Quarta, 8 de abril de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com





ponto do dia




CADA VEZ PIOR, DUDU DA RBS!!
ALÉM DA DELAÇÃO PREMIADA,
UMA FORÇA TAREFA DA PGR! NÃO!!!



O presidente jovem e tímido, sempre com as mãos no bolso


A Procuradoria-geral da República criou uma força-tarefa para aprofundar as investigações da Operação ZHelotes - aquela mutretagem que envolve suborno de integrantes do Carf. Três procuradores serão cedidos para atuar no caso: Raquel Branquinho e José Alfredo Silva, do Distrito Federal, e Rodrigo Leite Prado, de Minas Gerais. A coordenação será de Frederico Paiva, procurador responsável pelo caso.
A Operação Zelotes, da Polícia Federal, desvendou a roubalheira, que implicava no pagamento de gordas propinas a conselheiros do Carf, órgão do Ministério da Fazenda que deveria julgar recursos de atuações aplicadas pela Receita Federal.
Os investigados subornavam integrantes do Carf, em troca de redução e, em alguns casos, o perdão das multas aplicadas pela Receita.

--

"NÃO ESCREVO SOBRE A ZELOTES".
MAS É SEMPRE BOM DAR UMA VASELINADA, NÉ?


O principal colunista do Zero Hora, David Coimbra, escreveu ontem um texto sobre a Operação ZHelotes, que apura falcatruas e mutretagens no Carf e que a RBS é um dos grupos empresariais provavelmente envolvidos.
Destaco dois parágrafos, mesmo ele afirmando no final que "É o que tenho a escrever sobre o que não vou escrever."

1)
A Zelotes, você sabe, é uma operação da Polícia Federal que investiga irregularidades no Carf, um conselho que julga recursos de empresas a cobranças da Receita Federal. Um dos casos sob investigação é uma antiga pendência da RBS. Donde, a tentativa de constrangimento – afinal, eu trabalho na RBS.

2)
Com isso estou reafirmando que sinto prazer em trabalhar na RBS e não duvido nem por um segundo da retidão das pessoas que a dirigem. E com isso estou reafirmando minha total falta de isenção para falar e escrever sobre a Operação Zelotes.

-
Fiquei pensando: Uma antiga pendência... Retidão das pessoas que a dirigem...
Segundo a Polícia Federal, informam os jornais paulistas, o Grupo RBS teria pago uma propina de 15 milhões de reais para se livrar de uma "pendência".
O próprio presidente jovem e tímido do Grupo tratou do caso em conversa com funcionários da RBS de Santa Catarina. Quem conta é o jornalista Renan Antunes de Oliveira, que conversou com colegas e amigos que presenciaram o papinho na noite de primeiro de abril:

Para a turma de Florianópolis, Duda explicou que “a Receita Federal deve estar falando de uma operação que fizemos com a Telefonica”, supostamente em 2011 (como se sabe, a RBS e a empresa de telefonia espanhola foram associadas).
Duda disse aos empregados que o grupo não agiu por mal: “Nós apenas contratamos, inadvertidamente, um dos escritórios de advocacia hoje identificado como sendo de lobistas que subornavam conselheiros do CARF”, o que teria dado margem às acusações contra a RBS.
Os empregados ouviram Duda sem questioná-lo.
Tudo explicado, ele uniu as duas mãos e implorou: “Por favor, acreditem: eu não sabia de nada”.

-

OK, David, melhor não escrever nada, mesmo.






--



ponto midiático



COM DÓ, GRUPO BANDEIRANTES
RESTRINGE CRÍTICAS AO GRUPO RBS

Gostei da direção do Grupo Band no RS.
Pediram aos comunicadores e colunistas que não exagerem nas críticas - e deboches - ao Grupo RBS, que passa por um momento difícil, em função da Operação ZHelotes.
Quer dizer, podem noticiar, mas sem carregar nas críticas.
No fundo, poderia ser assim: "Tenham penas deles, apesar da soberba".


--

JORNALISTA TEM QUE SER JORNALISTA!!

