Quarta, 5 de agosto de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.











SABUJOS NO JORNALISMO






Sabujos não são apenas cães farejadores.
São também os capachos, os bajuladores, os lambe-botas.
Lacaios de chefes, chefetes, patrões, "poderosos" em geral. Estão em todas as partes e detestam quem não se comporta como um servil, submisso. O padrão de vida deles é ser e viver sempre como um puxa-saco.
Assim como existe uma raça de cachorro, que é o melhor sabujo de caça do mundo, com capacidade de sentir o cheiro de um animal que andou por um lugar há quatro dias, é fácil identificar um sujeito  lambe-rabo destes. No jornalismo é mais fácil ainda.
Os sabujos no jornalismo sempre dizem e preferencialmente escrevem que são imparciais; que não recebem ordens de patrões; que tomam decisões isoladas, sem consultar os superiores, a quem são submissos por prazer. Mas se quiserem ver um sabujo enfurecido basta dirigir-lhe uma crítica. Por mais simplória que seja. Dependendo em que empresa dedica o seu servilismo, a ira pode fazê-lo a cometer as maiores loucuras. Tudo em nome do capachismo.
Demonstram o servilismo aos seus superiores sempre de forma surpreendente. Tratam com autoridades como se estivessem orientando um outro sabujo. Consideram os seus críticos uns seres menores, que não sabem de nada.
É um negócio muito estranho. Quem não os identifica acredita que não existem. Parece mentira.
Eles também são surpreendentes. Podem ser rebaixados do posto de adulador-chefe e continuam com a mesma capacidade de lacaio. Mesmo que tenha que mudar de vida, de cidade.
São muito engraçados.
Só os sabujos jornalistas, donos da verdade imparcial, acreditam que apenas seus veículos podem usufruir de verbas da administração pública. Ninguém mais. Só eles podem sugar prefeituras, governos, empresas e bancos estatais. São os maiores achacadores, mas mantém a pose. Pose de que estão dando uma chance para que anunciem em seus veículos. E isso que eles, agindo assim, apenas conseguem fazer com que recebam uma merreca mensalmente.
Mas os sabujos jornalistas não escrevem sempre. Estão sempre mais empenhados no capachismo. Quando escrevem, fazem de uma forma singular: são teses definitivas e sempre pretendem dar uma orientação a sabujos das administrações públicas. Como uma ordem. E os sabujos das administrações públicas, para garantir espaços mixurucas em veículos, dobram a espinha.
Não é de hoje que esta engrenagem sanguinolenta funciona assim.
Ontem me contaram que um sabujo asqueroso tinha atacado o jornalismo que é produzido na internet - como se tivesse os mesmos objetivos que estes lambe-botas fazem diariamente em seus tradicionais veículos. Coitado.
Mamadores de verbas oficiais não admitem que exista qualquer critério democrático na hora de repartir o bolo.
O mais curioso é que o sabujo, vomitador de regras, milita profissionalmente em um grupo envolvido até o fiofó numa maracutaia bilionária. E é certo que até o final do ano a casa cairá. Vergonhosamente.
Aí eu quero ver o que o sabujo asqueroso vai escrever.
Estou ansioso.

--


 MUNDO MIDIÁTICO - 1


Mais uma para ser a melhor da semana!



--


REFLEXÃO

Do Guilherme Pedrini:

O RS não tem condições de ser um estado dessa "federação".
Está provado. Nunca se adaptou.
São duas as saídas possíveis: a ilegal independência e abandono da federação OU a humilhante conversão em Território.

--

A HISTÓRICA INOPERÂNCIA
DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Como destaquei na segunda passada, olha esta informação do Políbio Braga:

CASO DA CASSAÇÃO DO DEPUTADO DR. BASSEGIO SÓ SERÁ DEFINIDO EM SETEMBRO



--


CHEIO DE OPINIÃO

Muito bom.
O jornalista Felipe Vieira resolveu opinar - muito firme - em seu espaço na internet. Similar ao que faz no programa Agora, da Rádio Guaíba (9 horas).
FV não leva ninguém pra compadre.
Confira no felipevieira.com.br


--


CAIS MAUÁ CAI NA REDE


A Cais Mauá do Brasil/SA, responsável pela revitalização do cais de Porto Alegre, lança, a partir de hoje, perfis e canais de comunicação com a cidade, através das redes sociais.

