Terça, 2 de junho de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com







BOM DIA ESPECIAL




Vai para o Guilherme de Souza Prévidi, meu filhinho mais velho.
Trinta aninhos.
O cara é casado com a Jana, tem um filho, o Pedro, e está a caminho a Maya.
Mora num belo apartamento, tem um bom carro (que não consigo guardar a marca), viaja duas vezes ao ano com a família pelo mundo e tem um emprego há 11 anos (BB).
É hoje o aniversário, mas fomos ontem à noite lá, cantar parabéns e comer uns acepipes.
Beijo, bonitão!










--




ponto do dia




AS PREFEITURAS SALVAM A RBS TV



O novíssimo Mistura já entrou na roda



Há muito tempo que as prefeituras gaúchas e catarinenses salvam o faturamento da RBS TV.
No verão, quando entra pouca grana em todas as mídias, a salvação está no Litoral. Tramandaí, Capão da  Canoa, Xangri-Lá e outras bancam a ida das equipes para as praias e patrocinam a instalação das "Casas do Litoral". No inverno se mudam para a Serra - curioso, até agora não anunciaram a "busca incessante pela neve" que quase nunca acontece.
No embalo, as outras emissoras também faturam nas praias e na serra.
-
Por isso que o Dudu/Duda, o presidente jovem e tímido do Grupo RBS, está certíssimo ao viajar pelo interior do RS e SC. Mesmo que o seu sonho, que não esconde, é morar em São Paulo (se pudesse, já teria transferido a sede da RBS para SP. Aí os puxa-sacos, comedores de sucrilhos com nescauzinho, iriam morrer do coração!).
-
As prefeituras são uma fonte maravilhosa de renda para a RBS TV. Notaram que a emissora pode cancelar qualquer programa, menos o Galpão Crioulo? "Inovam" todas as atrações, menos o programa dos gauchinhos. O motivo? Simples: as prefeituras fazem qualquer negócio para levar a gravação do GC para as cidades. Há mais de 30 anos!
O prefeito faz uma média danada com o eleitorado e a RBS TV fatura uma grana legal limpinha - afinal, os cantores e músicos se apresentam no mole.
-
Vocês já imaginaram como a RBS TV "noticiaria" a Fenadoce, se não tivesse patrocínio?
Mais ou menos assim: "A Fenadoce, que acontece um uma cidade da região sul do Estado...".
Como bancam dois programas e alguns pinduricalhos, a FENADOCE ACONTECE EM PELOTAS!!
Um amigo de Pelotas me informa o que a RBS TV ganha com a Fenadoce:

MISTURA COM RODAIKA: 70 MIL REAIS.
GALPÃO CRIOULO: 80 MIL REAIS.
TOTAL 150 MIL REAIS.
LEGAL, NÃO?

Sugiro que o presidente jovem e tímido do Grupo RBS, o Dudu/Duda, todo mês, convoque os comedores de sucrilhos com nescauzinho e visitem duas, três cidades de SC e RS para aumentarem o faturamento.
-
Ah, sim, na Fenadoce outros veículos da RBS também faturam.
E até o Maurício Saraiva vai comer uns docinhos no Botequim do Maurício!!


Galpão Crioulo, uma mina para a RBS TV




--



ponto sincero








--




ponto midiático




EDITOR DE QUÊ?





Leio na coletiva.net que o Homer Simpson do Pampa (hoje, do Planalto), Marcelo Rech, foi eleito presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF), entidade ligada à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra). E na notícia consta que ele é diretor-executivo de Jornalismo do Grupo RBS.
Ué, o cara não vive em Brasília? E como é que é diretor-executivo de Jornalismo?
É UM COMEDOR DE SUCRILHOS COM NESCAUZINHO VIRTUAL?
E presidente do Fórum Mundial de Editores?
O Homer é editor de quê?
Será que edita o sucrilhos dos comedores?


--


DISCUSSÃO FEIA

Nos corredores da Rádio Guaíba.
Por uma bobagem. Algo sobre a última convocação do Dunga.
Gritaria tal e coisa.
Feio.

--


ISCOLINHA ZH

No próprio.
Como se faz para chegar ao astro-rei?

Frio e sol 01/06/2015 | 19h37

UFSM será palco de evento que reunirá pessoas para comer bergamota no sol

O Bergaday ocorre nesta terça-feira, no campus da instituição
--


PAMPA É PAMPA OU PAMPA É ZH?


Indaga o Franco Malgarizi Chies:

Por que será que o "Pampa News" apresentado pelo grande Marne Barcelos, na Rádio Pampa, só dá o jornal Zero Hora como referência para as suas notícias? "Lendo em Zero Hora...", "Zero Hora isso, Zero Hora aquilo".
Será que o Dr. Gadret sabe disso, ou a Pampa esqueceu que tem um jornal próprio (mesmo que só online)? A RBS estará pagando propina para ter seu jornal mencionado em rádios de outros grupos de comunicação?

--

NÃO É MAIS

Ribeiro Neto não é mais o coordenador de Esportes da Band.
Mas está com mais atividades na rádio e TV.

