Segunda, 24 de agosto de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









MUNDO MIDIÁTICO

FANÁTICOS POR FUTEBOL NO RÁDIO
DEVEM TER UM PARAFUSO A MENOS





Há tempos que eu tento escutar futebol. Aqueles noticiários diários sobre jogadores, dirigentes, árbitros, etc. Desisto com alguns minutos, principalmente porque me irrita a riqueza de detalhes inúteis.
No domingo, logo depois das 9 da manhã liguei o rádio e comecei a percorrer as rádios que se dedicam a cobertura do futebol. Evidente que optei pela AM, porque estão todas próximas - exceção apenas para uma que tocava música e outra que ditava contas em bancos, para "ajudar" uma "igreja".
Consegui suportar mais tempo do que o normal porque os "entendidos em futebol", aqueles das teses definitivas, ainda estavam em concentração. Mas havia um clima de excitação extra - logo descobri, o Grêmio iria jogar com a Ponte Preta às 11 horas.
Os apresentadores e repórteres são o que de melhor temos nas rádios. Os caras sabem o que estão fazendo. Dominam o microfone, sabem o que estão fazendo e gostam de futebol. E, muito legal, o que tem de comercial não é mole! Sim, são os melhores, tanto é que posso enumerar muitos que deixaram o futebol para apresentar programas de outras áreas.
Mas, vou te contar, o sujeito para ficar ouvindo estes programas que antecedem os jogos tem que ter mesmo um parafuso a menos. É muita abobrinha!! Claro que eles não têm outra alternativas. Falar o quê, 6, 7 horas antes do jogo do Inter, por exemplo?
Tem que falar, mesmo, sobre a hora em que os jogadores acordaram, como foi o café da manhã, se algum deles teve sonho ou pesadelo.
Não tem jeito.


--


SE O CPERS FOSSE SÉRIO
FARIA ALGO SEMELHANTE


O CPERS parece que não. Só quer greve


Desde que surgiu, o Centro dos Professores do Rio Grande do Sul - também CPERS Sindicato - tem uma estratégia há décadas: greve e mais greve. E a impressão que tenho é essa: a greve é a maior conquista dos professores - ou trabalhadores em educação, como inventaram. É o que me lembro, desde a década de 70, quando Hermes Zanetti foi presidente.
Tão ridículo, que apenas esperaram Pedro Simon assumir o Governo do Estado em 1987 para deflagrar uma greve. Destruíram a Praça da Matriz, porque lá ficaram acampados por três meses. Era festa e festa, todo o dia. Churrascos, bailinhos e muitos namoros.
A partir daí as direções caracterizaram-se pelo constante atrito com os governadores. Exceção foi no Governo Olívio Dutra, que malandramente colocou na Secretaria da Educação a senhora Lucia Camini, que havia presidido o CPERS de 1996 a 1998. Claro que fizeram uma onda durante o período do governo petista, mas não passou disso.
-
Vejam bem, o desprezo da classe política pelo CPERS é tão grande que a "luta do magistério" dura mais de 40 anos e os professores continuam ganhando pouco. O desdém é tamanho que o próprio governador, que criou o Piso Nacional do Magistério quando ministro da Educação, não cumpriu a Lei. Será que não se flagram que toda a estratégia, há décadas está errada?
-
Sem nenhuma pretensão, gostaria que a categoria e os dirigentes do CPERS lessem este título de uma matéria:

Impulsan plebiscito para que
legisladores tengan sueldos de docentes

El sindicato de profesores de Montevideo comenzó a juntar firmas para impulsar un plebiscito y aprobar que los legisladores y ministros uruguayos no puedan ganar más que un docente grado 1, es decir, 14.305 pesos. Actualmente el salario nominal de los legisladores es de 160.000 pesos.

Entenderam, né? Um plebiscito para decidir que deputados, senadores e ministros do Uruguai não podem ganhar mais do que professores, que ganham menos de 15 mil pesos (1 real vale 8 pesos) - menos de 2 mil reais. Os digníssimos ganham mais de 20 mil reais.
Não é uma baita sacada? Imagina, num plebiscito, quem vai votar contra a pretensão do sindicatod os professores?!
-
isso que estou dizendo: Por que os poderosos do CPERS, um dos sindicatos que mais arrecada no estado, não pode realizar ações que constranjam as chamadas autoridades? Por que não usam mais a Constituição? por que não contratam advogados experientes para azucrinar a vida dos poderosos?
-
Greve, mestres, ninguém mais leva a sério.
É que nem bloquear avenidas ou estradas. Incomoda por algumas horas. Depois tudo volta ao normal.
-
Ah, sim, leiam toda a matéria dos uruguaios em http://www.180.com.uy/articulo/34187_Impulsan-plebiscito-para-que-legisladores-tengan-sueldos-de-docentes/


--


PORTO ALEGRE DOS CRAQUEIROS, MENDIGOS E BANDIDOS

JÁ IMAGINOU A PREFEITURA
PROMOVER ALGO PARECIDO? 