www.vivacaismaua.com.br
www.facebook.com/caismauaoficial
https://instagram.com/caismauaoficial/
https://twitter.com/caismauaoficial
-
Com previsão de geração de 28 mil empregos e R$ 216 milhões em impostos e contribuições municipais, estaduais e federais, o projeto foi inspirado em alguns dos mais bem-sucedidos projetos de revitalização do mundo. São mais de 181 mil m² dedicados a cultura, lazer, gastronomia, turismo, negócios e eventos. Estima-se que o Cais Mauá resulte em investimentos em torno de R$ 500 milhões.  .
Em 2010, a Cais Mauá do Brasil venceu a concorrência para a revitalização da área, amparada por estudos e projetos de dois dos mais reconhecidos escritórios de arquitetura e urbanismo do mundo: o brasileiro Jaime Lerner e o espanhol b720 Fermín Vázquez, autor do projeto do Mercado dos Encantos, em Barcelona, entre outros. O plano é desenvolver o complexo em três etapas, em trechos diferentes dos mais de 3,2 quilômetros de extensão. Na primeira etapa serão revitalizados os armazéns que darão lugar a atividades culturais, polo de design e decoração, hotel, terminal de passageiros e a lojas, bares, restaurantes.


--


MUNDO MIDIÁTICO - 2


FEBEAPÁ gaudério


Enviadas por Ibaré Wagner:

Escorregadelas de repórteres das TVs

Repórter descrevendo por-do-sol:
- Que lindo! Parece uma bola de fogo!
O sol só não parece. É uma enorme bola de fogo.
-
Moça do tempo e trânsito:
- Ali à direita pode-se ver as sirenes da viatura.
Até é possível ver sirenes, mas o objetivo é ouvi-las.
-
Descrevendo acidente de trânsito:
- O caminhão da empresa Sedex capotou...
A empresa é Correios. Sedex é um serviço.
-
A mesma moça do tempo sobre animais soltos em rodovia:
- Como búfalo é um animal raro, a polícia ainda não sabe o que fazer.
Búfalo é uma raça de gado. Gado, boi, vaca são raros no RS?
-
Esta foi no canhão. Repórter extasiada dando um furo (que termo estranho) de reportagem:
- Governador de SC consegue autorização para implantar uma praça de pedágio na BR101.
O âncora do programa pergunta:
- Sabe qual trecho da BR101?
Depois de um breve silêncio ela chuta:
-Será entre Osório e Palhoça.
Osório não faz divisa com SC. Ainda falta uns 100km para chegar a Torres.
-

Do Alecsandro, de São Leopoldo:

Interessante uma reportagem de um telejornal, ao meio-dia de ontem, sobre o roubo de carros. O repórter pediu ajuda de um "ex-ladrão" de carros - informação da própria reportagem - para mostrar como as pessoas são descuidadas na rua e facilitam a ação dos ladrões.
Fiquei curioso em perguntar: como esse repórter pode conseguir o contato de um ex-ladrão de carros para fazer a reportagem? É normal esse tipo de contato no meio jornalístico? Achei, com sinceridade, curioso.


--


REDUÇÃO NOS PLANOS DA OI

Neste Dia dos Pais, a Oi quer estimular que seus clientes falem e naveguem mais na internet, mas pagando menos. Por isso, a companhia reduziu o valor de seus planos de telefonia móvel com as maiores franquias de minutos para outras operadoras (250 e 500 minutos) – em alguns planos, o desconto pode chegar a mais de 30%. Nos planos do segmento Controle, a companhia agora dá mais internet e acesso ao Oi Toca Aí sem desconto da franquia de dados.
Patrocinadora oficial do maior festival de música do país, a Oi lançou a campanha “Escolha curtir diga Oi para o Rock in Rio” especialmente para o Dia dos Pais. A Oi, em parceria com a Motorola, vai sortear ingressos do Rock in Rio para clientes que adquirirem aparelhos em todas as suas lojas próprias no Brasil. O cliente que comprar um aparelho Motorola (família Moto: Moto Maxx, Moto X, Moto G ou Moto E) irá concorrer automaticamente a um par de ingressos para o Rock in Rio. A campanha vai até 14 de setembro.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 3


