Segunda, 3 de agosto de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.











O NOSSO ET MORREU





Passei um final de semana triste depois de receber um email da Marlene Ducatti, que começa assim:
"Tive o prazer de receber como presente de aniversario o livro de sua autoria, "Apaixonados por Porto Alegre - Personagens do Centro" -  que inclui entre os personagens o meu irmão Carlos Ducatti. Lamento informar que Carlos faleceu no dia 9 de março deste ano."


--


REFLEXÃO

Não me perguntes onde fica o Alegrete
Segue o rumo...

O meu GPS não reconhece isso.


--


MUNDO MIDIÁTICO - 1

QUEM NÃO NASCEU PARA GIOVANI GRIZOTTI
TEM MAIS É QUE FAZER MATÉRIA SOBRE BURACOS


(clica em cima que amplia)



Aí está a ocorrência que o jornalista blogueiro Chico Pereira registrou numa DP de Gravataí, Grande Porto Alegre.
Ele está indignado com uma repórter de TV que agiu com truculência em um prédio público de sua cidade.
Ele conta:

Já está feito o registro policial sobre a atitude da repórter, que ao trancar uma porta da Câmara Municipal, onde trabalho, me obrigou a dar entrevista. Isso ocorreu depois de uma perseguição dentro do recinto, inclusive durante uma reunião com mais de 300 pessoas no plenário da Casa, causando constrangimento a este editor que disse mais de dez vezes que não iria falar sobre o assunto, pois o presidente da Câmara já havia se pronunciado sobre o mesmo.
Ela, na verdade, veio com a entrevista encomendada, já que não é o meu o maior salário da Câmara. Veio falando em blog e jornal o que nada tem a ver com o teto salarial.
Mas ela certamente terá que dar explicações a quem de direito!

Não tinha visto a dita "atuando" na TV. Sério, desconhecia. Talvez de nome.
Neste final de semana assisti uma entrada da moça, ao vivo em um noticiário, e foi um desastre. Deveria assistir mais aos colegas da Record e SBT que fazem isso com muita tranquilidade. Depois, uma matéria gravada sobre vacinas, com uma cara tão raivosa que dava até medo.
É como está no título, quem não nasceu para Giovani Grizotti...
Apesar que o GG já fez coisas de gênero, como sair correndo atrás de funcionários da Assembleia que estavam trabalhando na sede do PDT em Porto Alegre. Mas ele há muito tempo não faz mais isso - será que a moça não assisti ao correto trabalho do Giovani?
Poderia tomar umas aulas com ele.

--


SUGESTÃO AO GOVERNO JOSÉ IVO
(não importa se é um calote geral)





Vamos combinar assim:
Como o parcelamento de salários do funcionalismo é inevitável, e o merdão é geral, os senhores não cobrariam juros e muito menos cortariam serviços nos eventuais atrasos. Luz, água, impostos, taxas, etc. E poderiam combinar isto com as prefeituras, sistema financeiro estatal, etc.
Não apenas do funcionalismo, mas de toda gauchada. Pessoas físicas, claro.
Que tal?

--


NÃO COLOQUEM A CULPA EM QUEM NÃO TEM


Tenho escutado e lido críticas à "política de comunicação" do Governo José Ivo.
Na real, querem com isso detonar a Secretaria de Comunicação e os profissionais que atuam na área. Ah!!, conheço esse papinho.
Por acaso alguém imagina um político, formado e que conseguiu sobreviver ao período dos milicos, dar bola a sua equipe de comunicação? Pode até ouvir alguma ideia, mas acha que sabe tudo! Tipo "vou fazer assim e pronto!!".
Também pode ser nada disso, mas aí é outra história.

--


POR QUE NÃO VENDEM LOGO ESTAS NULIDADES?


