Terça, 13 de janeiro de 2015



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








ponto especial



Um dos mais antigos ídolos da minha vida escreve sobre a tragédia do semanário francês.
Foi publicado em O Dia.


Jaguar: Charlie Hebdo e  o Pasquim

Depois do que houve com o Charlie Hebdo,eu pretendo pegar mais pesado nas charges

Rio - Fiquei sabendo por um telefonema do Chico Caruso: “E o ‘Charlie Hebdo’, hem?” Fiquei esperando o resto da piada. “Mataram o Wollinski, o Cabu e mais dez.” Quando caiu a ficha e me convenci de que era verdade, o impacto foi literalmente tão arrasa-quarteirão quanto o da explosão das Torres Gêmeas. Como disse o Ique no ‘Jornal da Globo’. Mas discordo quando acrescentou que “evidentemente” daqui pra frente os cartunistas irão se atemorizar e diminuir suas críticas ao Irã, sem trocadilho.

Os colegas de cartum, não sei, mas eu pretendo pegar mais pesado do que costumo. Para quem não viu a minha charge de quinta-feira passada, desenhei um suposto Alá com turbante e uma barba negra contrastando com a barba branca de um Deus ariano. Pela Lei do Corão, qualquer imagem do Profeta é um crime que deve ser punido com a morte. E agora? Os malucos extremistas que fuzilaram Wollinski e seus companheiros vão explodir também meus miolos? Façam suas apostas. Mas, voltando ao ‘Charlie Hebdo’, era mais interessante quando tinha colaboração do Siné (radical, achava que o jornal devia ser mais engajado politicamente; no auge das discussões xingava o pessoal de reacionário, um exagero, é claro).

Por causa disso de vez em quando brigava com Wollinski e sumia. Isso salvou sua vida: quando houve o atentado, estava longe do local do crime (em 2008, saiu definitivamente do quadro de colaboradores). Meu palpite é que agora vai voltar. A crônica está quase no fim e ainda não falei que tivemos um ‘Charlie Hebdo’ no Brasil, o ‘Pasquim’ . Os dois nasceram na mesma época (1969-70), eram semanários, no formato tabloide, feitos basicamente por cartunistas: Wollinski, Siné, Willen, Cabu, Reiser e outros no ‘Charlô’. Millôr, Ziraldo, Fortuna, Henfil, Claudius, Caulos, Redi e outros no ‘Pasca’. Em ambos, a tiragem era de cem mil, e a única fonte de renda vinha da venda em bancas ou assinatura (ou seja, estávamos sempre no vermelho).

Para os patrocinadores, éramos um bando de comunas. A diferença era que, na França, De Gaulle tinha sido eleito, e aqui estávamos no auge da ditadura, em pleno AI-5. Houve também um atentado a bomba (que não explodiu, deu chabu, um atentado subdesenvolvido). A mídia (acho que ainda não tinham inventado o nome) praticamente ignorou o fato. O importante é que, entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Ainda bem que isso aqui é Terceiro Mundo.




ponto do paraíso




HOJE À TARDE

Logo depois das 14 horas publico uma matéria minuciosa, bombástica. Perfeita.
Sobre a RBS.
Redigida por um dos melhores jornalista do Brasil: Luiz Cláudio Cunha.
Luiz Cláudio,para quem não sabe, é aquele jornalista da revista Veja, que nos anos 80 descobriu o sequestro dos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz, em Porto Alegre.
Aguardem.

--

INACREDITÁVEL!!






Grandes brasileiros e estrangeiros receberam homenagens da Assembleia gaúcha - apesar que teve  uma época que muita gente recebeu, por exemplo, a Medalha do Mérito Farroupilha sem o menor merecimento.
Parece que este tempo voltou.
-
Leia este release:
O presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, recebe nesta terça-feira (13), às 17h, a Medalha do Mérito Farroupilha, considerado a maior honraria do Parlamento gaúcho. A homenagem, proposta pelo deputado Mano Changes (PP), ocorre no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa.
A medalha é conferida a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Legislativo do Estado. Eduardo será homenageado pelos investimentos que o Grupo RBS tem feito no uso da tecnologia como instrumento de transformação e desenvolvimento social e pelos 50 anos do jornal Zero Hora.
-
Vejam a oportunidade do deputado Mano Changes, que não foi eleito.
2014 foi o pior ano desde a fundação do Grupo - ou melhor, desde que Zero Hora começou a circular. O presidente jovem e tímido, o líder dos comedores de sucrilhos com neuscauzinho, foi o responsável pelo fiasco que se tornou o jornal, as rádios e as TVs; pelo fechamento de negócios; por demissões desnecessárias. Enfim, tudo o que acompanhamos durante todo o anopassado.
E o sujeito recebe uma homenagem - e vai ter um monte de baba-ovo aplaudindo.
Olha este detalhe do release:
(...) erá homenageado pelos investimentos que o Grupo RBS tem feito no uso da tecnologia como instrumento de transformação e desenvolvimento social e pelos 50 anos do jornal Zero Hora.

