Quinta, 8 de janeiro de 2015



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







ponto especial



A BABAQUICE DOS TAIS INTELECTUAIS BRASILEIROS



A intelligentsia  do bananão adora uma "polêmica". Sempre foi assim, porque com esta historinha de contraponto eles conseguem espaços nos jornalões e revistas e, assim, fazem mais palestras, tornarem-se professores-convidados e até mesmo conseguem uma boquinha em um governo.
Eles se metem em tudo - parecem integrantes do ministério público. Tratam com desenvoltura de um acidente aéreo e até o roubo do relógio do Luciano Hulke. Coisa impressionante.
Agora, com este atentado em Paris (logo em janeiro!!), conseguem espaços abundantes. Ansioso, aguardo a preciosa manifestação da professorinha Luciana Genro para desancar o pau nos cartunistas.
"Eles pediram", já ouvi várias vezes, até em uma das chamadas rádios de "jornalismo" do RS.
No Facebook eles ainda estão tímidos, mas logo vão desenvolver teses mirabolantes.
-
A propósito, li dois posts de um velho amigo, o jornalista Mario Marona, sobre o tema.
Confiram:

Falta-nos coragem para dizer que o que ocorreu hoje em Paris foi mais um episódio do conflito insolúvel entre estágios civilizatórios diferentes: de um lado o iluminismo, o conceito de direitos humanos, de livre arbítrio e de liberdade de expressão; do outro lado, a cegueira religiosa, a inveja secular, a selvageria fundamentalista, a repressão às mulheres e às minorias, a falta de liberdade política e cultural.
Uma parte deste antagonismo se deve ao fanatismo religioso. Outra parte aos efeitos de um prolongado colonialismo, que produziu miséria e importou ressentimento. E parece óbvio que os conservadores se aproveitarão do ódio que este e outros massacres produziram e ainda produzirão.
Mas, em nome da civilização, defendo que digamos não ao terrorismo, ao fanatismo, ao Estado Islâmico e ao relativismo cultural.
Sem atenuantes, sem concessões.

-

Os intelectuais brasileiros são os mais inteligentes do mundo porque percebem nuances e relativizações até mesmo em massacres covardes de inocentes.
Se é que os intelectuais brasileiros acham mesmo que alguém é inocente.
Em 11 de setembro de 2001 escreveram nos nossos jornais e opinaram em nossas emissoras de TV que os americanos fizeram por merecer a derrubada das torres gêmeas e do avião da United e a morte de quase quatro mil pessoas.
Hoje, aqui no Facebook, os encontro novamente buscando um jeito de atenuar, minimizar ou pelo menos compreender o atentado que matou 12 pessoas a tiros em Paris.
Alguns intelectuais brasileiros se acham muito antenados porque são capazes de, depois de uma breve condenação, contextuallizar, "geopolitizar" e amparar com dados históricos a ação de terroristas islâmicos.
Enquanto intelectuais do mundo inteiro condenam com clareza o massacre do Charlie Hebdô, alguns intelectuais brasileiros, voluntariamente ou não, dizem: bem feito!

-

Gostei dessa  do Glauco Fonseca:

Aqui no Brasil, eu sou Charlie Hebdo e sou contra o amordaçamento da imprensa e da liberdade. ENTENDEU DILMA? ENTENDEU LULA? ENTENDEU BERZOINI? ENTENDEU PT?








ponto do paraíso




NO ZERO HORA? DUPLICIDADE DE EMPREGOS? HOJE?






Quando entrei no Zero Hora, na década de 80, praticamente toda a redação tinha também um emprego público. Inclusive o diretor de redação e o editor-chefe.
Aí, na década de 90, chegou o Augusto Nunes e terminou com a situação, melhorando os salários - ninguém poderia ter outro emprego, público ou privado.
Hoje, recebi um email interessante:
Um assunto que vale a pena resgatar, amigo, é a duplicidade de empregos em Zero Hora. Trabalhei na redação nos anos 90 e era claríssima a orientação de jornalistas não poderem ter outros empregos. Hoje, a festa é solta. A prática é tão aceita que os jornalistas inclusive colocam a informação do segundo emprego em suas redes sociais. são assessores de imprensa, fazem trabalhos de texto para empresas e até participaram das eleições. Nos cadernos de zh é onde a prática mais acontece, pois não estão na mira direta dos chefes. Me admira que o Grupo tenha aberto mão de um dos seus princípios mais propagandeados, o do jornalista exclusivo. 

--


BIBO NUNES - Só para esclarecer: O Governador Sartori me aceitou tanto como Secretário de Turismo como Presidente da TVE. O problema foi "fogo amigo". Eu iria colaborar com o governo, com um trabalho sério, sem deixar minha profissão. Agora, vou continuar na minha profissão, onde sempre me dei muito bem. Sucesso pro Governador Sartori!

--

MAIS INOVAÇÃO NO GRUPO RBS - Japa, o National Kid às avessas, o cara dos "recursos humanos", começa 2015 com novidades.
No final de dezembro, José Barcelos, profissional de TI da RBS SC, foi demitido por videoconferência..

--

ESCOLINHA ZH PELO MUNDO!




--

ESCOLINHA ZH NA RBS, MESMO!

(clica em cima que amplia)




--

ESCOLINHA ZH - Os colunistas não conferem o que o outro escreve!
Em 15 de novembro, na coluna Bola Dividida, a notinha Boa Viagem trata da agência de viagens que o jogador Tinga criou em Porto Alergre.
Aí, nesta quarta, mais de 50 dias depois, a nota é repetida na coluna do interino Leonardo Oliveira. Será que o Leonardo não lê o Zini?

