Quinta, 6 de agosto de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.











AINDA SOBRE OS SABUJOS NO JORNALISMO




Errei ontem na avaliação que fiz dos sabujos no jornalismo.
Não propriamente um erro e, sim, um esquecimento.
É o seguinte: o sabujo, por ter o comportamento que comentei ontem - "capachos, bajuladores, lambe-botas. Lacaios de chefes, chefetes, patrões, "poderosos" em geral. Estão em todas as partes e detestam quem não se comporta como um servil, submisso. O padrão de vida deles é ser e viver sempre como um puxa-saco" - é também um vigarista. Sim, porque o cara para ser um verdadeiro sabujo tem que ser um canalha!
Mostro duas situações em que eles atuam com maestria.
1 - Sempre, sempre mesmo, em início de governos, eles são críticos vorazes. Implacáveis. Até que os governantes atiram a toalha e começam a liberar dinheiro, principalmente via publicidade. Aí eles se acalmam, mas eventualmente convocam algum sabujo para para dar um pau no dito. Claro, continuam passando aquela bobagem de "imparciais". Um grupo gaúcho se comporta desse jeito há mais de 30 anos e dá certo. Agora, com o José Ivo a técnica não vai dar resultado tão cedo, porque falta grana. Aí embaixo, em nota do MUNDO MIDIÁTICO/PUBLICITÁRIO narro um caso de sabujo/canalha, com pose de independente.
Lá pela década de 80 tinha um editor que era um exemplar sabujo. Era o interlocutor entre a direção do grupo de comunicação e a Presidência da Assembleia. Inúmeras vezes ouvi o editor falando assim com o presidente da Casa do Povo:
- A direção não quer o dinheiro de vocês, não precisa. Não, esquece, nem te preocupa!!
Aí a Assembleia aprovava todos os projetos que o grupo queria patrocínio e obviamente que eles aceitavam. Sempre tiraram tudo que pretendiam.
2 - Sofista é aquele sujeito que tem um conversinha mole para tentar convencer os outros de que ele está certo, mesmo que não tenha a menor razão. O sofista é, na real, um cafajeste. Um sabujo escolado é um sofista. E, não tenho dúvida, um canalha. Um sabujo/sofista/canalha com uma pompa que vou te contar! O exemplo que dei ontem foi perfeito:
"...um sabujo asqueroso tinha atacado o jornalismo que é produzido na internet - como se tivesse os mesmos objetivos que estes lambe-botas fazem diariamente em seus tradicionais veículos. Coitado. Mamadores de verbas oficiais não admitem que exista qualquer critério democrático na hora de repartir o bolo. O mais curioso é que o sabujo, vomitador de regras, milita profissionalmente em um grupo envolvido até o fiofó numa maracutaia bilionária. E é certo que até o final do ano a casa cairá. Vergonhosamente.
Aí eu quero ver o que o sabujo asqueroso vai escrever.
Estou ansioso."
Notaram? O cara ataca por um lado, acreditando que é o lado mais fraco, exatamente no momento em que as polícias e a Justiça estão investigando as maracutaias do grupo em que o sabujo milita.
Não é uma gracinha? E faz isso com uma pompa incrível!
O sabujo asqueroso e canalha levou um pau danado ontem, de tudo que é lado.
Mais uma.
Há poucos meses este puxa-saco sacramentado foi promovido para baixo. Se achava intocável - como todo sabujo. Mas levou uma rasteira fenomenal e entrou naquela de dar palestras gratuitas e participar de entidades inexpressivas.
São interessantes os sabujos.

--


A SOLUÇÃO, JOSÉ IVO





Governador, é simples.
Contrata um desses escritórios que atuam junto ao CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - que dão um jeito nessa dívida do Estado.
Se eles conseguiram livrar dívidas milionárias ou bilionárias de grandes conglomerados nacionais, por que não dariam jeito na dívida gaúcha?
- Mas não é o CARF que resolve isso.
José Ivo, esses escritórios mutreteiros sabem onde agir. Basta contratá-los - afinal governadores e prefeitos adoram contratar uma "consultoria".
Também pode ter uma consultoria informal com parte do empresariado gaudério, que usou desses expedientes para terminar com dívidas. Estes estão com um pepino imenso no fiofó, mas quando se trata de Poder Público não dá nada.

