Segunda, 9 de fevereiro de 2015



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com






ponto midiático especial
ou ponto do idiota




E AGORA, DONA RBS?
COMO VÃO MORDER AS PREFEITURAS DO LITORAL?
´





Como em todos os últimos dias tenho publicado opiniões de imbecis, geralmente anônimos, fui surpreendido por um deles que escreveu no próprio Zero Hora. Tenho impressão de que o beócio queria ser engraçadinho, mas apenas escreveu justamente o que tem dentro da cabeça - cocô.
Não vou reproduzir, porque é demais, não dá. Mas leiam pelo menos as primeiras linhas para "sentir" o humor. Pelo que me lembro, é o mesmo babaca que "brincou" com as crianças com Síndrome de Down e o hoje senador Romário colocou o infeliz no seu lugar - a ponto de pedir desculpas pela babaquice.
Fechem o nariz e leiam:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2015/02/marcos-piangers-vento-no-litoral-4694703.html
-
Agora, se os prefeitos do Litoral tiverem vergonha na cara, deveriam receber os "vendedores" da RBS com a crônica do sujeito na mão. Especialmente de Tramandaí, Xangri-Lá, Capão da Canoa.
E não me venham com aquela conversinha de que a opinião de um cronista não é a opinião do jornal.
É, sim, a opinião do jornal!
-
Vejam só o título e a linha de apoio de matéria de hoje no ZH online:


Polêmica na orla

Veranistas rebatem críticas às praias gaúchas

Coluna de Marcos Piangers sobre litoral do RS, publicada em ZH, provoca reações dos amantes do chocolatão



--



ponto da memória




NÃO DOU MORAL DE CUECA


Na segunda, 2 de fevereiro,  comecei a  contar um pouco da vida do jornalista João Carlos Casarotto Terlera.
Em capítulos, trato de algumas histórias, de 1980 para cá.
Para quem não sabe, em determinada época, ele foi o jornalista político mais importante do Estado e referência nacional de colunismo político. Uma figuraça competente.
Acompanhe:


A ÚLTIMA DO TERLERA - 5


Foi triste saber que o Terlera passou um longo período no Hospital Mãe de Deus. Uma estadia sem volta para casa. Muito triste para quem o conhecia.
O velório, agora em janeiro, só poderia ser no lugar que viveu a maior parte de sua vida, a Assembleia Legislativa.
-
Na missa de sétimo dia, na Catedral, chamou a atenção o comportamento da viúva. Ela estava sentada em um dos últimos bancos da Igreja. Muito estranho, porque geralmente a viúva e familiares sempre ficam nos bancos da frente. Ela estava atrás, impassível.
O que aconteceu?
Só digo isso:
É bom destacar que ele faria 75 anos em março deste ano e ela mal deve ter chegado aos 40 - por aí.
Mas o "Recados" era um dos dois "vícios malditos" do Terlera. O outro era o cigarro.
-
ALGUNS DETALHES DE SUA VIDA
- Morou com  dona Madalena, sua mãe, a quem tinha verdadeira devoção, até que ela faleceu no início desse século. Ele alugava o apartamento na frente da Praça da Matriz, até que o comprou com um financiamento do IPE. Mais tarde, a mãe reclamava muito do barulho do apartamento de cima. Não teve dúvidas: deu um jeito e comprou o apartamento que incomodava a mãe. Por muitos anos ficou fechado;
- Trocava de carro todo  ano, depois que arrumou sua vida financeira. Sabia que perdia dinheiro, na troca por outro zero KM, mas não se importava. Os passeios com a mãe, nos sábados, no Alto Taquari, eram em alto estilo;
- Acredito que jamais tenha entrado em um supermercado, desde 1980. Sempre tinha alguém para fazer as compras que sua mãe pedia. Ou era o Odone ou o Hugo Passarinho. Depois vieram outros que não conheci. E sempre os brindava com gordas gorjetas;
- Chamava  a maioria das pessoas, especialmente quando atendia o telefone, de "marreca": "Fala, marreca!!";
- Apenas uma vez vi o Terlera emocionado. Foi na noite de inauguração da Sala JC Terlera, no térreo do prédio da Assembleia. Um espaço, em princípio, que seria ocupado eventualmente por jornalistas, mas que com o tempo foi desvirtuado;
- Jamais vi ele criticar alguém por ser festeiro - "Fiz muita festa na minha vida. Não sou eu agora que vou dar moral de cueca";
- Sempre brinquei muito com ele. Não engolia a história de que entrou na Assembleia como concursado, para ser datilógrafo. Pedia para que me contasse a real. Um  dia ele contou: foi um concurso, na sala das comissões, onde meia dúzia de datilógrafos disputaram uma vaga. E ele foi omais rápido;
- Juro: Queria ter estado quando foi aberta a sua gaveta de "intimidades", na mesa que ocupava na Imprensa.
Isto,  sim, não teria preço.



