Terça, 21 de julho de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.










MINHA ADOLESCÊNCIA


O convidado de hoje é o magistral Paulo Motta.





Embalado pelos sonhos de grandes realizações, crescer, sair de casa, abater os melhores corpinhos que bailavam na nossa frente, em boates fumegantes e etílicas, me fiz acompanhar dos melhores amiguinhos que um adolescente poderia ter.
Esse grupo de amigos, todos na odiosa faixa dos dezessete anos, cristãos e tementes a Deus, comandados pela força da cachaça, numa lúgubre noite resolvem fazer uma visitinha ao galinheiro do Seu Caroço, lá no Itacherê, em São Borja.
O João Telmo estava sozinho em casa e tudo preparado para uma galinha com arroz e depois a boate do Comercial, se Ismael, o porteiro, não complicasse para entrarmos.
Todos na Chevrolet picape do Saquinho, aquela sem freios e que precisava empurrar pra pegar; a mesma porcaria daquela pescaria.
Capincho Marchiori, Léo Castilhos, João Telmo e eu.
Saquinho conduzindo a nave em direção ao galinheiro do Seu Caroço, que era separado da rua apenas por uma vulnerável cerca de arame.
Seu Caroço era nosso conhecido, tinha um bolicho onde vivíamos enchendo a caveira e conhecíamos o terreno. Jamais roubaríamos de um desconhecido, nunca! Era um código de honra que tínhamos, onde já se viu, subtrair alguma coisa de um cara que nunca nos viu na vida?
Estaciona a caranguejola trepidante ao longe, pois não dava pra desligar - senão teria que empurrar a bosta - e fomos, sorrateiros, até o galinheiro. O Saquinho ficou ao volante do bólido, preparado para a fuga. Quando entramos no domicílio galináceo, aquele bicharedo desgraçado começou a gritar e despencar dos poleiros em cima dos quatro borrachos, um desastre, que animalzinho esparrento! Mal deu pra enfiarmos uma penosa dentro do saco de adubo, que levamos para aquela finalidade.
Só ouvimos o grito do Seu Caroço e dois ou três tiros de 38: "Vão roubar galinha da puta da mãe de vocês, corno fiadasputa!". Foi uma correria, parecia até uma eguada disparando no varzedo!
Quando clareou a mente, estavam todos na camionete, vivos, porém cagados. Com a bendita galinha ensacada, creiam-me infiéis! Achei que o deteriorado veículo fosse se desmanchar antes de chegar na casa do Telmo!
Um de nós parece que balbuciou a seguinte frase, antes de descer da Chevrolet: "Se sangue fede eu tô ferido!".
Lá pelas três da manhã entrávamos no Clube Comercial felizes, com a galinha do Seu Caroço na barriga e mais uma história pra contar para os netos.
Não faça isso em casa, esse crime por nós cometido já prescreveu. Hoje os tempos são outros, as galinhas tem sindicato e estão organizadas.


--

JOSÉ IVO EM MONTEVIDÉU

Em viagem a Montevidéu, o governador José Ivo Sartori cumpre amanhã uma série de compromissos, em encontros para fortalecer a cooperação entre o RS e o país vizinho. A comitiva que acompanha o governador é formada pela secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, pelos secretários Fábio Branco (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), Wantuir Jacini (Segurança Pública), Pedro Westphalen (Transportes e Mobilidade) e pelo deputado estadual Frederico Antunes.
A primeira agenda, às 11h30min, será com o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, no Palácio Santos. Na sequência, em reunião ampliada, serão abordados temas ligados às faixas de fronteira, que incluem aspectos como segurança e saúde. Um deles busca o o fortalecimento de iniciativas relativas ao Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios para Prestação de Serviços de Saúde.
A pauta inclui ainda assuntos como a hidrovia Brasil Uruguai, via Lagoa Mirim, uma alternativa à circulação de mercadorias via BR 471 e que se configuraria em importante eixo para o intercâmbio comercial entre Brasil e Uruguai.
Serão debatidos ainda o desenvolvimento de programas conjuntos de pesquisa científica e tecnológica, voltados à inovação em setores econômicos de interesse mútuo e a instalação de estruturas e programas de incubação e desenvolvimento empresarial nas cidades gêmeas da região de fronteira - como Quaraí e Artigas; Santana do Livramento e Rivera; Jaguarão e Rio Branco; Chuí e Chuy - especialmente em setores de alta tecnologia e com elevado valor agregado.
A agenda do governador e da comitiva se encerra às 17 horas, quando Sartori se encontra com o presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, em visita institucional, à residência oficial.