--

A PROPÓSITO: VOCÊ SABIA?
RECOMEÇOU A ESBÓRNIA!!

Matéria do último dia 29, no site do CARF (copiei/colei):

O Ministro Joaquim Levy conduziu ontem a cerimônia de reinício das atividades de julgamento do CARF, presentes autoridades, conselheiros, servidores e convidados, com transmissão instantânea pela Internet.
O Ministro destacou que o novo Regimento Interno, a nova composição de Conselheiros e o fortalecimento da gestão trarão maior celeridade aos julgamentos. Ressaltou que, apesar da redução do número de Conselheiros de 216 para 144, os julgamentos serão mais céleres, a partir da utilização do processo eletrônico, que permite a visualização simultânea e a vista coletiva. Destacou, ainda, que o sorteio eletrônico dos processos garantirá imparcialidade e aumentará a transparência do órgão.
Para o ministro, as mudanças no CARF atenderam a um anseio da sociedade e a necessidade de cooperação entre os agentes públicos e privados: "... De maneira que, depois de um choque [Operação Zelotes], a gente esteja melhor que antes, que a sociedade tenha mais transparência e a economia, mais segurança. Para alcançar isso, é necessário cooperação.
Por fim, o Ministro destacou que o CARF terá papel fundamental para reforçar o caixa do governo federal em momento de queda na arrecadação, pois o órgão julga litígios que superam R$ 560 bilhões, resumindo: temos de fazer valer as decisões, a favor do fisco ou a favor do contribuinte, da sociedade como um todo.
-

O mais interessante são os três parágrafos seguinte:

O Presidente do CARF destacou que o órgão completará 90 anos em 2015, desde a instalação do primeiro colegiado de julgamento paritário, com a representação da Fazenda Nacional e da sociedade, surgido com a criação do Conselho de Contribuintes do Imposto de Renda, em 14 de setembro de 1925.
Salientou a necessidade de o CARF "nesta quadra de sua história, agregar princípios éticos e de eficiência administrativa voltados para a excelência na prestação de serviços e na transparência e, sobretudo, na solução dos litígios tributários pautados pela neutralidade e imparcialidade dos conselheiros no julgamento dos recursos".
Finalizou destacando que as mudanças em curso permitirão ao CARF preparar-se para os desafios decorrentes das exigências da sociedade por julgamentos imparciais, com observância dos princípios basilares da administração pública -- legalidade, moralidade, transparência e da celeridade na solução dos litígios.
-

Será que a assessoria tem vergonha de colocar o nome do "presidente do CARF"?
Hahahaha!!!
O artista chama-se  Carlos Alberto Freitas Barreto.

--


MUNDO MIDIÁTICO/PUBLICITÁRIO


Banrisul, Banrisul


Sei que o primeiro ano de Governo, de TODO governador, é sempre uma esculhambação.
Não conseguem ter o controle de muita coisa.
Mas o caso do Banrisul é admirável.
Há cinco anos que o banco estatal patrocina principalmente eventos e poucos recursos são aplicados na mídia. Ao contrário dos anos anteriores - inclusive no século passado -, quando o "banco dos gaúchos" deixava pouco espaço para a concorrência.
Com esta política de tentar "abafar" os investimentos dos bancos privados, o Banrisul sempre teve resultados trimestrais equivalentes ou superiores aos demais.
Nos últimos anos é um fiasco, em comparação com os números anteriores a 2011. Tanto é que na apresentação dos resultados, a palavra mais citada era "sustentabilidade".
-
Mas alguns amiguinhos conseguiram continuar com o patrocínio do Banrisul, neste ano.
José Ivo não deve saber que o "banco dos gaúchos" patrocina uma atração radiofônica que está se especializando em criticar o... Banrisul e o Governo José Ivo.
-
Antes era apenas um sabujo.
Agora passou a ser um sabujo master.
Com o patrocínio do Banrisul.

