Segunda, 26 de janeiro de 2015



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com





ponto da retrospectiva




O MELHOR DA ESCOLINHA ZH EM 2014 - 4



JULHO 2014




NO CLICRBS - Genial!!






FIM DE SEMANA MARAVILHOSO!!- No Zero Hora online:

(clica em cima que amplia)







NO FINALZINHO DE DOMINGO - Nele, claro, no ZH online. Meus sais!!!!

Baleado

Jovem é morto em suposto assalto no bairro Petrópolis, na Capital

Edison Rupp da Cunha, 20 anos, foi atingido por tiro na cabeça

(...) dois ou três homens se aproximaram de um grupo com cerca de 20 jovens que estavam na via, perto de um Siena, que estava aberto. Um dos assaltantes teria perguntado pelo dono do veículo.
O estudante Edison Rupp da Cunha, 20 anos, morador do Rubem Berta,teria levado um disparo na cabeça ao se mexer, após receber a ordem para passar as chaves do carro, segundo testemunhas. Ele morreu no local.
Os assaltantes fugiram sem levar o veículo. As investigações estão a cargo da Polícia Civil, que não descarta a possibilidade de homicídio.





No ZH papel:






ISSO SÓ PODE SER BRINCADEIRA - Na capa do ZH online, ontem:






OLHA ESSA - Genial!!





A ÉTICA DELES - Recebo:
Grande parte os funcionários da RBS trabalham uma hora a mais por dia a título de um "suposto intervalo" que ninguém faz. O cartão bate automaticamente enquanto o pobre continua trabalhando. Em outras palavras: uma hora extra de graça, todos os dias.
--
REVISÃO? EDITOR? NÃO PRECISA!! - No poderoso ZH de ontem:

- Estou sempre feliz - disse, lacônico e sorridente, entrando para dentro de casa.  
 Duvida? Confere aí:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2014/07/nao-sei-de-nada-desconversa-dunga-sobre-a-selecao-brasileira-4556552.html



A PROPÓSITO - Leia o que o jornalista Mário Marcos de Souza escreveu sobre a morte do colega e amigo Emanuel Matos:
 O Emanuel Mattos, velho amigo, parceiro e incentivador da nossa Confraria, era um daqueles profissionais hoje raros no jornalismo, formado na dureza das redações sem internet. Completo. Fazia de tudo, da reportagem à edição, até porque era assim a formação dos profissionais. De estagiário a secretário de Redação. E sempre com competência. Aprendia e ensinava. Morre cedo. É uma notícia devastadora para esta sexta-feira.
--
A COMPETÊNCIA DA CHEFONA MARTA - No clicRBS. Durante TODO o final de semana na capa:


--
JORNALISMO DE QUALIDADE DO ZH - Na capa do ZH online, domingo:







JÁ É UM TÍTULO!! - No ZH, é claro!!

GREGO CONTEMPORÂNEO

Opinião: Tragédia de Dimítris Dimitriádis dispensa verossimilhança e contexto






CADA VEZ MAIS ASNEIRAS, CADA VEZ MAIS ERROS CRASSOS!!
Ontem publiquei isso:
NÃO TEM JEITO? - Tem sim. Jornais, rádios, TVs e "portais", TODOS, não dão a menor bola para qualidade. Já tentei não destacar mais os absurdos diários que leio e escuto, mas é impossível ficar quieto. Todos os dias as bobagens aumentam.
A solução é simples: contratar experientes jornalistas com um razoável conhecimento da nossa língua. Algo como uma mistura de revisor com copidesque. Um sujeito que possa dizer: "Isso aqui não dá! Refaz!". Como um editor que, hoje, parece, não existe mais ou sabem menos do que os redatores.
Claro que devem ter dito que sou um implicante, que não sei nada, que a gurizada é boa, tal e coisa.
Aí vejo este absurdo no Zero Hora de ontem.
Deleite-se:

(clica em cima que amplia)

cuidem o horário em que foi postada a idiotice do "editor" - "...fica há três quilômetros...".