"Um momento de lazer, de carinho, de sorrisos, de abraços, de convivência entre familiares e amigos. Foi o que o Moema Conceição da Silveira, 39 anos, com Síndrome de Down, revelou e sentiu ao participar pela primeira vez de um piquenique. A atividade inclusiva ocorreu, no sábado, dia 22, no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), em Canoas. Faz parte da programação da 18ª Semana Municipal da Pessoa Com Deficiência, que se iniciou na sexta, seguindo até o dia 28 de agosto.
Não foi só Moema que se divertiu acompanhada de sua mãe Marina, nesta tarde no parque. Com ela, mais 45 alunos do Grupo ONG Chimarrão da Amizade, seus familiares, amigos e professores da entidade, que tem o objetivo voltado a pessoas com deficiências intelectual e múltiplas.
Promovida pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, além da parceria com outras entidades e instituições, a Semana tem o principal objetivo de discutir e de promover ações de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

Esta mensagem circula pelo WhatsApp e Facebook.
Complete os pontinhos...

Hoje aqui, os policiais da décima nona região levantaram a ideia de todo funcionário público, seja de qualquer órgão, policial civil, militar, professores, saúde, IGP, etc... CANCELAR a assinatura da .................., em represália aos editoriais, posicionamentos e apoio do referido jornal ao terrorismo psicológico feito pelo governo Sartori. O governo tem outras saídas para a crise financeira e não usa, está fazendo com que o povo gaúcho se volte contra o funcionalismo, colocando como culpado e a...................... apóia tudo isso. Eu como assinante da................. já cancelei assinatura no mês de julho. Vamos fazer está campanha contra a.................. Cada funcionário público cancela o seu e convence um amigo a cancelar também. Vamos mostrar a força e união do funcionalismo público. REPASSANDO

--


OUTRO BRASIL

Aluguel de apartamentos de luxo
em São Paulo chega a R$ 150 mil

--


MUNDO MIDIÁTICO - 3

Um mestre sem pós

Em todas as faculdades só são professores os "doutores".
Na maioria, os "mestres" das faculdades de jornalismo se criam assim: conseguem um estágio, terminam o curso, fazem um pós e aí viram geniais, podendo dar aulas.
O resultado é um horror!
Aí o Carlos Wagner, repórter há 30 anos, não pode dar aula, não pode transmitir o que sabe - e é muito - porque não é mestre nem doutor. Ele e mais uma porrada de gente capaz.
 Não conhece o CW?
Veja e guarde este vídeo, da entrevista do repórter no Frente a Frente da TVE. Wagner e outras feras.
-
Ah, destaco a competência do Vitor Dalla Rosa, que também deu uma aula ao conduzir o programa - não quis aparecer mais do que os convidados, o que é regra na maioria dos apresentadores de TV e rádio.




--


REFLEXÃO

A única coisa que eu sei fazer com competência é falar mal das pessoas. Flui. Eu não sei falar bem.

Carlos Wagner, repórter (mas para entender o sentido corretamente tem que assistir a entrevista acima).

--


POR ONDE ANDA?

O José Paulo Bisol, jornalista, desembargador aposentado, ex-deputado estadual e ex-senador.
Queria ver e ouvir ele colocando a colher nesta esculhambação geral.

--


SEMELHANÇA

Entre o jogador de futebol Alexandre Pato e o surfista Gabriel Medina:
A VOZ. E O "CARISMA".