--


MUNDO LITERÁRIO

CRONICAS DA MESA AO LADO: LANÇAMENTO DIA 28




O jornalista Flávio Dutra lança no próximo dia 28 seu livro Crônicas da Mesa ao Lado, editado pela mineira Bartlebee Editora.  O livro começou a nascer com a criação do blog ViaDutra (viadutras.blogspot.com.br), em outubro de 2009. As histórias originais ganharam repercussão e incentivo – curtições, comentários, compartilhamentos -  em postagens do Facebook.   Após a avaliação dos mais de 500 textos disponíveis e de uma revisão criteriosa pelo escritor e mestre em Literatura Diego Lock Farina a seleção foi  editada em quatro capítulos: Crônicas da Mesa ao Lado, com a advertência de que nem tudo é verdade;  Crônicas do Cotidiano, que retrata a vida real; e Crônicas da Nostalgia, sobre o que pode ser contado do passado do autor. Fechando a edição, uma coleção de frases, algumas emprestadas, “ouvidas na mesa ao lado”. “Esta obra só foi possível pela colaboração de companheiros de fé, com relatos de situações que resultaram em crônicas. Seus nomes verdadeiros são preservados,  esse é o acordo tácito, mas eles sabem o quanto foram decisivos para a materialização dessa autêntica brincadeira que vai muito além da mesa ao lado” .  O prefácio é de David Coimbra e a capa de Cezar Arruê,  que convergiram com seus  talentos para que Crônicas da Mesa ao Lado ficasse mais atraente.
-
O lançamento será o mais informal possível e vai ocorrer no Chalé da Praça 15, no Largo Glênio Peres, a partir das 18 horas. Crônicas da Mesa ao Lado poderá ser encontrado também nas livrarias Bamboletras, no Shopping Nova Olaria (Lima e Silva, 776 -loja 3),na Palavraria ( Vasco da Gama, 165), na Koralle (José Bonifácio, 95 ) e na do Santander Cultural, no Centro Histórico.
-
 Flávio Dutra é porto-alegrense desde 1950, formado em Comunicação Social pela UFRGS, com especialização em Jornalismo Empresarial e Comunicação Digital. Trabalhou nos principais jornais e emissoras de rádio e TV do Rio Grande do Sul. Coordenou coberturas jornalísticas nacionais e internacionais, especialmente na área esportiva. Presidiu a Fundação Cultural Piratini, gestora das emissoras públicas TVE e FM Cultura, atuou como secretário de Comunicação do Governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre e participou de campanhas eleitorais para o governo do estado e prefeitura.

--

VAMOS ENCARAR O INVERNO DE FRENTE?


A sugestão foi do jornalista Clovis Heberle, que também não gosta de inverno, mas encara de frente a bronca.
-
Dancem a vontade com este hit do Criolo:

Sucrilhos 

Calçada pra favela, avenida pra carro,
Céu pra avião, e pro morro descaso.
Cientista social, Casas Bahia e tragédia,
Gosta de favelado mais que Nutella,

Quanto mais ópio você vai querer?
Uns prefere morrer ao ver o preto vencê.
É papel alumínio todo amassado,
Esquenta não mãe cê é uma cabeça de alho.
Cartola vira que eu vi, tão lindo, forte e belo como Muhammad Ali.
E canta rap nunca foi pra homem fraco,
Saber a hora de parar é pra homem sábio.

Rico quer levar uma com nóis, cê que sabe,
Quero ver paga de loco lá em Abu Dhabi.
Eu sou nota 5 e sem provoca alarde,
Nota 10 é Dina Di, DJ Primo e Sabotage.

[Refrão (2x)]

Pode colar mais sem arrastar,
Se arrastar favela vai cobrar.
Acostumado com sucrilhos no prato.
Morango só é bom com a preta de lado.

O planeta jaz, é a trombeta do satanás,
Usain Bolt se não corre fica pra trás.
Querer tapar o sol com a peneira é feio demais,
E cocaína desgraça a vida de um bom rapaz.

Trilha Sonora do gueto Rappin Hood e Facção,
Fazem o povo cantar com emoção.
Zona Sul haja coração,
Dez mil pessoas na favela na quermesse do Campão.

Di Cavalcanti, Oiticica e Frida Kahlo
Têm o mesmo valor que a benzedeira do bairro.
Disse que não, ali o recém formado entende,
Vou esperar você fica doente.