Recebo:


O que está acontecendo com o Correio do Povo? Será que os responsáveis pela posição editorial não sabem que a maioria dos leitores do jornal é formada por conservadores e tradicionais assinantes?  Ou esperam conquistar leitores jovens com seu estilo atual? Nem mesmo a concorrência que se esforça não consegue novos leitores, por que o CP espera por esse milagre?
No entanto, o CP insiste em publicar notícias que chocam seus leitores.
Na edição de hoje (ontem), por exemplo, na página 8, está a informação ideologizada: "Sem-terra ocupam pátio de ministério". Ocupam? Mas esse espaço não tem dono? Trata-se de uma área devoluta? Não, mas não mesmo!  É o pátio do Ministério da Fazenda. Mas para o editor não houve uma invasão, e sim uma ocupação. O que deve ter pensado o leitor tradicional do jornal, que tem uma propriedade, um sitio ou uma casa na praia? Será que o jornal não sabe a diferença de uma invasão de uma ocupação? Só se ocupa alguma área quando esta não tem dono. Tudo mais é invasão!
Na mesma edição, na página 17, lá no alto, à esquerda, a notícia: "Jovem baleado por policial". Quem lê a nota pensa que houve mais uma "arbitrariedade" da polícia. No entanto, o texto diz que o jovem morto foi assaltar um PM para roubar-lhe a moto e se deu mal. O brigadiano reagiu e matou o marginal. Diz a informação final: "A vítima portava uma pistola 9mm". A notícia não ficaria mais decente se o titulo fosse, por exemplo, " policial mata assaltante"?

--


QUANTOS IMÓVEIS TÊM O GOVERNO DO RS?

Não tem a menor ideia.
Alguns exemplos.

Jorge Loeffler (praiadexangrila.com.br) conta:

As fotos a seguir são de uma casa localizada na Rua Mostardeiro, em Cidreira. Sua localização é no ponto exato em que a referida avenida passa a ter apenas uma pista, no sentido norte-sul, em direção ao Balneário Pinhal.
Quando Jair Soares era governador alguém lhe soprou que referida casa era para uso exclusivo da diretoria do Banrisul e ele imediatamente mandou que ali fosse instalada uma delegacia de polícia.
Assim foi feito. Depois de muitos anos o prédio necessitava de reforma e a Polícia não podia investir, pois patrimônio tombado ao Banrisul.
Foi então alugada outra casa e esta ficou entregue à própria sorte.
Com o correr do tempo tudo que nela havia de útil foi sendo paulatinamente furtado. Janelas, portas externas, portas internas, louças sanitárias, móveis etc.
Há alguns meses, ao passar na frente e ver o estado lastimável em que se encontrava, resolvi fotografá-la. Hoje, só restou o terreno baldio.








--


600 PIADINHAS!!


MAIS UMA PROMOÇÃO!
APENAS UMA SEMANA
NA BANCA DA REPÚBLICA



Você leva os três livros de piadinhas








POR APENAS

R$ 20,00


A promoção é válida apenas para a
Banca da República - na avenida João
Pessoa esquina Rua da República, em Porto Alegre.


--


CONTINUA VALENDO!!

NÃO É PIADINHA!


PROMOÇÃO!
APENAS MAIS UMA SEMANA
NA BANCA DA REPÚBLICA



Você leva os três livros sobre Porto Alegre






POR APENAS

R$ 50,00


A promoção é válida apenas para a
Banca da República - na avenida João
Pessoa esquina Rua da República, em Porto Alegre.


--


PIADINHA


Do Sensacionalista:

Neto de Lula joga GTA na sala e ex-presidente quase infarta com barulho da sirene


