências de propaganda caem nessa.
Os institutos de pesquisa podem errar, é certo, mas dão uma boa ideia do  mercado.
-
Querem saber quais as rádios mais ouvidas de Porto Alegre?

104 FM e Eldorado fecham 2014 isoladas no topo do ranking de audiência em Porto Alegre


Informação do "Tudo Rádio". As duas da Rede Pampa, que tem ainda a Caiçara, um verdadeiro canhão.
-
O resto é conversa fiada.

--

NA FUNDAÇÃO PIRATINI - Isara Marques, tarimbada jornalista, será a presidente da Fundação, que congrega a TVE e a FM Cultura.
Na foto, ao lado de José Ivo - ela atuou na Comunicação do candidato ao Governo.




--

JORNALISMO POLICIAL RIDÍCULO - Recebo:
A cobertura do acidente com um ônibus da Unesul (com mortos e feridos) foi eficiente, com destaque para a Guaíba e a Gaúcha. Mas esses repórteres continuam sem texto próprio, isto é, eles são preguiçosos e não corrigem o jargão policial "entrou em óbito". Ouvi várias vezes que as vítimas não tinham morrido (tão simples essa informação lamentável), mas "entrado em óbito". A porta de entrada do óbito é a porta de saída de um jornalismo que já foi mais preocupado com um estilo de informação. Hoje, o texto padrão do novo jornalismo gaúcho é o boletim de ocorrência.

--

ESCOLINHA ZH - Rádio Gaúcha Serra - Ou é Sera?




--

ESCOLINHA ZH - 2 - Do próprio Zero Hora.
Recebo:
Será que os peixes decidiram em assembleia com maioria simples ou voto qualificado?

Cardume com centenas de tainhas surge no Arroio Dilúvio

Segundo biólogos, provavelmente os peixes decidiram subir o arroio em busca de alimento

--

ESCOLINHA ZH - 3 - Recebo:
Observa no fac-símile da capa de ZH de hoje.
O que pode explicar, em termos de diagramação, aquele canto “em branco” em cima à esquerda?




--

ESCOLINHA ZH - 4 - Olha essa:
Dá uma olhada na Zero Hora de hoje, pág. 30, matéria sobre os planos do Inter para triplicar o faturamento. Como já disseste em teu blog, parece que a Zero Hora não tem mais fotógrafos, o que a leva a lançar mão de fotos de terceiros ou de imagens de arquivo para ilustrar suas matérias. Pois na matéria de hoje, ZH utiliza uma foto de 06.04.2014, ou seja, de 9 meses atrás, quando as obras no Beira-Rio ainda estavam em andamento, com muito entulho no entorno do estádio, prédio-garagem em construção, etc. Nem sequer o teto do Gigantinho estava pintado naquela data. Será que não tinham uma foto mais recente?

--

EMANUEL SOARES ESCLARECE - Gostaria de clarear alguns pontos referentes a Rádio Gaúcha e ao meu desempenho profissional.  A minha demissão foi motivada por corte de custo,  segundo o editor-chefe, Daniel Scola.Acredito que foi reforçada pela nota baixa no sistema Superação.  As demissões oriundas de uma tal fofoca NÃO ENVOLVEM MEU NOME. Envolvem outros profissionais que trabalhavam lá. Quando eu fui demitido, conversei bastante com o Scola, cara que admiro muito pelo profissionalismo, se haveria algum outro fator que justificariam minha demissão.  Me respondeu com toda a sinceridade que não. O tal corte de custo motivou também  demissão da excelente jornalista Rejane Costa. Aliás, pelo que ouvi falar, a tal fofoca ocorreu no dia da eleição. Não usei smartphones da emissora nestes dias, já que não haviam aparelhos disponíveis para todos. Meus colegas sabem que nunca participei de grupos de whatsapp, já que alí rolam besteiras em demasia.
Minha família (pais e irmãos) moram em Floripa e estou novamente com eles. Tenho alguns tios que moram aí na região metropolitana. Essa semana vou a Porto Alegre para finalizar com a imobiliária o contrato do apartamento que morava lá na Ipiranga. Estou muito feliz atuando novamente voltado pra internet.
-
Mais Emanuel:

A fofoca envolve essas demissões no dia 4 de novembro de 2013, como trata o ítem 2 do blog hoje que diz que três jornalistas foram demitidos juntos pelo mesmo pretexto: 

Todos eles estão envolvidos no fato. Eu fui demitido no dia 21 do mesmo mês, sem relação com a crítica as chefias.