--

ISCOLINHA ZH - 2

Jepeiro?




--

SAUDADE


Maco Poli, jornalista


Súbita saudade dos tempos em que passava tanto tempo ouvindo rádio que decorava quase todos os jingles publicitários. “Saco, sacou, Saco e Cuecão… Moinhos, Salgado e Malcon” era a assinatura de todas as campanhas de uma rede de moda jovem que não está mais por aí.
Tentaram lançar um jornal vespertino pra concorrer com a Folha da Tarde e lá veio o jingle: “papel sem qualidade me limpa toda tarde quero Hoje, vou limpar com ele… as piranhas na polícia, os travestis a putaria em geral; vou cagando e limpando em minhas mãos está um cocô de jornal”, claro essa era a corruptela do canção alardeada nas rádios e TV, mas foi a que ficou na cabeça e deve ter contribuído para o insucesso do vespertino.
“USTóóópe, desbota e perde o vinco… deniin indigo blue” a marca de uma calça que fez a transição do brim coringa para o jeans no Brasil daquela geração que cantava “hoje existe tanta gente que quer nos modificar, não quer ver nossos cabelos assanhados sem jeito, nem quer ver a nossa calça desbotada o quê que há, se o amigo está nessa ouça bem: NÃO TÁ COM NADA!”
Era o comércio pressionando a liberação de costumes contidos por uma ditadura que já respirava por aparelhos e que contra-atacou com um melodrama que tentava resgatar toda aquela moral; “este ano, quero paz no meu coração, quem quiser ter um amigo que me dê a mão, o tempo passa e com ele caminhamos todos juntos sem parar, nossos passos pelo chão vão ficar, marcas do que ficou sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer, UOUOU..!” Era muito importante esse “uouuou”, mas o tiro saiu pela culatra e o troço virou troça. Não tinha a força do “Eu te amo meu Brasil, eu te amo, meu coração é de Jesus e meu pulmão da Souza Cruz, eu te amo meu Brasil, eu te amo, ninguém segura os maconheiros do Brasil”, mas também virou gozação.
Sinto saudades do tempo em que tinha tempo pra ver o tempo passar. A juventude é uma idade horrível que apreciamos apenas no momento em que sentimos saudade dela.




--




ponto g



SEM COMENTÁRIOS


Na semana passada enviei para alguns amigos a capa do meu próximo livro.
É sempre bom ouvir outras opiniões - mesmo que eu tenha gostado muito.
Entre os vários emails que recebi, olha esse (detalhe para a data):


Rick Jardim

29 de mai (Há 4 dias)
para mim
Muito bom!!!
Abração
Rick


--


O "EIXO" DA REDENÇÃO

Recebo do Ramiro:

Concordo que a nossa cidade está num estado lamentável. Não sei o que está havendo com a Administração que está deixando as coisas degringolarem (seria incompetência, falta de grana, politicagem, estão guardando dinheiro para obras pré-eleitorais, etc.).
Agora, esta tua crítica à reforma que está sendo feita na Redenção é demasiada. Aquela área do espelho d’água só está bacana nas tuas fotos (antigas).
Vamos aguardar o término das obras para ver como ficará. Espero que bem melhor do que estava.

--

VOU TE CONTAR

O cara chegar num posto de gasolina às 6 da matina para "economizar" uns pilas para abastecer o carro é coisa de...




--





ponto da reflexão



Pelo andar da carruagem, acho que finalmente o Sport Club Internacional será declarado Campeão Brasileiro de 2005.


Roberto Vargas Dorneles




--





ponto da piadinha









--




ponto final




UZAMERICANO


Rogério Mendelski, jornalista






Até bem pouco tempo, era assim mesmo, onomatopaicamente, que o Lula se referia aos americanos e ao seu “way of life”. Agora, tu publicas um texto do David Coimbra sobre esse jeito de ser “duzamericano”. Quando estive pela primeira vez, a convite do governo dos EUA, através do consulado daqui de Porto Alegre, em 1984, voltei convicto de que lá se vive em plena democracia (por extensão, vale o mesmo para o Canadá que, acima de tudo, ainda tem cidades mais limpas e mais organizadas).
Só a ignorância e o esquerdismo tosco enxergam os EUA como “Grande Satã”. Os fabricantes de portões eletrônicos morreriam de fome em qualquer ponto do território americano. A única proteção de suas casas é aquela cerquinha branca tão hollyhoodiana e tão real nos bairros residenciais e, é claro, fazendo parceria com a bandeira do país.
Os americanos amam o seu país por que suas leis os protegem e sua Constituição é mesma desde 1787, com sete artigos e apenas 27 emendas. Aqui no Bananão estamos na oitava constituição, e mais a recente, a de 1988, tem 250 artigos e já sofreu 53 emendas. Muitos artigos ainda precisam ser regulamentados por leis complementares.
Partindo dessas comparações constitucionais pode-se imaginar o profundo abismo entre nós e o povo americano. E aí a gente começa a entender essa diferença que começa na cerquinha branca e termina quando qualquer cidadão suspeito de alguma infração a primeira coisa que faz quando chega a polícia é ir botando as mãos para trás para ser algemado. Vale para o meliante comum, para o juiz, para o promotor, para o empresário, para o general e para a celebridade do momento.
Tudo isso por que o conceito do cidadão americano sobre sua constituição é que a carta magna do país não foi uma delegação de poderes dos governantes que a redigiram, mas tão somente um conjunto de normas de direto que o povo deu ao governo. A todos os governos desde 1787.