Do site do Senado:

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (7), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, conhecida como PEC dos Jornalistas. A proposta, aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria agora segue para exame da Câmara dos Deputados.
Apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), a PEC dos Jornalistas acrescenta novo artigo à Constituição, o 220-A, estabelecendo que o exercício da profissão de jornalista é  “privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação”.
Pelo texto, é mantida a tradicional figura do colaborador, sem vínculo empregatício, e são validados os registros obtidos por profissionais sem diploma, no período anterior à mudança na Constituição prevista pela PEC.
A proposta tenta neutralizar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De 1º julho de 2010 a 29 de junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros, sendo 7.113 entregues mediante a apresentação do diploma e 4.764 com base na decisão do STF.

--

JORNALISMO MODERNINHO

Ontem, no RBS Notícias um bom exemplo de como se faz jornalismo com modernidade.
Numa matéria sobre mais uma falcatrua, um repórter foi ouvir a diretora-executiva do PROCON-RS, Flávia do Canto Pereira (por sinal, uma deusa). Aí entra a apresentadora e diz que fizeram contato com duas empresas envolvidas e "os telefones estavam programados para não receber chamadas".
Na "antiguidade", um pauteiro ou chefe de reportagem MANDAVA um repórter (hoje, poderia ser um estagiário) para tirar uma declaração dos falcatruas.
Hoje, não tiram a bundinha da cadeira por nada desse mundo.

--

INTERVALO MARAVILHOSO

Olha aí a diretora-executiva do PROCON-RS, Flávia do Canto Pereira:




--

CLUBE DE OPINIÃO DE VOLTA

Nosso magnânimo presidente convoca:
Depois de todas as férias e feriados, o CLUBE DE OPINIÃO está retomando suas atividades, e já temos duas reuniões agendadas.
Para esta semana, dia 10/04 (sexta-feira) fomos convidados pelo STICC (Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção Civil) para um churrasco.
Será na sede do sindicato (Rua Olavo Bilac, 15 – Cidade Baixa).
Eles vão nos recepcionar a partir das 11h30min.
Por cerca de 15 minutos vão nos apresentar os preparativos da 4º Seminário Internacional de Defesa da Vida, que vai se realizar no final do mês em Porto Alegre.
Este encontro terá a presença de ministros de estados, embaixadores de vários países, especialistas em relações de trabalho.
Mas, neste churrasco de 6ª feira, serão apenas nós jornalistas (sócios e/ou convidados pelo CLUBE) e a diretoria da entidade.
-
O outro encontro, já agendado, será na próxima semana, dia 14/04 (terça-feira), das 10  às 11h30min.
Receberemos na Sala Figueira, do Plaza São Rafael, o secretário de Comunicação do Governo do Estado, CLEBER BENVEGNU.
Será uma excelente oportunidade para o conhecermos mais de perto e questionarmos sobre os assuntos do governo, em especial, a sua comunicação.

--

A PROPÓSITO DO BENVEGNU

Gabriela Alcântara é a chefe da Imprensa do Palácio Piratini.
Caxiense, a jornalista trabalhou com José Ivo na Prefeitura.
É formada na UCS.
-
Vai ter que ter muita paciência para atender os colegas de todo Estado.
E cintura.

--

ESCOLINHA ZH

Ué, os jogos foram ontem? Esse Zero Hora sempre nos surpreendendo!!


Homens do apito

Diego Real e Anderson Daronco apitam jogos da Dupla nas quartas do Gauchão


FGF sorteou arbitragens do primeiro mata-mata nesta terça-feira


07/04/2015 | 15h48

--

ESCOLINHA PB

Há muitos anos que o famoso jornalista Políbio Braga se refere a mim, em seu blog, como LUIZ CARLOS PRÉVIDI.
Há anos que quase acerta o meu nome.
Mais uma vez e vou denominá-lo de KENNY BRAGA.
Hahahaha!!!!