--


UMA "NOVIDADE"

Hoje, no Bom dia, da Rádio Guaíba, o Rogério Mendelski me surpreendeu mais uma vez.
Louis Armstrong cantando Georgia on My Mind. Uau!!
Jamais imaginaria.
E é uma versão maravilhosa do sucesso do meu ídolo maior Ray Charles.
Confere aí:




--


PDT ABANDONA DONA DILMA. HAHAHAHA!!!

Abandona? Saiu do Governo?
Além de meia dúzia de carguinhos insignificantes, dona Dilma sempre deu uma banana para Lupi, o falso, e seus fieis seguidores.
-
Hoje de manhã escuto que os artistas do PDT não vão deixar as boquinhas que têm no Governo de dona Dilma. Nem mesmo o "ministro do trabalho" Manoel Dias vai sair, mesmo que os deputados federais tenham se tornado "independentes". Hahahaha!!!
-
Vou te contar, o que se tornou o PDT!!

--


MUNDO MIDIÁTICO- 2

Variadas


- Gilberto Jasper comunica:
Depois de quase sete anos, por motivos alheios à minha vontade, a partir de hoje deixo de exercer as funções de Assessor de Imprensa da Presidência do Tribunal de Justiça do RS.
Foi um período altamente produtivo, de aprendizado incrível quando tive a oportunidade de fortalecer antigas (e sólidas) amizades e forjar novos parceiros de jornada.
Pelo menos até terça, dia 11, continuarei no celular 9974.4668. Se houver mudanças aviso.

- O diário METRO, do Grupo Bandeirantes, demitiu TODOS os fotógrafos no Brasil.
Em Porto Alegre foi a repórter-fotográfica Gabriela Di Bella.

- Aliás, a administração do METRO é muito estranha. Até mesmo uma ação publicitária tem que ser aprovada pelos "cardeais" de São Paulo.

- Novo município gaúcho! Adivinha:

(clica em cima que amplia)



- O zootecnista Alexandre Gabbi esclarece:

Tenho o salutar costume de ler seu blog para inteirar-me sobre o que está acontecendo e que muitas vezes nos passa desapercebido devido aos afazeres do dia-a-dia. Mas o motivo deste e-mail é sugerir uma pequena correção na publicação “Febeapá gaudério”, do dia 05 de agosto do corrente ano. Em relação aos búfalos, eles não são raros, muito menos no Rio Grande do Sul, podem não ter a expressão que a criação de bovinos tem, mas na verdade búfalos não são uma raça de gado. O búfalo é uma espécie (Buffalus buffalus) diferente do boi/ vaca/ touro (Bos taurus taurus ou Bos taurus indicus). Os bubalinos apresentam diferentes raças, assim como os bovinos. E o termo “gado” refere-se a um termo latino que designa espécies domésticas de animais utilizadas com finalidades econômicas pelo homem. Assim temos o gado bovino (boi/vaca/touro), gado bubalino (búfalos), gado ovino (ovelha/ carneiro), gado caprino (cabra/ bode) e aí por diante.

- Duas genias do Sensacionalista sobre a revista Veja:

Veja denuncia que Mr Catra sempre foi estéril

Gol de Romário contra a Veja é eleito o mais bonito de sua carreira


--


ESSA É MUITO BOA!
QUEM TE VIU QUEM TE VÊ!!





NOTA DO PT (os grifos são meus)

Os ataques ao Partido dos Trabalhadores, ao ex-presidente Lula e ao governo da Presidenta Dilma, não escondem seus propósitos conservadores e antidemocráticos, exigindo uma reação imediata do nosso partido e do campo democrático e popular.
Diante da gravidade do momento político e da ofensiva da direita contra as liberdades democráticas e os direitos humanos, políticos e sociais, o PT conclama o engajamento nacional da militância petista no calendário de mobilizações em defesa da democracia, das reformas estruturais e por mudanças na política econômica.
O Partido dos Trabalhadores apoia e orienta a participação dos petistas na mobilização unitária dos movimentos sociais e partidos de esquerda no próximo dia 20 de agosto e as iniciativas de constituição, nos estados e nacionalmente, de uma frente democrática e popular.
Brasília, 04 de agosto de 2015.
Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores


--

O QUE É OI PLAY?