Nulidades históricas do Governo do RS - que alguns idiotas dizem que pertencem ao "povo gaúcho".
DEUSMELIVRE!! Eu não quero ser dono de incompetências tipo CEEE. Por mim, já tinha ido há décadas, um cabidão de empregos - muitos milionários, fora as indenizações.
-
Não tem dia que não falte luz na Cidade Baixa, em Porto Alegre. Se dá um ventinho, então, a gente já vai desligando tudo! Até o Thomas Edison ficaria envergonhado!
-
Leiam o que o jornalista Alexandre Appel escreveu ontem:

Há oito dias, que todos os dias, nesta mesma hora, temos um corte de energia da CEEE aqui em Águas Claras, Viamão. Alguém explica? A CEEE, a pior Distribuidora de energia elétrica do Brasil, explica?

E, só para lembrar as "autoridades", dias maravilhosos, sem chuva e/ou vento.
-
A Cesa - Silos e Armazéns, que acumula prejuízos há décadas, também é do "povo gaúcho"?


--


A HISTÓRICA INOPERÂNCIA
DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Os deputados estão sempre atrasados.
Ultimamente não tenho mais paciência para acompanhar o trabalho das sumidades, mas absoluta certeza de que os "anais da Casa do Povo" devem estar lotados de acalorados debates sobre a situação econômica do Estado e o parcelamento dos salários do funcionalismo. Discursos e mais discursos no plenário - como se isso adiantasse alguma coisa. Eles ainda se comportam como se vivessem no início do século passado.
Não duvide que estejam "articulando" a formação de uma comissão especial para "acompanhamento da grave situação". Isso se não surgir um aparecido e pedir, solene, uma CPI!
-
Ontem, o ex-vereador Adeli Sell escreveu no Facebook sobre "Discussões patéticas, debates que não levam a nada". E terminou de forma interessante:

Quem sabe esta Assembleia inoperante faça algo.

Vale a pena ler a postagem e os comentários - só não reproduzo porque são longos. Na página do Adeli.
Mas um amigo comum, Cristóvão Feil, depois que escrevi que a frase acima era perfeita, postou:

A Assembleia é nada. O Julio de Castilhos ignorava solenemente a Assembleia de Representantes. Por isso era taxado, corretamente, de autoritário. A Assembleia se reunia uma vez por ano somente para examinar o Orçamento, e aprová-lo. Os positivistas afirmavam que era preciso construir tudo, edificar e institucionalizar o Estado Republicano, e que a Assembleia era uma forma de minar esse foco construtivo do Executivo forte. Que a politicalha miúda iria enfraquecer e atrasar as ações propositivas do Poder Executivo.
De onde menos se espera, é daí que não sai nada mesmo, conforme nos alertou o Grouxo Marx.

Disse tudo. E mais um pouco.
-
Aí na noite de domingo dei uma passada pela TV AL.
Sabem o que estavam transmitindo?
Uma sessão plenária de 14 de abril de 2015.


--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

Variadas

- Estreia hoje, às 19h20min, o SBT Rio Grande - 2 Edição. Vão ser 25 minutos diários de informação. Apresentação da Edieni Ferigollo.
Tô na torcida! Mas vai enfrentar fortes concorrentes, hein?

- Da queridona jornalista Cristina Duarte: Com a crise entrando no país sem pedir licença, fui desligada da Prefeitura de Torres. No entanto, esta mesma crise me impulsionou a empreender em um segmento novo na Mais Bela, um brechó infantil. O João & Maria Brechó Infantil abrirá as portas em breve trazendo economia e consumo consciente para Torres. Curtam a página no Facebook para mais informações e novidades

- Depois de quase dois anos no SBT Esporte, Cesar Fabris  vai ser correspondente do Esporte Interativo no RS.
O Esporte Interativo vai começar a cuidar mais da dupla Grenal, por isso resolveu contratar um repórter e produtora em Porto Alegre.

- Ligar o rádio hoje de manhã e ouvir o empolado e solene secretário da Fazenda do RS deitando falação é de lascar.

- No canhão, informação é tudo!!


