Segunda, 19 de janeiro de 2015



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.



Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com





ponto da retrospectiva




O MELHOR DA ESCOLINHA ZH EM 2014



Numa "Carta da Editora" de Humor do Zero Hora, no início do ano, ela publicou mais uma peça hilária.
Leia::

Votos
03 de janeiro de 2015
marta gleich

Por que você lê Zero Hora? E por que continuaria lendo? Neste início de 2015, listo 10 razões ou promessas da equipe da Redação de ZH que renovam o compromisso com nossos mais de 10 milhões de usuários das plataformas digitais e mais de 1 milhão de leitores da edição impressa. Eis o nosso decálogo.

1 - Este jornal tem que ser útil. Ao terminar de ler uma edição impressa ou de visitar o site, o leitor deve ter a sensação de que está bem informado, de que o jornal facilitou a sua vida, de que valeu a pena, de que aprendeu algo novo ou refletiu de forma diferente sobre algum tema.

2- ZH deve estar disponível onde você estiver, na hora que quiser: no seu celular, quando estiver numa fila, para uma consulta rápida. Em casa, na hora do café da manhã (não tem coisa que combina tão bem quanto uma xícara de café e um jornal impresso, novinho). Na leitura noturna, no tablet, naquela hora de relaxar. O jornal estará de olho – ainda mais! – em como você está mudando o jeito de consumir informação.

3 - Para enfrentar a overdose de informação diária a que estamos expostos, os editores de ZH prometem dedicar o seu melhor para fazer a curadoria daquilo que é mais relevante para o leitor. Para que você não perca tempo.

4 - Os jornalistas de ZH se comprometem a, em nome do leitor e com independência, fiscalizar governos, autoridades, órgãos públicos. Cobrar promessas, exigir boa gestão e bons serviços ao cidadão, denunciar corrupção, investigar (ainda mais em época de novo governo estadual e segundo mandato no Planalto!). É o que o jornalismo norte-americano chama de watchdog, ou cão de guarda. E igualmente estar atentos a empresas privadas, cujas más condutas – como poluir rios, sonegar impostos ou corromper, por exemplo – também afetam o cidadão.

5 - A busca incessante da verdade, a verificação dos fatos, a conferência daquilo que se está dizendo por aí, mas que ainda não está bem checado, são mantras desta Redação. Isso pressupõe ouvir mais fontes em cada assunto. Dar voz a todos os lados de uma questão. Ir fundo nos assuntos. Pôr em pauta novos temas. Mostrar bastidores. Enxergar além do que está sendo mostrado pelas fontes. Contextualizar os fatos. Colocá-los em perspectiva histórica.

6 - Em 2015, queremos estar ainda mais a seu lado, leitor. Ouvi-lo. Utilizar em ZH a sua contribuição, seja em uma sugestão de reportagem ou em um comentário sobre uma notícia online. Entender seus anseios e problemas, para estarmos mais conectados a sua vida e às comunidades onde atuamos.

7 - Contar grandes histórias, investir recursos em grandes reportagens nacionais e internacionais, investigar assuntos densos e relevantes. Fazer jornalismo em duas velocidades: mostrar o que acontece no RS, no país e no mundo, ao mesmo tempo em que dedicamos tempo para assuntos de fôlego, que fazem diferença no seu jornal.

8 - Ter opinião, nos espaços reservados a isso, mantendo o compromisso de que essas posições não influenciarão o conteúdo jornalístico. Deixar clara a opinião da empresa, em seus editoriais. Manter um time amplo e de qualidade de mais de 100 colunistas e articulistas, que emitem suas opiniões com total liberdade (discordando inclusive da opinião da empresa). Você não precisa concordar com eles, pelo contrário: os colunistas convidam à reflexão e permitem que o leitor forme suas próprias convicções.

9 - Equilibrar os lados soft e hard da vida e das notícias. Trazer, sim, aquilo que você precisa saber e nem sempre é agradável, mas também ser a pausa para divertir e entreter.