--

IPANEMA - Recebo:
Você tem conhecimento das mudanças que foram feitas na Rádio Ipanema? Pois desde que chegou o novo gerente de Programação, Tadeu Malta, a emissora está muito diferente do que nós gaúchos aprendemos a ouvir. Hoje, por exemplo, uma música toca de duas a três vezes DIA, muito ruim. Eu e muita gente estamos detestando o que está acontecendo com a mesma, basta ver as reclamações no facebook da rádio.

--

LIGAÇÕES NO CHUVEIRO - Porto Alegre no primeiro mundo:

A Exatron, empresa especializada em sensores de presença e relés, prepara para 2015 o lançamento do Shower Show, um chuveiro que emparelha com a tecnologia bluetooth do smartphone­ e permite reproduzir músicas e atender às ligações recebidas durante o banho. O novo produto faz parte dos investimentos da empresa, sediada em Porto Alegre, em artigos voltados à economia de energia. 
Um dos exemplos é o My Shower,­ ducha elétrica híbrida já no mercado que pode ter a temperatura da água e o tempo máximo de banho programados para até cinco pessoas por meio do controle remoto. Após cada banho, o produto informa o tempo decorrido, o consumo de energia elétrica e de água, faz uma projeção do custo mensal e dá uma nota para o banho a partir da relação entre consumo de energia, de água e tempo.

--

RUÍDO NA EX - Tenho recebido emails que demonstram descontentamento dos funcionários da extinta Secretaria de Comunicação de José Ivo com as novas diretrizes.
Vamos aguardar.

--

SEM CARNAVAL - Depois de décadas, a RBS TV não transmitirá o carnaval de Porto Alegre.
-
Leio isso na Coletiva, já que não recebo material da assessoria de imprensa da RBS:
Os desfiles do Carnaval de Porto Alegre não terão transmissão da RBS TV neste ano. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, a emissora optou por exibir a programação nacional da Rede Globo, com as apresentações do Grupo Especial de São Paulo. A festa no Complexo Cultural do Porto Seco deve ir ao ar pela Tvcom. A RBS TV mantém a cobertura jornalística e segue como apoiadora do evento, acompanhando, por exemplo, a escolha da rainha da festa.
-
Sei não, mas acredito que a Globo MANDOU a RBS transmitir o que está programado para a rede. Simples.

--

ESCOLINHA ZH NO G1 - Genial!! O cachorro encontrou o dono!!




--

FOI - Conheci o Álvaro Alvares na década de 80, quando trabalhei na Assembleia gaúcha. Sem dúvida, era o cara que mais entendida daquela esculhambação. Por isso, foi diretor-geral - depois superintendente-geral - de vários presidentes.
Era casado com a querida Margarida.
Aos 75 anos, morreu na segunda passada, no Hospital Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre, em decorrência de complicações do Parkinson e de um AVC.

--

CONVITE GERAL

(clica em cima que amplia)



--

BOA




--

PIADINHA




10 comentários:

  1. Previdi! Como há vários 'posts" teus relacionados à FGF, talvez tu saiba que o novo edifício da entidade se chama "CAPEMISA/APLUB". Pode isto Arnaldo? Este foi o preço que a FGF pagou para que uma empresa lhe "desse" a nova sede?
    Um abraço,

    Orson.

    ResponderExcluir
  2. Ta bom Previdi! Tá tudo dominado! Além de já termos que aguentar "goela à baixo" os times de futebol do eixo Rio/SP, agora temos que aguentar o carnaval de SP! Ta certo que o carnaval de POA não é um luxo, mas melhor o "da nossa terra" do que dos paulistas. Por favor! Carnaval de SP? (ollha, então que a RBS acompanhe a Globo/Rio, que transmite o desfile da segunda divisão do carnaval carioca; deve ser BEM MELHOR QUE O DE SP)!

    ResponderExcluir
  3. Tiro dado, bugiu deitado. Jamais imaginei que iria presenciar a "hecatombe" da RBS. Outra que tá indo pro saco é a Editora Abril.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a rádio IPANEMA: Simples, querem transformar ela numa 107. Na boa, radio pra mim se resume ao Mendelski na Guaíba e deu! Quer lixo pior que aquela bosta de 104?! Que nojo entrar numa lotação e ser obrigado a ouvir esses lixentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rádio está morta, o novo "diretor" acabou por enterrar uma rádio que agonizava. Hoje não tem identidade, se tornou um pastiche, uma cópia de tantas outras. Tirei ela da memória de meu rádio, pois são 20 ou 30 músicas no setlist que são repetidas à exaustão em todos os horários.
      RIP Ipanema.

      Excluir
  5. Demissão por Videoconferência? PQP!

    ResponderExcluir
  6. Me desculpa Prévidi, mas não concordo que a barbárie ocorrida em Paris seja contra a "liberdade de imprensa". Pelo amor de Deus, antes que alguém venha dizer que estou dizendo " foi merecido", "pediram" e outras bobagens, reitero como barbárie insana as MORTES ocorridas ontem. O que não concordo é que se pregue a total liberdade de expressão. Explico: que liberdade é essa que esculacha as minorias (gays, negros, gordos, etc). Fazer piada com os outros, ou no caso, com a fé cega dos outros, é liberdade? Não existe mais o princípio da "minha liberdade vai até o limite da tua?".

    ResponderExcluir
  7. O grande Janer Cristaldo já previa o que está acontecendo na Europa.

    ResponderExcluir
  8. O anônimo das 14:29 é o perfeito idiota !
    Relativiza um crime brutal, deve ser por conta de sua "ideologia" !
    Vai te catar imbecil !

    ResponderExcluir