Quarta, 1º de julho de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com






ponto do dia





OITO ANOS NO RS



Recebo:

São 8 anos investindo em infraestrutura, expansão do sinal pelo estado e contratação de profissionais para se consolidar como uma das emissoras preferidas dos gaúchos.
O Grupo Record RS, além da TV, é composto também por dois dos mais importantes e tradicionais veículos do estado - o jornal Correio do Povo e a Rádio Guaíba.
Na TV, oferecemos a maior programação local do mercado. São 5 horas diárias de jornalismo, distribuídas no programa Balanço Geral, nos telejornais Rio Grande no Ar e Rio Grande Record e ao longo dos intervalos comercias, com o Direto da Redação.
A programação local estreou novos quadros e apostou em novos formatos, sempre com a finalidade de oferecer informação segura e entretenimento de qualidade para o público do Rio Grande do Sul. No jornalismo, a proposta de estar ao lado do povo e das comunidades teve resultados espetaculares desde que a Record desembarcou por aqui. O segundo lugar consolidado na audiência é a resposta do povo gaúcho à dedicação da emissora.
Este ano a TV Record RS iniciou a execução do projeto de implantação de toda estrutura para captação e transmissão em HD (alta definição) da programação local. Com investimentos pesados nos mais modernos equipamentos, em breve todo nosso conteúdo chegará à família rio-grandense com qualidade de som e imagem incomparável.  Hoje podemos dizer com orgulho que somos 100% Rio Grande. 




--




ponto midiático




PORTO ALEGRE É ASSIM!

A Original

Raras são as cidades com nomes bonitos. Pouquíssimas transmitem algum sentimento. Podemos contar nos dedos de uma mão as que reúnem sonoridade, beleza e felicidade.
Pense. O nosso país está repleto de cidades que homenageiam santos, heróis discutíveis, acidentes geográficos, povos e expressões indígenas e até mesmo animais e tipos de vegetação.
Não se pode dizer que Porto Alegre é única. Muita pretensão, é verdade. Mas, cá entre nós, é um dedo daquela mão – sonoridade, beleza e felicidade acrescidas de simpatia.
Presunção? Pode ser.
Porto Alegre vive o século XXI com peculiaridades interioranas – até em função de um saudável encontro de tipos de todo o Rio Grande, de outras regiões e do mundo – e com particularidades de metrópole. É interessante.
Ao mesmo tempo em que somos a capital dos shopping centers, temos ainda o costume de levar cadeiras para as calçadas para jogar conversa fora e chimarrear com os vizinhos.
Glênio Peres, o nosso saudoso vice-prefeito e vereador, dizia que Porto Alegre é a única cidade do mundo onde as pessoas se chamam de “vizinho”.
Um povo cioso de sua terra admite “modernismos”, mas não permite que se toque em seus orgulhos. Até hoje se lamenta o fim dos bondes, em um tempo em que não se debatia nada, os administradores decidiam e ponto. Em compensação, o porto-alegrense está torcendo por um metrô.
Não, não vamos nem falar do pôr-do-sol mais bonito do universo, porque a partir desta assertiva não há a menor chance de diálogo.
O jornalista Juremir Machado da Silva define a capital dos gaúchos: “É mais que demais, é hiper-real”. Perfeito para todos os egos!
Não duvide de ouvir a frase em qualquer parte do mundo: “Porto Alegre? Bah, Porto Alegre é hiper-real! Tri!”.
O porto-alegrense, que não aceitou a rebeldia dos Farrapos, hoje recebe com satisfação gaúchos de todos os cantos para o Acampamento Farroupilha. O porto-alegrense também é definitivo. A jornalista Vera Spolidoro jura que ir ao Mercado Público basta para conhecer Porto Alegre. Ali está toda a cidade.
Outros podem dizer que a capital gaúcha é o Parque e o Brique da Redenção; o Theatro São Pedro; a usina do Gasômetro; a orla do Guaíba... o Guaíba. Este é um capítulo à parte. Muitos não aceitam o malfadado Muro da Mauá e se envergonham de não poder aproveitar, como todo cidadão de Primeiro Mundo, a razão da existência de sua designação: o Porto.
Mas, bons otimistas, os porto-alegrenses sabem que logo poderão apresentá-la, com inúmeras atrações aos visitantes, e dizer, de boca cheia:
- Porto Alegre é a cidade.
--------
As outras