- Vanderlei Malta da Cunha é jornalista e mora em Porto Alegre. É reconhecido em todo o país como um dos mais importantes pesquisadores de comunicação, especialmente de MPB.
A nota abaixo foi publicada em O Globo, neste final de semana.
Notem a rádio que o Vanderlei está colaborando:

(clica em cima que amplia)



--


MUNDO DO FUTEBOL:
ELES VÃO MORRER DE INVEJA!
(imagina se tivesse também nescauzinho)


Do site do Santos FC:

O Santos FC enfrenta o Flamengo nesse domingo (02), às 16 horas, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. E para esse clássico o Peixe acertou parceiros pontuais para os uniformes. A camisa terá como patrocinador master o iFood, na barra inferior traseira será a Loja do Mecânico, no master costas o Hospital Paulista, na barra inferior frontal a Ice Creamy e o Sucrilhos Kellogg’s terá a marca estampada nos ombros. O uniforme já conta com os patrocinadores Corr Plastik Voxx
(...)
Sobre o Sucrilhos Kelloggs
Na década de 30, W.K. Kellogg teve uma ideia: por que não contar para o consumidor o que havia dentro da caixa? A Kellogg foi uma das primeiras empresas a imprimir informações nutricionais em suas embalagens e mantemos esta tradição até hoje. Sempre preocupada em oferecer produtos de qualidade e com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, em 2007 a Kellogg Brasil foi também pioneira em disponibilizar, as informações nutricionais de cada produto na frente das embalagens, seguindo critérios globais de nutrição.





--


.
MUNDO MIDIÁTICO - 3


O velho O Globo

Do jornalista Mario Marona:

O VELHO JORNALISMO DO SÉCULO XXI

Repórter – O conjunto do Minha Casa Minha Vida que a Dilma vai inaugurar amanhã não tem luz.
Caixa – Tem luz, sim, mas cada moradia terá a ligação efetuada quando o morador solicitar à empresa fornecedora, como acontece em qualquer lugar.
Repórter – Mas o conjunto não tem água.
Caixa – Tem água, sim, todo o sistema está pronto e funcionando, mas ontem houve uma falha no fornecimento de toda a região, e não apenas no condomínio do Minha Casa Minha Vida.
No dia seguinte, O Globo publica matéria em que denuncia: conjunto do Minha Casa Minha vida inaugurado por Dilma não tem luz nem água.
-
Lembro do primeiro Governo do Leonel Brizola no Rio de Janeiro.
Era odiado por Roberto Marinho, dono da Rede Globo. Por tabela, o Jornal do Brasil, arrendado a um grupo malufista, dispensava ao governador o mesmo tratamento dos veículos do Marinho.
Qualquer atitude de Brizola era sempre contestada, até mesmo a construção do Sambódromo ou Passarela do Samba (hoje, a Globo refere-se apenas a "Sapucaí", que era o nome da avenida onde foi feita a obra e que não existe).
Pois bem, no dia da inauguração da Passarela, os dois jornais deram de manchete: "Sambódromo pode desmoronar" ou algo parecido. Não preciso dizer que a festa de inauguração foi uma festa.

--


INCONTESTÁVEL

Da jornalista Vera Spolidoro:

Só pra deixar bem claro.
Corrupção protagonizada por políticos:
- Mensalão: R$ 141 milhões de reais.
Corrupção protagonizada por empresários e políticos:
- Lava Jato: R$ 10 bilhões de reais.
Corrupção protagonizada por empresários:
- Sonegalão ou Zelotes: R$ 19 bilhões de reais.

--


REFLEXÃO - 2

Mais uma prisão e o Zé Dirceu já vai poder pedir música no Fantástico...

Flávio Dutra, jornalista


--


MUNDO MIDIÁTICO - 4

Fora de moda

Nas TVs, quem fala de futebol tem que estar de jeans, tênis e pólo.
Deve fazer parte de um protocolo ou coisa parecida.
O único que "destoa" é o Luiz Carlos Reche.
No sábado assisti ao Preliminar, na Band. O cara de calça de tergal e camisa de manga cumprida. E, claro, sapato de cordão.
Certo é que não faz parte da "confraria do...".