O atual clima entre as lideranças do PT não é bom. Após a prisão do preso José Dirceu e a promessa da polícia federal de que seguirá tentando investigar mais lideranças do esquema de propinas na Petrobras, a tranquilidade do ex-presidente Lula não é a mesma.
Na noite de ontem, seu neto estava jogando o videogame GTA na sala da casa do avô quando o barulho das sirenes no jogo – uma de suas principais características – fez Lula passar mal. Levado para o hospital, foi descoberto que o ex-presidente havia tido um princípio de infarto.
Sobre o ocorrido, o Instituto Lula divulgou a nota a seguir: “O ex-presidente Lula não está com medo e apenas se emocionou com o realismo dos gráficos e intensidade da trama do jogo eletrônico. Não há relação entre o que ocorreu e as investigações da Lava Jato.”
Numa notícia relacionada, a produtora do game GTA, Rockstar, revelou que lançará uma expansão do jogo em que será possível jogar com fanático de direita brasileiros. “Será nosso conteúdo mais polêmico até hoje. Nunca pensamos em colocar isso de jogar bombas caseiras em sedes de partido. Nem o Trevor faria isso.”



16 comentários:

  1. Quequeéisso meu????
    tá brabo com o "deividi"?
    pô.. o cara só está cumprindo a função para qual é remunerado...enquanto estiver por lá, vai fazer sempre, quando sair vai soltar os marimbondos dizendo que estava tolhido, pressionado etc etc like Xuxa, entendeu???
    Mas a grande verdade é que o império está ruindo e quando isso acontece os lacaios e serviçais são mais bandidos que os imperadores, até por estes já estão com a vida feita em outras miamis da vida, e os lacaios tem que batalhar outra freguesia para viver...
    Parabéns Previdi, pra cima deles..abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estás errado quanto ao personagem citado.
      que o trato é um "cronista" bissexto

      Excluir
  2. Amigo Prévidi,

    Concordo plenamente contigo quando dizes que o CP é um jornal de assinantes conservadores. Não somente o jornal: a rádio Guaíba também o é. Cara, eu nada tenho contra as pessoas que pensam diferente de mim, que são, politicamente, esquerdistas. Também acredito que a tendência do jornalista (como um pensador) é sempre ser de esquerda, “um gaucho na vida”. Acredito também que o povo gaúcho, em geral, pensa, raciocina mais à direita no espectro político (mesmo sem o saber!). O interessante é pensar em aumentar vendas de jornais e idem a audiência da rádio aumentando os espaços dos pensadores românticos esquerdistas, que não por maldade, deixemos bem claro, pensam como pensavam os utopistas românticos quixotescos do início do século XX. Na coluna do bom jornalista Nando Gross de hoje (o Nando só tem um pequeno defeito num mar de virtudes: é esquerdita demais) ele faz um ironia, um indelicadeza, afirmando que o governador propõe a tese do “quanto pior, melhor”. Por favor, amigo Nando, para com isso, respeite as pessoas, os teus leitores, ou teus ouvintes: todos sabemos que o nosso Estado foi “dilapidado” por gestões ao menos temerárias ao longo dos últimos anos – exceto 3 anos do governo Yeda - , sendo que o governador Tarso ( não por ser bandido, mau, querer o mal do nosso estado, mas sim por ter um pensamento ideológico completamente ultrapassado) sublimou o mal entregando o estado completamente quebrado ao seu sucessor. O gringão é bandido, mau, quer penalizar os funcionários, os militares? Obvio que não! Mas, pagar como? Eu sou escritor – diletante, mas escritor – e convivo com a minha turma da ALIVAT (Academia Literária do Vale do Taquari) em meio a um pequeno mar de socialistas, esquerdistas, sonhadores. Não há problema: todos queremos o bem do nosso estado, país. Agora, negar o fato – notório – de que o Senhor Tarso quebrou o estado ( eu, se eleito, vou endividar ainda mais!) é fato notório, inquestionável, não ideológico.
    Como sei que o Nando é teu leitor, um conselho, mais que conselho, um pedido: equilibra a programação da rádio pela parte da tarde fazendo um esforço para contratar o magnífico radialista Diego Casagrande, dando espaço das 14,30 h, até o início do esportivo da 17 h.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, com Diego Casagrande ficaria bem menos "esquerdita", ou pra ser mais realista, ficaria totalmente isenta....

      Excluir
    2. Mas o meu xará, de manhã cedo, já faz uma direita da melhor qualidade, ruim é o filósofo metido a francês que enfiaram goela abaixo para fazer o tal contraponto esquerdalha...

