Sexta, 20 de março de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com





ponto do dia





UMA EXCELÊNCIA NO MERCADO PÚBLICO



Foto de Marco Quintana,
do Jornal do Comércio


A excelência foi líder do governo Pedro Simon quando da elaboração da Constituição em 1989. Foi funcionário do Banco do Brasil. Com 30 anos, pelo MDB, foi eleito prefeito de Encantado. Em 1982 foi eleito deputado estadual. Cumpriu quatro mandatos na Assembleia Legislativa.
Aí teve uma passagem pela presidência da Carris, de Porto Alegre, de triste memória.
Quando José Ivo elegeu-se governador ele alardeava que seria o presidente da CEEE.
Terminou, agora, como coordenador do Mercado Público de Porto Alegre.
-
Será que aos 69 anos a excelência precisa, ainda, de uma boquinha?
-
Quem conversar com os funcionários mais antigos da Assembleia vai constatar que a excelência jamais teve qualquer traço de simpatia em seu caráter. Sempre tratou todos de forma grosseira, "a patatas". Ninguém tem boas lembranças, nem mesmo um atual deputado que trabalhou com ele.
Como conseguiu quatro mandatos de deputado estadual? Quem conhece um pouco de política sabe como se consegue isso. Os mais jovens podem constatar isso analisando aquelas coisas que estão, por exemplo, no Congresso Nacional.
-
Em decadência, conseguiu uma boqunha quando o seu partido, o PMDB, comandou a Prefeitura de Porto Alegre. Foi ser presidente da Carris. Em 6 de janeiro de 2011, quando já estava no cargo João Antônio Pancinha, a manchete do Diário Gaúcho foi a seguinte: Rombo na Carris: R$ 1,8 milhão de prejuízo.
A excelência deixou também de herança mais de 30 CCs.
-
Agora, deveria estar empenhado em ajudar os comerciantes do Mercado Público de Porto Alegre e, claro, seus usuários.
Mas, como acontece com todos, quando a idade vai aumentando, suas características vão se tornando mais marcantes. Assim, o pessoal do Mercado não aplaude sua "marcante personalidade" - como me disseram, sua "arrogância". Além disso, pouco é visto por lá. É o que me dizem.
Duvida? Converse com qualquer comerciante do tradicional Mercado. Comente, por exemplo, o que faz o coordenador em relação ao saneamento.
É bom lembrar que o Doutor Goulart, secretário da Indústria e Comércio de Porto Alegre, não tem nada a ver com esta nomeação.
-
Ah, sim, me dizem também que o Mercado Público está entregue às traças.
-
A excelência chama-se Antônio Lorenzi.



--



ponto midiático especial




MATÉRIA PARA PRÊMIO
(mas só se o Prêmio é sério)


Foto de Renan Silva



O Informativo do Vale, de Lajeado, no Vale do Taquari, publica hoje reportagem de seis páginas tendo como tema a escravidão nos dias atuais.
O trabalho produzido pelos jornalistas Renan Silva e Juliana Bencke, com colaboração de Natalia Nissen e Emilio Rotta, foi feito em um prazo de três dias.
-
A matéria nasceu da localização de um grupo de cinco paraguaios, em uma ação da Polícia Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e da Brigada Militar, que viviam em condições semelhantes à de escravos na zona rural da cidade de Doutor Ricardo.
O grupo havia sido trazido do país vizinho para trabalhar no corte de mato de eucalipto. Seu contratante alojou os estrangeiros em uma estufa de fumo abandonada. Os cinco homens não tinham comida e bebiam água de um córrego próximo.
-
Para produzir a reportagem, os jornalistas entrevistaram com exclusividade membros do grupo de estrangeiros, o contratante – que não foi localizado pela polícia -, um empresário que tem o hábito de contratar paraguaios para serviços do gênero e um homem que vive no Paraguai e é responsável pelas intermediações do esquema.
-
O Informativo do Vale é um jornal diário sediado em Lajeado, no Vale do Taquari. Sua área de abrangência compreende 38 cidades. Em maio, completa 45 anos de atividades ininterruptas.
-
Confira:

http://www.informativo.com.br/site/noticia/visualizar/id/65684/?19-dias-de-escravidao.html

http://www.informativo.com.br/site/galeria/index/id/306/?Trabalho-escravo-em-Doutor-Ricardo.html

https://www.youtube.com/watch?v=9wbpKrOVJr8



--




ponto midiático




A GAÚCHA MATOU OUTRO ÍDOLO DO RÁDIO!


Recebo do Júlio César:

Na lista da Rádio Gaúcha que publicas parcialmente na edição de ontem do teu Blog tem mais uma.
O Celso Ferreira está vivíssimo. Está na Rádio CBN Blumenau e apresenta diariamente o "Notícias na Manhã" às 9 horas.