--


MOGADON OU BOA NOITE CINDERELA?

O “Tá na Mesa”, da Federasul, desta quarta, dia 5, terá como palestrante o secretário da Fazenda do RS, Giovani Feltes, que vai apresentar tema “Um desafio para o Estado, uma oportunidade para os gaúchos”.


--


NÃO É EM OUTRO PLANETA

Sim, o estádio do Internacional de Porto Alegre.
O trabalho impresssionante foi do repórter fotográfico Alfonso Abraham.


(clica em cima que amplia)






--


600 PIADINHAS!!


MAIS UMA PROMOÇÃO!
APENAS UMA SEMANA
NA BANCA DA REPÚBLICA



Você leva os três livros de piadinhas








POR APENAS

R$ 20,00


A promoção é válida apenas para a
Banca da República - na avenida João
Pessoa esquina Rua da República, em Porto Alegre.


--


CONTINUA VALENDO!!

NÃO É PIADINHA!


PROMOÇÃO!
APENAS MAIS UMA SEMANA
NA BANCA DA REPÚBLICA



Você leva os três livros sobre Porto Alegre






POR APENAS

R$ 50,00


A promoção é válida apenas para a
Banca da República - na avenida João
Pessoa esquina Rua da República, em Porto Alegre.


--


PIADINHA


Do jornalista Fernando Albrecht - fernandoalbrecht.com.br:

Exame oral para guarda-trilhos da Brasil Ferrovias, que passa por um momento difícil. O examinador diz para o candidato o que ele faria se visse uma composição a 100 Km/j carregando gasolina de alta octanagem indo de encontro a trem de passageiros trafegando na mesma velocidade de madrugada.
- Acionava a chave para desviar um deles.
- A chave quebrou - diz o examinador.
- Então eu pego um galho e improviso uma
- É no meio do deserto, não tem árvores, nem madeira, nada..
O examinado pensa por alguns segundos.
- Então eu pego a lanterna e sacudo energicamente para alertar os maquinistas
O outro ri.
- O que é isso? Você está sem pilhas, ora, não tem como!.
- Mas eu tenho uma saída! Boto fogo...
- Não tem lenha, é deserto, lembra?
-...na minha camisa, eles certamente verão as chamas.
O examinador ri de novo.
- Você não fuma, não tem isqueiro nem fósforos, como vai armar uma fogueira?
O candidato coça a cabeça.
- Então eu chamo.minha mulher.
Foi a vez do examinador ficar surpreso
- Chamar tua mulher? Por que o farias, qual o sentido?
Triunfante, o candidato. arremata.
- Ora, é simples. Vou dizer a ela que se vista e venha logo para ver ver o maior acidente de trem do mundo...


14 comentários:

  1. Ao que a Spolidoro mencionou, poderia acrescentar o "Aecião" na saúde de MG: R$ 4,3 bilhões, segundo o TJ de lá, em recursos não repassados. Claro que o Estado de Minas fez vista grossa.

    Antes que me xinguem "Vai pra Cuba, seu petralha!", isso não anula Lava-Jatos e mensalões, é claro.