--


MUNDO MIDIÁTICO - 4

Variadas

TROCA DE DONO - Um empresário muito bem sucedido do RS, em breve, vai anunciar a compra de uma rádio em Porto Alegre. Não teve jeito de me contar - é segredo total.
Mas sei que é uma emissora do chamado "segmento popular". AM.
-
ISSO É BRINCADEIRA - "Desde o dia 05/01/15 o acesso ao Correio do Povo Digital é exclusivo a assinantes desta modalidade". Sabe quanto? R$ 26,90 mensais. HAHAHAHA!!!!
-
MAL DAS PERNAS - É a onda em todo o país, que o Grupo Band está ali-ali, quase em nocaute. Pudera: pagaram quase dois milhões de reais para que a Ana Paula Padrão "comandasse" o Master Chef. Meudeus! Qualquer atriz bonitinha, bem treinada e com um bom roteiro faria igual ou até melhor. E por muito menos. Será que os gênios da emissora imaginavam que alguém iria ver o bom programa em função da jornalista? É completamente dispensável, apesar de ser uma gracinha.
-
BOLSONARO - Paulo Sérgio Pinto, apresentador do Pampa Debates (TV Pampa, diário, 18 horas) estava exultante com o entrevistado da quinta passada, o deputado federal carioca Jair Bolsonaro. "Foram mais de mil emails na hora do programa", me contou. O papo do deputado foi o mesmo de sempre - "temos que endireitar este país!".
-
SUGESTÃO - Quero assistir a uma matéria sobre os zumbis do crack na Cidade Baixa. Pode ser feita numa segunda, quando muitos bares e restaurantes estão fechados e o número de babacas que dão moedas e cigarros a eles diminui bastante. Os craqueiros ficam desesperados. Hein, Manoel? Hein Voltaire?
-
EX-SENADOR - Como não atende o telefone, nem mesmo para amigos, a boataria é grande. A última é de que ficará 6 meses fora dos microfones porque está com problema sério na garganta.
Outra que recebo: A Comando Maior Ltda, a empresa que ele e o Gugu têm em sociedade, está procurando uma rádio pra chamar de sua.
-
QUAL É PIOR? - Geraldo Luis, Regina Casé ou o Zeca Camargo, imitando a Cris Barth?
Não sei. Páreo duríssimo!
-
ALIÁS, nesse programa da Globo aos sábados parece que todos estão constrangidos. Só o Zeca tem a alegria da Barth (é a impressão que tive assistindo aos minutos iniciais).
-
SERÁ QUE É SÓ INCOMPETÊNCIA? - O setor de propaganda da Prefeitura de Porto Alegre não existe. Poderiam conferir os arquivos e tentar fazer o que o PT fez durante os 16 anos. "Cidade Viva", por exemplo, lembram?
Ou não há nada para mostrar, além de obras paralisadas?
-
- NOVIDADE GAUDÉRIA - Não sabia que o tal do MTG tem novo presidente. Adivinha onde estava este título no final de semana:
Morno cancela oito Desfiles Farroupilhas no centro do RS
-
MANCHETES DOMINICAIS

Grêmio joga mal, mas segura empate com a Ponte Preta

Grêmio empata com a Ponte Preta em jogo sem inspiração

Com pouca inspiração, Grêmio empata sem gols contra a Ponte Preta

GRÊMIO PERDE GOL INCRÍVEL NO FIM DA PARTIDA E PLACAR TERMINA ZERADO COM A PONTE PRETA

Ponte para na trave e em Grohe, e fica no empate com Grêmio
-
UMA DAS MELHORES DO ANO

(clica em cima que amplia)


-
EXCELENTE!! - Adivinha.

Vítima de homicídio que morreu após mais de um mês em hospital é identificada em Caxias

--


ESSES AZULZINHOS INVOCADOS DA EPTC
TINHAM QUE SER OBRIGADOS A VER ESTE VÍDEO





--


AQUI O ZEQUINHA TEM ESPAÇO!!




Na sexta passada, Milton Machado, o poderoso do Esporte Clube São José de Porto Alegre, o Zequinha, "O Mais Simpático do Brasil", no Pampa Debates, falou sobre a invencibilidade do time e a falta de divulgação por parte da tal mídia especializada.
Aí cobrei do Paulo Sérgio Pinto:
- Pô, nem a Rádio Grenal noticia o Zequinha?
O PSP, formal, me deu um "paratequieto":
- A Grenal trata de Inter e Grêmio.
Pois é, mas sabe qual o slogan da Rádio Grenal?
A única com futebol ao vivo 24h por dia
Agora, com a posição do vice-presidente da Rede Pampa, a emissora vai ter que trocar de slogan:
A única com Inter e Grêmio 24h por dia
Um amigo, que acompanha tudo de futebol, me diz que a Grenal dedica 60 por cento da programação a dupla. O restante é para futebol brasileiro e internacional. Além de quadros, com a participação dos ouvintes, que foram sucesso em outras emissoras.
-
Não vamos dar chance pra eles, Milton!
A partir de hoje o Zequinha tem aqui, no Blog do Prévidi, espaço diário para as informações do clube!
A partir de hoje sou Zequinha desde a mais tenra idade!
A partir de hoje vou encher o saco de meus amigos que sabem tudo de futebol para sempre trazer informações sobre Mais Simpático! E conto também com informações do próprio Clube!
-
Me aguardem!

--


COLORADAS

Cobrei de um amigo torcedor do Internacional de Porto Alegre: domingo às 5 da tarde, no Facebook, ao invés de assistir, no Beira-Rio, o jogo contra o Atlético do Paraná.
Resposta:
- Eu ando fugindo de lá. Muito lotado de neocolorados, esses torcedores que vão lá fazer selfie.
-
Chapecoense, Atlético do Paraná e Sport Recife na frente do Internacional de Porto Alegre. Hahaha!!

--


PENSEI QUE ESSE GORDINHO NÃO
SOUBESSE TOCAR MÚSICAS NORMAIS





--


TE METE!!