--



ponto midiático especial



O SUL E MINHA BOLA DE CRISTAL


Só estou esperando as lamentações. As notas oficiais.
Governador e ex-governadores, prefeitos e ex-prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, as chamadas lideranças empresariais e sindicais, toda a sociedade gaudéria lamentando o fechamento da edição impressa de O Sul.
-
Conto uma rápida historinha.
Há anos, num evento de publicitários, Otávio Gadret, dono da Rede Pampa, foi cercado por empresários da propaganda. Papo e papo, vaselina no doutor Gadret. Lá pelas tantas, ele se cansou e lascou:
- Olha, vocês tem mais é que chupar o pau do Nelson!
Desenho.
O "Nelson" da brilhante frase é o Nelson Sirotsky, ex-presidente do Grupo RBS. A expressão "chula" se justificava: as agências de propaganda sempre deram toda prioridade para os veículos da RBS, mesmo que, na época, as três rádios com maior audiência no estado fossem da Rede Pampa. Claro, por comodidade, as agências sempre anunciaram muito nos veículos dos Sirotsky. E, acreditem, não apenas pelo Ibope, mas por outras cositas más.
-
Na real, TODOS os veículos estão matando cachorro a grito.
Basta conferir os anúncios nas TVs, rádios e jornais, além de veículos na internet.
O Poder Público, que sempre foi um apoiador dos meios de comunicação, não tem mais como objetivo se comunicar com leitores, ouvintes e telespectadores. Raras exceções. Um caso emblemático é o Banrisul. Enquanto os grandes bancos investem milhões de reais na mídia, o "banco de todos os gaúchos" passa a impressão de que não acredita mais na propaganda, não precisa "disso".
Deus queira que, neste ano, apenas O Sul pare de ser impresso. Vamos torcer para que outros empresários não se animem a tomar a mesma triste iniciativa.
-
E que ninguém seja demitido na Rede Pampa.



--



ponto do torcedor




O MACACO DO POTTER


Recebo:

Não sei se você já ouviu falar em um tal de Potter.
Figura menor – põe menor nisso – no jornalismo do Rio Grande do Sul.
Ele se chama Luciano Potter, mas abrevia L. Potter, acho que é para as pessoas ouvirem e pensarem no Harry Potter.
Por aí tu já tens uma ideia da figura.
Pois este cara, quis dar uma de mais ético que a ética, mais isento que a isenção... e ganhou o que ele queria: sair um pouquinho da sua mediocridade e ser comentado por mais pessoas, além daquelas que ouvem o tal Pretinho Básico.

Pois, ele é testemunha contra o Inter no caso do Fabricio.
Só ele ouviu um torcedor, repito UM torcedor, chamar o ex-lateral colorado de MACACO.
Mesmo que todos os registros da torcida não mostrem nada disso.
Ele é ex-conselheiro colorado, e nalguns espaços da RBS é o representante do Internacional.
Estamos muuuito mal de representantes. Aliás, ele não representa nada e nem ninguém.
Só quis fazer média com a empresa (que é gremista assumida), com o seus chefetes e pintar de ético, de isento, de jornalista.

Num estádio com 13.170 pessoas, ele foi o ÚNICO que ouviu injúria racial.
O torcedor que é acusado de chamar o Fabricio de Macaco é....NEGRO.
E disse que a palavra que ele gritou foi CARALHO.
Mas, o Potter, o mais que isento, ouviu MACACO.

Só te digo uma coisa: o tiro saiu pela culatra.
Ele se queimou, completamente, com a torcida do Inter.
Ninguém quer vê-lo pela frente.
E, como lá no Humaitá, também não vão acolhê-lo, só lhe resta passar a torcer pelo Cruzeiro.
Aliás, hoje à noite, ele deve estar de azul, em frente à tevê, torcendo pelo seu novo clube.

Abraço
RUI FONSECA
(Torcedor colorado, desde o tempo em que os jornalistas colorados eram gente como Cid Pinheiro Cabral, Ibsen Pinheiro, etc.)



--



ponto g



PERGUNTINHA

Escuto hoje em uma rádio que a Prefeitura de Porto Alegre vai entrar na Justiça contra a lei aprovada e sancionada pela Câmara de Vereadores que obriga a instalação de ar-condicionado nos ônibus da cidade.
Pergunto:

NÃO É ÓBVIO QUE ESTA INICIATIVA DEVERIA SER TOMADA PELAS EMPRESAS DE ÔNIBUS?
A PREFEITURA NÃO DEVERIA APOIAR UMA LEI QUE SÓ BENEFICIA OS USUÁRIOS DE ÔNIBUS?

--

IMPLACÁVEL

Do Facebook:

O PSD [= Danrlei, = Jardel, = Tessaro] usa o slogan 'Política Séria' [!!!].
Aí tão é de sacanagem mesmo.

-

Do Daniel Tevah:

Eu me admiro é de pessoas que usam o triste episódio da depressão do Jardel para fazer troça do drama de um ser humano. Jardel sempre foi , e é, uma pessoa de muito bom caráter .Se ele agiu como agiu deve ter suas razões. E, na minha opinião, ninguém que não saiba o que realmente aconteceu tem condições de criticá-lo. Sendo assim, o mínimo que se espera das pessoas é respeito.