Sul-Maravilha, para quem vive no Norte e Nordeste do Brasil, é Rio ou São Paulo. Nós, que estamos no calcanhar do país, não somos considerados. Isso aqui para nortistas e nordestinas é outro país. Sabem apenas que tem frio e o Rio Grande do Sul tem dois campeões mundiais de futebol.
Falo de um modo geral, é claro. Pessoas esclarecidas existem em todas as partes.
A capital deste país – não que considere o Estado dessa maneira – tem um nome muito bonito. Simples e bonito como poucos. Nos povos de língua espanhola são vários pontos turísticos, restaurantes, além de bairros e vias. Tem de tudo. Puerto Alegre, Puerto Alegro são algumas das variações.
Por todo o Brasil a capital é lembrada – praças, avenidas, ruas, vielas, prédios, uma infinidade de homenagens.
O povoado que hoje se chama Porto Alegre, a capital gaúcha, foi formado lá por 1.700 e poucos. Hoje, o aniversário de fundação da cidade é lembrado em 26 de março. Oficialmente começou a contar em 1772. Detalhe: a capital da província de São Pedro do Rio Grande do Sul foi criada em l773.
O gaúcho é tão cioso das suas coisas que não imagina, porque não aceitaria que existisse, uma outra cidade ou mesmo vilarejo com um nome igual. Admite, apenas, a mineira Pouso Alegre. Sem sorrisos e muito menos reverências. Tolera, apenas.
Mas vou decepcionar a gauchada.
Existem, pelo menos, mais três cidades chamadas Porto Alegre. No Brasil. Municípios, mesmo, com prefeito e tudo de direito.
Prepare-se.

Porto Alegre do Piauí foi criada a 420 quilômetros de Teresina. Numa região danada de braba, o “Polígono das Secas”. É minúscula – pouco mais de 2.500 viventes. Grande parte da população se dedica à produção de alevinos. Também trabalham na mina de calcário, que é para uso agrícola. Divertem-se no Lago de Boa Esperança, onde há um “complexo turístico” com quadra de esportes, campo de futebol, playground e churrasqueiras, numa área de 35 mil metros quadrados.

Porto Alegre do Tocantins é, como a do Piauí, minúscula: 2.500 moradores que se dedicam a plantar maracujá e mamão. Circulam pelo município com exatos 81 veículos. Foi criado em 1988.
Dizem por lá que o nome não tem nada a ver com a capital do RS.
Contam que a denominação surgiu porque lá há um rio (Manoel Alves) e nele um porto no qual tinha uma velha canoa para a travessia das boiadas. Este porto era bom para os viajantes banharem-se e daí originou-se o nome Porto Alegre.
Vivem com toda segurança. Só o nome do comandante da Polícia Militar assusta qualquer projeto criminoso: capitão Dosautomista Honorato de Melo. Te mete!

Porto Alegre do Norte, fundada em 1986, está encravada na Amazônia Legal, no Vale do Araguaia. Mato Grosso. É longe de Cuiabá – 1.125 quilômetros. Atrativos? Faz parte da rota do Rali dos Sertões e os dois rios, Tapiraré e Xavantinho, são fartos em piaus, pacus, pintados, pirarucus e tucunarés.
A economia da coirmã é baseada na pecuária, mas o cultivo do algodão e, principalmente, do girassol tem um bom espaço.
Pouca informação da cidade. E quando se encontra são conflitantes. Mas fazendo uma média pode-se afirmar que são 10 mil norte-porto-alegrenses – 51 por cento na área rural.
O primeiro nome da localidade foi Cedrolândia, devido à grande quantidade de cedro, planta típica da Amazônia usada na construção de móveis. Com o passar do tempo a povoação se concentrou às margens do rio Tapirapé, passando a ser chamada de Beira Rio.
Os comerciantes chegavam em canoas, depois de cinco dias de viagem rio acima. Comemoravam a venda de suas mercadorias com festas no povoado. Para eles era um “porto bastante alegre”, passando a ser assim conhecida.

Deram uma mancada: a Lei 5.306, de 11 de junho de 1981, criou o distrito com nome de Porto Alegre. O município mesmo foi criado pela Lei 5.010, de 13 de maio de 1986, com o nome de Porto Alegre do Norte. O “do Norte” foi acrescido por motivos óbvios.