13 agosto 2015 - 12 anos do Site/Blog do Prévidi
Visitantes em julho deste ano:

(clica em cima que amplia)








--


ISSO NÃO É PIADINHA





--


A PROMOÇÃO DO LÉO IOLOVITCH

A editora inventou o AUTÓGRAFO ON LINE.
A pessoa adquire o livro pelo site, informa que quer autografado, eles mandam para o autor que faz a dedicatória e o livro é enviado.
Tipo aquela história do Maomé, da montanha, que hoje é perigoso contar...
Ah! Durante o mês de agosto NÃO É COBRADO FRETE para qualquer lugar no país! Contato com a editora:
www.paixaoeditores.com



--


NOVA PROMOÇÃO!!


Três espetaculares livros!!
MAIS UMA BARBADINHA!
APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA

 A Revolução da Minha Janela


 Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas


10 Anos às Ganhas



APENAS R$ 50,00


ATENÇÃO: APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA
esquina da avenida João Pessoa com Rua da República, Porto Alegre


--


PIADINHA





6 comentários:

  1. Li e reli a ficha técnica do jogo do Inter e não consegui entender o porquê de ser "uma das melhores do ano". Poderia explicar, por favor?

    ResponderExcluir
  2. TEU PODER DE OBSERVAÇÃO ESTÁ RUIM - DEVE SER A SEGUNDA-FEIRA.
    OLHA O QUE ESTÁ EMBAIXO DA PALAVRA INTER E DEPOIS DO OUTRO TIME

    ResponderExcluir
  3. Quero votar num plebiscito destes, como o que está sendo proposto no Uruguay, ainda mais depois de ter lido, por indicação feita aqui no teu blog, pelo Rogério Mendelski, 'Um país sem excelências e mordomias, cuja parte referente ao assunto salário professores/políticos está aqui:
    http://www.claudiawallin.com.br/2014/10/13/o-salario-liquido-de-um-deputado-50-a-mais-do-que-ganha-um-professor-primario/

    ResponderExcluir
  4. Em Front Page (Primeira Página), filme de 1974 dirigido por Billy Wilder, o editor-chefe de um jornal da década de 30, representado pelo ator Walter Matthau, faz de tudo - ameaças, chantagem, promessas de aumento salarial - para que seu principal repórter (Jack Lemmon) volte atrás da decisão de trocar aquela vida dura e instável por um bom emprego e finalmente casar com a namorada (Susan Sarandon).
    Assim como no filme, ter na equipe o maior número possível de repórteres que topam qualquer parada na busca da informação é o sonho de todo diretor de redação que tenha como meta superar os concorrentes, aumentar as vendas (de jornais e revistas), a audiência (nas tevês e meios digitais), o faturamento da empresa.

    A saída de Carlos Wagner de Zero Hora, aposentado depois de 31 anos de trabalho no jornal, em outubro de 2014, seria comparável à derrota de Matthau em Front Page (não, não vou contar o final do filme...) na sua luta para manter o seu melhor repórter. Wagner acumulou dezenas de prêmios regionais e nacionais de reportagem - é um dos jornalistas mais premiados do Brasil -, tem carisma e fez incontáveis amigos entre seus colegas de profissão e pessoas que conheceu em milhares de entrevistas.
    Ele é dessa espécie conhecida nas redações como puro-sangue, tão rara entre os jornalistas de todas as épocas, e mais ainda nestes tempos redução de custos devido à queda no faturamento das empresas.
    Este tipo de repórter tem um envolvimento emocional com a profissão, à qual dá prioridade total - que o digam os seus familiares. Nunca cedeu à tentação de aceitar cargos de chefia ou empregos paralelos para ganhar mais e trabalhar menos.
    Diretores e editores autoritários e medíocres preferem os repórteres "bem mandados", que cumprem as pautas com resignação bovina. Trazem matérias corretas, comportadas, que não darão problemas, para ele ou os chefes. Mas dificilmente terão emoção, polêmica, impacto. No dia seguinte serão esquecidas. Uma boa reportagem, ao contrário, ficará na lembrança de quem as leu ou viu.
    Para o repórter puro sangue, cada dia é um desafio - até naquele domingo frio e chuvoso quando nada de importante parece acontecer. Ele sempre briga por suas ideias, mesmo que a viagem de dois dias por estradas barrentas do interior atrás de um assunto fantástico não dê em nada.
    Geralmente é cabeçudo, indisciplinado, detesta a rotina. Incomoda os editores, mas vale a pena - e como - valorizá-lo. A reportagem é - e sempre será - a alma do jornalismo.


    ResponderExcluir
  5. Atualmente a maioria das rádios tem aplicativo, então é só baixar e ouvir a rádio que qualquer lugar, não estamos mais presos às emissoras locais. Agora, notícias do São José, cuja torcida cabe numa Kombi...aí não dá!

    ResponderExcluir