--

ESTÁ DE VOLTA A EXTRAORDINÁRIA
CONFRARIA DO CACHORRO QUENTE


Continuam as negociações para a primeira reunião de 2015.
Alguns confrades sugeriram um encontro neste estabelecimento, ao lado da Prefeitura de Porto Alegre.
Convidado especial? O prefeito José Alberto!!





--

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!

Do Estadão:

Vendas de Páscoa caem mais
do que o previsto; pior resultado em 6 anos

--

UM BAZAR TRI

Quem se dispuser a fuçar as araras do Bazar da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD/RS) pode encontrar preciosidades como as cobiçadas peças da loja Tissatt, vestidos da coleção assinada pelo estilista Versace para a Riachuelo, roupas novas da Renner, Italínea e Wizo, além de trajes novos e seminovos.
Revitalizado, o espaço foi reaberto no dia 19 de maço com um desfile protagonizado por pacientes e suas mães. A blogueira Martina Ritter ajudou na escolha dos nove looks para a passarela, com opções para o dia a dia e também para festas. “Garimpei roupas para todos os gostos, desde a clássica combinação de preto e branco ao animal print”, destaca Martina.
-
O Bazar abre suas portas durante uma semana a cada mês, quando oferece roupas, acessórios e até brinquedos a preços acessíveis. Em abril, estará aberto ao público de 14 a 20, de segunda-feira a quinta-feira das 8h30min às 11h30min e 13h30min às 16h30min, e na sexta-feira das 8h30min às 13h30min.
Lojas interessadas e a comunidade em geral podem colaborar com doações para o espaço que ajuda a arrecadar recursos a fim de manter o índice de 96% de gratuidade. Atualmente o bazar é responsável pelas despesas mensais de luz e água da instituição. Informações pelo (51) 3382-2200.


18 comentários:

  1. Ao Rui...
    Têm que ser muito ingênuo ao achar que naquele universo...alguém ia admitir que falou e ouviu.
    Ao que teve coragem agora é perseguido e desqualificado.

    ResponderExcluir
  2. Patético o texto desse colorado. Teu blog é excelente, mas esse textinho foi tão ridículo que só pode ser definido assim: "contra meu time nada pode; a favor, pode tudo."
    E se o autor de texto fosse sério, saberia (ou pelo menos tentaria se informar) que vários outros torcedores presenciaram a cena de injúria racial, mas por medo ficaram quietos. Medo plenamente justificável, como se nota pelo teor do texto e de outros semelhantes, que mostram como o clubismo cega as pessoas.
    "A favor do meu time tudo; contra, nada!"

    ResponderExcluir
  3. Esse Potter, o ético, é o mesmo que no programa Pretinho Básico, não fez nada a não ser rir muito quando um dos integrantes (Piangers) fez uma "piada" sobre os portadores da Síndrome de Down. Logo depois tomaram uma carraspana do Romário. No programa seguido ele tirava sarro de gays e fazia piadinhas homofóbicas e de cunho machista, seguido como se fosse o maior "pegador"

    ResponderExcluir
  4. O Jardel pode ter uma depressão qualquer mas o goleiro andou cumprindo pena de posar no albergue porque não pagava pensão alimentícia. Cada um, cada um.

    ResponderExcluir
  5. Corajoso Anônimo 2, tu só pode ser da escolinha ZH: se "vários outros torcedores presenciaram a cena de injúria racial, mas por medo ficaram quietos", como tu sabes que eles presenciaram a cena? Bola de cristal, talvez? Tarô? Mãe Dinah baixou no teu ouvido e te contou? Diz aí sapiência das galáxias: se eles ficaram quietos por medo, como tu sabes que eles presenciaram a cena?
    E ainda, caros Anônimos 1 e 2, respondam por favor o porquê de permanecerem anônimos aqui neste blog...algum "medo plenamente justificável"?