 A Oi lança o Oi Play, serviço de TV Everywhere que chega para reforçar os atributos de inovação da Oi TV e oferecer a flexibilidade e a mobilidade compatíveis com as demandas dos clientes do mundo contemporâneo. Com a nova funcionalidade, os clientes da Oi TV podem assistir ao conteúdo de diversos programadores onde e quando quiserem, por qualquer dispositivo (smartphone, tablet ou PC) com conexão à internet.
O serviço não tem custo adicional para o consumidor e oferece programação ao vivo e on demand. O lançamento está sendo anunciado na ABTA 2015, feira e congresso de TV por assinatura, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
-
Nesse primeiro momento, o Oi Play disponibilizará o acesso a onze aplicativos, com 30 canais lineares e ao conteúdo das bibliotecas, para os clientes que tiverem a emissora em seu pacote e que estejam cadastrados no portal de relacionamento Minha Oi.
Os aplicativos são: Telecine Play, Globosat Play, Premier Play (PFC), ESPN Watch, Esporte Interativo, Sexy Hot Go, Fox Play, Cartoon Go, TNT Go, Space Go e Combate Play.
Numa segunda fase, a companhia lançará o Oi Play com um portal inovador, inédito no Brasil, que faz a curadoria do conteúdo das aplicações, com busca por gênero, canal e audiência.

--


TOP CHINELAGEM:
É A PIOR DE TODAS?

Vou sugerir aos meus amigos da revista AMANHÃ um novo ranking:
AS 25 PIORES EMPRESAS DO RIO GRANDE DO SUL.
Certamente, esta aí embaixo é uma das primeiras colocadas.
-

O jornalista Milton Gerson conta:


NET COMBO OU TOMBO????


Ontem foi a vez das empresas de telemarketing que bloqueei para meus celulares no site do Procon. Hoje meu tiro foi no desgosto que tive com a NET. Tenho três contratos com a NET, um deles há mais de 20 anos, outro de pelo menos 10 anos e o mais recente com mais de dois anos. E sabe como sou tratado enquanto um cliente fiel? Como um otário!
Me cobram mais do que cobram de clientes novos e me oferecem menos do que oferecem a estes que estão chegando. Não acho que tenham de reduzir as vantagens aos novos assinantes, mas, poxa, deviam os gestores comedores de sucrilhos - expressão criada pelo colega jornalista José Luiz Prévidi - estender esses benefícios de velocidade, canais e franquias aos antigos e fieis colaboradores, que sustentam a imagem da empresa por tanto tempo.
Para terem uma ideia a velocidade da minha internet é de 10MB, isso depois de reclamar tempos atrás, quando passaram a velocidade mínima de 5 para 10. Agora, a velocidade de 10 não é mais comercializada. O ponto extra que tenho só é isento de cobrança se mantenho o NET FONE. Ok, foi uma decisão minha aceitar, mas tive isenção da franquia por um ano, e a um ano pago sem sequer ter instalado o aparelho, ou seja, sem receber ou fazer uma ligação.
E adivinha, só os otários que não tem tempo de ficar ligando toda hora para aquela central de relacionamento de telemarketing, em que um sujeito que não tem culpa nenhuma, lá dos cafundós do Brasil, completamente longe da tua realidade local, fica te desdobrando e pedindo, "só mais um minuto senhor, vou verificar no sistema"...seguem tomando esse TOMBO DO COMBO, pois a velocidade mínima agora é de 15 MB - e é o que eles tem obrigação de dar a todos os clientes por decisão da Anatel, e o NET fone oferecido em promoções é isento de franquia. Ah, e o valor de tudo isso, com mais serviço e qualidade é mais barato do que o que pago na minha fatura.
Pois hoje perdi a estribeira e postei minha indignação no site Reclame Aqui. Espero que todos os que também se sentem dessa forma façam o mesmo - e tenho certeza de que são muitos. Eu vou dar a última chance da NET se redimir. Caso contrário vou mudar para a concorrência no sinal de internet e na TV vou me informar mais e aderir ao sistema de recebimento de imagem por antena direto do satélite - que por decisão judicial, até onde eu saiba, foi considerado legal. Ou seja, não é crime. Ai, vão-se três mensalidades de NET e terei mais canais do que os que usufruo hoje. Se preferem matar a galinha dos ovos de ouro pela ganância...paciência para não dizer um palavrão (F...-se)


--



600 PIADINHAS!!


MAIS UMA PROMOÇÃO!
APENAS UMA SEMANA
NA BANCA DA REPÚBLICA



Você leva os três livros de piadinhas








POR APENAS

R$ 20,00


A promoção é válida apenas para a
Banca da República - na avenida João
Pessoa esquina Rua da República, em Porto Alegre.