Já a jornalista Rejane Costa foi no dia 18, pelo mesmo problema meu - o corte de vagas.

--

DAER, POR QUE NÃO É EXTINTO? - Só atrapalha. Um prédio imenso, em Porto Alegre, para complicar a vida das pessoas.
Olha mais essa, do Facebook:
ESSE ÔNIBUS E DA EMPRESA UNESUL, FAZ A LINHA PORTO ALEGRE TORRES, VIA PRAIA, A PARTIR DE OSÓRIO. VAI ABARROTADO, COM A PERMISSÃO DO DAER.




--

PAPAI NOEL DE NOVO HAMBURGO! - Genial!
Recebo:

Quem ganha mais: Papai Noel ou um deputado do RS?
Em Novo Hamburgo, ou melhor, pra Prefeitura de Novo Hamburgo, o "bom velhinho"  tá na mesma faixa salarial. Afinal, ele também promete muito, trabalha um mês por ano e arrasta o saco daqui pra lá, de lá pra cá. Só anda de carro oficial e a imprensa faz a maior cobertura de coisas triviais, como abanar as mãos e ficar sentado ouvindo pedidos .... R$ 26 mil !!!   Joga longe esse regime, engorda de vez e vem pra Novo Hamburgo!!

(clica em cima que amplia)



--

MI BUENOS AIRES QUERIDO - Escreve o jornalista Vanderlei Malta da Cunha:

Nesses quase trinta dias de convivência com os portenhos, uma constatação relevante: nunca os hermanos foram tão gentis, educados e simpáticos com os brasileiros e turistas em geral como agora.
Guardadas as diferenças culturais e as idiossincrasias locais dos buenoairenses, a impressão é de que todos estão razoavelmente de bem com a vida, principalmente no trato com os estrangeiros, que entopem lojas, shoppings, restaurantes, hotéis, shows de tango e tudo o mais que envolve consumo.
Comportamento meramente comercial e embalado por um certo cinismo pontual?
É claro que esse componente é indissociável das relações de compra e venda em qualquer grande cidade do mundo, mas o que chama a atenção é que os portenhos parecem finalmente ter assimilado a presença brasileira em seu cotidiano e ela está longe de ser hostil.
Embora possamos dar infinitas graças a Deus por eles não terem ganhado a Copa em pleno Maracanã numa final com o Brasil, o que geraria uma insuportável e eterna gozação (para não dizer humilhação), temos que admitir que Buenos Aires é uma realidade e a Argentina é outra. Buenos Aires é Borges, Cortázar, Troillo, Piazzolla, Boca, River, Gardel, Sábato, Discépolo, Charly García, Barenbein, Tango, em resumo. A Argentina é rural, conservadora ao extremo, folclórica, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui, Los Chalchaleros, telúrica e bela também, mas ainda agarrada a um passado glorioso e remoto.
Uma cidade cosmopolita, rica, elegante, deslumbrante no cardápio cultural, moderna e efervescente como nenhuma outra na América Latina, que conserva o glamour da época de ouro de um país de ponta na economia global, cabeça hoje de um sistema político em crise e mergulhado em problemas.
O bom mesmo é que estamos nos entendendo bem com eles, o que já não acontece em relação aos chilenos, peruanos e bolivianos, não muito bem-vindos por aqui pelos mais diversos motivos.
Mas essa já é uma outra história...

--

GLOBO FATURA CADA VEZ MAIS - Recebo:

O Grupo Globo pode ter encerrado o ano de 2014 com um faturamento de R$ 16 bilhões. De acordo com informação publicada na coluna Radar, da revista Veja, o grupo – formado pela TV Globo, Rádio Globo, Editora Globo, Globosat e Globo Comunicação e Participações – teria ampliado em 9,7% seu faturamento total em relação ao ano de 2013. Por determinações internas, a emissora não comenta sobre seus dados financeiros.
Do total obtido pelo Grupo em 2014, a maior fatia das receitas provém da operação de TV aberta. Segundo informação publicada pelo portal Notícias da TV no final de dezembro, a TV Globo teria terminado 2014 com um aumento de 8% em seu faturamento publicitário, alcançando um montante total de R$ 12,4 bilhões. A publicação creditou as informações às fontes do mercado e informa que, em 2014, a emissora arrecadou R$ 900 milhões a mais do que em 2013.
Se confirmadas as informações dos dois portais, o crescimento do Grupo Globo em 2014 estaria alinhado com a média do mercado publicitário brasileiro. De acordo com os dados do projeto Inter-Meios, no período entre janeiro e setembro de 2014, os veículos do País haviam acumulado um faturamento de R$ 24,917 bilhões (9,7% maior do que no mesmo período de 2013). Até o mês de setembro, a TV aberta havia conseguido um aumento de 14% em seu faturamento na comparação com o ano anterior, impulsionada principalmente pela concentração de verbas no período da Copa do Mundo.