    Assina: Luciano Pugliessi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreveu o anônimo...
      Porque não postou com tua conta google...
      Imagina 5.000 fanáticos por um clube. Meia dúzia proferem gritos racistas...boa parte nem presta atenção. Alguém se incomoda com isso e chama a policia ou o repórter no momento relata...sairia dali em pedaços, caixão fechado para ele. Ia ser linchado pelos racistas e pelos fanáticos pelo clube que não estão nem ae para o resto, não importa se o Hierro esfaqueou alguém dentro do estádio desde que não prejudique o clube, não importa a pre$$ão que se exerceu para a AG assinar desde que beneficie o seu clube.
      O seu texto, o do Rui é o exemplo disso, não interessa se foi verdade ou não, não interessa o racismo. Como se num estádio para 50.000 pessoas não tivessem de tudo ali, de ladrão de galinha ao colarinho branco, de pedófilo a racistas.
      Se obrigaram a repercutir porque desta vez foi um repórter, mas já teve a mãe do Paulão que foi hostilizada no Beira-rio...

      Assina: Anônimo 01
      Ou: Fulano de tal
      Ou : Siclano
      Ou: Chico Colorado

      Excluir
    2. O correto é "sicrano", burrão!

      Excluir
  6. Sumiram com o tal Potter. Estão protegendo a pessoa, a empresa ou o clube? Ou os 3? O amigo colorado fique tranquilo, não vai dar em nada...afinal racista no universo apenas o outro clube grande de POA. Nada, assim como os 46 anos do Gigante sem habite-se.

    ResponderExcluir
  7. Tem imagem deste torcedor que teria dito "macaco". É simples confirmar, o que só o rapaz que envelheceu e não pode mais contar piadinhas de internet para adolescentes ouviu. Se confirmado, aplica-se as punições devidas. Caso contrário será mais uma idiotice daquela turma.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Prévidi,

    Perfeito o texto de Rui Fonseca. O ex-conselheiro do Inter tem se mostrado sempre dúbio em suas participações nos programas esportivos da RBS. Se diz colorado, mas sempre adota posições contrárias ao clube e aos seus dirigentes. Trata-se, na realidade, de um inexpressivo "formador de opinião", submisso, em busca de maior aceitação perante o seu empregador e o grande público azul. A figura, que se esconde atrás do pseudônimo L. Potter, é "o colorado que o público gremista adora"!

    Luiz Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu entender o teu raciocínio.
      O tal de Portter colorado se ele presenciou um episódio de racismo no meio da torcida do Inter, ele teria que abafar? esquecer?se denunciar é um mau colorado?
      O clube acima de tudo e todos, acima da consciência? acima da lei?

      Excluir
  9. A suposta injúria que o Potter ouviu, ao que consta, não é a mesma que foi filmada (e que diga-se de passagem não é nada conclusiva). Ele estava em outro setor do estádio. Logo, pode ter ouvido alguma coisa de outro(s) torcedor(es).

    ResponderExcluir
  10. Quem sabe bem resolver as questões do goleiro é o Palinha !

    ResponderExcluir
  11. Concordo em venero, numero e grau: Flávia do Canto é uma deusa, caldável premium!

    ResponderExcluir
  12. Aliás, o Fetter deve estar bem feliz, porque investe no Potter, vende o peixe dele pra Gaúcha (o péssimo programinha das 10h) e o bostão caga tudo!
    A Atlântida tá investindo no futebol e justo agora a menina (dos olhos) do Fetter faz essa!
    Mas, a RBS tá protegendo a donzela mesmo, poupando o cara. Chegaram até a mentir que a denúncia foi baseada em arquivos de vídeo!
    Só que o advogado que registrou a denúncia cantou a pedra na rádio Gaúcha: foi baseado no Potter!
    Parabéns, Potter! Cagada da década!

    ResponderExcluir
  13. Previdi, trabalho na Pampa e a coisa tá bem feia por aqui.
    Pelos corredores, falam em 100 demissões, em razão do encerramento do O Sul. Somente alguns funcionários do parque gráfico serão poupados.
    Quando cheguei aqui, estranhei a presença de vários seguranças terceirizados. Logo descobri temem manifestações, que. aliás, devem acontecer no final da tarde.
    E vem mais por aí, vem mudança nas rádios!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirem a Rádio Pampa do FM... Tirar a Jovem Pan, que era líder no seu segmento, boa de faturamento e custo zero (tudo vinha sat de SP) para colocar a Pampa no FM foi de um amadorismo...

      Excluir
  14. Macaco, dito ou gritado no Beira Rio é sempre no bom sentido.

    ResponderExcluir