Terça, 10 de março de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com





ponto do dia




UFA! FINALMENTE, COMEÇA O MAIOR
EVENTO DO AGRONEGÓCIO DO UNIVERSO!






Petrolão? Lava-jato? Tudo bobagem
O mundo, agora, volta-se para Não-Me-Toque!!
(Pelo menos é o que nos dizem os tais meios de comunicação)
-
Como não acredito muito nos tais meios, publico o material oficial.
-
A abertura oficial da 16ª edição da Expodireto Cotrijal, nesta segunda-feira (9), em Não-Me-Toque, não fugiu à regra dos últimos anos. Mais uma vez contou com o prestígio de inúmeras lideranças políticas e do agronegócio.
O momento mais esperado da cerimônia foi o pronunciamento da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, que aproveitou o evento para destacar as prioridades do governo para o setor.
A notícia da liberação de R$ 1,5 bilhão para financiar, a juros de 4,5%, a compra de máquinas agrícolas pelo Programa Moderfrota foi bastante festejado pelos presentes. Segundo ela, uma segunda parcela deste mesmo financiamento, ainda está em estudo em Brasília. Kátia também prometeu a criação de um Plano de Defesa Agropecuário e de uma Escola de Gestão Agropecuária à Distância.
A ministra ainda se comprometeu com o desenvolvimento da logística, um dos principais gargalos do setor e que aumenta o custo da agricultura do país. A ministra Kátia também prometeu dar atenção especial a atividade do leite, para que o país exporte o produto em pó a mercados da Ásia. Ela ainda destacou uma mudança no marco regulatório para os agrotóxicos.
Ao final, ela afirmou que era com alegria e satisfação que vinha até o Rio Grande para prestigiar o evento. “É o mínimo que o Governo brasileiro pode fazer por este grande evento construído pela iniciativa privada, com todos os seus parceiros”, afirmou.
Otimista, o presidente da feira e da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a perspectiva de safra recorde de soja no Estado, cerca de 14 milhões de toneladas, e ressaltou o crescimento da feira, de 114 expositores, na primeira edição em 2000, para 530 em 2015. Mânica reafirmou ainda que a Expodireto se dá em três frentes: tecnologia, oportunidades e inovações. “Sem capacidade de competir, não há sustentabilidade”, disse. Em um ano em que o custo de produção será maior, devido à inflação e aos juros altos, o presidente da feira também pediu mais atenção ao setor do agronegócio.
Em seu pronunciamento, o governador José Ivo Sartori afirmou que na Expodireto é possível ver o Estado de uma sociedade que luta, que avança, que se une, que coopera, que faz acontecer e que vence. “Eu acredito muito no Rio Grande do Sul que dá certo. Estamos na terra do agronegócio. A Expodireto é uma das maiores feiras do país. Todo esse trabalho começa lá na terra com a semente. È isso que queremos plantar, uma semente de mudança, mas com cautela, com prudência, sem pirotecnia” afirmou. Segundo ele, o governo deverá apresentar, até o fim deste primeiro semestre, um plano que será elaborado em conjunto pelas secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Rural para o setor.
“Todos sabemos o quanto orgulha Não-Me-Toque sediar uma das maiores feiras do agronegócio”, afirmou a prefeita, Teodora Lütkemeyer.
-
Em visita ao parque, Kátia Abreu conheceu a feira
Abaixo-assinado- Minutos antes da abertura oficial, a prefeita de Não-Me-Toque entregou um abaixo-assinado com mais de 8 mil assinaturas ao governador José Ivo Sartori. O documento cobra por melhorias na ERS-142, que liga os municípios e Carazinho e Não-Me-Toque. “Essa é uma reivindicação importante para a região e não poderíamos perder a oportunidade da feira para reforçar essa demanda junto ao governo Estadual”, pontuou.
Presenças - A cerimônia contou com a presença dos secretários Ernani Polo (Agricultura e Pecuária), Tarcísio Minetto (Desenvolvimento Rural), Maria Helena Sartori (Gabinete de Políticas Sociais) e Wantuir Jacini (Segurança), além dos presidentes do Irga, Guinter Frantz, da Fepagro, Adoralvo Schio, e da Emater, Clair Kuhn, de prefeitos da região, vereadores e secretários municipais. Também estiveram presentes o senador Lasier Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, deputados estaduais e federais, e lideranças do agronegócio, como o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, e o presidente da Ocergs - Sescoop, Vergílio Perius. O embaixador do Zimbábue e decano dos embaixadores africanos, que representou a comitiva internacional, Thomas Sukutai Bvuma, também prestigiou evento.
-
Visita a estandes
Esbanjando carisma e afinação com o setor, a ministra visitou vários estandes no Parque da Expodireto, ao lado do governador José Ivo Sartori, do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, do vice, Enio Schroeder, e de demais autoridades. No estande da Embrapa, Kátia Abreu, prestigiou o lançamento das cultivares de trigo BRS Marcante, de cevada BRS Korbel e de centeio BRS Progresso.
O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, agradeceu pelo espaço aberto à pesquisa na Expodireto Cotrijal. “Muito desses trabalhos levam de sete a 15 anos para serem desenvolvidos. Pesquisas como essa permitem ao Brasil dar novos saltos, com novo material genético e novas soluções”, enfatizou. Kátia Abreu complementou dizendo que o produtor rural é quem ganha com o resultado de pesquisas como a realizada pela Embrapa.
Na sequência, a comitiva esteve no Pavilhão da Agricultura Familiar, que neste ano, conta com 172 expositores. Nem a ministra resistiu e foi às compras. Apesar da agenda apertada, só deixou o pavilhão depois de comprar pala em lã crua, produtos coloniais e degustar algumas das delícias expostas no local. Ela passou ainda pelos estandes do Ministério da Agricultura, do Banco do Brasil e do Banrisul.