--



ponto do paraíso




O CHOCOLATÃO DO VERÃO GAÚCHO 2015


Fotos do final de dezembro, janeiro e início de fevereiro,  em Oeisis International:









--

QUE DELÍCIA DE VERANEIO!







Escreve o jornalista Clovis Heberle (http://clovisheberle.blogspot.com.br/)


O verbo veranear está caindo em desuso, assim como o hábito das famílias passarem as férias nas praias do litoral gaúcho.
Agora, a maioria das casas de veraneio ficam vazias das segundas até as quintas feiras. Nas sextas começa a invasão: a freeway e a RS-40 congestionam, com motoristas e passageiros querendo chegar o quanto antes em Torres, Capão, Tramandaí, Pinhal,  Cidreira, e curtir ao máximo o fim de semana. Domingo à noite ou segunda-feira de manhã, a mesma corrida, em direção inversa.
Nas férias, os gaúchos preferem ir às praias de Santa Catarina. Quem pode,  vai ao Nordeste. Quem pode mais ainda vai para Punta del Este ou ao hemisfério norte - Caribe, Cancún, Miami.
Falar mal do clima e das praias do Rio Grande do Sul virou mania.  Mas veranear  nesta imensa faixa de areia entre o Chuí e Torres tem lá seus encantos. Especialmente num verão como o deste ano de 2015, quente sem exageros, com pouca chuva e, principalmente, vento fracos.
Todo dia é dia de pescaria, churrasco, banhos num mar de águas limpas e cálidas, sonecas na rede, carteado. Nos fins de tarde, passeios de bike ou caminhadas pela beira da praia.
Há tempo para ler um livro, conversar com os familiares, os amigos, os vizinhos. Tudo serena e gostosamente, sem correria, sem estresse, sem pagar os olhos da cara.
Como antigamente...

18 comentários:

  1. Esse sujeito é integrante de uma dupla de barbudinhos que agora aparecem na TV aos sábados ao meio dia. Intragáveis ‘ambos os dois’ como ele por certo diria dentro de sua inquestionável erudição. Ele me faz lembrar outra figura da Rede Bunda Suja, o tal David Coimbra, intelectual ímpar que afirmou em um de seus textos ser Apolítico, como se isto fosse possível a um humano. O tal Coimbra, aluno por certo da mesma escola desse idiota, com sua afirmação deu por extinta a antropologia, a ciência que estuda o homem e que afirma que somos nidícolas, gregários e POLÍTICOS. O TAL Coimbra pretendeu dizer-se apartidário.
    Negra é a mente dele. A merda a que ele se refere deve ser a merda que ele e os seus cagaram na beira da praia e o mar trouxe de volta. As águas do mar em localizações geográficas semelhantes a de nosso estado assim de movimentam em todo o planeta. É por empregar idiota como esse que a Rede Brasil $ifrões afunda a olhos vistos. E se esse idiota não gostar de minha manifestação que me processe que faço questão de encará-lo em juízo. Tenho idade demais para aturar moleques idiotas como esse me agredindo de graça.