Aí está o horário que fiz o print screen:

O mais interessante é que o repórter ou redator escreveu certo: "...fica a cerca de 3..."






QUEREM MAIS? - Aí está:

Genial! Criativo! http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/casa-e-cia/noticia/2014/07/projeto-de-cafeteria-em-porto-alegre-alia-decoracao-ao-ritual-do-cafezinho-4546280.html

Projeto de cafeteria em Porto Alegre alia decoração ao ritual do cafezinho
Mobiliário com referências barrocas e peças decorativas integram o projeto




PRECISÃO É PRIORIDADE - Hoje, 9 horas.






EXTRA!! CRIATIVIDADE TOTAL! - Foi nesta semana:

ZH:

Batman completa 75 anos cada vez mais na moda

CP:




SE PERDERAM - No Zero Hora online, ontem, s 18h30min. Repito: as duas no mesmo horário.
Na capa

Trânsito interrompido

Pelo menos 17 estradas têm pontos bloqueados

-
Também na capa:
-
Uma das matérias:

Já chegam a 19 as estradas com bloqueio devido à chuva no Rio Grande do Sul

-
A outra matéria:

RS tem 17 bloqueios em estradas em função da chuva no RS




--



ponto do paraíso




EXCLUSIVO!!


HERDEIRO DE MILIONÁRIO QUER
DEBUTAR NUM CLUBE DE PORTO ALEGRE






É o desejo de um guri, que em junho desse ano faz 15 anos. Ele quer debutar num dos três clubes em que sua família é associada, em Porto Alegre. Mais: o adolescente quer usar um vestido exclusivo do estilista Rui Sphor.
O pai é um conhecido milionário da cidade e seguidamente é entrevistado pelas rádios e TVs. Ralou muito, honestamente, para construir sua fortuna, estimada em meio bilhão de reais. É casado há 20 anos com uma bela mulher e tem dois filhos:uma guria, de 18 anos, que estuda nos Estados Unidos, e de um guri, que estuda num tradicional colégio da capital gaúcha. Desde muito pequeno, gostava de brincar com as bonecas da irmã e jamais teve aptidão para jogar futebol - o pai, conselheiro de um grande clube de futebol, tentou colocá-lo na escolinha, aos 10 anos, mas o menino tinha crises de choro antes de sair de casa.
O milionário tinha pretensões políticas, mas está muito desiludido com sua vida familiar, especialmente com seu filho. Com formação tradicional, de uma típica família alemã, ele não admite o filho fazer vestibular para uma faculdade de designer de moda, ter como ídolo o Luan Santana e falar "em falsete", como diz. Agora, está insistindo em debutar e já avisou à família que vai "sumir no mundo" se o seu desejo não se concretizar. Pode ser num dos três clubes em que são associados, junto a todas as meninas. Uma festa de debutantes, tradicional, e ele com um vestido rosa ou branco.
"Quero ser apresentado a sociedade como sou", afirma.
A mãe iniciou o ano internada numa clínica "de repouso".
A irmã avisou que não virá a Porto Alegre neste ano.
Os avós, paternos e maternos, comunicaram ao casal, na noite de Natal, que estão apenas aguardando o fim dos dias.
O pai?
Depois conto.

--

MAIS DE 40 DIAS DE VERÃO COM MUITO SOL
E AINDA NÃO TIVEMOS UM "MAR DE NESCAU"






Está até cansativo.
Sol, brisa suave, mar limpíssimo e com temperatura agradável. Na maioria dos dias a bandeira é amarela - e vários dias com ondas para pegar jacaré.
Sugiro, honestamente, que continuem "AMANDO" Santa Catarina! Nada mais sensacional do que ficar mais de quatro horas em Laguna, engarrafamentos a qualquer hora em "Floripa", filas saudáveis em supermercados e padarias e pagando uma fortuna por qualquer refeição. Nada como uma boa gargalhada depois de ser explorado por um catarina!
Quanto mais gaúchos forem para o Estado vizinho melhor para quem fica nas nossas praias.