    ResponderExcluir
  2. Brito já privatizou 2/3 da CEEE.
    Atualmente quem fornece energia para o estado são CEEE (estatal), RGE e AES SUL (ambas privadas).
    A CEEE perdeu 2/3 da receita e mesmo assim tem tarifa mais barata que AES Sul e RGE. Em fevereiro de 2015 a AES Sul aumentou o preço da energia em 39,5%, RGE em 35,5% e a CEEE 21,9%.
    Pergunto, alguém notou maior eficiência nos serviços prestados pela RGE e AES Sul? Por que a energia fornecida pelas empresas privadas é bem mais cara? Como justificar o preço mais alto se essas empresas não investiram praticamente nada, pois adotaram a estrutura de fornecimento construída pela CEEE? Como conseguem cobrar energia mais cara se não possuem despesa com o corpo de funcionários da CEEE? (Quando foi foi privatizada a CEEE perdeu 2/3 da receita, mas manteve o mesmo número de funcionários). Como uma estatal consegue vender energia mais barata que o setor pivado? Cadê a eficiência do setor privado? Privatizações aumentam a concorrência e beneficiam o consumidor devido a maior concorrência, essa foi o mantra repetido ad infinitum pelos defensores das privatizações. Infelizmente não é o que percebemos na prática. Em telefonia pagamos a ligação mais cara do mundo e temos o pior serviço do mundo. O avanço que houve no setor das telecomunicações (facilidade em se obter linha telefônica) se deve muito mais ao avanço tecnológico do que investimento realizado pelo setor privado. Outra, alguém aí consegue me explicar por que depois que privatizaram/terceirizaram o Detran o preço da carteira de motorista saltou para praticamente 2.500,00 reais? Esse papo de privatizações é o maior engana bobo que já nos contaram. O que ocorre na realidade é a transferência de um monopólio público para o setor privado.
    E no setor privado o serviço permanece o mesmo lixo, a eficiência inexiste e o preço vai na lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gasta um tempão em escrever e nem assina.
      isso é covardia privatista?

      Excluir
    2. Comentário perfeito.
      Com privatizações o monopólio que era público virou monopólio privado. A diferença é que agora o serviço é muito mais caro.
      Empresas de energia e telefonia são cartéis.
      O preço que o Detran cobra por uma carteira de motorista é uma vergonha!!!
      Essa é a realidade nua e crua!!!
      Eu fui um que acreditava que com privatizações a concorrência aumentaria deixando o serviço mais barato e eficiente. Como decorrência dessas ações o estado teria caixa para investir em saúde, segurança e educação. Ledo engano. Privatizou-se estradas, a CRT, parte da CEEE, abriu-se o capital do Banrisul e cadê o dinheiro?
      Engraçado que mesmo com todas essas privatizações o RS continua sendo o estado mais quebrado do Brasil.

      Excluir
    3. Então pergunto eu! Como pode o setor privado ser mais caro que o público que sustenta um monte de "jornalistas" na folha de pagamento que entraram no serviço público como CC e ganharam estabilidade em trenzinhos da alegrias mil, antes da CF de 1988?

      Excluir
    4. Para o anônimo das 13,35,

      Para tu teres uma base da diferença do setor público ( macunaima: ai, que preguiça!) e privado, a Carris de POA, seus funcionários muito bem remunerados!, não permitiu as saídas de ônibus ( os quais, todos sabemos, atendem basicamente trabalhadores que não tem grana para pagarem táxis!) alegando... "falta de segurança": os do setor privado cumpriram com sua obrigação funcional e não deixaram os trabalhadores na mão.
      Será, "anônimo cara-pálida, que o protegido/com establidade é melhor que o outro?
      Pergunto: se em POA, por hipótese - e não estamos livres - houvesse uma Taxibrás ( empresa brasileira de táxis ) e o serviço de taxi fosse exclusivo da "Taxibrás", algum motorista desta "estatal" botaria o seu táxi na rua após ter havido um assassinato de um trabalhador motorista, como, lamentavelmente, muito comum aí em POA? Óbvio que não: as "lideranças" do Sindicato da Taxibrás, diriam que "enquanto não houver segurança não liberaremos a saída de nenhum táxi". Deus nos livre destas pragas: CEEEs, Banrisuis, Corsans, três prestadores dos "piores" serviços do mundo em termos de qualidade. Os dois primeiros, todos sabem dos males que prestam à sociedade - só servem bem à corporação de apaniguados que lá se locupletam.
      Poucos sabem que tanto Corsan como Demae são fornecedores de água com a "maior coleção de coliformes fecais" do Brasil!. Sofremos com energia elétrica; sofremos com maus-atendimentos e filas gigantescas no Banrisul, e por fim, tomamos água com m.e.r.d.a!

