Quarta, 8 de abril de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com





ponto midiático especial




É O FIM!
O SUL NÃO CIRCULA MAIS

"A INTENÇÃO DA REDE PAMPA É NÃO DEMITIR NINGUÉM", AFIRMA PSP




Há algumas semanas que escrevo que o jornalismo da Rede Pampa está mal. Me detinha mais nas rádios e TV. Mas jamais imaginaria que o doutor Gadret, o nosso Silvio Santos (pela imprevisibilidade), iria justamente terminar com a sua "menina dos olhos", a edição impressa do jornal O Sul. Claro, há tempos que o diário estava fora dos novos tempos, insistindo em editar notas e matérias que as pessoas já tiveram acesso pela internet.
No entanto, não entrava nessa "crítica", porque sei que esta era a opção do doutor Gadret - assim como outras cositas, como os títulos quilométricos com ponto no final. Aliás, o único jornal brasileiro a usar o ponto no título.
-
É uma lástima.
Mais um veículo que fecha e ainda não consegui saber como ficarão os funcionários. Pois é, quantos jornalistas ficarão para produzir a versão para a internet?
-
Conversei agora de manhã - antes das nove - com o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto:
- Bom dia, estava esperando a tua ligação.
- Que pena, hein?
- É isso, são novos tempos. O fim do jornal impresso é um debate que acontece no mundo todo. Aqui. no Brasil, juntou o aumento do dólar, a disparada dos insumos e não tínhamos outra alternativa a não ser migrar para a internet.
- Não tem jeito, os diários não vendem nada nas bancas.
- Olha, estou terminando um texto que vou encaminhar aos diretores e gerentes sobre a nossa decisão.
- E as demissões?
- A nossa intenção é não demitir ninguém. 
- Mas, por exemplo, e o pessoal da impressão?
- Não!! Vamos imprimir jornais para terceiros! Nossas máquinas vão continuar funcionando. Como te digo, a nossa intenção é não demitir!
-
Ficamos de conversar mais tarde.


7 comentários:

  1. Lembrei daquela história sobre a espionagem que rolou lá no embrião do O Sul. Era para ser um jornal popular, então, um mês antes, a RBS lançou o Diário Gaúcho e quebrou as pernas da Rede Pampa.
    Pode ser que isso seja só uma lenda, mas vindo da RBS, não duvido nada.
    Assim como também não duvido de que a Pampa tenha inventado isso pra justificar um jornal tão mal feito e sem jornalistas.
    Enfim, terminou e eu nunca comprei UM exemplar sequer!
    Hehehehe!

    ResponderExcluir
  2. Se não haverá demissões qual seria o motivo de tantos seguranças privados na entrada da empresa hoje pela manha? Mais uma vez creio q a Rede Trampa conta suas mentiras e nao poupou nem vc Previd. Mas esperar o que da Rede Trampa de Comunicações? Uma empresa baseada na ditadura que age com total truculencia com os funcionários que acabam aceitando muitas coisas calados e tem como apoio um sindicato inativo que somente instrui aos colaboradores a ficarem de bico calado e processarem a empresa depois de ser demitido. Empresa lastimavel e entrevista tbm... Obvio que PSP defenderia seu ganha pão.. quero ver ouvir as reclamacoes dos videozinhos x e atuais funcionarios. Mesmo assim, um grande abraco Previd

    ResponderExcluir
  3. Quando a RBS começou a demitir em função dos jornais não venderem e a diminuição dos anunciantes foi uma critica feroz.Correio do Povo, com salários atrasados, imagina se acontece isso RBS.
    O Sul.. foi.

    ResponderExcluir
  4. Prévidi...é isso que venho alertando...por exemplo, os antitabagistas....encheram tanto o saco do governo, enfim, engessaram o governo para não permitir mais propaganda de cigarros. E o que aconteceu? acabaram com a propaganda de tabaco. Agora, imagina, quanta gente foi demitida no periodo por causa disso? dá para imaginar? Essa mesma gente, antitabaco, agora, quer que o governo, acabe com as propagandas de cerveja, de açucar e de refeições tipo big mac. Dá para imaginar a quebradeira? desde 2005 alerto para a atuação desses atitivstas, que achacam o governo, com palavras tipo..."o governo é contra a saúde"..."temos de defender nossas crianças" etc.etc....viu agora, o que acontece, quando esses ativistas, entram em ação?

    ResponderExcluir
  5. Pior é saber que o Cidadão Kane da Orfanatrófio liquidou um jornal que não vai ficar na história. Um jornal sem jornalistas, sem jornalismo, um jornal gilete press. Diz-se que vai migrar "para a internet". Ora, ele vive "da Internet". O conteúdo dele vem via agências, ou gilete mesmo, via Internet. e tinha a identidade franqueada pelos "colunistas", algo que a ZH está virando: uma capelinha de colunistas. Minha crítica é pela morte do jornalismo. essas empresas desistiram de fazer jornalismo. Vendem uma imagem cordial e sadia, mas não fazem mais jornalismo há muito tempo. Relaxamento, falta de revisão, pautas óbvias, matérias estilo Buzzfeed - achando que stão na crista da onda do novo jornalismo da era da convergência digital. O Sul vai entrar para a história, sim, como o exemplo do fim da expertise em jornalimo no Rio Grande do Sul. Os sobreviventes estão fazendo o mesmo."A nossa intenção é não demitir ninguém" Demitir quem? Os terminais de computador? Qual é a convergência digital da Pampa depois de uma década com aquela página famélica do O Sul na Internet? é ler o jornal em PDf? Adeus, O Sul, você não vai ficar na história.

    ResponderExcluir
  6. Foi muito engraçado ver o Jorge Gerdau Johannpeter dando lição de moral, em entrevista à RBS.
    Falou sobre os absurdos da corrupção no país e convocou todos a irem às ruas protestar.
    Isso bem na semana dos ZHlotes!
    Quanta falta de noção!
    E, sim, a proteção sobre o Potter (mimo do Fetter) tá vergonhosa também!

    ResponderExcluir