10 - Trabalhar todo dia com um propósito elevado: a busca do desenvolvimento das comunidades onde atuamos, uma vida melhor para você, nosso leitor, a melhoria da educação e o reforço de valores como a ética, o respeito, a justiça, a igualdade, a responsabilidade social, a liberdade de expressão, os direitos humanos e a paz.

--

MARÇO 2014



TÍTULO BEBUM NA ZH, HOJE




DA ZERO HORA, SÁBADO

Decifra, por favor!!




ESCOLA ZH!

Recebo:

Olha a linha de apoio à notícia do empate do Grêmio, na quarta, na Libertadores!
E olha, depois, o texto!!!
O repórter devia estar com preguiça de acompanhar o jogo até o final!!





CADA VEZ MELHOR!

Adivinha em que jornal?
Claro, na minha, na sua, na nossa Zero Hora online!!




DESMATAMENTO

Em breve poderemos ver, né TulioMilman?, se a nossa "ativista" desmatou mesmo a sua floresta.
Via Playboy, é claro!!





ZERO HORA NÃO USA MAIS
SUSPEITO E NEM SUPOSTO??!!

É muita canalhice!!
Para essa gente, só assassinos, traficantes e ladrões são considerados SUSPEITOS. E sempre realizam SUPOSTOS crimes.
Com pessoas responsáveis, consideradas pela sociedade, não!!
--
O jornalista, advogado e especialista em campanhas eleitorais vitoriosas virou bandido!!
Sem a menor consideração.
Olha esse início de "matéria" da Zero Hora online:
Os dois investigados da Operação Lava Jato em Porto Alegre, o engenheiro Eduardo Antonini e o jornalista Marcos Martinelli, teriam recebido valores de um dos principais suspeitos de lavagem de dinheiro, o doleiro paranaense Alberto Youssef, que foi preso em São Luis do Maranhão.
--
Arghhh!!!!!



A PROPÓSITO

Olha essa linha de apoio de uma manchete da Zero Hora online:

Polícia prendeu pelo menos uma pessoa em Condor na manhã desta sexta-feira



CHUPADA LEGAL

Na Zero Hora online, hoje:


--
Esta notícia estava na Folha de S.Paulo online de ontem.
Tóing!!



ZH REAL, FIM DE SEMANA

Susto em Petrópolis

Prédio que teve estrutura desabada em Porto Alegre permanece interditado

--
Antes, a Maria Lúcia Sampaio flagrou essa joinha:
"Conforme o Corpo de Bombeiros, a força da chuva da manhã fez com que o telhado cedesse, provocando o rompimento do teto que cobre a escadaria do edifício." Mas, para a ZH telhado é estrutura...




MUITO BOA!!

Na Zero Hora:

Justiça do RS condena American Airlines a indenizar passageiro

Homem deverá receber R$ 30 mil por sofrer retaliações quando foi ao banheiro de avião


O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) condenou a companhia American Airlines a indenizar um passageiro em R$ 30 mil. O homem entrou com processo por danos morais e materiais alegando ter sido humilhado e sofrer retaliações por se levantar e ir ao banheiro dentro de aeronave.

decisão, dos desembargadores da 12ª Câmara Cível,confirmaram a condenação do Juízo do 1º Grau. Nos altoso autor narrou que ele e a esposa estavam voltando de uma viagem para Miami quando, após o embarque, permaneceram por cerca de três horas dentro do avião sem poder levantar.



EDIÇÕES COM SAMBA NO PÉ!!

Veículos do Grupo RBS se superaram neste carnaval!!
Na Zero Hora.
Para os que não são iniciados. Aí abaixo, a "notícia" refere-se ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Mas a foto é da Ponte Hercílio Luz,  em Florianópolis!!




Trânsito é intenso na saída de Caxias para o litoral pela Rota do Sol

Expectativa é de que fluxo se mantenha até as 23h





--



ponto do paraíso




LEGAL, JOSÉ IVO

O governador do RS e seu vice abriram mão do aumento salarial.
-
Agora, não seria muito legal os "magistrados", deputados estaduais e secretários também abrirem mão do reajuste, já que o Estado passa por uma séria crise financeira.
-
Cabe sempre lembrar que este aumento foi enviado à Assembleia pelo então governador Tarso Genro.