--




ponto g





A PORTA DO OUTRO LADO



Numa entrevista na TV,  um conhecido médico disse  que muita gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, querendo que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos, é capaz de passar um dia inteiro de cara amarrada.
E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente…
É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de algumas pessoas melhor, e de outras, pior.
Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos, mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.
Será que nada dá errado para eles? Dá aos montes. Só que, para eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença.
O que não falta neste mundo é gente que se acha o último biscoito do pacote. Que “audácia” contrariá-los!
São aqueles que nunca ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato.
Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente. O mundo versus eles.
Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também. É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas, um deixar barato.
Eu ando deixando de graça… Para ser sincero, vinte e quatro horas têm sido pouco para tudo o que eu tenho que fazer, então não vou perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a “porta do lado” e vou tratar do que é importante de fato.
Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros dá errado. ”
Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu dia… Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante – para o bem e para o mal – portanto, sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A “Porta do lado” pode ser uma boa entrada ou uma boa saída… Experimente!




--



ponto da piadinha









--



ponto final



NEGA MALUCA



INGREDIENTES

Tempo de preparo: 40min
Rendimento: 12 porções

3 ovos
1 e 1/2 xícara ( chá ) de açúcar
2 xícaras ( chá ) farinha de trigo
1 xícara ( chá ) de chocolate em pó ou achocolatado
1/2 xícara ( chá ) de óleo
1 colher ( sopa ) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara ( chá ) de água quente

Cobertura:
4 colheres ( sopa ) de leite
1/2 xícara ( chá ) de chocolate em pó
1 colher ( sopa ) de manteiga
1 xícara ( chá ) de açúcar

MODO DE PREPARO
Bata os ovos com o açúcar, óleo, achocolatado e farinha, depois adicione a água quente e por último o fermento em pó
Asse em forno com temperatura média por 40 minutos, desenforme quente
Cobertura:
coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até que levante fervura, despeje ainda quente em cima do bolo
Informações Adicionais
A receita pode ser preparada também no microondas em forma própria para esse forno. O tempo de espera é de 7 a 9 minutos na potência alta. Aguarde 20 minutos e desenforme Uma cobertura de brigadeiro também fica divina. 


12 comentários:

  1. O que é que está acontecendo para postares receitas de bolo, Prévidi? Não tem mais bombas da RBS, por exemplo? As críticas à "escolinha ZH"? Estás estranho nesta semana.

    ResponderExcluir
  2. A Ana Helena (eu também) está adorando as receitas. Lembrei de alguns jornais do tempo da ditadura!!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o comentário sobre o Porto Alegre. Mas, na discussão do Muro da Mauá, não foi ele que nos afastou do porto. Nós já o tínhamos feito, primeiro com o trem, depois com o automóvel (carro e ônibus). Já o bonde ... Os corredores de ônibus deveriam ter o veículo leve sobre trilhos, como há em cidades como Berlim, Praga, Munique, Frankfurt, Genebra ... mas não há em Londres ou Paris. Ah, tem em Amsterdam também. Fala como ex-prefeito Villela, ele tem isso bem presente, pois os corredores foram implantados quando ele era o prefeito. Creio que vale um papo do blog. Grande abraço e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  4. Pena que a Record veicule as mesmas matérias repetidamente.
    Muito cansativo e nada atrativo!

    ResponderExcluir
  5. E negra maluca ou afrodecendente Previdi

    ResponderExcluir
  6. TV RECORD 8 anos a caminho da liderança no RS investimentos so na TV,a radio e o jornal estao sucateados a muito tempo,nao intindi esse papo de vice liderança sendo quem e vice e o SBT a mais de 1 ano.

    ResponderExcluir
  7. Não é nega maluca, é afrodescendente ensandecida!

    ResponderExcluir
  8. No Blog da Sara Bodowski (que aliás, na minha humilde opinião, publica matérias bem interessantes) hoje há um post sobre o Fofa e o evento de sexta. Porém, vi mais de uma parte igualzinha ao teu post de ontem. Minha dúvida: o texto que tu publicaste veio de um release deles e ela também usou, ou a moça te copiou mesmo?!?

    Abraços, Marshal

    ResponderExcluir
  9. Demitiram todos os estagiários da TVE por e-mail, que várzea.

    ResponderExcluir
  10. Vice lideranca porque a Record é roubada sistematicamente pelo Ibope porque não compra pesquisas! Vem aí a GFK!!

    ResponderExcluir
  11. Globo/Rbs sao lider em audiencia pq pegam em todo RS qualquer cidadezinha que vc for pega RBS sinal aberto limpinho sem chuvisco,enquanto o SBT,BAND,PAMPA E RECORD passando sao leopoldo nao pega..

    ResponderExcluir