      Excluir
    5. João, considero esse papo de estado gigante e ineficiente x empresas privadas enxutas e eficazes maniqueísmo puro. Tanto o estado como a iniciativa privada nos fodem diariamente. Tomamos água com merda? Sim. Mas também tem leite com formol+ merda, chumbo no chimarrão, soda cáustica nos sucos, comemos em média 5kg de agrotóxicos/ano em frutas e verduras, médicos nos indicam cirurgias desnecessárias para superfaturar próteses...e por aí vai.

      Excluir
  3. Prezado das 13:23 por favor não confunda verbas não repassadas com roubo, a diferença é muito grande.
    Se não vou achar que tu eu petralha mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas se não é roubo cadê a grana, então?

      Excluir
  4. Faltou no rol da dona Vera Spolidoro os VINTE E CINCO MILHÕES DE EUROS levados por dona Rosemery Noronha para Portugal, como mala diplomática, em voo do air force 51,para serem depositados no Banco Espírito Santo na conta de um tal de Brahma.

    ResponderExcluir
  5. O anônimo das 16:29 é definitivamente petralha !
    Meu caro, a grana foi gasta em outrad rubricas, inclusive existe discussão se gasto em saneamento básico é em saúde ou não, entendeu militante ?
    Já no caso do PT, é roubo, desvio, pagamento de propina, pagamento de jornalista chapa branca, gráfica fantasma, e por aí vai.
    Ficou claro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que partido que empregou, faz poucos dias, um jornalista que se engana e pega bolachas dos outros ao invés das suas? O PT não foi. Hahaha...

      Excluir
  6. Essa truculenta jornalista é bem conhecida em outra empresa na qual já trabalhou antes pelo seu caráter duvidoso. É a rainha das carreiristas, adora puxar um tapete e falar mal dos colegas pelas costas pra se dar bem, além de puxar o saco de todo mundo que pode lhe beneficiar. Servil para os chefes e uma serpente para os colegas.

    ResponderExcluir
  7. Um estado tem dois bens que seus governantes, em nenhuma hipótese, deve descurar: a estabilidade econômico( cuidar da moeda) e a ordem ( por ordem devemos entender também não permitir roubalheiras ao bem público. Esta questão é tão importante que o positivista Augusto Comte, guru dos prosélitos da proclamação da República, inspirou o dístico “Ordem e Progresso” em nossa Bandeira).
    O Tarso errou – feio – pois não entende que ele governava um estado, que tem limites, e não uma nação, um governo federal. No governo federal pode-se cometer as maiores barbaridade e não haverá hipótese de se atrasar salários do funcionalismo e militares. A razão é simples: quem controla a moeda pode, a) imprimi-la, b) vender de mais títulos do governo; ambos geram inflação, sendo a impressão de moeda a pior hipótese. Um governo estadual ( tirante o Brizolla que imprimiu as brizoletas) não tem este poder. Esgotados todos os recursos disponíveis ( caixa-único, empréstimos junto aos órgãos internacionais, depósitos judiciais, venda de bens – estatais) nada mais resta e entraremos no caos! E foi isso o que ocorreu. Soluções a curto prazo, ZERO! A prazo mais longo há soluções como: a) reestruturar estado, b) alterar planos de carreiras, c) aumentar a produtividade do serviço público, d) mexer nas aposentadorias dos professores e militares ( hoje uma professora de enetre no serviço público com 20 anos, aos 45 pode estar aposentando vivendo “doce far niento” mais 40 anos as custas dos Estado). Não é trabalho para o Senhor Sartório, que não tem esta “fibra” necessária para tal “briga”. Acredito que o seu vice é o “cara”. Oremos!

    ResponderExcluir