    ResponderExcluir
  2. Reproduzo algo que outro anônimo comentou no site da RBS, em referência ao texto do "pretinho" sobre praias gaúchas: "Hoje, qualquer um escreve num jornal!"
    Acrescento: "de preferência, o mais barato possível !"

    ResponderExcluir
  3. O problema nem é o texto deste medíocre, e sim alguém ter aprovado a sua publicação.
    Ele e seus amigos são a escória.

    ResponderExcluir
  4. O cronista está fazendo humor, meu caro Prévidi. Pode ser bom, pode ser ruim, o leitor que decida. Todos sabemos que nossas praias são efetivamente horríveis, compradas às que se encontram logo ali em SC. E humor carrega consigo um pouco de exagero. Não há razão para ser neste caso tão politicamente correto, você que não costuma ser e se incomoda com quem é. Eu, que não tinha lido o texto porque cada vez perco menos meu tempo precioso com ZH, li agora e gostei.

    ResponderExcluir
  5. Não sou advogada do Piangers, sequer o acho engraçado. Mas, vale lembrar que o litoral catarinense foi alvo de inúmeros posts/comentários desabonadores/debochados aqui no blog.
    Não vi os catarinas fazeram levante contra o Prévidi. Me pergunto se a crônica sobre o litoral gaúcho é motivo para tanto choro e ranger de dentes? Menos, gente, menos..

    ResponderExcluir
  6. Esse cara que falou mal do litoral gaúcho se acha um humorista, mas suas piadas não tem graça alguma. Deve ser mais um apadrinhado da RBS. Talento zero.

    ResponderExcluir
  7. É evidente que as praias catarinenses são mais bonitas que as gaúchas. Lá tem belezas naturais, incontáveis recantos com mares de todos os tipos para todos os gostos e, pelo menos no verão, um clima mais agradável que o do litoral gaúcho, sujeito ao nordestão e ao chocolatão. Mas a polêmica é falsa. Na comparação entre os dois litorais, é preciso considerar que aqui estamos a no máximo duas horas de viagem de Porto Alegre. A classe média pode comprar um terreno e construir uma casa, comprar um ap a prestação, para passar férias ou fim de semana longe do calor insuportável da capital, da grande Porto Alegre ou da sua cidade do interior. A questão não é comer uma casquinha de siri na Lagoa da Conceição ou de Capão da Canoa. É sufocar na cidade ou curtir a brisa marinha e se refrescar num banho de mar, mesmo que às vezes tenha cor marrom, causada por algas - e só alguém muito mal informado pode achar que é de coliformes fecais. É claro que as praias do Caribe são lindas, as do nordeste também. Mas daí até poder ir até lá é outra coisa. E não vejo grande vantagem em sair daqui no verão para disputar o litoral catarinense com paulistas, gaúchos e paranaenses, a preços absurdos.
    Por que algum jornal ou tevê não produz uma reportagem comparando vantagens e desvantagens de ir a SC ou ficar no RS?

    ResponderExcluir
  8. O piadista só não será demitido por escrever aquelas asneiras porque está dentro da linha editorial da nova zh, ou seja somente besteirol, acho até que terá pouca repercussão pois muito pouca gente lê a zh.

    ResponderExcluir
  9. Vamos discutir o que podemos mudar: saneamento básico, infra estrutura, fiscalização, serviços, lazer, preços...
    O resto é só "mimimi".

    ResponderExcluir
  10. Tudo armação! Tudo armado! Textinho de um ilustre desconhecido (eu não vejo globo+rbs, portanto, sei lá quem é esse lóki!) feito justamente para causar 'furor' e estúpidos tuítes, tirando o foco da falta do Pablo Pagodinho Santana. O litoral gaúcho é uma porcaria, assim como é o uruguaio! Mas o fashions de plantão detonam Tramanda-Y e Oeisis, mas se deixam quedar por Punta! VSF! Mas mais que a falta de beleza natural em nossas praias é essa chinelagem que insiste em ouvir músicas de brazileiros, verdadeiro lixo cultural! É essa maloqueiragem que insiste em colocar o carro sobre as areias. É essa chinelagem que não consegue comer um milho sem sujar 4m²!!!! PQP!!!!