--



ponto geral




SERÁ QUE É O HOMER SIMPSON?

Coluna do Leandro Mazzini, jornal O SUL, edição deste domingo, no último tópico:

PONTO FINAL

"O Centro Hemisférico de Estudos da Universidade Nacional de Defesa, Washington (EUA), homenageou o jornalista brasileiro Marcelo Rech (turma de 1997-2004). Rech é um dos maiores especialistas hoje em cobertura de conflitos internacionais".
-
Bah!
Será que é o Homer?
Mas, hoje, ele não é um burocrata em Brasília?

--

EU NÃO QUERO




--

A PROPÓSITO

Falam tanto na "democracia brasileira" e esses malucos querem intervenção militar.
Quer saber? Tinha que descer o cacete!

--

É ISSO




--

CQC

Um dia, num verão, vi o Dan Stulbach apresentando o programa da Fátima Bernardes. Como já gostava do cara como ator, achei ele um baita apresentador, infinitamente melhor do que a titular.
Gostei dele ontem em sua estreia no CQC. Rafael Cortez também ótimo.
Só uma coisinha: no lugar do Marco Luque poderia entrar o Rafinha Bastos. Não?

--

E ESSA?

No site do Zero Hora, ontem:

AO VIVO: acompanhe a estreia da nova temporada do CQC


--


TAMBÉM NÃO ENTENDO

Do jornalista Poti Silveira Campos:

Gostaria de entender pq no site de empresas, no link "contato", quase sempre não consta o número do telefone? Por que o contato tem de ser somente por mensagem eletrônica? Perdi essa aula...
--
Outra: JAMAIS recebi uma resposta, quando entro pelo formulário.

--

UM CARA PERSEGUIDO...

Operação Lava-Jato
José Otávio Germano é investigado em dois inquéritos no STF
Germano teria participado de intermediação de um repasse de R$ 200 mil ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras

--

CADÊ A GUARDA NACIONAL??!!





5 comentários:

  1. Quando eclodiu a ditadura em 64 ainda eras um menino, mas lembras bem daquele tempo. Eu, até hoje carrego sobre meus ombros algo que não fiz. Esses FDP não passam de um bando de idiotas por não saberem que nada pode ser melhor do que a democracia. Quando das eleições mantemos ou trocamos os que governam sem traumas.

    ResponderExcluir
  2. É muita perseguição com o Zé Otávio Germano mesmo. É ISL, É DETRAN, É LAVA JATO,...daqui um pouco ele vai ter que pedir música no fantástico. Absurdo

    ResponderExcluir
  3. É verdade! Onde estão o gás, as balas de borracha, a porrada? Ah,sim, o "exército" do "comandante Stédile" tem trânsito livre. Abraço. Éverton Maciel.

    ResponderExcluir
  4. Impressionante a capacidade deste rapaz, o José Otávio, em estar sempre do lado negro da força.

    ResponderExcluir
  5. Prévidi:
    Interessante a relação que há entre os petistas, Heil Lula!, e a sua tropa de choque, o "MST", com as tropas de choque nazistas, Heil Hitler!, as "SA".
    Será que, igual ao seu paradigma germânico que mandou matar o Ernst Rohm, o Senhor "Heil Lula!" também mandará matar o Stédile? Será?

    Dando um pitaco no "case" do deputado José Otávio: vende seu carro, urgente, deputado, assim o senhor se livrará dos lava-jatos e dos detrans da vida!

    ResponderExcluir