--


CONTINUA VALENDO!!

NÃO É PIADINHA!


PROMOÇÃO!
APENAS MAIS UMA SEMANA
NA BANCA DA REPÚBLICA



Você leva os três livros sobre Porto Alegre






POR APENAS

R$ 50,00


A promoção é válida apenas para a
Banca da República - na avenida João
Pessoa esquina Rua da República, em Porto Alegre.


--


PIADINHA





12 comentários:

  1. Enquanto a RBS se desfaz da Regina Lima as outras emissoras continuam com repórteres de doer.. Regina Lima poderia reforçar a TV Pampa, lá ta bem difícil. João Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Pampa é conhecida no mercado como depósito de "ex". Todo mundo que não consegue nada bom em outra emissora vai para lá e some. Duvido que a Regina, que ainda tem muito talento pra mostrar, aceite ir para o "porão".

      Excluir
    2. A coisa tá tão feia que até a Pampa não é mais um "depósito de ex". Procura descobrir se é verdade ou boato de que até salários estão atrasados.... Muita gente anda enviando currículo pras concorrentes !!

      Excluir
  2. Georgia on My Mind não é do Ray Charles, é uma música muito antiga, do Hoagy Carmichael, dos anos 30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendeu errado. Escrevi:
      E é uma versão maravilhosa do sucesso do meu ídolo maior Ray Charles
      RC foi quem tornou a música famosa e inclusive é o hino do Estado.

      Excluir
  3. Sabem como um governo cala um comunicador? Manda o governo contatar o depto. comercial.
    Obrigado Alexandre Gabbi. Confesso que meu conhecimento sobre bois, vacas , etc, é o que vejo pelas estradas ou nos espetos. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. A tira da Mafalda que selecionaste fechou com o trecho de "Negócios à Luz da Bíblia", de Larry Burkett, que li hoje de manhã: "princípios são instruções que nos ajudam a tomar decisões inteligentes; portanto, não são absolutos. (p.264).

    ResponderExcluir
  5. Do Sensacionalista, devo dizer que meu susto foi maior quando ouvi a música "Catra presidente" e saber que assim, como Ruy Barbosa e Enéas Carneiro, ele faz aniversário em 05/11.

    ResponderExcluir
  6. Gilberto Jasper, sempre será recordado por mim, como o moço que mandou um elogio à minha voz durante minha participação no Sala de Redação. Desde lá, li textos dele e acompanhei também o que noticiaste sobre ele aqui no teu blog. Fico na torcida para os novos projetos dele.

    ResponderExcluir
  7. Prévidi, uma aposta: Regina Lima na TVE. É muito amiga do Raul Ferreira e pode emplacar um programa feminino lá. Só vai ter que aceitar reduzir e ainda parcelar o salário (Sartori neles!). Mas quem deveria mesmo contrata-la é o SBT. Entraria dando show naquele MasBah! que tem um apresentador insuportável.

    ResponderExcluir
  8. Tá uma palhaçada esse sensacionalismo da APRESENTADORA CR Diagnóstico da RBS (Jornal do Almoço):
    "O problema do RS não é a crise financeira, é o pessimismo. E pessimismo não se combate com otimismo, mas com ESPERANÇA".
    Para que cientistas políticos, sociólogos? Basta assistir o JA que encontraremos respostas para todos os nossos males.

    ResponderExcluir
  9. Não dou fã da Regina Lima, mas poxa, né, a Pampa não, né? Melhor ir embora do RS porque o mercado aqui é uma afronta à gente talentosa.

    ResponderExcluir