--

É O FIM

Ontem foi o fim do programa Teledomingo, da RBS TV.

--

SÓ NA RÁDIO GAÚCHA, CEEE?

Recebo:

Diante da polêmica sobre o aumento salarial do primeiro escalão do governo, o Governo do RS resolveu investir em publicidade. A CEEE, que está praticamente falida, começou a patrocinar informações de movimentação das estradas que vão para o litoral na Rádio Gaúcha.
Será que a verba é só para a emissora da RBS ou as demais - Guaíba, Band, Pampa - serão também contempladas? A CEEE tem concorrente? Em Porto Alegre, por exemplo, o consumidor não pode escolher a sua distribuidora de energia preferida, assim como os clientes atendidos pelas outras duas empresas (AES Sul e RGE). Por que a publicidade? Para vender mais energia ou para amenizar as críticas?

--

ESCOLINHA ZH

Novo jogador?
Na Folha de S.Paulo online:

(clica em cima que amplia)



--

ESCOLINHA ZH - 2

No Diário de Canoas:

(clica em cima que amplia)



--

NA PRÓPRIA

Os mestes da Escolinha esquecem os verbos!!

(clica em cima que amplia)



--

APENAS UMA INFORMAÇÃO

Vice de futebol do Inter sofre infarto e é hospitalizado em Bento
Luiz Fernando Costa sentiu-se mal na noite de sexta-feira
Rodrigo Oliveirat
Enviado especial em Bento Gonçalves

Um susto na pré-temporada do Inter. O vice de futebol Luiz Fernando Costa sentiu-se mal na noite desta sexta-feira (16), em Bento Gonçalves, e foi hospitalizado. Ele teve um infarto, mas passa bem. Costa ficará na Serra em observação até a próxima segunda-feira.
Foram implantados quatro stents no coração do dirigente, para desobstrução das artérias.

--

AOS FOFOAFETIVOS




--

PIADINHA RAPIDINHA

O filho:
- Pai, tÔ afim de namorar a filha da nossa vizinha.
O pai:
- Meu filho, não faça isso! Eu dei uma pulada de cerca e a filha da vizinha é tua irmã!
A mãe:
- Pode namorar a menina, meu filho. Esse aí não é teu pai.

--

DIRETO DO PARAÍSO






-
Ao jornalista Paulo McCoy Lava, um apaixonado pior elas!!







4 comentários:

  1. http://aovivo.ducker.com.br/2015/01/19/lamento-pelos-que-sao-serios-mas-isso-aqui-e-o-espelho-do-jornalismo-esportivo-no-rs-praticamente-assessoria-de-imprensa-como-e-que-alguem-escreve-o-que-bem-entende-na-zh-sem-compromisso-com-a-ver-2/

    ResponderExcluir
  2. Hi there!

    Prévidi, boa tarde.
    GRATO pela lembrança. Definitivamente, a semana começa, como diria o cantor Steve Winwood, 'in a higher note'. Nossa... SHOW a foto da garota negra. Definitivamente, a prova pela qual a beleza da mulher brasileira possui fama no mundo inteiro.
    Lamento morar longe; mas... após esta foto... começo a considerar a hipotese de mudar-me para Oeisis. Principalmente se eu conhecer esta garota no Facebook e ela topar casar comigo!
    (#PauloSonhandoAltoEmPlenaSegunda)
    Aproveito para lhe parabenizar pelo conteúdo jornalístico do blog, igualmente digno de ressalva e admiração!
    Kind regards,

    Paulo McCoy Lava
    paulomccoybr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha esta Prévidi! Abração! Mauro
    http://www.coletiva.net/noticias/2015/01/gaucha-e-zh-estao-entre-os-10-veiculos-mais-premiados-do-brasil/

    ResponderExcluir
  4. Só uma pergunta. O bloco regional do RBS Notícias em Santa Catarina acabou. Será que vai acontecer tb aqui no RS?

    ResponderExcluir