    Fernando Fagundes/AMS

    ResponderExcluir
  11. Adorei a coluna pois diz a mais pura verdade. Ir para as praias ventosas e arenosas e achocolatadas daqui é uma loteria. O resto é só o choro dos Jorges da vida, que só reclamam, reclamam, reclamam.....

    ResponderExcluir
  12. Pois é. Como é fácil irritar a gaúchada. é só falar a verdade. Ficam loucos e perdem um tempo danado. Não tem humor nem jogo de cintura. Só se acham. Aliás passar o verão nesta ventania é mais uma "das nossas façanhas que são modelo a toda terra". Que humildade. Qua,qua, qua...

    ResponderExcluir
  13. Uma coisa ele não sabe, apesar do chocolate, nossas águas são limpas.
    Já as da ilha, sem esgoto sanitário, sabe como é, especialmente Canasvieiras.

    ResponderExcluir
  14. A RB$ vai continuar sugando as Prefeituras do litoral, pois estas temem essa praga. O contribuinte nesse país paga tudo e assim vai continuar. Deputados e Senadores continuam comprando prefeitos e vereadores para serem seus cabos eleitorais com a imoralidade denominada de Emendas Parlamentares. Uma Prefeitura aqui da região tem mais de UMA CENTENA dos chamados CCs, alguns ganhando mais de seis mil reais por mês. Tais cargos são usados para pagar o trabalhão dos cabos eleitorais na eleição que passou e contar com eles na próxima. Como é apenas imoral assim vai continuar. Durante a CAvalGADA DO MAR as Prefeituras bancam alimentação não somente dos equinos como das antas que os cavalgam. Resumindo, os contribuintes pagam tudo nesse país. Ao final do mês essa RB$ vai levar MEIO MILHÃO DE REAIS da Prefeitura de Capão da Canoa em pagamento pela maior feira de ovelhas do planeta, feira denominada de garota verão. E assim vai ser enquanto essa praga não deixar de existir. Sou assinante de ZH por que preciso de muito papel, especialmente permeável, compreendeu?

    ResponderExcluir
  15. Pô! Hoje ouvi no programa do Mendelski que a prefeitura de Canoas deu R$ 500 mil para essas porcarias de carnavalescos!!!! PQP!!!! Tem cada buraco nas vias de Canoas...

    Fernando Fagundes/AMS

    ResponderExcluir
  16. O Previdi defende a liberdade de imprensa...aí quando alguém emite a sua opinião, ele cai matando...vai entender esse 'jornalista'....separe as coisas...é óbvio que tu odeia a RBS, mas a liberdade que tu defendes...essa tu não pode atacar...

    ResponderExcluir
  17. Aproveitando a pauta envolvendo o grupo RBS: Particularmente, não creio que o Prévidi odeie a citada corporação. O que ele odeia – e nisto sou parceiro, o mesmo acontecendo boa parte dos leitores –, é verificar a quantidade de situações injustas protagonizadas por gestores. Penso, inclusive, que as demissões aconteceram porque os administradores alegaram “realinhamento de prioridades” (ou algo similar). “É o mundo corporativo”, alguns irão dizer. ‘A vida é assim”, certamente ouviremos. Particularmente, jamais perdoarei esse mundo corporativo com seus balanços e prioridades e realinhamentos que não respeita a trajetória e a competência de funcionários que realmente demonstram empenho e felicidade por integrar uma empresa que – ao menos publicamente –, destila propagandas enfatizando a união e a solidariedade. Por outro lado, quando constato pessoas defendendo as atitudes da empresa, duas duas, uma: ou a pessoa atua no ‘jurídico’ da empresa (para lá de aceitável verificar a apaixonada tese em defesa da parte interessada) ou então, ela nunca sofreu demissão e/ou teve familiares que enfrentaram tal chaga...
    Atenciosamente (posto não ter medo de me identificar),

    Paulo McCoy
    (Jornalista & Pesquisador de Automobilismo)

    ResponderExcluir