Canta Rap nunca foi pra homem fraco,
Saber a hora de parar é pra homem sábio.
Vacilo no jab, é fio é lona.
Criolo Doido não é garapa, a ideia é rapida mais soma.

Refrão (2x)

Pode colar mais sem arrastar,
Se arrastar favela vai cobrar,
Acostumado com sucrilhos no prato.
Morango só é bom com a preta de lado.

[final (2X)]

Eu tenho orgulho da minha cor,
Do meu cabelo e do meu nariz.
Sou assim e sou feliz.
Índio, caboclo, cafuso, criolo! Sou brasileiro!


--


MUNDO MIDIÁTICO - 1

(clica em cima que amplia)



--

AS OBRAS NO PARQUE


(clica em cima que amplia)


Local da área concedida para implementação das obras


A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) vai priorizar o processo de licenciamento ambiental das obras de infraestrutura para exploração comercial e para construção de um complexo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. As benfeitorias constam no contrato de concessão de 17,94% (23,79 hectares) da área total do parque (132,58 hectares), firmado na última sexta, dia 17, entre o Estado e a empresa Bolognesi Empreendimentos Ltda.
“No que compete à Fepam, todos os esforços serão feitos para que o licenciamento saia o mais rápido possível e com todas as recomendações técnicas necessárias”, afirmou nessa terça-feira (21) a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini. Pelo contrato assinado, a concessionária é responsável pela obtenção das licenças ambientais e os prazos da concessão somente se iniciarão após a sua obtenção.
-
A concessão de uso dos 237,9 mil metros quadrados terá vigência de 25 anos, podendo ser prorrogada por igual período, conforme o documento firmado. Segundo o diretor da Bolognesi, José Simeão Soeiro, o investimento total é superior a R$ 200 milhões. Deste total, R$ 16,2 milhões serão aplicados em obras de infraestrutura. “Assim que tivermos a licença ambiental, começa a contar o prazo de 12 meses para a construção e conclusão de um dique para a contenção das águas do Arroio Esteio”, disse Simeão. Além do dique, a empresa fará toda a urbanização (sistemas viário e elétrico, redes de esgoto e pluvial, e encanamento) das áreas a serem exploradas.
O passo seguinte à urbanização concluída será a construção do Agroshopping, na área onde hoje está o estacionamento 30, com entrada pelo portão 5 na avenida Celina Kroeff. Depois, serão construídos os centros de eventos e educacional, o parque tecnológico e um hotel. A área está do lado oposto ao Agroshopping. Os equipamentos ficarão onde atualmente está localizado o parque de diversões, além de uma área desapropriada, lindeira ao parque.
-
De acordo com o diretor jurídico da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Jivago Lemes, o contrato prevê o pagamento mensal R$ 82,2 mil por parte da empresa para o caso de implementação integral de todos os projetos na área concedida. Caso o concessionário opte por explorar somente parte dos empreendimentos, transcorrido o prazo de 10 anos, optando por não empreender alguns dos  espaços disponíveis, devolverá as áreas ao Estado e a outorga somente será devida proporcionalmente à área ocupada de acordo com a proporcionalidade do montante ofertado e homologado neste certame, tendo como denominador a área privativa dos lotes estimados. No entanto, Soeiro adianta que à medida que os equipamentos forem instalados, o Estado receberá o pagamento de forma proporcional.

--


QUEM SOU EU?




Não é que acertaram?
O primeiro "bingo!!" foi dado pelo Júlio César Pacheco
Sim, senhores e senhoras, trata-se do jornalista e psicólogo Luiz Carlos Prates.





--


A SEGUNDA PARCIAL!
ZOO FAZ ENQUETE NO BLOG DO PRÉVIDI





Você está decidindo sobre o nome do novo integrante do Zoológico.
É um FILHOTE DE VEADO!
Todos os cervídeos apresentam ao nascimento pintas brancas no dorso e na região lateral do corpo, as quais desaparecem com a primeira muda. É uma forma de camuflagem.
Entendeu? Eles se camuflam!!
-
Vamos lá, usem a criatividade!
Dê (ui!) o seu voto em jlprevidi@gmail.com

-

SEGUNDA PARCIAL

Os 5 mais votados:

- Gauchinho
- Jean Wilis
- Zéluiz
- Bamby
- Cidade Baixa


--




PIADINHA




Nenhum comentário:

Postar um comentário