--

COMERCIAIS NAS TVS - Recebo:
Participo de outro fórum na Internet, espacializado na Tv digital aberta brasileira e sua programação (HtForum) - sou técnico em eletrônica... Alguns colegas daquele fórum começaram a notar algo diferente nos intervalos comerciais da Rede Globo, e isso vem desde o começo de dezembro... As cotas locais de comerciais estão cheias de propagandas institucionais da Globo e/ou afiliadas... Não há faturamento de propaganda local, MESMO NO HORÁRIO NOBRE... Dias atrás, assisti um bloco de comerciais na novela das 7 na RBS TV e não vi um comercial local sequer... Somente enchimento de linguiça... Segundo relatos daquele fórum, isso está acontecendo inclusive na Globo SP... Das duas uma: ou estamos (ainda que o governo não admita) enfrentando uma grave crise econômica, ou o começo do fim da TV chegou, com a migração de anunciantes para outras mídias, leia-se internet

--

CANALHAS!!




9 comentários:

  1. Foram ouvidos biólogos ou idiotas? Tainhas nadam até o Dilúvio em Porto Alegre e, busca de alimento? Desde quando tainhas comem MERDA?

    ResponderExcluir
  2. CANALHAS é elogio aos cretinos que descartam seus cães como se fossem lixo.

    ResponderExcluir
  3. O faturamento da GrOBO só pode aumentar embora sua programação seja um lixo. Eles inventaram mais uma para tomar dinheiro de trouxas. Promovem a escolha dos melhores entre seus empregados. O Bostão anuncia aos domingos tais concursos cujos votos são dado mediante ligação telefônica e os trouxas pagam para 'votar'. Há igualmente o Grande BOSTA Brasil que agora é pago e não falta idiotas para pagar para assistir.

    ResponderExcluir
  4. Um assunto que vale a pena resgatar, amigo, é a duplicidade de empregos em Zero Hora. Trabalhei na redação nos anos 90 e era claríssima a orientação de jornalistas não poderem ter outros empregos. Hoje, a festa é solta. A prática é tão aceita que os jornalistas inclusive colocam a informação do segundo emprego em suas redes sociais. são assessores de imprensa, fazem trabalhos de texto para empresas e até participram das eleições. Nos cadernos de zh é onde a prática mais acontece, pois não estão na mira direta dos chefes. Me admira que o Grupo tenha aberto mão de um dos seus princípios mais propagandeados, o do jornalista exclusivo. Abracos de um amigo que te acompanha sempre.

    ResponderExcluir
  5. Previdi: quem escuta 104, Eldorado e Caiçara? Se tu falas mal da Gaúcha e da Guaiba, o que dírá destas? Só LIXO musical! Será que Porto Alegre está tão mal culturalmente? Pô, 104, Eldorado e Caiçara, só com algodão nos ouvidos para ouvir! Não dá! Tem alguma coisa errada neste teu dado, ou, como já disse, o povo de Porto Alegre não tem cultura nenhuma!

    ResponderExcluir
  6. DIscordo do Anõnimo. Essas emissoras historicamente sempre estão no topo da audiência do rádio metropolitano. Principalmente porque elas NÃO ABANDONARAM O OUVINTE, não tem nada a cer com estar mal culturalmente. Mal culturalmente é quem tem preconceito contra o gosto popular.

    ResponderExcluir
  7. Prévidi, por acaso leste a coluna da editora de domingo? Que achaste da "curadoria de notícias?"

    ResponderExcluir
  8. Notícia do blgo: "NA FUNDAÇÃO PIRATINI - Isara Marques, tarimbada jornalista, será a presidente da Fundação, que congrega a TVE e a FM Cultura. "
    Não conheço a Sra. Isara, mas acho que ela deveria "defenestrar" aquela PeTezada que infesta a TVE e a FM Cultura. Lembram quando eles andavam pelas ruas pedindo para que o povo votasse no PT para que a TVE e a FM Cultura continuassem existindo? Pois agora tem que "extirpar" esses males (ou seria essas malas) de lá. Ou será que alguém acha que o PT no lugar do PMDB ou qualquer outro partido vencedor das eleições faria diferente?

    ResponderExcluir