--
Assinalo mais mancadas:

(clica em cima que amplia)


O que está grifado em vermelho, já arrumaram. Vivíssimo!
O primeiro grifo, em preto: "Tânia Carvalho, aposentada". Ai, meu Deus, gosto muito dos comentários da Tânia sobre literatura. Na própria Rádio Gaúcha.
- No segundo: "José Altair". O mais apresentador de notícias da Rádio Gaúcha, do Correspondente Maisonave, chama-se José ALDAIR.

--

ÍDOLOS

Hoje, mais uma surpresa no Bom Dia, programa do Rogério Mendelski na Rádio Guaíba.
No retorno de um dos comerciais, uma baita surpresa: I Can't Stop Loving You, de Don Gibson, na voz do meu maior ídolo, Ray Charles. Uauu!!
Aí não lembro se o Mendelski ou o Böhlke disse que esta música foi que lançou Ray Charles para o mundo.
Olha, não debateria nada com eles - com o Mendelski, então, é um cara que tem uma imensa coleção de discos e sabe tudo.
Mas a música que lançou Ray Charles para o mundo, anos antes, foi Georgia On My Mind, gravada em 1960 e criada em 1930 por Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell. Em 1979 tornou-se o hino oficial do Estado da Georgia.

--

ESCOLINHA ZH

Será que um árabe está na edição do  Correio do Povo online?

Presidente do PDT garante Fortunati no partido até o fim da mandato


--

ESCOLINHA ZH - 2

No CP, de novo?

Dólar vola a subir e se aproxima de R$ 3,30


--

GRANDES ENTREVISTAS

Do Sensacionalista:

Depois Suzane e goleiro Bruno, Gugu vai entrevistar líder do Estado Islâmico




De volta à TV, o apresentador Gugu Liberato não está dando mole para concorrência. Depois de conseguir entrevistas exclusivas com Suzane Von Richthofen e o goleiro Bruno, ele se prepara para conversar ao vivo com Amir al-Mu’minin Califa Abrahim, líder do Estado Islâmico.
“Ainda tenho muitos amigos no SBT. Um deles me confirmou que o Ratinho está preparando entrevistas com Gil Rugai e Elize Matsunaga, para disputar audiência comigo. Por isso entramos em contato do meu amigo Califa e ele topou”, conta Gugu.
Por telefone, o líder do Estado Islâmico disse que aceitou dar entrevista por ser um grande fã do Gugu. “Tenho saudades do Sabadão Sertanejo e do Viva a Noite. Fui várias vezes ao Brasil só pra ficar na plateia. Além disso, no dia, o Rouge e o Polegar estarão de volta com formações originais. Não deu pra recusar”.
O califa, porém, deixou escapar porque resolveu dar a entrevista. “O Gugu me prometeu que se eu desse a entrevista ele traria de volta o quadro da banheira. Eu perdia a cabeça com aquilo”.

--

VÍCIOS

Luciano Potter, apresentador da Rádio Gaúcha (Timeline), tem uma mania de fácil correção.
Enquanto o entrevistado fala (hoje foi o Lobão, uma baita entrevista), ele fica "rosnando": "Rããã". É só o cara começar a falar e ele dá uma rosnada. Com variações: "Ruuu".
Até quando o David Coimbra fala ele lasca um "Ruuu".




--




ponto da cascata



Estamos no século 21 e tem gente que ainda acredita em horóscopo.
Eu, por exemplo, acreditava na Zora Yonara, quando fazia suas previsões no Jornal do Almoço.
Depois não dei bola.
-
Não pode ser sério esse negócio de signos. Não dá para acreditar.
Cito alguns dos aniversariantes de hoje. Pela lógica dos signos estas deveriam ser "pessoas iguais". E como as conheço, posso afirmar:
UM NÃO TEM NADA A VER COM O OUTRO!!
-
Olha só:
- Julio Ribeiro
- Marcia Camarano
- Rafael Anele Goulart
- Làura Schirmer
- Janio Ayres
- José Luiz Fuscaldo
- Alexandre Leão
- Simone Lersch
- Marçal Alves Leite
-
Será que estou errado?
-
Aproveito e desejo a todos mais sucesso, saúde, grana e muita risada!!!!!!!!



--




ponto geral




VAMOS COMEÇAR A LIMPEZA?






Como é que vão começar uma reforma política com estas duas coisas aí comandando a putaria?
Aliás, eles têm, ao menos, dois fatos em comum:
- implante capilar;
- investigados na roubalheira da lava-jato.
-
Não será feita nenhuma "reforma" no Brasil enquanto o maior símbolo da putaria estiver "de pé": o CONGRESSO NACIONAL.