--

RESSURGIU DAS CINZAS

São 8 os integrantes do Conselho de Administração do Grupo RBS.
Agora, em 2015, integra esta relação o senhor Geraldo Correa.
Lembram?
Quando o presidente jovem e tímido da RBS, Dudu Melzer, assumiu,uma de suas primeiras "medidas" foi tirar o poderoso Geraldinho de uma vice-presidência.
Geraldo é filho de Fernando Ernesto Correa, um dos fundadores do Grupo e axciobnista.
-
Depois que deixou a empresa em que se criou andou por vários tapetes - banco, Atena Gremista,etc.



ENTENDEU? EU NÃO




--

MEU BRASIL BRASILEIRO




--

PARA OS FÃS DE GORDINHAS

Em especial ao Paulo Motta e outros fofoafetivos.



--

AEROPORTO DE TORRES

Escreve o jornalista Clóvis Heberle - clovisheberle.blogspot.com

SAUDADES DO FUTURO

A pista asfaltada de 1.500 metros permite a operação de aviões de porte médio.
O terminal de passageiros é confortável, o estacionamento  amplo. O Aeroporto Regional de Torres tem todos os equipamentos necessários para pousos e decolagens e uma estação meteorológica.  A Prefeitura de Torres assumiu a responsabilidade pela manutenção, limpeza e segurança das instalações.  Está tudo "nos trinques. Só faltam... passageiros.
Construído pelo governo do Estado e inaugurado pelo governador Antonio Britto em 20 de novembro de 1998, o aeroporto seria uma alternativa ao Salgado Filho, de Porto Alegre, no transporte de passageiros e de cargas, atendendo os municípios do Litoral norte do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina devido à sua excelente localização, na Estrada do Mar, a 12 quilômetros do centro de Torres. No entanto, nunca teve vôos regulares de empresas aéreas.





--

ESCOLINHA ZH

Na verdade, Escolinha Sala de Redação.
Comecei a semana ouvindo o Timeline Gaúcha, da Rádio Gaúcha. 10 horas.
Confirmei que Luciano Potter é um grande apresentador - como é no Patrola, da RBS TV. Aliás, depois do Mazedão, Potter é o melhor da Gaúcha.
David Coimbra entra de Boston e é o David de sempre. Voz de recém acordado, deve estar sempre de pijama e pantufas.
Kelly Matos destoa dos dois, mas certamente é a melhor que a emissora tem.
-
Hoje, pensei que o Potter fosse se agarrar com a moça. Ela literalmente torrou o saco do cara por causa de uma pergunta para a ex-miss Gabriela Markus, que vai trabalhar na Secretaria de Estado do Turismo. Uma bobagem dele - qual a roupa que iria usar no trabalho.
-
Kelly, "ser engraçado" é um negócio muito difícil. A tua "brincadeira" com o Potter, chamando-o de machista e outras coisas, poderia render um monte de incomodação para o cara. Não dá para esquecer que tem muito idiota "politicamente correta".

--

DIRETO DO PARAÍSO


Melhorou Jorge Loeffler e Flávio Paranhos?




4 comentários:

  1. Sobre as fotos... como diria um antigo cronista de MotoNáutica nos anos 70... "Grau 10". Porém, na condição de ser um eterno apaixonado pela beleza da mulher negra (já me disseram que sou o 'Kenny Braga do Automobilismo' -- pro causa de minha paixão por mulatas, ok? NADA entendo de futebol!!!), desde já no aguardo que o Prévidi 'compartilhe' fotos de lindas mulatas que certamente encantam veranistas e rapazes que, como eu, estão aproximadamente 421 kms de 'Oesis...'
    Atenciosamente,

    Paulo McCoy

    ResponderExcluir
  2. Admito que melhorou um pouco sim, mas como sei que tens um olhar dos mais competentes por certo outras fotos com melhor ‘material’ que sabemos que há, serão postadas nas próximas edições. Sugiro fotos de mulheres mais jovens e com as gordurinhas melhor distribuídas.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não melhorou. Tem bunda demais aí. Fico com pena do paninho que está prensado entre as duas "bandas".

    ResponderExcluir
  4. A manifestação do Tarso é de claro apoio à censura da imprensa e ao terrorismo e não poderia ser diferente, pois o mais alto posto da nação é ocupado por uma ex (?) terrorista, e pior, eleita pelo povo comprado pela bolsa família.

    ResponderExcluir