--

EVENTO

Organizado pelo Rafael Breda, está criado no Facebook, a página GANHAR MEDALHA DA DEP. (PT) MARISA FORMOLO.

--

NO CREA-RS

Um bom amigo, o engenheiro Melvis Barrios Junior. é, desde o início do ano, o presidente do CREA-RS.

--

ESCOLINHA ZH

No clicRBS:



--

DÓI NO OUVIDO

"Duas vítimas entraram em óbito".
Argh!!!

--

ESCOLINHA ZH - 2

Olha a concordância na página do Jornal Nacional:


--

ESCOLINHA ZH - 3

No CP online:

CEEE

Risco de racionamento deixa o RS está em alerta, diz presidente


--

FATO RELEVANTE

O vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, sem o tradicional terno e gravata. Ele mesmo, no meio, de BERMUDA!!



--

O PERFIL DE QUEM ASISTE A REALITIES

Recebo:

​Na semana de estreia do reality show de maior audiência da TV brasileira, o Big Brother Brasil, a Ipsos MediaCT divulgou uma pesquisa do perfil do público se interesse por esse tipo de conteúdo. Com a participação de 53 mil pessoas, o estudo foi realizado nos 13 mercados em que o instituto de pesquisas atua no Brasil.
As mulheres são a maioria do público espectador de reality-show: 61%, contra 39% de homens. Entre as classes sociais, os pertencentes à classe C correspondem a maior fatia dos fãs de reality. São 52%, enquanto 38% pertencem às classes A e B e 10% são membros das classes D e E. No quesito idade, os adultos são a maioria dos espectadores (49%), seguidos de jovens e adolescentes (35%) e de idosos (16%).
O Ipsos também mapeou as capitais do País que possuem mais fãs de reality shows. De acordo com o avaliado no estudo, os moradores de Brasília saem na frente, com 28% da população declarando que acompanha esse tipo de programa. Em segundo lugar ficaram os soteropolitanos, com 21% e, na terceira posição, com 20%, ficaram os paulistanos.
O instituto identificou, também, um hábito bem comum entre os espectadores de reality, que é o de assistir a TV realizando outras atividades. Enquanto assistem a programas do gênero, 63% das pessoas também fazem refeições; 38% dizem que conversam com outras pessoas e 23% falam no celular.


4 comentários:

  1. a matéria do batman na zero hora e no correio do povo tem o mesmo título pois não é própria nem de um e nem de outro. é uma reportagem da agência de notícias afp que os dois sites publicaram. na zero hora, o crédito está no final do texto: "com informações da afp". no correio do povo, o logo da afp está logo abaixo da foto. era só ter percebido isso para notar que, desta vez específica, não houve isso que foi dado a entender.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, mas poderiam reescrever o texto, mesmo dando o crédito.
    Se foi preguiça, por que não mudar o título?

    ResponderExcluir
  3. Essa do filho do milionário querer debutar lembra aquela piada de gaúcho do Casseta & Planeta: estancieiro da fronteira incomodado com o fato do filho ser viado, manda-o pra um internato em Porto Alegre, mas manda também um empregado pra vigiar o filho. Tempos depois o empregado volta pra fazenda.
    Pai: "E aí tchê? E o guri?"
    Empregado: "Olha...tenho uma boa e uma má notícias".
    Pai: "Qual é a má notícia?"
    Empregado: "Olha patrão. Ele continua viado"
    Pai: "E qual é a boa notícia, então?"
    Empregado: "Ele foi eleito a Rainha da Primavera do colégio."

    ResponderExcluir
  4. salve, cabeça. quanto à nota da ZH sobre o lance da "hora de intervalo", isso é uma invenção (estúpida, pra variar) do ministério do trabalho e todas as empresas tem de cumprir. claro que, na prática, é o que tu disseste: não tem intervalo nenhum pq raramente o funcionário pára de trabalhar uma hora inteira, especialmente em uma redação... abraço do colega de famecos e de calvário jornalístico, Jimi Joe.

    ResponderExcluir