      Excluir
  3. A TV Pampa está de parabéns pela contratação do Claudio Andrade, o qual nunca deveria ter saído da RBS - sabe-se lá o que houve. Boas matérias e excelente participação no programa de início de noite junto com figuras nem tão grandiosas assim. O "jornalismo" da Pampa está salvo por enquanto. Jornalismo pobre, com reporteres que não pegariam nem como Pampa Cat. Claudio Andrade é muito bom. Bom demais. Contratação de peso! Parabéns aos envolvidos. Nós, que assistimos a pobre e cruel tv aberta, agradecemos. João Batista

    ResponderExcluir
  4. Meu caro previdi cabeças "ROLA"ndo na rd band sp,Alexandre praetzel,foi demitido mas ele continua na tv band,Cezar frabis e Tainah espinoza foram contratados pelo ESPORTE INTERATIVO.

    ResponderExcluir
  5. O discurso do referido lacaio da empresa líder de comunicação por certo deve ser o mesmo de seus chefes. Engraçado como, nos momentos de aperto econômico, desaparece todo o discurso da inovação e da vanguarda e tudo volta ao ponto de sempre: "vamos rapinar o mercado, não pode sobrar pedra sobre pedra para os outros". Se não fosse irônico (diante da ascendência de raça dos donos da empresa) poderíamos dizer que alguém lá dentro decretou a "solução final" para os pequenos comunicadores. Esta é a mesma empresa que, em outros tempos, "investiu" em edições de bairros no seu veículo impresso com o único objetivo de matar um florescente mercado de jornais independentes. Agora voltam a artilharia contra os pobres blogueiros, donos de sites, gente que muitas vêzes assume o papel empreendedor pela falta de oportunidades nas grandes empresas e tenta, desesperadamente, sobreviver num mercado restrito e conservador.

    ResponderExcluir
  6. Ouvi no grandioso (???) JA, a popular, humilde e baita profissional (???) CR dizer que os bombeiros liberaram o retorno dos moradores ao PRÉDIO QUE EXPLODIU EM PORTO ALEGRE!!!! Sabia que um apartamento explodira num BAIRRO IMPORTANTE DE PORTO ALEGRE, mas não um prédio!!!!
    Elias

    ResponderExcluir
  7. João Batista, a TV Pampa é caso perdido.

    ResponderExcluir
  8. Essa tu já tinha dado o furo ah, ah, ah
    Regina Lima anuncia ao vivo saída da TVCom RS
    http://portalmakingof.com.br/comunicacao/regina_lima_anuncia_ao_vivo_saida_da_tvcom_rs.html

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde. Não consigo acreditar que alguém goste do Cláudio Andrade profissional. Nada contra a pessoa, pois não o conheço fora da TV. Mas sinceramente, o cara não tem carisma, não passa confiança, e todas as entradas ou matérias que faz ele parece estar com a cabeça em outro lugar, menos prestando atenção ao que fala. Na boa, o cara não achou o seu lugar ainda, mas com certeza não parece ser em frente as câmeras. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Não sou entendido em astronomia mas pelo que me consta o sol não é uma imensa bola de fogo.
    O calor é produzido por reação química.
    Logo o "bola de fogo" é uma forma poética de se refirir ao astro rei, assim como durante certa época dizia-se que a lua era um queijo.
    Com base nisto acredito que a tal repórter se expressou de forma correta.

    ResponderExcluir
  11. Qualquer fogo é uma reação química(inclusive um "fogo de cachaça",nos dois sentidos),caro Anônimo.Resumidamente uma oxidação.Portanto sol é uma bola de fogo e não algo parecido com uma bola de fogo e,muito menos,uma forma poética.
    Paulo Leonel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Paulo Leonel,
      Já que o amigo corrigiu a informação de que o sol é uma bola de fogo, ou algo parecido, ou melhor, a uma forma poética, eu vou te "encher o saco": bola de fogo não é, certamente ( para termos fogo - oxidação - é necessário haver, no ambiente, oxigênio. O Sol é uma estrela gasosa, composta basicamente por hidrogênio e hélio (o amalgama, a fusão do hidrogênio produz o hélio + calor), sendo: 92% de hidrogênio + 7,8% de hélio + traços de outros elementos. O que temos no sol é uma "bola plasmática", mas, por favor, ceda amigo, deixemos por "poeticamente" uma bola de fogo. Abraços!

      Excluir