13 comentários:

  1. O tal editor mor da RBS e do mundo também é conhecido nos bastidores como correspondente de "hotel", na época em que "cobriu" guerra no Oriente Médio, do alto de seu quarto de hóspede.

    ResponderExcluir
  2. Pelo andar da carruagem acho que o Nacional de Montevidéu será declarado campeão da Copa Libertadores de 2006.

    ResponderExcluir
  3. Previdi, parece que a ZH fez escola mesmo, até TRT em suas atas já adotou a postura. Na famigerada ata da audiência de acordo de Kleber x GFPA (coluna do Hiltor tem a original) na primeira página está "intregar as guias" quando sabe-se é "entregar as guias", isto assinado pelo juiz e advogados das partes. Já não se faz colaboradores como antigamente.

    ResponderExcluir
  4. radiojornalismo da rádio Pampa é gilete press total, eles fazem propaganda do O Sul mas giletam os outros. Rádio feito com o nariz na frente da tela do computador. Ninguém pisa no barro lá no Xanadu da Orfanatrófio?

    ResponderExcluir
  5. INACREDITÁVEL
    Enquanto a Rádio BandNews transmitia a entrevista do Blatter renunciando a presidência da Fifa com tradução simultânea do próprio locutor, os mal informados do Sala de Redação tentavam calcular o valor mensal do
    acordo do Kleber com o Grêmio.
    Isto é mais uma prova da incompetência do Deli Matsuo que não demitiu o também incompetente Cyro Martins e algumas múmias da área de esportes, nos mais de 3 anos no RH.
    Mesmo que o pessoal do Sala de Redação tivesse o audio da entrevista do Blatter, de nada adiantaria, pois mal falam portugues..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que raiva que tu tens...kkkkk

      Excluir
    2. Ao encontro disso, o fato de nenhum reporter da Gaucha falar um minimo de espanhol. Uma sandice (ou será só soberba, ou será só incompetencia), visto que há anos os torneios e campeonatos sulamericanos fazerem parte do seu cotiadiano.

      Excluir
  6. Sobre o Marcelo Rech com cargo na WAN, é bom lembrar que quem tem padrinho não morre pagão.
    O Doutor Jayme Sirotsky foi presidente da WAN.
    Dizem que é o canto do cisne do Marcelo, desterrado em Brasília por decreto do presidente Duda.

    ResponderExcluir
  7. Marco Poli falou sobre os jingles memoráveis. Cito mais alguns. Uns, radiofônicos, outros televisivos...

    - Na Mesbla, na Mesbla, o melhor natal do Brasil...
    - Caldo Maggi, o caldo nobre da galinha azul!
    - Apanho o sabonete / Abro a torneira, de repente a gente sente / Duchas Corona, um banho de alegria / Num mundo de água quente.
    - Zero Hora.. tudo, tudo, tudo, está em Zero Hora...
    - Arapuã...ligadona em você!
    - Collares e Glênio / Porto Alegre está com vocês / Com Collares e Glênio, Porto Alegre terá a sua vez
    - Pneu carecou, HM trocou...
    - Eu vou de Aldo, eu vou de Aldo pra governador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último jingle, do Aldo Pinto... Não dá para pedir para um alemão da colônia cantar... Dá outro sentido...

      Excluir
  8. A Rádio Gaúcha é pobre em informação! E isso forma um público com uma visão absurdamente estreita do mundo, que pela ótica da RBS vai do Mampituba até o Chuí.
    Não ouço mais a Gaúcha, mas, quando por acidente caio ali, fico muito impressionado com a pobreza dos repórteres, locutores, apresentadores.
    Já na Pampa, segue o modelo Gadret de não fazer rádio: coloca qualquer coisa no ar e deixa assim. Desperdício de energia elétrica!
    Mas, o que esperar de uma emissora que tem o obtuso e estreito Jr Martin na coordenação??? O cara nunca leu um livro até o fim!
    Então, é isso, resta a Band News, mas só o Boechat, porque quando entra o horário local é de ferrar! Diego Casagrande deveria estar no Central, por tanta bobagem que fala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!!! Esse Anônimo deve ser o melhor radialista do MUNDOOOO!!! Ninguém que está no rádio presta? O Anônimo deve estar trabalhando na GLOBO...

      Excluir
  9. Amigo, seu filho pode ser super bem sucedido e tals, mas esta mesa da festinha de aniversário tá tão pobrinha (bolinho na forma, garrafinha de refri, uns salgadinhos de padaria). Ah se a festa fosse na mansão do "presidente jovem e tímido" que vocês tanto sacaneiam ...

    ResponderExcluir