--

BOFF

Escreve a Marciane Faes:

Confesso que gostei de me deparar com a figura/inteligência do Leonardo Boff na minha conferência diária do teu blog. Ultimamente o autor está entre as minhas leituras por causa do governador José Ivo Sartori.
Como é...???
É!!! Lá em outubro, numa de suas entrevistas para a  RBS, Sartori, indicou a leitura do "A Águia e a Galinha". Nesse instante, lembrei que havia ficado me 'devendo' essa leitura, desde o final da década de 90, quando esse livro foi lançado.
E foi nesse livro (p.88)  que encontrei uma das melhores definições/descrições de meu momento espiritual e que  também pode ser de tantos outros.
"Mas existe a fé que significa o encontro vivo com Deus. Aqui não valem normas. Emudecem as palavras. Cessam as imagens. E empalidecem as celebrações, em face da grandeza transbordante de Deus."
Como canta o Ritchie: a vida tem dessas coisas e vamos seguindo com leituras do que o Boff escreve.
Em tempo: Sartori  também citou o livro História da Riqueza do Homem, do Leo Hubermann. Este, no estado e no país, merece um esforço concentrado de leitura.

--

EXCLUSIVO!

Do Sensacionalista:

Dilma anuncia Carla Perez no Ministério da Educação




A presidente Dilma Rousseff agiu rápido e já anunciou a substituta para a vaga do ex-ministro Cid Gomes. Dilma disse que vai continuar a levar muito a sério o lema “Brasil, Pátria Educadora” e, por isso, Carla Perez é a pessoa mais indicada para o cargo.
Dilma também vai convidar em breve o traficante Marcola para o ministério de combate à criminalidade, que ela vai anunciar em breve. Outro ministério a ser criado é o de combate à corrupção, que ficará a cargo certamente do PT, representando a cota pessoal da presidente.
A presidente chegou a pensar em Luciana Gimenez para a Educação, mas desistiu.

--

DO FACEBOOK

Se Dilma cair o mais cotado é o Celso Roth

--


ENTENDA SE FOR CAPAZ

O bravo Paulo Motta conta:

A burrice não é privilégio dazelite nem do proletariado, mas às vezes surpreende, queridos facínoras!
Demorei pra entender que o beócio perguntou se a vítima era s-o-l-t-e-i-r-a, caraca!




--

MALANDRÃO

Está no ZH:

O senador Paulo Paim admitiu nesta quinta-feira que tem sido abordado por líderes partidários para uma possível saída do PT. Paim vem perdendo espaço no partido desde as eleições passadas, quando foi proibido pelo diretório estadual de aparecer na campanha.
— Isso me causou surpresa. Eu era o único que não podia falar. Baixaram uma norma de que só falariam na TV e nos palanques os candidatos e o presidente do partido. Essa decisão me atingiu diretamente — lembra o caxiense.
O petista diz que a hipótese de sair do partido existe:
— Há conversas. Tem pessoas achando que o PDT seria um possibilidade, o PTB, o PSB, até mesmo o PMDB. Mas, por enquanto, não há nada de concreto.



6 comentários:

  1. Bento Gonçalves - RS20 de março de 2015 às 15:39

    Nunca esqueçamos que o Sr. Senador Paulo Paim, votou em Renan Calheiros para a presidência do Congresso. E a desculpa foi que obedeceu as instruções do partido. É um Maria-vai-com-as-outras. E o pior é que o povão continua votando e elegendo este tipo de político ( sic ). Tanto faz para que partido o Sr. irá. Continuarás sendo um "Maria-vai-com-as-outras". E tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Prévidi. Sou sua fã, leio diariamente. Queria saber porque você não faz mais comentários em vídeos? Eram tão bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só me resta atender a um pedido tão querido.
      faço um na segunda, Mara

      Excluir
  3. Essa excelência chamada Antônio Lorenzi foi meu colega no curso de Direito, no início dos anos 90, na Unisinos. Era um aluno medíocre e que raramente comparecia às aulas, assim como raramente conversava com os colegas. Não sei se chegou a concluir o Curso...

    ResponderExcluir
  4. Grande matéria do Informativo, os caras são bons mesmo.
    O que faz parte da mesma empresa é a TV Informativo, só que faz um serviço oposto ao que o impresso faz. São no mesmo prédio, mas não existe relação em nada o impresso da emissora. Pra começar, o canal é comandado exatamente por um comedor de sucrilhos com nescasuzinho... Conteúdo? Pior que TV COM.

    ResponderExcluir
  5. Grande Prévidi! Esta é para voce, que gosta de falar dos desmandos que existem na programação da TV Pampa. Agora o assunto já virou tema nacional, abordado pelo colunista do Uol Flávio Ricco. Olha o que ele disse neste final de semana: "Ainda é observado um total desentrosamento entre a Rede TV! com a TV Pampa de Porto Alegre... São vários os casos da afiliada não observar a programação da cabeça de rede...No ano passado, a transmissão do campeonato brasileiro da Série B, que é vendida para toda a rede, foi ignorada em muitas oportunidades." (http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2015/03/22/record-nao-desiste-de-ter-gugu-todos-os-dias.htm).

    ResponderExcluir